quarta-feira, 27 de maio de 2009

É uma tragédia em toda a história o fato de que nomes de homens como Jesus , que vieram apenas para fazer o bem , sejam invariavelmente explorados pelos que deixam de compreender-lhes o verdadeiro espirito , e que fazem mais o mal do que o bem .
A entrada formal para qualquer organização religiosa liga o homem apenas a essa organização , de modo algum ao profeta cujo nome ela reivindica para si , nenhuma instituição religiosa na história permaneceu inteiramente leal ao profeta cujo o nome ela assume , cuja palavra prega e cuja ética inculca . Um profeta religioso é ridicularizado e não honrado quando os homens apregoam o seu nome e evitam o seu exemplo .
Nenhuma Igreja é o corpo Místico de profeta algum . Todas as igrejas afinal , não passam de sociedades humanas , e sofrem com as fraquesas e egoismos , erros e falhas que constituem uma parte inseparavel dessas sociedades .
É um fato histórico que , onde a influência religiosa sobre a sociedade gerou os males do fanatismo , da estreiteza mental , da intolerância , da superstição e das ideias retrogradas . A presença desses males pode ser remontada aos membros profissionais e as instituições monásticas dessa religião . A politica clerical como vi em certas terras do oriente e do ocidente , é com frequencia ignorante e geralmente arrogante . Por todo o mundo os clericos e sacerdotes podem ser divididos em 2 categorias : os que estão apenas ocupando cargos e os que são de fato ministros da religião .


Texto : Paul Brunton ( no livro ideias em perspectiva . pag . 212 )
Deixe seu Comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário