sábado, 7 de fevereiro de 2015

" A JOIA SUPREMA DA SABEDORIA "

VIVEKA-CHUDAMANI-SANKARA

51- O que é a escravidão ? Qual sua origem ? Como ela é mantida ? Como pode ser removida? O que é o não espírito ? Qual é o Espírito Supremo ? Como se pode discernir entre eles ? "
COMENTÁRIO - Aqui estão as dúvidas fundamentais , as perguntas para as quais não temos respostas . Quando as transcendermos , iremos por fim encontrar a paz fundamental onde sempre estivemos mergulhados .
52- O Mestre responde :
Tu és feliz , obtivestes teu objetivos . Por ti tua família tem sido santificada , à medida que desejastes te tornar Brahman , libertando-te da escravidão imposta por avidyã .
COMENTÁRIO - À medida que um de nós decide se unir a Brahman ( o Supremo ) e se libertar da ignorância , todos à nossa volta são beneficiados e , de certa forma , santificados . Há uma influência , uma aura que se irradia dos que começam a se realizar , idêntica ao perfume das flores recém desabrochadas .
53- Os filhos e outras pessoas podem saldar os débitos de seus pais , mas ninguém , exceto o próprio indivíduo , pode libertar a si mesmo da escravidão .
COMENTÁRIO - Depende de cada um de nós quebrar os grilhões que nos escravizam . O karma tem que ser resgatado individualmente , pois advém de causas passadas .
54- Os outros podem remover a dor ( causada pelo peso ) das cargas colocadas sobre a cabeça , mas a dor ( que surge ) da fome e outras não podem ser removidas a não ser pela própria pessoa .
COMENTÁRIO - Há coisas que só cada um de nós pode remover .
E para isso temos de trabalhar com afinco , pois só depende de nós . Não adianta esperar por soluções mágicas ou pelo auxílio externo .
55- Vemos que o doente somente se recupera se ele próprio utilizar os medicamentos e uma dieta adequada , e não por esses atos executados por outros .
COMENTÁRIO - É indispensável que tomemos certas medidas para nos curarmos da doença . O Senhor Buda dizia que quando alguém está morrendo devido a uma flecha envenenada , o essencial é removê-la imediatamente sem qualquer cogitação quanto à sua natureza , quem a disparou e em quais circunstâncias . Qualquer segundo perdido pode significar a morte .
56- A natureza da Realidade única tem de ser conhecida pela nossa clara percepção espiritual e não através de um pandir ( um erudito ) ; a forma da Lua tem de ser conhecida através de nossos próprios olhos ; como poderia ser conhecida através de outros meios ?
COMENTÁRIO - Em cada um de nós está a solução , a resposta que dará fim às nossas angústias . Não esperem que ela caia do céu ou venha da erudição de alguém . É algo que só se consegue pela vivência e experiência . Nunca será obtida de segunda mão . Isso poderá ocorrer , leitor amigo , agora ! O instante mágico de uma explosão de onde nascerá uma nova Consciência .
57- Quem a não ser o Si mesmo ( Átman ) é capaz de remover a escravidão de avidyã , kãma e karma ( ignorância , paixão e ação ) mesmo em um bilhão de kalpas ?
COMENTÁRIO - Um kalpa equivale a um dia de Brahmã - um dia de atividade cósmica que na tradição antiga da Índia corresponde a 432 milhões de anos . Esse tempo imensurável para os nossos padrões humanos produz efeitos que resultam da ignorância , paixão e ações e que poderão ser eliminados instantaneamente , pondo-se fim à escravidão ocorrida ao longo de infindáveis vidas sucessivas .
58- A libertação somente pode ser alcançada pela percepção direta da identidade do indivíduo com o Ser Universal ; e nunca pelo yoga [ hatha-yoga ] , nem pela Sãmkhya ( filosofia especulativa ) , pela prática de cerimônias religiosas ou pelo mero conhecimento .
COMENTÁRIO - A percepção direta é fundamental para a Libertação .
