sábado, 1 de outubro de 2011

" Uma Auditoria do Pensamento Convencional "

" O Trabalho de um auditor é conseguir ver o problema . Para isto , é fundamental que ele esteja fora do mesmo " .
Toda ação e reação que temos em relação a algum fato , notícia ou acontecimento etc . Está diretamente ligado com o nosso modo de conhecer . Estará sempre de acordo com o conhecimento que temos em relação a nós mesmo e consequentemente de acordo com as opiniões que possamos ter formado no decorrer de nossa vida e de nosso aprendizado . O que determina tudo que falamos e como agimos , é sem sombra de dúvidas aquilo que temos como certo em nossa mente ou melhor , em nossos pensamentos . Então , se o pensamento estiver em consonância com as leis que regem a evolução para a consciência será fatal que ações e reações tenham um sentido diferente e a compreensão seja de difícil alcance para um pensador cujo pensamentos não estejam ainda nesta sintonia . Isto ocorre porque considerando duas linhas de pensamentos existentes na mente humana , um dizendo respeito aos sentidos e ao intelecto e outro , alem desta perspectiva .
O chamado pensamento convencional é mecânico , e funciona para as situações que diz respeito ao mundo relativo dos fatos da existência prática . Ele atende as necessidades da percepção física e também está relacionado com a inteligência mecânica que determina em nós que este mundo de fatos onde operam as percepções de tato , visão , audição , olfato e paladar é o que é real . Esta linha de pensamento que habita em nós afirma que qualquer sensação ou qualquer percepção que não seja racionalmente compreendida , explicada , será como algo distorcido , será como algo que não merece atenção . Esta mesma linha de pensamentos , credita aos sentidos físicos e a inteligência do intelecto o ápice da capacidade humana de perceber e conhecer . Ele determina que as fronteiras do conhecimento disponível a nós humanos termina aí . Então , este tipo de pensamento ou melhor , esta corrente de pensamento rege nossa existência e cuida para que tenhamos um conforto físico e tenta nos dizer que sendo assim temos um conforto mental . Todos sabem do desconforto que muitos pensamentos nos trazem . Principalmente os de origem negativas que são a grande maioria . Contudo , todo aquele que estiver atento não aos sentidos e ao intelecto apenas mas , atento a algo além dessas duas percepções que habitam o pensador convencional reconhecerá que nessa mesma linha de pensamento habita algo que parece estar inconsciente pela limitação que sustenta de algo mais abrangente . Esta mesma linha de pensamento atendendo estas duas faculdades , treme ao perceber que quando a velhice chega ao pensador que a sustenta , um fim será inevitável . Esta mesma corrente de pensamento que nos obriga a acreditar que a realidade esta em acumular bens , status , que exige respeito e que nos faz acreditar ser tudo que vemos com os sentidos e tudo o que apreendemos com o intelecto a realidade total , teme diante de um símbolo formado por cinco letras que é a palavra chamada " morte " . Este tipo de pensamento que cultuamos a vida toda devido a nossa natureza inferior , devido a influência de nossos próximos , da mídia enfim , dos costumes enraizados nesta própria corrente e que habita em nós , não consegue resolver seu maior dilema , a MORTE . Aliás , esta maneira de pensar que a quase totalidade da humanidade atende e sustenta não consegue sequer resolver os problemas da chamada vida . Basta ver a situação do nosso planeta e de seus habitantes tristemente cansados .
Esta corrente de pensamento que nos faz correr , lutar , acumular , debater , assumir posições etc . . . nos prende em sua perspectiva . Sabe porque ? Pelo simples fato de se conseguirmos neutraliza-la , ou melhor dizendo ultrapassa-la , ela de fato morrerá . E então ao mesmo tempo em que cultiva em sí o medo da morte , ela nos mata pois nos mantêm cativos a ela para ter a ilusão de que está viva e sendo assim além de não viver , apenas existir , nos mantêm mortos para a vida coisa que ela mesma desconhece pois acredita ser esta sequência de pedaços de vida a última realidade ! Se recusa a " morrer " para só então VIVER . A ilusão parece ser a maldição a qual esta corrente está destinada . Sustentando esta ilusão , nos mantêm cativos e se mantêm na ilusão auto criada . Se percebemos em nós aquilo que habita antes destas correntes , passaremos a não mais nos identificarmos com estes primeiros pensamentos e então de fato ela , esta corrente morre e isto segundo esta corrente que é o pensamento convencional não pode ocorrer .
Somos de certa forma o alimento desta corrente . Se o peixe morre pela boca , nós seres humanos morremos pelo pensamento . Morremos por nos alimentarmos com as refeições que esta corrente nos serve . Não vemos o anzol que nos fisga no meio dos pratos , no meio das iscas que ele nos serve . Somos como peixes famintos por este alimento chamado pensamento convencional com seus sentidos , status , poderes , símbolos , conceitos . Uma limitação que alimentamos e que ao mesmo tempo nos alimenta só que não temos consciência disto , a menos que abandonemos a perspectiva que ele sustenta com nosso apoio . Ele nasce num segundo para morrer no segundo seguinte e nós morremos juntos pois o alimento que ele nos serve não se sustenta sozinho , não tem base para isto . Sua base é uma ilusão . Nascemos e morremos com ele pelo simples fato de nele não haver vida mas apenas frações de vida ou melhor apenas existência . Enquanto nos alimentarmos deste tipo de alimento ou melhor pensamento estaremos como ele condenado a existir mos apenas . Nos exteriorizaremos por breves período até novamente cairmos na inconsciência de nós mesmo . Ao negarmos junto com ele um modo diferente de conhecer a nós mesmo , negamos a vida . Trememos diante de nossa própria teimosia e ficamos a mendigar pedaços de vida . Preso a este modo convencional de conhecimento , a esta corrente que nós mesmo a alimentamos e nos alimentamos dela , não alcançamos a totalidade do nosso ser e tudo fica sem sentido ou se possui algum é por tempo limitado e não resolve a questão por completo . Assim como é limitado o tempo que esta corrente defende .
Diante disto o que fazer ? Se conhecer envolve sentidos , inteligência e se alimentando esta corrente de pensamentos convencionais não chegamos jamais a nos perceber por completo como então resolveremos este dilema chamado EU , HOMEM , VIDA , como ? A História humana , traz homens que cansados como nós em atender esta sequência de mortes viciadas pelo pensamento convencional , cansados de serem meios , divididos , inconscientes daquilo que são e cansados do não conhecimento do significado da existência humana , buscaram através do abandono consciente desta corrente por livre e espontânea vontade e só assim atingiram a totalidade de seu ser .
Justamente onde os pensamentos convencionais afirmavam nada haver , lá esta a totalidade daquilo que somos ! Lá esta a parte que nos cabe e que é o conhecedor que habita em nós antes desta corrente . Lá está aquela totalidade que somos mas que quando insistimos em nossos pensamentos convencionais o mesmo a encobre .
Justamente onde parecia nada haver , naquele silencio mental onde nada parece existir pois assim afirma o pensamento convencional , lá está aquilo que somos de verdade .
Naquele silêncio onde nada pensamos , no silêncio do paladar pensante encontramos o verdadeiro alimento que tanto procurávamos pelos pensamentos . Aí então nos encontramos fora do espaço e do tempo . É a união daquilo que tocamos , vemos , com aquilo de nós que habita no não tempo , no não espaço , no não pensamento .
O Auditor do pensamento convencional não fica sem a participação do mesmo em seu cotidiano . Ele continua a possuir em sua vida o mesmo processo de pensamentos que outras pessoas possuem afinal para as situações que diz respeito aos aspectos relativos da vida , que é o trabalho , bens , família , estudo carreira , etc . . . o pensamento convencional e sua corrente é necessário . Contudo , o que ocorre e que ele , não tem sobre o auditor a mesma influência que tinha antes quando afirmava ser tudo isto a totalidade da vida . A consciência do auditor se transferiu para antes dos movimentos do pensamento convencional e desta forma foi possível ver a totalidade do processo do conhecimento . Para aí chegar foi necessário permitir ou concordar com a " morte " de algo menor , sentidos e mesmo os pensamentos que nos divide , para que a totalidade fosse alcançada . Nesta nova situação todos os valores foram revistos e uma nova perspectiva foi alcançada . O que é relativo terá valor relativo , jamais será substituído pelo que é absoluto e o que é absoluto continuará a nos esperar no silêncio mental dos sentidos físicos e dos pensamentos convencionais . Agora até mesmo a morte é algo relativo !
Texto : Marcos Modesto 
Deixe o seu Comentario .      

Nenhum comentário:

Postar um comentário