quinta-feira, 4 de abril de 2013

Três Poderes Criativos : as Mentes Consciente , Subconsciente e Superconsciente 

Você possui três imensos poderes que lhe foram concedidos pelo Criador : a mente consciente , a mente subconsciente e a mente superconsciente . A que mais você usa é a mente consciente , com suas informações sensoriais e capacidade de raciocínio . Você não tem muita familiaridade com as outras duas mentes , de modo que o seu potencial permanece praticamente subdesenvolvido .
O ambiente influencia o esforço consciente . Numa comunidade , alguém cria uma empresa bem-sucedida e , de repente , outras veem aquela área como um nicho com férteis oportunidades para iniciar empresas concorrentes . O resultado é que alguns estarão fadados a fracassar . É necessário que a pessoa empregue todo o poder de raciocínio e discernimento ao seu alcance para avaliar os efeitos potenciais do ambiente em seu campo de empreendimento . Decisões apressadas e mal concebidas são uma fórmula certa para o fracasso e um insulto às habilidades prestativas da mente consciente .
Sempre existe uma oportunidade para o sucesso .
Condicione o poder da mente consciente para ficar atento às oportunidades - para reconhecer as pequenas janelas que o levam aonde você quer ir e para aproveitar as oportunidades compatíveis com seus objetivos .
Em cada esforço honesto , use a mente consciente para ter êxito . A mente possui imensa capacidade : raciocínio , discernimento , pensamento criativo , força de vontade e concentração . Busque oportunidades ficando mais alerta e , então , dedique-se às tarefas com concentração . Primeiro , descubra suas habilidades e , depois , dedique-se . Seja o que for que lhe interesse , vá atrás ; o melhor nutriente para as sementes do sucesso é o interesse com entusiasmo .
Não se perca em meio a influências erradas . A mente consciente desanima facilmente com as limitações impostas pelo ambiente e pelas sugestões de outras pessoas . No começo , eu era considerado um inútil pela minha família , porque não buscava o que o mundo oferecia . Mas resisti aos pensamentos depreciativos . Quando você aceita as limitações das condições externas e dos detratores , sua criatividade e vontade de ter sucesso são paralisadas . Essa análise aplica-se a todos os que fracassaram na vida .

Use o Instrumento da Mente Subconsciente 

A seguir , no controle do seu destino , você deve usar o auxílio da mente subconsciente , a faculdade mental por trás da mente consciente . Essa é a mente da memória e dos hábitos . Ela armazena todas as experiências , solidificando pensamentos e ações em padrões habituais . Tudo o que você fizer com atenção consciente é guardado pela mente subconsciente como uma cópia no cérebro . Se você se considera um fracasso , uma cópia de fracasso é gravada na mente subconsciente . A conclusão previamente estabelecida é desastrosa para o processo do êxito , sendo uma das principais razões do fracasso das pessoas . Independentemente de suas condições de vida ou do resultado de seus esforços , você não tem o direito de pensar em fracasso , de hipnotizar sua mente com essa crença .
Em tudo o que você queira realizar , afirme e acredite que vai conseguir , apesar das evidências em contrário . Crie o padrão do sucesso na mente subconsciente e faça com que ele trabalhe em seu favor . Sente-se em silêncio e pense profundamente no seu objetivo ; concentre-se na forma de alcançá-lo . Quando você está em silêncio , quando a inquietude e os pensamentos de " não posso " se acalmam , as novas convicções da mente consciente podem ajudá-lo . À medida que você se aprofunda no pensamento e começa a analisar um problema , vai além dos limites da mente consciente e pode fornecer aos processos conscientes do raciocínio informações valiosas provindas das lembranças e da criatividade imaginativa da mente subconsciente .

O Poder Onisciente da Mente Superconsciente 

Por trás do subconsciente está a mente superconsciente . O poder divino em você , o poder do controle ilimitado , está na mente superconsciente . Essa mente não pode ser sugestionada a fracassar , mas pode ser eclipsada pela sugestão de fracasso . A mente superconsciente é a onisciente consciência intuitiva da alma , e pode ser explorada na concentração profunda e no contato com a alma durante a meditação .
Recorde-se sempre , independentemente do que lhe aconteça : " Tenho o poder de vencer . E embora a mente consciente esteja condicionada ao meu ambiente , o Senhor concedeu-me poder ilimitado na mente subconsciente e superconsciente . Quando eu começar a controlá-las conseguirei controlar meu destino " . Não existe azar em seu destino , exceto pela falta de aplicação dos poderes da mente consciente e pelos maus hábitos enraizados na mente subconsciente . Você não deve desanimar nunca ; isso seria admitir o fracasso , marcar a si mesmo com o fracasso . Se a mente consciente diz " não posso " , a mente subconsciente grava o pensamento de fracasso ; e quanto mais negatividade você pensa , mais profundamente introduz a ideia de fracasso nos registros da mente subconsciente . Desse modo você estará derrotado - a não ser que faça , de novo , um esforço consciente para afastar a tenaz convicção de fracasso dando passos positivos para pensar e agir com uma vontade cheia de confiança .
Quando você pensar " eu posso " , pense de modo tão profundo que elimine toda noção de fracasso . Se tentar nove vezes e falhar , ainda pode tentar pela décima vez !
Não desista ; jamais admita o fracasso .


A Aplicação Prática da Intuição 

Comece cada empreendimento pedindo a ajuda de Deus : " Senhor , tentarei fazer o melhor possível , mas guia-me para eu fazer a coisa certa e evitar erros . "
Depois , use a inteligência e o raciocínio para determinar o modo de realizar o que quer . A cada passo , ore pedindo orientação divina ; sinta a segurança Dele na intuição que brota da calma interior . É o que eu faço .
Depois de usar a inteligência da mente consciente , uso o meu poder intuitivo e também os outros poderes da mente subconsciente e superconsciente ; e vejo que a divina luz criativa vem me guiar infalivelmente .
Sempre existe incerteza quando se depende apenas dos caminhos materiais para o êxito . Mas o caminho intuitivo é diferente . A percepção intuitiva nunca erra .
Ela provém de uma sensibilidade interior , de um sentimento pelo qual você sabe previamente se vai ou não ter êxito ao seguir o curso que determinou .
O testemunho da mente racional e dos sentidos talvez lhe diga uma coisa enquanto o testemunho da intuição diz outra . Siga primeiro o testemunho dos sentidos - aprenda tudo o que puder sobre o seu objetivo e sobre os passos práticos necessários para atingi-lo . Seja investindo seu dinheiro , seja iniciando um negócio ou mudando de profissão , depois de ter investigado , comparado e aplicado a sua inteligência até o limite , não mergulhe de cabeça nisso . Quando o seu raciocínio e a sua investigação apontarem para determinada coisa , medite e ore a Deus . No silêncio interior , pergunte ao Senhor se está certo continuar . Se você orar profunda e seriamente e descobrir que alguma coisa o está desviando daquilo , não o faça . Contudo ; se tiver um impulso positivo irresistível e , depois de muito orar e continuar orando , esse impulso ainda persistir , então prossiga . A sua prece pedindo orientação tem de ser sincera , de modo que qualquer impulso que você sinta venha de Deus , e não seja apenas o reforço de um desejo errôneo que você possa ter .
Foi assim que desenvolvi a aplicação prática da minha intuição . Antes de iniciar qualquer projeto , sento-me em silêncio meditativo em meu quarto e continuo expandindo essa força na mente . Então , focalizo a luz concentrada da mente naquilo que quero realizar .
Sei que meus pensamentos funcionam ; o que percebo nesse estado vai infalivelmente acontecer .
Afinal de contas , somos as estações transmissoras e receptoras mais poderosas que existem . A pequena barreira de carne não significa nada . Nossos pensamentos são poderosas forças criativas flutuando no éter prontas para realizar o seu propósito quando concentradas e direcionadas conscientemente . Mas a maioria das pessoas não sabe fazer com que seus pensamentos as beneficiem , pois têm a mente cheia de estática . A concentração e a meditação sintonizam os pensamentos , focalizando-os para que o êxito se manifeste .
Texto : do Livro Para ser vitorioso na vida . Pags. 38 a 46 ( Paramahansa Yogananda )

Nenhum comentário:

Postar um comentário