Sem ela isso jamais ocorrerá , e o indivíduo continuará escravo de sua pequena existência aparentemente isolada da Existência Universal . A parte negando-se a unir-se com o Todod a que sempre pertenceu . A gota julgando-se isolada do oceano .
59- A forma e a beleza de uma vinã ( instrumento de cordas da Índia ) e a perícia ao soar suas cordas são para o entretenimento das pessoas e não para o estabelecimento de um império .
COMENTÁRIO - Aqui está exposta a diferença marcante entre duas coisas . Uma visa somente a diversão , o passar do tempo , o enlevo passageiro , enquanto a outra objetiva o estabelecimento de um " império " , de uma conquista , de algo perene na vida da criatura - a transformação final .
60- A boa pronúncia , domínio da linguagem , perícia , esclarecimento e o aprendizado são mais para o deleite dos letrados e não para a obtenção da Libertação .
COMENTÁRIO - Aqui estão claramente delineadas as coisas que são apenas superfíciais e que refletem o grau de " educação " do indivíduo , não sendo essenciais para a conquista da libertação do processo da ignorância .
61- Se a suprema Verdade permanece desconhecida , o estudo das Escrituras é inútil ; quando a suprema Verdade é conhecida , o estudo das Escrituras é inútil ( o estudo somente da letra é inútil , o Espírito tem de ser buscado pela intuição ) .
COMENTÁRIO - Deixemos de lado a forma , o conhecimento acumulado , a memória que deixa traços e partamos para o que está além do intelecto , da mente , do conhecido , do que resulta das marcas do passado . Além do tempo , além deste momento em que escrevo estas linhas está o Eterno , atemporal , bem-aventurança , a paz eterna desde a origem das coisas , desde o momento em que a parte julgou-se diferente do Todo .
62- Em um labirinto de palavras a mente se perde como um homem no meio de um espessa floresta ; e , portanto , com grandes esforços , aquele que conhece a Verdade deve conhecê-La acerca de Si mesmo [ da Real natureza do Ser ] .
COMENTÁRIO - Neste versículo enfatiza-se mais uma vez a necessidade de se conhecer a Verdade , algo que nos aponte a saída do infindável processo do vir-a-ser , do labirinto das palavras .
63- Qual a utilidade dos Vedas para quem foi picado pela serpente da ignorância ? Excetuando a medicina do supremo conhecimento , ( de que servem ) as Escrituras , encantamentos ou qualquer remédio ?
COMENTÁRIO - Só a Sabedoria cura . Só ela nos liberta . Tudo o mais é sem importância e a nada nos leva a não ser aos abismos mais profundos da ignorância .
64- Não se cura uma doença apenas pronunciando o nome do remédio sem tomá-lo ; a libertação não é alcançada sem a percepção direta , ( nem ) pela mera pronúncia da palavra Brahman .
COMENTÁRIO - A percepção direta é o estabelecimento do contato com Aquilo que está em nós desde o sempre , que mora eternamente em nossas raízes mais profundas . Dele advém a paz , a harmonia , o equilíbrio que só raramente sentimos .
65- Sem dissolver o mundo dos objetos , sem conhecer a Verdade espiritual , onde está a libertação eterna ? As meras palavras externas não têm quaisquer resultado além de sua mera elocução .
COMENTÁRIO - Conhecer é estabelecer a ligação direta com o fato , identificar-se ponto a ponto com o objeto do conhecimento . Então não há mais sombra de dúvidas . O desconhecido é revelado de súbito e o mistério desvendado .
66- É impossível tornar-se um rei pela mera afirmação " eu sou um rei " . É necessário a conquista dos inimigos e o controle do tesouro de todo um país .
COMENTÁRIO - As meras palavras de nada valem quando não existe por trás delas o sentido que nasce da presença daquilo que elas exprimem .
As palavras que não estão revestidas deste algo mais são meros sons que se misturam aos ruídos ambientais . A mera afirmação não significa a posse do que foi afirmado .
67- Um tesouro oculto não aparece pela enunciação da palavra " apareça " , pois tem de haver uma informação confiável , escavação e remoção de pedras . De maneira similar , a Verdade pura que transcende a operação de mãyã ( mãyã aqui significando a força da evolução ) não é obtida sem a instrução dos conhecedores do Supremo , juntamente com a reflexão , meditação e assim por diante , e nem por inferências ilógicas .
COMENTÁRIO - A procura do tesouro demanda esforço , determinação , vontade para vencer obstáculos e sobrepujar as limitações pessoais . É indispensável a informação dos que já se viram diante de tal tarefa e conseguiram atingir o Supremo , o Inominável . Deles nos vêm a inspiração , o entusiasmo para que prossigamos na busca que irá nos libertar das garras da ilusão .
68- Portanto , os homens sábios devem se esforçar de todas as formas para se libertarem dos grilhões da existência condicionada da mesma maneira que fazemos todos os esforços para nos curarmos das doenças .
COMENTÁRIO - Estamos doentes . Este é um fato . Doentes pela ilusão e ignorância que nos envolve e nos possui . É fundamental que tenhamos consciência desse fato para que lutemos desesperadamente em busca da cura . Assim procedem os sábios . Ainda há tempo nesta fugaz existência para esse grande propósito .
69- A excelente questão que propusestes deve ser respondida por aqueles que estão desejosos de libertação . Como uma sábia frase , está de acordo com as Escrituras , pois é breve e plena de significado .
COMENTÁRIO - Ouvir é penetrar na essência , estabelecer contato , atingir a " veia " . Penetrar no mistério que está além da mente , das palavras , da memória , do tempo . É como dizem os budistas : " alcançar o corpo da Lei , a essencialidade que preenche os corações e as mentes de todos os seres " .
70- Ouça atentamente , Oh homem sábio , minha resposta , pois ouvindo serás libertado da escravidão à existência condicionada [ samsãra ] .
COMENTÁRIO - Volte a ler o comentário anterior , feche o livro e medite no seu conteúdo . A realidade última expressa a essência , as coisas tais como são : livres da escravidão da vida e da morte . Despertar a realização direta de algo que existe na eternidade , mas que nossa ignorância não nos permite ver .
71- Diz-se que a causa principal da libertação é o completo desapego da mente dos objetos transitórios . Em seguida , a aquisição de shama , dama , titikshã e a completa renúncia de todo karma ( atos religiosos e outros com a intenção de conquistar qualquer objeto do desejo pessoal ) .
COMENTÁRIO - Shama é o imperturbável domínio da mente . Dama é a volta aos órgãos dos sentidos depois de desprendê-los dos objetos .
Titikshã é a paciência infinita para suportar o que quer que venha a acontecer , e a esperança de que , por pior que seja , nunca irá durar para sempre .
Esse estado de equanimidade , de silêncio dos sentidos , é fundamental para o que irá ocorrer a seguir .
72- Então o sábio estudante ( deve se devotar ) diariamente , sem interrupções , ao estudo das Escrituras , à reflexão e meditação nas verdades ali contidas . E , assim , tendo se libertado da ignorância , o homem sábio goza a bem-aventurança do Nirvana mesmo estando ainda na Terra .
COMENTÁRIO - O estabelecimento de uma prática diária , de um ritmo , é fundamental . A maioria de nós vive de uma forma desordenada , sujeita a uma série de embates . Essa agitação predispõe à superficialidade .
Estudar profundamente , refletir e meditar significam perda de tempo , algo inútil que deve ser posto de lado num contexto social onde só é valorizada a acumulação de riquezas materiais . Entretanto , neste versículo , Sankara lembra-nos de que só adotando o estudo , a reflexão e a meditação podemos nos libertar da ignorância e sentir a bem-aventurança .
73- O discernimento entre o Espírito e o não espírito que precisas agora compreender está sendo por mim relatado . Ouça atentamente e o realize em ti mesmo .
COMENTÁRIO - A perfeita distinção entre o Espírito e o não espírito é fundamental . Temos de vivenciá-la .
74/75- O sábio chama a isso de corpo denso , que é a combinação de tutano , osso , gordura , carne , sangue e sêmen e é constituído de pés , tronco , costas , cabeça , membros e órgãos .
É ele a causa que dá nascimento à ignorância e a ilusão do " eu " e do " meu " . Os elementos sutis são ãkãsha , ar , fogo , água e terra ( entendendo-se aqui os princípios mais elevados destes elementos ) .
COMENTÁRIO - A ignorância da verdadeira realidade nasce da limitação imposta pelos " véus " dos sentidos . O corpo denso escraviza , limita , dificulta a percepção do sutil . É como um denso nevoeiro que impede a chegada até nós dos raios benfazejos do Sol . Mas , apesar das limitações dessa armadura medieval que vestimos , é possível encontrar o caminho para o que está na nossa essência e que é idêntico ao universal . É isso que Sankara nos propõe neste texto .
76- Pela mistura de uns com os outros eles se tornam os elementos densos e as causas do corpo denso . Suas funções são a produção dos cinco sentidos , e esses destinam à experiência de quem os possui .
´COMENTÁRIO - Os sentidos são as portas de comunicação com o mundo externo . É deles que nos advém a experiência do eu isolado do resto . Deles nasce a sensação do isolamento , da separatividade . Mas é também através de sua ação que o homem realizado atua no mundo .
77- Os seres iludidos , que estão presos a objetos mundanos pelos laços de um forte desejo difícil de ser quebrado , são forçosamente arrastados pelo mensageiro [ samskaras ] - o seu próprio karma - para o céu ( svarga ) , a Terra e o inferno ( naraka ) .
COMENTÁRIO - O desejo amarra-nos aos objetos e é difícil de ser quebrado . Os objetos causam-nos enorme sofrimento quando , pela força das circunstâncias , nos são retirados . Quando não nos libertamos , somos arrastados , em função de nosso próprio karma , para o céu , a Terra ou o inferno , e o aparente e interminável ciclo dos nascimentos e mortes continuará a nos manter escravos nas barreiras do tempo e do espaço .
78- Atraídos de várias maneiras pelas qualidades dos cinco sentidos , o som e os outros , cinco criaturas encontram sua morte . São elas : a gazela , o elefante , a mariposa , o peixe e a abelha negra . O que dizer então do homem que está preso conjuntamente por todos os sentidos ?
COMENTÁRIO - A música exerce uma grande atração sobre as gazelas . Na Índia , os caçadores utilizavam a música suave da flauta para atraí-las . O mesmo ocorre com o elefante em relação ao sentido do tato . Ele é facilmente capturado quando se esfrega de encontro a uma árvore . A atração da mariposa pela chama leva-a à destruição . Ela , o peixe e a abelha são respectivamente atraídos pela visão , gosto e olfato .
79- Quanto à virulência , os objetos dos sentidos são mais fatais do que o veneno da serpente negra ( naja tripudians ) . O veneno só mata aquele em quem é injetado , mas os objetos dos sentidos podem " matar " até pela sua própria aparência externa ( literalmente : pela mera visão deles ) .
COMENTÁRIO - Muitas ordens religiosas recomendam que os praticantes , aqueles que realmente estão dispostos a encontrar o caminho de volta ao Absoluto , evitem os encantamentos advindos dos sentidos . Os grandes chapéus usados pelos monges mendicantes do Budismo japonês protegem quem os utiliza da visão dos que oferecem alimentos . Da mesma maneira , no Budismo antigo Hinayana , não é permitido o contato físico com outras pessoas . O mesmo ocorre em ordens monásticas cristãs , entre elas a dos Trapistas . Mas os seres humanos comuns , que são obrigados a levar uma vida intensa de relacionamento , devem adotar técnicas que permitam neutralizar os efeitos do contato direto com os objetos dos sentidos .
Isso é possível graças à meditação , que gera um estado de consciência que minimiza ou anula os efeitos dos sentidos .
80- Somente aquele que está livre da grande servidão dos desejos , tão difícil de evitar , é capaz da libertação . Ninguém mais , mesmo que versado nos seis sistemas de filosofia .
COMENTÁRIO - O seis sistemas de filosofia indiana ( Darsanas ) apresentam uma visão abrangente da realidade . Aparentemente conflitantes , eles são complementares e se integram numa unidade de ordem superior .
Mesmo os que profundamente conhecem esses sistemas não são capazes de alcançar a libertação - aquele instante em que se quebram os laços do karma ( da lei de ação e reação ) e se extingue subitamente o mecanismo repetitivo do vir-a-ser .
81- Aqueles que estão somente sentimentalmente desejosos de libertação e apenas aparentemente livres da paixão , buscando cruzar o oceano da existência condicionada [ samsãra ] , são capturados pelo " tubarão " do desejo , seguros pelo pescoço e forçosamente tragados e afogados .
COMENTÁRIO - É preciso estar atento à superficialidade com que de hábito consideramos os fatos da vida , a tônica aparentemente sentimental com que tratamos as coisas . Entretanto , a libertação é algo muito sério e profundo que exige de nós uma total dedicação .
82- Somente aquele que mata o " tubarão " do desejo com a espada do supremo desapaixonamento atinge , sem obstáculo , o outro lado do oceano da existência condicionada .
COMENTÁRIO - O desejo deve ser morto com a espada do desapaixonamento . Esta é uma condição essencial . Aquele que deseja atingir o alto pico de uma montanha tem de se aliviar de todo o peso desnecessário . Só a extinção do desejo permitirá que alcancemos a outra margem , onde encontraremos a paz profunda . Enquanto estivermos presos pelo desejo ao objeto dos sentidos , estaremos irremediavelmente escravos do ilusório .
83- A mente daquele que trilha a áspera senda dos objetos sensoriais torna-se turva , e a morte espera por ele a cada passo . Mas aquele que trilha a reta senda , sob a instrução de um Guru , um bom homem que cuida de seu bem-estar espiritual , obterá por sua própria intuição a conquista do seu objetivo . Saiba que isso é verdade .
COMENTÁRIO - Sankara afirma a necessidade de um Guru , de um instrutor espiritual visível ou invisível , de alguém que venha em nosso auxílio , nos inspire , para que tenhamos a energia necessária para levar até o fim o nosso propósito de atingir a libertação.
84- Se o desejo pela libertação existe em ti , os objetos sensoriais têm de ser mantidos à grande distância , como se fossem veneno .
Deves constante e fervorosamente buscar a alegria como se fosse ambrosia , bem como a bondade , o perdão , a sinceridade , a tranquilidade e o autocontrole .
COMENTÁRIO - Exercita constantemente a tua vontade , deixando de lado aquilo que desejas . O desprendimento aumenta à medida que começamos a ver mais nitidamente os perigos do apego aos objetos dos sentidos . Ao mesmo tempo procura estimular a alegria , sorrindo para os teus interlocutores ou apresentando uma face tranquila para o mundo ; cultiva a alegria , a bondade , o perdão , a sinceridade , a tranquilidade e o autocontrole . Aos poucos as sementes florescerão e transformarão a tua vida e os que estão à tua volta . Transformamo-nos em um centro de paz e equilíbrio no meio da convulsão que caracteriza a nossa época . Veremos então que tudo se torna diferente .
85- Mata a si mesmo quem atende somente às necessidades de seu próprio corpo , nada fazendo de bom para os outros , constantemente evitando o seu próprio dever e não buscando a liberação da servidão causada pela ignorância .
COMENTÁRIO - O suicídio não é somente o término abrupto da vida pelas próprias mãos . Esse nasce do desespero dos que perderam a esperança de encontrar uma saída . O pior suicídio é o espiritual , quando definhamos interiormente devido a nossa própria ignorância , quando não encontramos o nosso dever , a nossa vocação . Todos os seres possuem em si , muitas vezes de forma indistinta , esse dever que nos levará até uma plenitude que existe potencialmente em tudo . Quando não permitimos que esse potencial se expresse em nossas vidas , estamos nos suicidando e cada vez mais submersos na ignorância que , por sua vez , produz mais sofrimento .
86- Quem vive somente para nutrir seu próprio corpo é como alguém que atravessa um rio montado num crocodilo pensando que seja um tronco de árvore .
COMENTÁRIO - A nutrição do próprio corpo não é só de alimentos mas de sensações , prazeres , estímulos excitantes , desejos , ideais , enfim , de tudo o que faz crescer o eu , que estimula a segregação e gera mais cedo ou mais tarde o sofrimento .
87- Para aquele que está desejoso da libertação , os desejos pertencentes ao corpo levam à grande morte . Somente aquele que está livre desses desejos está apto a ganhar a libertação .
COMENTÁRIO - Todos os desejos que sejam procedentes do corpo físico bem como das emoções e dos pensamentos irão levar à grande morte .
Entende-se por " grande morte " a perpetuação de uma vida envolvida pela ignorância e pelo erro . A grande libertação só ocorre quando esses desejos estão transcendidos .
88 - Vence a grande morte : o desejo pelo corpo , pela esposa , pelo filho e assim por diante . Tendo-a vencido , os ascetas ( muni ) entram na suprema morada de Vishnu ( ou seja , alcançam a união com o Logos que reside no seio de Parabrahman ) .
COMENTÁRIO - Todas as coisas têm as suas raízes , a sua essência , em Parabrahman , como dizem os hindus ; em Deus , segundo os cristãos ; em Tatatha , como falam os budistas ou em Allah , de acordo com os islamitas .
Ou de acordo com inúmeros outros nomes que identificam o Absoluto , como meras placas indicativas escritas nas mais diversas línguas . O que importa é o fato de que Aquilo é uma Realidade última para todas as coisas .
E não importa qual seja o caminho , nós iremos encontrá-Lo um dia . Esta união é um fato que irá se consumar . Sankara , que a sentiu , quer abrir o caminho para bilhões de criaturas que sofrem nas malhas da ignorância .
89- Este corpo grosseiro que condenamos é feito de pele , carne , sangue , nervos , gordura , tutano , ossos etc , e está repleto de impurezas .
90- Este corpo grosseiro , produzido pelos cinco elementos densos - que por sua vez originam-se do processo quíntuplo [ de união dos elementos sutis ] através do karma prévio - é o veículo dos gozos terrenos . É no estado de vigília desse corpo que são percebidos os objetos densos .
COMENTÁRIO - A manifestação da energia universal faz-se segundo um processo cíclico de densificação e sutilização de acordo com a antiga tradição da Índia . Esse processo repete-se infindavelmente até que se atinja Moksha ( libertação ) .
91- As diversas formas grosseiras são percebidas pelo ego corporificado através dos órgãos externos , assim como são percebidos os buquês de flores , a madeira do sândalo , as mulheres e tudo o mais .
Assim é a percepção consciente do corpo no estado de vigília .
COMENTÁRIO - É através dos órgãos dos sentidos que percebemos a realidade que nos cerca . Na verdade só percebemos um simples fragmento do Real , pois a capacidade de percepção é muito limitada . Pode-se então afirmar que tudo é ilusão .
92- Este corpo grosseiro do qual dependem todas as manifestações externas de Purusha ( Espírito ) é como a casa em que moramos .
COMENTÁRIO - Nosso corpo é a casa em que moramos - o veículo que nos servimos para o relacionamento com as coisas externas . Purusha significa o residente na cidade .
93- O corpo grosseiro ( denso ) passa pelos estágios da infância , decadência e morte. O corpo está sujeito a doenças , às condições da vida , à honra , desgraça , adulação etc .
COMENTÁRIO - As quatro condições da vida ( asrama ) para os hindus são : estudante , chefe de família , vida religiosa e o que renunciou a tudo em busca da iluminação . Temos de aceitar tudo o que nos ocorre com resignação , sabendo que são inevitáveis para o nosso processo de consciência .
Devemos estar prontos para enfrentar os altos e baixos , os dias de Sol e de tempestade com a mesma corajosa determinação , ( viryã ) pois , no final do processo tortuoso , a paz suprema está à nossa espera .
94- A visão , a audição , o tato , o olfato , o paladar e o intelecto são os chamados sentidos . Por intermédio deles nos chegam as percepções dos objetos densos . É através dos órgãos de ação - a língua , as mãos , os pés , o corpo etc . - que os atos são executados .
COMENTÁRIO - Cada ser possui um sistema de referência em função do qual se relaciona com o Universo . Desse sistema de referências surgem as diversas imagens do mundo que nos cerca . A nossa consciência é função do território coberto pelos nosso sentidos .
95/96- Manas , buddhi , ahamkrti e citta , com suas funções , são chamados os instrumentos internos [ antahkarana ] , Manas pela razão de postular e duvidar ; Buddhi devido à sua propriedade de chegar a um julgamento claro sobre os objetos ; Ahamkrti surge do egoísmo [ " eu " ] ; Citta , é assim chamado devido à sua propriedade de [ relembrar ] concentrar a mente em seu próprio interesse .
COMENTÁRIO - Além dos sentidos e dos órgãos de ação , analisados no versículo anterior , possuímos uma série de instrumentos internos através dos quais construímos uma realidade interior que é um pálido reflexo da realidade exterior . A coisa percebida e julgada pelo nosso condicionamento é completamente diferente da coisa real . À medida que o ser humano começa a despertar para uma consciência mais elevada , há uma total mutação nos modelos de avaliação até então adotados .
97- A vitalidade ( prãna , o segundo princípio ) , como acontece com o ouro , a água etc . , devido à diferença de suas funções e modificações torna-se prãna , apãna , vyãna , udãna e samãna .
COMENTÁRIO - O ouro pode ser trabalhado numa infinidade de formas ; a água pode ser transformada em gelo , vapor etc . . . Da mesma maneira a vitalidade que nos alimenta apresenta-se de diferentes formas segundo a função que assume : prãna , apãna , vyãna , udãna e samãna .
98- O corpo sutil chamado sukshma é constituído : 1) das cincos faculdades , começando com a fala ; 2) dos cinco órgãos , começando pelo ouvido ; 3) dos cinco ares vitais , começando com prãna ; 4) dos cinco elementos , começando com ãkãsha ; 5) de budhhi e o restante ; 6) de avidyã ( ignorância ) ; 7) kãma ( desejo ) e 8) karma ( ação ) - [ chamadas as oito " cidades " ] .
COMENTÁRIO - Neste versículo é feito o exame dos elementos constitutivos do corpo sutil que impregna o corpo denso . A visão hindu nos apresenta uma série de densificações progressivas da energia mais sutil impregnando corpos de densidade crescente .
99- Ouça ! Este corpo produzido de cinco elementos sutis é chamado sukshma , bem como linga sharira . É o campo dos desejos [ latentes ] onde se experimentam as consequências do karma ( experiência anterior ) ; é ignorante ( juntamente com o kãrana sharira ) , não tem princípio e é um upãdhi ( veículo ) de Atman .
COMENTÁRIO - Atman , o Espírito , a mônada , a essência , é envolvido numa série de corpos ( veículos ) através dos quais atua . Com isso é criada uma barreira que dificulta o contato direto com a realidade transcendente de sua natureza .
100- A condição característica deste corpo é o estado de sonho ; esse estado é distinto do estado de vigília em virtude da maneira peculiar pela qual os sentidos trabalham . No estado de sonho a mente revive a condição criada pelos desejos do estado de vigília .
COMENTÁRIO - Os desejos são um estado de tensão que se reflete no sonho . Quando dormimos profundamente , sem sonhos , mergulhamos no Atemporal , naquilo que não tem imagens . À medida que o estado de libertação se aproxima , diminui gradativamente a presença de sonhos , de projeções de tensões provocadas pelos desejos .

Texto : do livro ( A JOIA SUPREMA DA SABEDORIA ) 
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