segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

" Mirra Alfassa - A Mãe - Biografia "

Artista e musicista francesa , continuadora do trabalho de Sri Aurobindo , organizou e conduziu a comunidade do Sri Aurobindo Ashram .
Realizando na prática a visão do Mestre , formulou os princípios de uma Educação Integral . Em seus últimos anos , vivenciou e descreveu processos de transformação do corpo físico , descobrindo e experienciando a Consciência Celular e sua abertura e permeação pela consciência mais alta ,assim desbravando um caminho para a supramentalização integral do ser .
Esteve na Índia em 1914 , quando conheceu Sri Aurobindo . Retornou à França durante a 1ª Guerra Mundial e voltou definitivamente à Índia em 1920 , criando juntamente com Sri Aurobindo o " Sri Aurobindo Ashram " .
Em 1924 , com a retirada de Sri Aurobindo a um aposento do Ashram , A Mãe tomou a direção prática da comunidade , que conduziu até sua morte . A Mãe ocupou-se em explicar o pensamento de Aurobindo aos discípulos em termos simples , ocupou-se em orientar e coordenar as diversas atividades do Ashram , e também a desenvolver um trabalho interior na busca dos ideais de Sri Aurobindo . Deixou também muitos trabalhos escritos , resultados também de suas vivências interiores .
Mirra Alfassa nasceu em 21 de Fevereiro de 1878 em Paris , filha de um banqueiro turco e de mãe , egípcia , cujas famílias eram de descendência aristocrática .
Toda a família havia adquirido nacionalidade francesa e Mirra cresceu em Paris onde passou a primeira parte da sua vida sendo já desde a sua tenra infância uma criança acima do nível humano e dotada de grande força e determinação . Possuía uma predisposição natural para experiências ocultas e aos doze anos já praticava o ocultismo como uma disciplina consciente .
Entre os 12 e os 13 anos teve uma série de experiências psíquicas e espirituais que lhe revelaram não apenas a existência de Deus , mas a possibilidade de encontrá-lo e revelá-lo integralmente em consciência e ação , e de manifestá-lo na terra em uma vida divina . Isso , e uma prática para a sua realização foi-lhe dado durante o sono , por vários mestres , alguns dos quais veio a encontrar posteriormente no plano físico . Mais tarde o contato com um desses mestres tornou-se cada vez mais claro e significativo e apesar do escasso conhecimento das filosofias indianas e religiões que tinha na altura , Mirra foi impelida a chamá-lo de Krsna . Desde então tomou consciência que seria com ele que ela deveria realizar o seu trabalho .
Mirra estudou pintura e desenho e tornou-se uma pintora de talento tendo exposto ao lado de grandes artistas como Renoir , Cézanne e outros .
Em Outubro de 1897 casou-se com Henri Morisset ( discípulo do pintor Gustav Moreau ) , de quem teve um filho . A pintura possibilitou-lhe grandes vislumbres no seu processo criativo . Era também uma leitora assídua e conhecia profundamente os museus e castelos da França e da Itália . Sua cultura foi-se expandindo muito , tornando-se vasta , profunda e refinada .
Ela nunca fez a usual distinção entre o espiritual e o mundano . Tal como disse Sri Aurobindo " Toda a vida é Yoga " e Mirra assim a considerava apesar de não conhecer este dizer enquanto dito de Sri Aurobindo .
Foi então que leu a Bhagavad Gita e apesar de ter lido uma tradução muito pobre foi capaz de intuitivamente entrar no seu propósito . Contudo , não era nos livros que ela confiava para se guiar , mas sim em suas próprias experiências que infalivelmente a conduziam a seu caminho .
Mirra nunca acreditou no Deus convencional das religiões ; o Deus interno era o que ela sempre procurava .
Por volta de 1906 conheceu Max Théon , um exilado polonês que era um grande ocultista , e sua esposa Alma , também dotada espiritualmente . Eles moravam em Tlémsem , na Algéria , às margens do deserto do Saara . Esse encontro fortaleceu em Mirra a decisão de estudar o ocultismo em profundidade e os dois anos seguintes passou-os em Tlémsem .
As suas experiências foram muitas nesse tempo , que lhe revelaram a existência de níveis de consciência , de seres e forças que normalmente não podemos conceber e também a possibilidade de controlar essas forças
Contudo sempre afirmava que o conhecimento oculto sem disciplina espiritual era um instrumento perigoso .
Voltou a Paris onde o seu casamento se desfez . Era o começo de uma nova etapa na sua vida na qual se encontrava com pessoas e grupos que estavam à procura da verdadeira espiritualidade , ela os ajudava a enfrentar os problemas da vida e do trabalho .
Em 1910 casou-se com Paul Richard , um brilhante intelectual profundamente interessado na espiritualidade oriental e ocidental . Quando Richard voltou de uma viagem à Índia , Mirra soube da existência de Sri Aurobindo através dele sentiu-se irresistivelmente atraída por aquele país .
Participou em trabalhos de grupo sobre auto-conhecimento participando mesmo em palestras e discursos . A visão de Mirra projetava-se no futuro do destino do homem e no papel que desempenharia para apressar esse destino .
Falava sobre vários temas não como divagações intelectuais mas como verdadeira busca espiritual .
Em 1912 Mirra , já em avançada realização espiritual , começou a escrever suas preces e meditações de cada dia , constituindo estas verdadeiras jóias de espiritualidade dirigida diretamente a Deus como se com ele conversasse face a face e fossem íntimos amigos .
Em 1914 teve finalmente a oportunidade de visitar a Índia quando seu marido resolveu candidatar-se ao parlamento francês em Pondocherry .
No mesmo dia em que chegou a Pondicherry , Mirra encontrou-se com Sri Aurobindo reconhecendo-o imediatamente como o Mestre ( Krsna ) que lhe aparecia em seus sonhos e com o qual sabia ter ligação . Aceitou-o como guru e seguiu a sua disciplina , permanecendo e trabalhando a seu lado .
A gratidão de Mirra ao Divino foi expressa em seu diário pelas seguintes palavras :
<< Não importa que milhares de seres estejam mergulhados na mais profunda ignorância . Aquele a quem vimos está na terra . Sua presença é suficiente para provar que a escuridão será transformada em luz , quando Teu reino for na verdade estabelecido sobre a terra >> .
Quando perguntaram a Sri Aurobindo o que sentiu nesse primeiro encontro ele disse :
<< Foi a primeira vez que soube que a entrega perfeita até à última célula física era humanamente possível ; foi quando a Mãe veio e se prostrou que vi essa entrega perfeita em ação >> .
Em Pondicherry ela ficou quase um ano e foi graças à sua colaboração e à de seu marido que o periódico " Arya " , no qual Sri Aurobindo escreveu a maior parte dos seus trabalhos , os mais notáveis , como a " Vida Divina " , " Síntesis do Yoga " , etc . , começou a circular . Ao fim desse tempo o casal francês viu-se obrigado a voltar a Paris dada a eclosão da I Guerra Mundial . Depois de passar os anos de guerra em França e no Japão , Mirra retornou à Índia em 1920 , definitivamente , encontrando sérias dificuldades para reiniciar o seu trabalho no asham de Sri Aurobindo uma vez que havia muita pobreza . Mas com a continuidade da edição do jornal " Arya " e pela personalidade do autor dos seus artigos o número de discípulos foram aumentando e foi tomando forma uma vida coletiva . Nos primeiros tempos e apesar de supervisionar tudo , Mirra , vivia recolhida , dedicada à séria disciplina espiritual .
Tudo foi melhorando e em 1926 , quando Sri Aurobindo se retirou do convívio com os seus discípulos para se dedicar por completo à sua prática de Yoga , Mirra assumiu a inteira responsabilidade de dirigir a comunidade , coordenando e orientando os discípulos com grande carinho e dedicação .
Com o contínuo influxo de discípulos e muitos visitantes de toda parte , outras casas tiveram de ser alugadas e adquiridas e providências tomadas para conseguir uma organização elaborada que cuidasse tanto da saúde material como espiritual da comunidade .
No princípio apenas os discípulos eram admitidos mas depois muitas famílias e mesmo os filhos dos discípulos começaram a mudar-se para o ashram e aos poucos a atmosfera de austeridade que prevalecia foi-se transformando e velhas barreiras foram cedendo ante esse novo influxo . Mirra tinha agora mais esse desafio : cuidar da saúde mental , vital e física das crianças .
Grande era a importância que Sri Aurobindo e a Mãe davam à educação e para tornarem concreta essa visão e atendendo às necessidades , a Mãe resolveu abrir uma escola para crianças em 1943 e em 1945 acrescentou o departamento de educação física que mantinha os alunos em atividade após o término das aulas .
Não demorou muito para que Mirra se misturasse com as crianças , contando-lhes histórias e dispensando boa parte do seu tempo entre elas .
A escola cresceu , vários sistemas educativos foram experimentados e em 1952 foi inaugurado o " Centro Universitário Internacional de Sri Aurobindo " que em 1959 se passou a chamar " Centro Internacional de Educação Sri Aurobindo " ficando assim conhecido pelo mundo inteiro .
Pela sua experiência e gênio de organização , o ashram de Sri Aurobindo foi se expandindo e o trabalho desenvolvido pela Mãe cresceu cada vez mais em volume e complexidade . Para ela não havia tarefa insignificante ou sem importância e tudo o que fazia era permeado de beleza e significação espiritual . Suas " conversas " com os discípulos tornaram-se famosas e mais tarde foram traduzidas e espalhadas pelo mundo . Originalmente em inglês , depois foi em francês , língua que a Mãe começou a ensinar aos discípulos . Ela versava sobre os mais variados tópicos que seriam praticamente a introdução ao " Yoga Integral " de Sri Aurobindo .
Ainda hoje é de admirar como foi possível a essa criatura tão frágil , que se alimentava tão pouco e dormia ainda menos , conservar tantas e delicadas engrenagens movendo-se sem atrito ou fricção e conseguir conciliar tantos temperamentos , raças e idades variadas , vindos de todos os recantos do mundo , com tanta eficiência e harmonia . A Mãe não era apenas uma admirável e competente organizadora , não meramente uma grande líder espiritual que , com seu exemplo guiava os discípulos , mas acima de tudo era a Mãe que conservava juntas todas as pessoas e coisas do ashram , como por laços invisíveis , com o poder de transformar a vida em alegria de viver e com sua ilimitada ternura , de fazer as pessoas felizes , contentes , fiéis e obedientes .
Finalmente , em 1958 ela retirou-se para seu quarto para chegar à raiz do problema : o " yoga das células " que levou-a à descoberta de uma " mente celular " capaz de reestruturar a natureza do corpo . De 1958 a 1973 , ela lentamente desvelou a " Grande Passagem " para a próxima espécie e um novo modo de vida na Matéria . Esta é a Agenda ( anotações ) . Em 1968 ela fundou Auroville , a poucas milhas de Pondicherry , como um " laboratório para a nova evolução " . Sri Aurobindo disse uma vez : << O ashram é criação da Mãe , sem ela , não teria existido >> .
No dia 17 de Novembro de 1973 , a Mãe deixou o seu corpo físico , com a idade avançada de 95 anos . A notícia espalhou-se célere e dos quatro cantos do mundo acorreram seus admiradores e discípulos para prestar a última homenagem àquela que ficou conhecida como a Mãe , do Asham de Sri Aurobindo .
<< . . . e eu Te vejo em todo ser , em cada coisa , desde a brisa mais passageira , até o Sol radiante que nos ilumina e é Teu símbolo >> .
<< Tua luz está em mim como um fogo vivificante e teu amor me penetra :
Com todo meu ser aspiro a que Tu reines como soberano Senhor nesse corpo que quer se tornar Teu dócil instrumento e teu fiel servidor .
<< 22 de novembro de 1913
Alguns minutos passados em silêncio diante de Ti valem séculos de felicidade . . . 
Permite , Senhor , que todas as sombras se dissipem e que , cada vez mais , eu possa ser Teu fiel servidor na constância e na serenidade ; que meu coração seja diante de Ti puro como um cristal , para que todo ele possa Te refletir .
Ó doçura de estar em silêncio diante de Ti . . .
A Mãe
Texto : Despertar já
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