sexta-feira, 12 de abril de 2013

" Os algozes no cristianismo de hoje "

Interesses e política desvirtuam a missão de uma comunidade que nasceu para acolher e orientar espiritualmente .

Aos tempos do Gólgota , eram os mandatários romanos seguidos de boa parte dos judeus que conduziam Jesus Cristo à morte na cruz . Nem sempre Ele era compreendido , mas aqueles que captavam sua mensagem o seguiram . E sua comunidade foi erguida , a despeito de inúmeras dificuldades e perseguições .
A primeira sede que a abrigou chamou-se " Casa do Caminho " . Simão Pedro , o seu fundador , presidiu-lhe os destinos , coadjuvante pelos apóstolos Bartolomeu , Tiago ( filho de Zebedeu ) , Filipe e João .
" Todos os que possuíam herdades ou casas , vendendo-as , traziam o preço do que foi vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos . " ( Atos 4:34 ) " Mas o apóstolo Paulo , em visita a Jerusalém e em diálogo com Pedro , obtemperou : - Precisamos encontrar um meio de libertar as verdades evangélicas do convencionalismo humano " - e ainda recomendou : a iluminação do espírito deve estar em primeiro lugar . " 
O conceito de cristianismo ultrapassa , de alguns séculos até aqui , aos preceitos daquela igreja . Mas é a ela que se atribui o papel de continuadora da comunidade fundada por Simão Pedro . E ela mesma vem , ultimamente , sacudindo o mundo com exemplos de condutas escabrosas e geralmente confundidas com conflitos terrenos .
Aliás , em toda a história da mesma instituição , suas preocupações mostraram-se mescladas à política dos homens e à competição pelo poder no planeta .
Segundo artigo publicado na revista " Carta capital " , de 15 de fevereiro , nos nossos dias , o governo italiano proibiu os bancos do país de negociarem com o banco do Vaticano , pois este desrespeitou normas internacionais contra lavagem de dinheiro - e o banqueiro escolhido para regularizar a situação foi destituído pelos conselheiros , após redigir um informe no qual relatava contas de políticos , empreiteiros e mafiosos intermediados pelo clero . Isto sucedeu outros escândalos internos , no clero de vários países , fatos amplamente divulgados . E a isto se sucedeu a renúncia do atual pontífice , neste último fevereiro .

Entre espírito e matéria  

Qual a utilidade de um artigo desta natureza num apolítico jornal espírita ?
Nós , espíritas , não somos menos seguidores de Jesus Cristo . E temos a pretensão de não esquecer Sua recomendação , tão bem colocada por Paulo de Tarso , à época da criação da Casa do Caminho : " a iluminação do espírito deve estar em primeiro lugar " !
Já é tempo , portanto , de vislumbrarmos um cristianismo verdadeiramente ecumênico - afinal , Jesus se dirigia tanto aos cristãos quanto aos gentios - e quando uma crise atinge uma fatia do cristianismo de hoje , todos os filhos de Deus arcam com as consequências , porque os destinos da Terra alcançarão a todos os homens !
Se nós , espíritas , temos , por razão de viver , nossa evolução espiritual , através da lei maior do Amor e Caridade , sabemos também que nosso pequeno planeta de provas e expiações atravessa , finalmente , o complexo patamar de transição para um planeta regenerativo . Provavelmente , é o próprio período de transição que nos submete às eclosões de tão sérios escândalos morais , paralelamente aos cataclismos que temos enfrentado .
Mas quando os desmandos se originam de conluios financeiros , políticos e religiosos , entre aqueles que falam em nome de Pedro e quando se trata de um mundo que engloba tantos e tantos sinceros irmãos no cristianismo , há que contribuirmos para que os mesmos irmãos ( espíritas ou não ) reflitam com coragem : quem , entre todos nós , poderia estar , hoje , levando Jesus ao Gólgota , para tentar calá-lo em nome de poderes terrenos ?
Nunca , talvez , tenha sido tão importante cuidarmos ( cada qual consigo mesmo ) , da tão citada " reforma íntima " . Tudo indica que cada um de nós é que poderá contribuir , através de atitudes conscientes e corajosamente educadoras de nossos filhos , com um desfecho espiritualmente saudável para a atual transição de nosso planeta . Parece que somente da evolução de cada um brotará a evolução da Terra .
Texto : Maria Antonieta de Castro Sá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário