sábado, 28 de março de 2009

Liberdade e Responsabilidade

Ser livre eis o propósito humano .
Quanto mais livre nos tornamos maior nossa responsabilidade sobre nossa fala , sobre nossas ações e antes destes dois meios de comunicação , sobre nossos pensamentos .
Então a afirmação de quanto mais livres nos tornamos , maior nossa responsabilidade sobre nós mesmo e sobre nosso impacto perante o próximo consequentemente sobre a sociedade é uma afirmação digna de ser compreendida . Ser livre , indica poder , e isto é um direito natural que o homem possui porém , não existe liberdade ou a possibilidade dela apenas no querer . Querer ser livre é uma situação mas poder ser livre está totalmente vinculado em adquirirmos a Consciência .
O querer ser livre , pode estar presente em qualquer indivíduo e o poder ser livre também o está , porém desde que o segundo ou seja o poder ser livre tenha realizado através do auto-conhecimento a possibilidade de ser livre esta incondicionalmente ligado ao auto-conhecimento .
O auto conhecimento é aquela faculdade na qual o indivíduo que a realiza , passa a atende-la e não aquilo que as massas atendem que são status , bens materiais , culto ao corpo , paixões diversas etc mas sim a própria Consciência auto adquirida em relação a si mesmo .
No indivíduo cujo a liberdade foi realizada pela união de si mesmo com a Consciência interior que o habita a visão do mundo e da existência humana adquire novo significado .
A verdadeira liberdade vem não pela quantidade de bens que adquiriu ou pela intectualidade que objetiva status na sociedade ou ainda pela aparência valorizada pelas massas , mas vem pela qualidade da compreensão superior em relação a tudo que é convencional e que está préviamente estabelicido pela visão comun da mente convencional .
Ela vem pela própria natureza superior que é a Consciência na qual se adquire unindo a mente convencional a ela isto só se adquire pelo auto-conhecimento ou como nos orientou Sócrates "Homem Conhece a Ti Mesmo".
Aqui , o objeto passa a ser o sujeito e o sujeito , é também o objeto . Na condição de sujeito , aquele que observa e cuja visão só é possível pela Consciência adquirida , podemos então finalmente ser livres pois , deste ângulo de sujeitos embora relativo podemos , "ver" nossos próprios pensamentos e esta condição possibilita ao homem praticar a mais alta ética afinal ele acessa antes da fala e da ação os próprios pensamentos possibilitando a correção dos mesmos .
Então agora , podemos nos tornar responsáveis pois deste ângulo , a visão panorânica superior na condição de sujeito adquirido pela Consciência nos permite "ver" a grande ilusão na qual estão presos nosso próximo e , consequentemente nossa sociedade . Agora podemos perceber também a grande responsábilidades com relação a ambos .
Que responsábilidade poderia ser maior , de que de tentarmos "mostrar" a todos o seu grande destino , mostrar a eles a própria capacidade de serem livres , livres da própria condição mental egocêntrica a qual estão iludidos , livres pela aquisição ou união interna com a Consciência .
A liberdade e a responsábilidade suprema , caminharão juntas novamente um dia porém esta possibilidade se realizará a medida em que cada indivíduo realize em si mesmo o auto-conhecimento ou a própria Consciência que é por si mesma a verdadeira liberdade .
Texto: Marcos Modesto
Aluno de filosofia do Claretiano .

Deixe seu Comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário