terça-feira, 20 de dezembro de 2011

" MEDITAÇÃO É SUA NATUREZA "

O que é a meditação ? É uma técnica que pode ser praticada ? É um esforço que você deve fazer ? É algo que a mente pode atingir ? Não é nada disso .
Tudo o que a mente pode fazer não é meditação , pois a meditação está além da mente e não pode ser penetrada por ela . Onde a mente acaba , a meditação começa . Lembre-se disso , pois , em nossas vidas , tudo é feito pela mente . Portanto , quando nos voltamos para dentro , começamos novamente a pensar em termos de técnicas , de métodos e realizações , porque nossa experiência de vida nos mostra que tudo pode ser feito pela mente . Tudo , exceto a meditação . A meditação não pode ser feita pela mente porque não é algo que se conquiste . A meditação já está lá , é sua natureza . Não precisa ser conquistada , basta que seja lembrada . Está lá , esperando por você . Basta voltar-se para dentro , ela está disponível . Sempre esteve dentro de você .
A meditação é sua natureza intrínseca , não tem nada a ver com suas atividades . Você não pode tê-la , assim como não pode não tê-la . Ela não pode ser possuída , não é uma coisa . É você . É o seu ser .
Uma vez que você tenha entendido o que é a meditação , as coisas começam a ficar muito claras . Caso contrário , continuará tropeçando no escuro .
A meditação é um estado de clareza e não um estado da mente . A mente é confusa , nunca está clara . Não pode estar . Os pensamentos criam nuvens a seu redor , nuvens sutis . Uma névoa é criada por eles e a clareza se perde . Quando os pensamentos desaparecem , quando não há mais nuvens a seu redor , quando você está apenas sendo você mesmo , a clareza surge . Então é possível ver bem longe . É possível enxergar até o fim da existência , e seu olhar se torna penetrante , indo ao centro do ser .
A meditação é essa clareza absoluta da visão . Não é possível pensar sobre ela . Você deve parar de pensar . Quando digo " parar de pensar " , não tire conclusões apressadas , pois tenho que usar este idioma para me expressar . Eu digo " pare de pensar " , mas , se você fizer um esforço no sentido de parar , estará no caminho errado , pois terá mais uma vez reduzido a meditação a uma ação .
" Pare de pensar " significa apenas : não faça nada . Sente-se . Deixe que os pensamentos se acomodem . Deixe que a mente pare por conta própria . Apenas sente-se olhando para a parede , em um canto silencioso , sem fazer nada . Relaxando . Solto . Sem esforço . Sem ir a lugar nenhum . Como se você estivesse dormindo acordado - você está acordado e está relaxando , mas todo o seu corpo está caindo no sono . Você permanece alerta por dentro , mas todo o corpo se move para um relaxamento profundo .
Os pensamentos se acomodam sozinhos . Se você vê que a água de um riacho está lamacenta , o que faz ? Pula dentro d'água para tentar ajudá-la a ficar límpida ? Você irá apenas gerar mais lama . Sente-se na margem , então . Espere , pois não há nada a ser feito . Se alguém cruzou o riacho e as folhas caídas vieram à superfície com a lama , é preciso ter paciência . Observe , indiferente . O riacho continuará fluindo , as folhas serão levadas pela corrente e a lama irá depositar-se , pois não pode flutuar para sempre .
Após algum tempo , você irá perceber que a água está límpida novamente .
Sempre que um desejo cruza sua mente , o riacho fica lamacento .
Então sente-se , sem fazer nada . No Japão , este " sentar-se sem fazer nada " é chamado de zazen . Sente-se e , um dia , a meditação acontecerá . Você não a trará , ela virá a você . E quando vier , você irá reconhecê-la imediatamente . Ela sempre esteve lá , mas você não estava olhando na direção adequada . O tesouro estava com você , mas você estava ocupado com outra coisa : pensamentos , desejos , mil outras coisas . Não estava interessado no mais importante : seu próprio ser .
Quando a energia entra - o que Buda chamou de parabvrutti , o retorno de sua energia à fonte - , subitamente a clareza é atingida . Nesse momento você poderá ver nuvens a milhares de quilômetros , poderá ouvir a música antiga das árvores . Nesse momento tudo estará a seu alcance .
É preciso compreender algumas coisas a respeito da mente , pois , quanto mais você entender seu mecanismo , maior será a possibilidade de que você não interfira . Maior será sua possibilidade de sentar-se em zazen , ou seja , ser capaz de apenas sentar-se , sem fazer nada . Permitir que a meditação ocorra : é um acontecimento .
Caso contrário , é possível que você continue estimulando a mente a funcionar sem parar .
A primeira coisa a entender a respeito da mente é que há uma tagarelice constante . Quer você esteja falando ou não , ela continua a falar internamente . Quer você esteja acordado ou adormecido , a conversa interna continua , como uma espécie de ruído de fundo .
Mesmo quando você trabalha , dirige ou caminha , a tagarelice interna está presente .
A mente fala o tempo todo . Se esse falatório interno puder ser silenciado , mesmo que durante um único instante , você terá uma breve visão da não-mente . Esse é o objetivo e a essência da meditação . Os estado de não-mente é o estado correto e natural .
Como chegar , então , a um intervalo no qual a mente pare com a falação interna ? Mais uma vez , se você se esforçar para isso , estará no caminho errado . Não é necessário se esforçar , pois , na verdade , esse intervalo ocorre o tempo todo , basta estar atento . Entre dois pensamentos há um intervalo . Até mesmo entre duas palavras há um intervalo .
Caso contrário , pensamentos e palavras iriam se sobrepor .
Não importa o que você esteja dizendo : " Uma rosa é uma rosa é uma rosa . " Entre duas palavras , por mais imperceptível que seja , há um intervalo . Com um pouco de atenção você irá perceber este intervalo : uma-rosa-é-uma-rosa-é-uma-rosa . O intervalo ocorre continuamente , após cada palavra .
Sua percepção de mundo precisa ser alterada . Geralmente você está atento às palavras e não aos intervalos . Você está olhando para " uma " e para " rosa " , mas não para o intervalo entre as duas .
Mude o foco .
Pense em uma daquelas imagens nas quais , olhando de determinada maneira , você vê uma velha , mas , se continuar prestando atenção , subitamente a imagem se transforma e você percebe uma linda jovem . As mesmas linhas traçam uma velha e uma jovem . Se você permanecer olhando para a face jovem , a imagem irá se alterar mais uma vez , porque a mente não consegue manter um foco constante em nada , está sempre em fluxo .
Você irá notar , contudo , que , ao ver a face da velha , é impossível ver a face da jovem , mesmo que você saiba que ela está oculta em algum lugar . O contrário também é verdadeiro . Não é possível ver as duas ao mesmo tempo , pois estão em oposição .
Quando você vê a figura , o fundo desaparece , e quando você vê o fundo , a figura desaparece . A mente possui uma capacidade de conhecimento limitada e não consegue perceber , simultaneamente , coisas que estão em oposição . Por isso não pode perceber Deus , pois Deus possui lados opostos . É também por isso que a mente não consegue entender o mais profundo de seu ser , pois ele abrange todas as contradições , é sempre paradoxal .
A mente só pode ver uma coisa de cada vez . Portanto , quando você está prestando atenção nas palavras , não é possível ver o silêncio que vem depois de cada uma delas . Mude seu foco . Sente-se , silenciosamente . Comece a olhar nos intervalos . Sem esforço , sem estresse . De forma relaxada , fácil , como se fosse algo divertido , como se fosse um jogo . Não adote uma postura religiosa quanto a isso , do contrário você se tornará sério demais e , se você ficar sério muito difícil mover-se de palavras para não-palavras . Mas será fácil se você permanecer solto , flutuando , despretensioso e brincalhão .
Milhões de pessoas deixam de compreender a meditação porque esta palavra tomou uma conotação errada . Parece muito séria , parece sombria , parece ser algo que serve apenas para pessoas que estão mortas , ou quase mortas , que também são sombrias , sérias , que perderam o entusiasmo , a alegria , o contentamento . E essas são , justamente , as qualidades da meditação . Uma pessoa realmente meditativa é brincalhona e divertida , pois a vida é alegre para ela . A vida é bela , uma brincadeira , e ela se diverte enormemente . Não é uma pessoa séria , mas , sim , alguém que está muito relaxado .
Sente-se silenciosamente , então , relaxado , solto , e permita que sua atenção flua em direção aos intervalos . Escorregue da borda das palavras para dentro dos intervalos . Deixe que os intervalos se tornem mais proeminentes e permita que as palavras desapareçam aos poucos . É como se você estivesse olhando em um quadro-negro e desenhasse um pequeno ponto branco sobre ele : você pode ver o ponto branco , e então o quadro-negro desaparece , ou você pode vê-lo , e então o ponto se torna secundário .
As palavras são as figuras , o silêncio é o fundo . Palavras vão e voltam , o silêncio permanece . Quando você nasceu , nasceu como silêncio - apenas intervalos e intervalos , espaços e espaços . Veio ao mundo com um vazio infinito , um vazio sem limites que trouxe você à vida . E então você começou a colecionar palavras .

O VAZIO É SEU SER .

A mente significa palavras , o ser significa silêncio . A mente não é nada além das palavras que você acumulou . O silêncio é aquilo que sempre este com você , não é um acúmulo . Este é o sentido do ser . É sua qualidade intrínseca . Em segundo plano , por trás do silêncio , você vai acumulando as palavras , e o conjunto das palavras é conhecido como mente .
Silêncio é meditação . É necessário alterar a percepção , mudar o foco das palavras em direção ao silêncio , que está sempre presente .
Cada palavra é um precipício : a partir delas é possível mergulhar no vale do silêncio . Este é o sentido dos mantras : mergulhar no silêncio a partir das palavras . Um mantra significa repetir e repetir e repetir uma única palavra inúmeras vezes . Em algum momento você se cansa dessa palavra , pois não há nada de novo nela . Esse cansaço ajuda você a se livrar da palavra , de forma que possa mergulhar no silêncio mais facilmente .
O silêncio está sempre lá , escondido no canto . Por quanto tempo você consegue repetir ram , ram , ram . . . ? Logo estará cansado . Usar um mantra para criar esse cansaço , para que você queira se livrar da palavra , é ótimo , pois não haverá outra saída senão mergulhar no silêncio .
Quando as palavras mudam , e em geral elas mudam , você não se cansa . Uma nova palavra , uma nova ideia , um novo sonho ou desejo , tudo isso é sempre atraente . Mas se você percebe que sua mente está repetindo sempre a mesma coisa , ou você dorme ou mergulha no silêncio - essas são as duas únicas possibilidades .
Muitas pessoas que cantam mantras adormecem . Por isso a meditação transcendental é usada para quem sofre de insônia , e daí também seu apelo no Ocidente . Insônia tornou-se algo normal .
Quanto mais insônia houver , maior será o apelo do Maharishi Mahesh Yogi , pois as pessoas precisam de tranquilizantes . Um mantra é um tranquilizante perfeito , mas esse não é seu verdadeiro uso .
Não há nada de errado nisso : se o mantra lhe trouxer um bom sono , ótimo . Mas você estará usando algo muito poderoso para um fim muito limitado .
Um mantra tem que ser usado com a total compreensão de que seu objetivo é criar um estado de cansaço , mas que você deve se lembrar de não cair no sono . Do contrário , terá errado o alvo . Não durma .
Repita o mantra , mas não se permita dormir . Para que você não durma , é melhor repetir o mantra de pé , ou andando .
Se você for a Bodhgaya , onde o Buda Gautama atingiu a iluminação , perto da árvore bodhi , encontrará um pequeno caminho . Buda caminhava constantemente ali . Meditava sob a árvore durante uma hora , depois caminhava durante uma hora .
Quando seus discípulos perguntavam " Por quê ? " , ele respondia : " Se eu ficar sentado tempo demais sob a árvore , fico sonolento . "
Quando a sonolência começar , é preciso caminhar , caso contrário você cairá no sono e a razão de ser do mantra estará perdida . O mantra está ali para criar um estado de cansaço de forma que você possa mergulhar no abismo . Se você cair no sono , terá perdido o abismo .
Todas as meditações budistas se alternam entre dois estados . Você começa sentado , mas quando sente a sonolência tomar conta de você , deve levantar-se e meditar andando . Quando perceber que já está novamente acordado , sente-se de novo e continue meditando . Se fizer isso repetidamente , chegará o momento em que você escorregará para fora das palavras , como se trocasse de pele . E tudo isso ocorre naturalmente , sem esforço .
A primeira coisa a ser lembrada sobre a mente , portanto , é que há um falatório constante . É esse ruído que mantém a mente viva . Então livre-se das garras da mente , livre-se do falatório constante .
Você pode fazer isso à força , mas nesse caso terá errado o alvo de novo . Você pode se obrigar a não falar dentro de si mesmo , assim como pode se obrigar a manter silêncio em relação aos outros . Será um silêncio forçado , difícil no começo , mas você pode insistir e obrigar a mente a ficar em silêncio . É possível
Se você for até as montanhas do Himalaia , encontrará várias pessoas que atingiram esse estado , mas verá uma apatia em suas faces , e não inteligência . A mente não foi transcendida , ela foi apenas esvaziada . Essas pessoas não se moveram para um silêncio cheio de vida , apenas forçaram a mente e a controlaram . É como se uma criança fosse obrigada a sentar-se em um canto e não se mover . Observe-a . Ela fica irrequieta , mas tenta se controlar . Está reprimindo sua energia , com medo de ser punida .
Se isso continuar por muito tempo - e na escola as crianças são obrigadas a ficar cinco ou seis horas sentadas - , aos poucos vão ficando apáticas , sua inteligência se perde . Toda criança nasce inteligente e quase 99% das pessoas morrem burras . Todo o processo de educação esvazia a cabeça , e você também corre o risco de fazer isso a si mesmo .
Você irá perceber que , em sua maioria , as pessoas religiosas são burras , mesmo que você não consiga ver isso com clareza devido ao que pensa a respeito delas . Mas se tiver a cabeça aberta , vá e observe os sannyasins . Descobrirá que são burros e obtusos , não encontrará neles qualquer sinal de inteligência ou criatividade .
A paralisia não é meditação , e não é saudável . Você pode paralisar a mente , há milhares de truques para fazê-lo . Há pessoas que se deitam sobre uma cama de pregos . Se você se deitar continuamente em uma cama de pregos , seu corpo se torna insensível . Não há milagre algum nisso , você está simplesmente removendo a sensibilidade do corpo .
Quando o corpo perde sua vitalidade não há mais problemas , a cama deixa de ser feita de pregos para você . Talvez seja até mesmo confortável . Na verdade , se lhe derem uma cama confortável é possível que você não seja capaz de dormir . Isso é paralisar o corpo .
Há maneiras similares de paralisar a mente , como jejuar , por exemplo . A mente avisa que o corpo está com fome , mas você não presta atenção e não providencia comida , não ouve a mente . Aos poucos ela vai se esvaziando . O corpo continua a sentir fome , mas a mente não relata mais nada . Qual seria o propósito , já que não há ninguém para ouvi-la reclamar ? Não há ninguém para responder . Então uma certa paralisia toma conta da mente .
Muitas pessoas que passam longos períodos em jejum acreditam ter atingido a meditação . Não é meditação , é apenas baixa energia , paralisia , insensibilidade . Movem-se como zumbis , não estão vivos .
Lembre-se , a meditação irá trazer para você cada vez mais inteligência , uma inteligência radiante . A meditação o tornará mais vivo e mais sensível , sua vida se tornará mais rica .
Olhe para os ascetas : a vida deles se torna quase uma não-vida .
Essas pessoas não são meditadores . Podem ser masoquistas , talvez , torturando-se e tirando prazer dessa tortura . . . A mente é muito astuciosa , faz uma coisa qualquer e depois racionaliza em cima disso . Em geral somos violentos uns com os outros , mas a mente é astuta e pode aprender a não violência , pode pregar a não violência . E depois se torna violenta contra si mesma . Curiosamente , a violência que você comete contra si mesmo é respeitada pelas pessoas porque elas têm uma ideia de que ser um asceta é ser religioso . Isso é uma besteira completa .
Deus não é um asceta , do contrário não haveria flores , não haveria árvores verdes - apenas desertos . Deus não é um asceta , do contrário não haveria música na vida , nem dança - apenas cemitérios . Deus não é um asceta , Deus ama a vida . Se você pensar em Deus , pense em Epicuro , pense na alegria de viver . Deus é uma busca constante por mais felicidade , prazer , êxtase . Lembre-se disso .
A mente , contudo , pode racionalizar a paralisia como se fosse meditação . Pode racionalizar apatia como transcendência , e morbidez como renúncia . Fique atento . Lembre-se sempre de que , se estiver se movendo na direção certa , você irá florescer . Muitas fragrâncias emanarão de você e você será criativo . E também sensível à vida , ao amor e a tudo o que Deus colocou à sua disposição .
