terça-feira, 18 de dezembro de 2012

" 10 Estratégias de Manipulação Através da Mídia "

O linguista estadunidense Noam Chomsky elaborou uma lista das " 10 estratégias de manipulação " através da mídia .


1- A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO : O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas , mediante a técnica do dilúvio ou inundações de continuas distrações e de informações insignificantes . A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais , na área da ciência , da economia , da psicologia , da neurobiologia e da cibernética . " Manter a atenção do público distraída , longe dos verdadeiros problemas sociais , cativada por temas sem importância real . Manter o público ocupado , ocupado , ocupado , sem nenhum tempo para pensar ; de volta à granja como os outros animais " ( citação do texto ' Armas silenciosas para guerras tranquilas ' ) .


2- CRIAR PROBLEMAS , DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES : Este método também é chamado " problema-reação-solução " . Cria-se uma " situação " prevista para causar certa reação no público , a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar . Por exemplo : deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana , ou organizar atentados sangrentos , a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade . Ou também : criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos .

3- A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO : Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável , basta aplicá-la gradativamente , a conta-gotas , por anos consecutivos .
É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas ( neoliberalismo ) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990 : Estado mínimo , privatizações , precariedade , flexibilidade , desemprego em massa , salários que já não asseguram ingressos decentes , tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez .


4- A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO : Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo " dolorosa e necessária " , obtendo a aceitação pública , no momento , para uma aplicação futura . É mais fácil aceitar um sacrifício imediato . Primeiro , porque o esforço não é empregado imediatamente . Em seguida , porque o público , a massa , tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que " tudo irá melhorar amanhã " e que o sacrifício exigido poderá ser evitado . Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento .


5- DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIANÇAS DE BAIXA IDADE : A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso , argumentos , personagens e entonação particularmente infantis , muitas vezes próximos à debilidade , como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental . Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador , mais se tende a adotar um tom infantilizante . Por quê ? Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos , então , em razão da sugestionabilidade , ela tenderá , com certa probabilidade , a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade .



  
6- UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXÃO : Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional , e por fim ao sentido crítico dos indivíduos .
Além do mais , a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias , desejos , medos e temores , compulsões , ou induzir comportamentos . . . 

7- MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE : Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão . A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível , de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes sociais superiores seja e permaneça impossíveis para o alcance das classes inferiores .

8- ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE : Promover ao público a achar que é moda o fato de ser estúpido , vulgar e inculto .

9- REFORÇAR A REVOLTA PELA AUTOCULPABILIDADE : Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça , por causa da insuficiência de sua inteligência , de suas capacidades , ou de seus esforços .
Assim , ao invés de rebelar-se contra o sistema econômico , o indivíduo se auto-desvalida e culpa-se , o que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos é a inibição da sua ação . E , sem ação , não há revolução !

10- CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM : 
No transcorrer dos últimos 50 anos , os avançados acelerados da ciência têm gerado crescente brecha entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes . Graças à biologia , à neurobiologia e à psicologia aplicada , o " sistema " tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano , tanto de forma física como psicologicamente . O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo . Isto significa que , na maioria dos casos , o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos .

  Texto : blog Liberte-se do sistema 
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