domingo, 8 de julho de 2012

" O Homem sua origem e evolução "

A EVOLUÇÃO DO HOMEM

Quando compreendemos que o homem é tríplice em sua manifestação , sendo um produto do Espírito e da matéria - os céus do Espírito e os mares da matéria - permeado daquelas gradações psíquicas ou da consciência que ocupa os espaços intermediários , podemos compreender que sua evolução deve ser correspondentemente tríplice . Cada um de nós tem três seres distintos - um físico , um psíquico e um espiritual .
Ascendemos de um para outro no curso de nosso progresso humano .
A evolução com a qual a maioria de nós está direta e praticamente relacionada é a evolução de Manas . É realmente Manas , que é a inteligência , em exílio do reino espiritual , que sai , não compelida para sair , mas auto-exilada . É a energia que sai do pólo espiritual para o pólo material , um movimento que obviamente deve ter começado com uma finalidade ou vontade espiritual , mas infortunadamente é mais tarde perdida e esquecida . Há uma escala de consciência ou inteligência estendendo-se do mais alto dos planos para o mais inferior . Mesmo quando experimentamos uma sensação , essa experiência , o seu registro e a sua recordação , é um ato inteligente . É em Manas que temos de procurar o elo entre a experiência e a matéria , os lados subjetivo e objetivo da existência . Quando Manas não está presa nas sensações que experimenta , pode estudar aquelas sensações e , então , desenvolver uma percepção de si própria , isto é , de seus próprios processos e natureza . Assim , ela tem que transcender a si própria à medida que aparece e age , antes que se possa conhecer como é verdadeiramente - um conhecimento que é o de sua essência divina e imortal e de sua finalidade .
Mesmo Buddhi , a Intuição espiritual e Atma , geralmente identificada com a Vontade espiritual , são estágios na descida e ascensão de uma energia pela qual o cosmos inteiro se exterioriza e se expande . A expansão deve alcançar seus limites próprios e finais , mas há também o processo complementar de densificação e retorno no qual o cosmos se torna um todo e é trazido de volta ao ponto original . É somente quando aquilo que pensamos ser partes se ordena em um todo que a plena significação de cada parte , seu lugar e o do todo podem se tornar manifestos à inteligência .
Tudo deve se tornar objetivo ao percebedor antes que tudo possa ser compreendido ou mesmo antes que as partes possam ser compreendidas corretamente .
Atualmente há muito emprego da palavra " psique " que é pouco compreendida , mas é realmente Manas com uma agregação em torno dela , mais freqüentemente um resíduo que ela coleta . Manas é afetada pelas variedades de matéria , é levada a lidar com formas e sensações de origem material , com as quais desenvolve gostos e antipatias e também certos hábitos de pensamento e sentimento . Há uma constante inter-relação entre a mente e a matéria , desde o começo até o fim de todo o processo , cada contato com a matéria dando origem a uma ou outra espécie de sensação .
O campo no qual a evolução humana se verifica é , como vemos , constituído pelos cinco planos inferiores da Natureza , cada um deles desenvolvendo um certo aspecto do ser . É neste campo que se desenvolve , tanto a tríade espiritual ou " eu " espiritual , como o que tem sido chamado na literatura teosófica de quaternário , que compreende os outros dois " eus " , os princípios que os constituem . O quaternário é constituído do corpo físico , Kama-manas ( a mente de desejos ) e as conexões vitais entre eles , constituindo o homem físico e o psíquico , a entidade cujas atividades se situam no âmbito do psicólogo e do psicanalista modernos , que desconsideram completamente o lado espiritual .
O método de evolução para os corpos inferiores , o modo como os seus órgãos de sentido e de ação são desenvolvidos , é pela descida de uma vibração , um canal que é uma corrente vital . Este canal , acompanhado por uma ação elétrica apropriada , como a fisiologia moderna é capaz de descrever , gradualmente se expande em uma corrente ou fluxo , e o seu efeito é organizar a matéria na qual a energia é vertida . Assim , a matéria , originalmente apenas um envoltório , torna-se o veículo ou corpo complexo e bem-adaptado que a consciência que o habita é capaz de usar depois com facilidade e de modo efetivo . De qualquer modo este é o método , do físico ao astral e mental , como a Dra. Annie Besant assinala . As várias correntes que fluem de cima para baixo pressionam sobre o material do envoltório , e o material , que no começo era desorganizado , gradualmente se configura em um corpo com órgãos capazes e especializados , apropriados ao nível no qual esse corpo precisa funcionar . As extraordinárias adaptações mostradas em sua conformação e seu funcionamento podem ambos ser atribuídos tanto a um Projetista extracósmico como a uma Inteligência que , de modo mais insinuante e através de uma hierarquia de Inteligências , guia o processo vital .
Cada um dos três envoltórios do Ego reencarnante precisa ser organizado por sua vez , começando do mais exterior que é o físico - um processo lento . A organização dos corpos é essencialmente um processo de auto-organização que parte do interior , onde está o centro da vida . O processo é limitado , entretanto , pelo Karma do homem , que é qual uma teia formada pelo jogo de forças que se retraem e se expandem entre o indivíduo e o seu ambiente . Não podemos ter o melhor dos corpos que possa ser usado pelo Eu interior , devido aos pecados de seu filho , a personalidade emergente . Temos um corpo cujas capacidades estão limitadas de várias maneiras pelo Karma que nós mesmos criamos , e nós , como Egos , temos de aprender as lições dessas limitações . Em cada ponto em nosso progresso estamos em um círculo de limitações que são auto-criadas .
Podemos lamentar o nosso Karma e considerá-lo como uma fatalidade que nos acomete , proveniente do exterior , mas nunca deveríamos esquecer que o Karma é realmente uma evolução de forças provenientes do interior , com as quais nós nos envolvemos , em nossa ignorância , de uma maneira que leva essas forças a limitar nossas energias livres em vez de capacitá-las a achar um escoadouro e uma ação apropriado . Tudo o que nos sobrevém do exterior e parece ser o trabalho de agentes externos é , quando corretamente percebido , o efeito de ação gerada internamente . É o reflexo proveniente de alguma superfície de resistência em algum ponto exterior a nós mesmos . Quando o Eu age em seu corpo , a ação é direta , mas quando as forças são projetadas no mundo exterior pelos nossos pensamentos , emoções e ação física , elas são refletidas e voltam para nós . São , exatamente , os efeitos de nossas próprias ações , assumindo um aspecto ou outro .
Temos que assumir e lidar com cada força que emitimos e que perturba a harmonia do Universo .
A evolução do ser vem através da experimentação do não-ser que , para nós , na atualidade , são as condições dos três mundos nos quais evoluímos , e essa experiência é transformada por um agente que é o elo entre o ser e o não-ser , ou seja , as forças de Manas . A verificação da experiência ocorre automaticamente através da purgação no mundo astral , após o que há no Devachan a fruição das sementes ou germes espirituais acumulados durante a vida terrena . Tudo o que é aprendido e compreendido resulta em um desabrochar inerente ao Eu espiritual . A alma peregrina tem de passar através de vários estados de matéria e autoconsciência a fim de atingir a plenitude de sua estatura e manifestar a unicidade de seu próprio ser e individualidade . Mas ela passa pelos estados dos três mundos inferiores na máscara da personalidade terrena . É como se fosse um príncipe que se disfarçou e perambulou pelas estradas principais e secundárias a fim de ganhar experiência de diversas espécies .
O processo total da evolução torna-se inteligível e claro não apenas porque cada coisa flui em uma sequência de causa e efeito , mas também , porque esta sucessão de efeitos em cadeia , ocorre em ciclos determinados , grandes e pequenos , os menores abrangidos pelos maiores . Ciclo após ciclo segue-se em séries infindáveis , tudo partindo do ponto superior , movendo-se para baixo e para cima e retornando ao final ao ponto de partida . Cada movimento completo é um círculo ou uma elipse , porém em mais de duas dimensões , aproximando-se assim a uma espiral . É a estes ciclos de progresso e as suas diferentes seções que damos , na literatura teosófica , os nomes de Cadeias , Rondas , Períodos Mundiais , Raças e Sub-Raças , cada um deles oferecendo condições especiais para a educação da vida interior .
Agora , o homem , como nos foi dito , está na Quarta Ronda de desenvolvimento , e nessa Ronda ele está no Globo mediano nas séries de sete Globos e no mais denso dos sete , ou seja , a Terra ; ali ele está no período da Quinta Raça , dentro da qual está agora a quinta sub-raça . A Quarta Raça ainda existe e é numéricamente predominante , enquanto que a Quinta Raça , agora em evolução , ganhou uma ascendência que está sendo sentida de vários modos .
Os pormenores não interessam muito . O ponto a salientar em tudo isto é que a evolução é sequencial , não é desconectada , exata ao longo de sua carreira e não problemática . Tudo está em ordem no esquema Divino , e é uma ordem muito bela . Os sete planos de matéria , consciência e vida que compõem nosso sistema , os sete princípios do homem , as idades do homem no âmbito de sua vida individual ( infância , juventude , adulto etc . ) os reinos da Natureza ( os três reinos elementais , o mineral , o vegetal , o animal , o humano ) , as sete Raças , as várias épocas geológicas e assim por diante , tudo está inter-conectado . Tudo está estruturado e se move de acordo com uma certa lógica , havendo um modelo , um método no aparente caos , o caos que desafia nossa ignorância com o seu poder aparentemente imutável . Tudo acontece de acordo com um Plano feito pelo Grande Arquiteto e é guiado por Inteligências através das quais a Sua consciência oniabrangente opera de múltiplas maneiras .
No curso da evolução e principalmente naquela parte com a qual estamos particularmente relacionados , ou seja , a evolução humana , fases sucessivas de consciência surgem como faixas de um espectro movente . Há um número de fases , genericamente classificadas como sete e divisíveis em muitos outros graus , e cada fase torna-se ativa e predominante de cada vez .
Tudo está involuído , em um estado subjetivo , a princípios , mas , de modo gradual , torna-se objetivo ou manifesto . Existe assim um nível ou diafragma na consciência evolutiva do homem que divide o subjetivo do objetivo . O objetivo é aquilo que trouxemos sob um controle e exame detalhados , no qual somos capazes de ser conscientemente ativos ; o subjetivo é aquela consciência dentro de nós que pode ser sentida e certamente influencia o objetivo , mas aguarda uma exteriorização e operação definidas . O nível no qual o subjetivo passa para o objetivo gradualmente aumenta no curso da evolução até que , finalmente , todos os planos e sub-planos se tornam , por assim dizer , o reino do Espírito ascendente , sobre o qual ele é capaz de estabelecer o seu domínio e império .
Estas fases , que são discerníveis na evolução racial , têm sido identificadas com a sensação , a atividade , a natureza afetiva , a natureza astral e a mente , correspondendo , respectivamente , às cinco Raças que já surgiram , estando ainda por surgir a Sexta e a Sétima Raças enquanto a vaga de vida permanece neste Globo . Cada uma destas fases desenvolve-se e entra em atividade , cada uma realiza o seu trabalho , cada uma se mistura no devido curso com as suas predecessoras . Nas duas primeiras Raças , nos é dito , quase não havia sensibilidade alguma ; os centros de sensibilidade estavam em processo de formação . Na Terceira Raça havia resposta somente a impactos violentos . Na Quarta Raça , a Atlante , o sentido psíquico desenvolveu-se altamente e com ele o princípio astral do desejo e a mente emotiva . Agora estamos na Quinta , ou a Raça Mental , cujo avanço no lado corpóreo se demonstra pelo fato de esta Raça possuir uma organização nervosa superior à dos Atlantes .
As primeiras três Raças neste Globo foram uma espécie de recapitulação do que tinha sido conseguido nas três primeiras Rondas , semelhante à recapitulação , no desenvolvimento do feto humano , das formas primitivas de evolução . Temos que colher nossa informação sobre estes assuntos de fontes que damos crédito . Os princípios que foram desenvolvidos naquelas Rondas estavam , nas três primeiras Raças , mais firmemente estabelecidos , e foi durante esse período que o corpo físico do homem tornou-se o instrumento compacto e controlável que é agora . Nos estágios primitivos era inconsciente e insipiente como uma nuvem . O acontecimento de maior consequência na Terceira Raça foi a separação dos sexos , como já se falou antes . Também aprendemos que o número de sentidos chegará a sete , embora atualmente beneficiemo-nos com o uso de apenas cinco .
A diferença entre uma Raça e outra jaz não apenas na aparência , mas , também , na organização nervosa , incluindo o cérebro , e na constituição da parte etérica do corpo físico com os seus vários centros de força . Não sabemos muito a respeito da organização dos corpos astral e mental , mas podemos presumir que não podem ser menos maravilhosos quanto ao desenho e à inteligência do que o corpo físico . A evolução de todos estes corpos depende do fluxo de vida que passa através daqueles átomos permanentes aderidos a cada Ego , por meio dos quais ele se afasta da manifestação e volta de novo a se manifestar durante o ciclo de necessidade , ou seja , durante as suas encarnações necessárias .
A teoria dos átomos permanentes , um para cada plano , que cada entidade humana carrega consigo de vida para vida - realmente não é uma teoria , mas um fato - resolve muitos problemas e também oferece abertura para especulações ao longo de várias linhas .
Um ponto importante a lembrar em conexão com todo este processo , e já salientado , é que a força motivadora , a fonte principal de tudo , é a vontade do próprio indivíduo , que , naturalmente , é a vontade do Logos manifestada através do indivíduo . A Mônada , que constitui a individualidade e é o seu ápice ou ponto culminante , é auto-movida , não é movida por coisa alguma . 
O Eu espiritual tem três aspectos , como já foi afirmado , o Espírito , a Intuição Divina ou o Princípio de sabedoria e a Inteligência Criativa . É a inteligência Criativa , freqüentemente chamada de aspecto de Atividade porque a atividade é criação no reino espiritual , que é o primeiro a aperfeiçoar o seu organismo e demonstrar a sua capacidade . A Mente Criativa desenvolve-se primeiro , e depois que o desenvolvimento atingiu um ponto , o princípio de Sabedoria , o Cristo no homem , nasce e começa a crescer e , por último , a Vontade real ou o Divino Espírito no homem é capaz de tomar a liderança .
Texto : N. Sri Ram ( do livro O Homem sua Origem e Evolução págs. 45 a 57 )
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