Mantenha um olhar penetrante dentro de sua mente - busque as motivações . Quando você fizer qualquer coisa , procure imediatamente a motivação porque , se perdê-la , a mente irá continuar a enganá-lo e a dizer que alguma outra coisa era sua motivação .
A mente o engana 24 horas por dia e ainda assim você coopera com ela . Então , no final de tudo , você está na miséria e acaba indo parar no inferno . A cada momento , busque a motivação real por trás de suas ações . Se você puder encontrá-las , sua mente se tornará cada vez menos capaz de enganá-lo . E quanto mais longe você estiver desse engano , quanto mais for capaz de ultrapassar a mente , mais próximo estará de se tornar um mestre .
Procure e encontre as motivações reais . Uma vez que você se torne capaz de encontrar suas reais motivações , a meditação estará muito próxima , porque , então , a mente não mais terá controle sobre você
A mente é um mecanismo , não possui inteligência . A mente é um biocomputador . Como poderia ter inteligência ? Tem muitas habilidades , mas isso não é inteligência . Tem utilidade funcional , mas nenhuma percepção . É um robô , trabalha bem . Mas não preste muita atenção nela , do contrário você perderá sua inteligência interior . Se isso ocorrer , será como se você estivesse pedindo a uma máquina , que não tem nada de original dentro dela , que o guie , o conduza . Nenhum pensamento da mente é original , são todos repetições . Observe.
Sempre que a mente disser algo , veja como ela está tentando levá-lo de volta a uma rotina .
Pessoas que são criativas - poetas , pintores , músicos , dançarinos - são mais facilmente transformadas em meditadores . Já as pessoas que têm vidas menos criativas são mais difíceis . Se você vive uma vida repetitiva , é porque sua mente tem controle demais sobre você . Tente fazer algo novo a cada dia , e a mente terá menos controle sobre você .
Não preste atenção às velhas rotinas : quando a mente disser alguma coisa , responda : " Nós estamos fazendo isso há muito tempo . Vamos fazer algo novo . "
Faça algo novo . Mesmo que sejam pequenas mudanças na forma em que você tem vivido , mesmo que sejam mudanças em sua forma de andar , de falar . Mude , e perceberá que a mente está perdendo o controle sobre você - você está se tornando um pouco mais livre .
A cada momento você se renova , renasce , a consciência nunca envelhece . A consciência é sempre o filho e a mente é sempre o pai . A mente nunca é nova e a consciência nunca é velha , e a mente sempre aconselha o filho . A mente irá criar o mesmo padrão para que a consciência o repita .
Você viveu de acordo com alguns padrões até agora . Acaso não deseja mudar ? Você pensou de uma certa forma até agora . Acaso não deseja obter algumas novas visões sobre seu ser ? Então fique alerta e não ouça a mente .
A mente é seu passado tentando constantemente controlar seu presente e seu futuro . É o passado morto , que permanece controlando o presente vivo . Fique alerta quanto a isso .
Mas de que forma a mente o controla ? Ela usa o seguinte método :
" Se você não me escutar , não será tão eficiente quanto eu sou . Se você fizer algo já conhecido , será mais eficiente pois já fez isso antes . Se fizer algo novo , não poderá ser tão eficiente . " A mente fala sempre como um economista , um especialista em eficácia . Fica dizendo : " É mais fácil fazer assim . Por que tentar da forma mais difícil ? Este é o caminho que oferece a menor resistência . "
Lembre-se : quando tiver que escolher entre duas alternativas , escolha sempre a nova , a mais difícil , aquela na qual é necessária uma percepção maior . Escolha a percepção , mesmo que seja menos eficaz , e você terá criado a situação na qual a meditação se tornará possível .
São apenas algumas situações . A meditação irá ocorrer . Não estou dizendo que basta fazer isso para que você atinja a meditação , mas certamente essas situações ajudarão a criar um quadro propício à meditação .
Portanto , seja menos eficiente e mais criativo . Deixe-se guiar por este pensamento . Não se preocupe muito com fins utilitaristas . Em vez disso , lembre-se , constantemente , de que você não veio ao mundo para se tornar uma mercadoria . Você não está aqui para ser uma ferramenta , isso não é digno . Nem para tornar-se cada vez mais eficiente , e sim para tornar-se cada vez mais vivo , mais inteligente , cada vez mais feliz , até o êxtase da felicidade . Mas esses caminhos são totalmente diferentes dos caminhos da mente .
As pessoas estão sempre procurando caminhos para controlar as outras , caminhos que lhes possam dar mais lucro . Se é isto que você procura , estará sempre sob o controle da mente . Esqueça essa ideia de controlar outras pessoas . Uma vez que você tenha deixado de lado a ideia de controlar os outros - seja marido ou mulher , filho ou pai , amigo ou inimigo - , a mente não poderá controlar você porque ela terá se tornado inútil .
A mente é útil para controlar o mundo . É útil para controlar a sociedade . Um político é incapaz de meditar , pois ele está no outro extremo . Alguns políticos vêm me procurar . Dizem que estão interessados em meditação , mas não é exatamente meditação o que querem .
Estão tensos demais e querem relaxar um pouco . Então vêm me perguntar se posso ajudá-los a aliviar suas tensões , para que tenham um pouco de paz . Digo-lhes que isso é impossível . Eles têm mentes ambiciosas , e pessoas com mentes ambiciosas não podem meditar , porque a própria base da meditação é não ser ambicioso . Ambição significa o esforço para controlar os outros . É justamente nisso em que consiste a política : o esforço para controlar o mundo inteiro . Se você quiser controlar outras pessoas , terá que ouvir a mente , porque a mente gosta muito de violência .
Você também não tem liberdade para experimentar coisas novas , pois o que é novo é sempre arriscado . É necessário tentar aplicar de nova as mesmas velhas táticas . Saiba então que , se você deseja controlar os outros , não será capaz de meditar - tenho absoluta certeza quanto a isso .
A mente vive em uma espécie de transe , uma espécie de estado de inconsciência . Você só está consciente muito raramente : quando sua vida corre perigo , por exemplo . Fora isso , a mente prossegue em seu movimento , adormecida . Fique parado na calçada e olhe para as pessoas , você verá sombras de sonhos em suas faces . Há pessoas falando sozinhas , ou gesticulando - olhe para uma dessas pessoas e você verá que ela está em algum outro lugar , e não na rua . É como se as pessoas se movessem em sono profundo .
Sonambulismo é o estado geral da mente . Se você quer se tornar um meditador , é preciso deixar de lado esse hábito de fazer as coisas adormecido . Ande , mas esteja alerta . Cave um buraco , mas esteja alerta .
Coma , mas ao comer não faça nada além disso : apenas coma . Esteja alerta a cada mordida , mastigue com consciência . Não se permita vagar a esmo pelo mundo : esteja presente aqui e agora .
Você perceberá que sua mente está sempre fazendo alguma outra coisa , indo para outro lugar , pois nunca quer estar aqui . Isso porque , se a mente estiver aqui , ela não será mais necessária . No presente apenas a consciência é necessária , não a mente . A mente só é necessária em algum lugar do futuro , do passado , mas nunca aqui . Quando você sentir que a mente foi para outro lugar , quando você estiver em uma cidade e sua mente estiver do outro lado do mundo , fique alerta imediatamente . Volte para casa . Volte para o lugar onde você se encontra .


Ao comer , coma . Ao andar , ande . Não permita que a mente fique vagando pelo mundo .
Novamente , isso não se tornará meditação , mas ajudará em seu caminho .


As pessoas vivem adormecidas praticamente todo o tempo e aprenderam um truque : fazer as coisas sem perturbar seu sono . Se você se tornar um pouco mais alerta , muitas vezes irá se surpreender fazendo coisas que nunca quis fazer , coisas das quais você sabe que irá se arrepender , coisas que você havia decidido recentemente nunca mais fazer . E muitas vezes você se ouvirá dizer : " É , eu fiz isso , mas não sei como foi acontecer . Fiz isso contra minha própria vontade . "
Como você pode fazer algo contra sua própria vontade ?
Isso só é possível se você estiver dormindo . E você continuará dizendo que nunca quis isso , mas em algum lugar lá no fundo você deve ter tido um desejo . Observe sua mente : na superfície ela diz algo , mas no fundo , ao mesmo tempo , está planejando outra coisa . Fique um pouco mais alerta e não se deixe adormecer .
Pare com esses truques . Seja sincero com sua mente , e o controle que ela tem sobre você irá cessar .
Texto : OSHO ( do livro Aprendendo a silenciar a mente pág. 16 a 28 )
Deixe o seu Comentario .  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário