sábado, 7 de fevereiro de 2015

" A JOIA SUPREMA DA SABEDORIA "

VIVEKA-CHUDAMANI-SANKARA 

1- Eu me prostro diante do verdadeiro Instrutor - diante daquele que é revelado pelas conclusões de todos os sistemas da filosofia Vedanta , mas que em si é desconhecido . Govinda a suprema bem-aventurança .
COMENTÁRIO - Neste primeiro versículo , Sankarãchãrya mostra a importância do verdadeiro instrutor , daquele que nos poderá levar ao que é desconhecido : Ananda , a verdadeira bem-aventurança . Aquela paz fundamental que mora no âmago de toda criatura , mas que não é percebida em virtude da superficialidade e automatismo em que vivemos nossas vidas .
Reverencia o seu Guru : Govinda , que lhe abriu o caminho da Libertação .
2- Dentre as criaturas sensíveis é difícil alcançar o nascimento como ser humano ; dentre os seres humanos , nascer homem ; quando homem , ser um Brãhmana ; sendo um Brãhmana , desejar seguir a senda do dharma védico e entre esses aprender verdadeiramente . Mas o conhecimento espiritual que discerne entre o Espírito e o não espírito , a realização prática da fusão com Brahmãtman e a emancipação final dos grilhões da matéria são inatingíveis , exceto por um karma de centenas de milhões de encarnações.
COMENTÁRIO -  Reflitamos sobre a imensa qualidade de seres visíveis e invisíveis que existem nos inumeráveis mundos que constituem o Universo . Como é difícil ser humano ! Mas o fato de sermos seres humanos não significa que alcançamos a plenitude desse estado , que , no dizer do psicólogo Carl Gustav June , chegamos à " individualização " . Pouquíssimos são os que conseguem esse objetivo , pois a imensa maioria constitui o " rebanho " que é tocado pelos acontecimentos , vive e age em função de reflexos condicionados . Simples marionetes manipuladas pelas circunstâncias . Ainda é mais difícil ser um Brahmana , alguém que alcançou a mais elevada estatura espiritual . As quatro castas tradicionais da Índia estão vinculadas não às circunstâncias do nascimento , mas à essência do ser de cada um . Mesmo para os que sejam realmente Brahmanas há a dificuldade de desejar efetivamente seguir o dharma como expresso nos Vedas . O dharma é Lei , Ordem , Justiça . É a linha de menor resistência que , uma vez seguida , nos permite alcançar a libertação dos laços do karma . Mas o texto nos adverte da dificuldade do verdadeiro aprendizado . A fusão com a centelha suprema que está dentro de nós , o Brahmãtman , é algo de suprema dificuldade , pois depende fundamentalmente do karma de cada um . E para que isso ocorra são necessárias centenas de milhões de encarnações .
3- Humanidade , desejo de emancipação e orientação espiritual de grandes Homens são muito difíceis de alcançar , pois são adquiridos somente pela bondade dos Deuses (Devas).
4- Aquele que com dificuldades adquiriu uma encarnação humana e nela a plena maturidade como homem , o que lhe permite o conhecimento das Escrituras , e que , devido às ilusões , não trabalha pela emancipação , é um suicida , autodestruindo-se ao tentar alcançar objetos ilusórios .
COMENTÁRIO - As ilusões dificultam a concretização daquilo que é fundamental : a libertação . O homem que se deixa envolver por elas é um verdadeiro suicida , ao se destruir na tentativa de alcançar algo puramente ilusório .
5- Quem nesta terra tem a alma mais morta que aquele que , tendo obtido uma encarnação humana e um corpo masculino , luta loucamente para alcançar objetos de maneira egoísta?
COMENTÁRIO - São muitos os " mortos " em vida . Verdadeiros zumbis da tradição do Haiti , que perdem a grande oportunidade oferecida por uma encarnação humana na busca ilusória de prazeres fugazes . Reflitam sobre isso profundamente .
6- Ele pode estudar as Escrituras , invocar com sacrifícios os deuses , executar cerimônias religiosas ou oferecer devoção aos deuses e , todavia , não alcançar a salvação mesmo durante a sucessão de centenas de Brahmayugas . Isso só se dará pelo conhecimento da união com o Espírito .
COMENTÁRIO - Não é através da simples repetição mecânica de atos religiosos desprovidos de conteúdo que alguém alcança a libertação . O simples frequentar assíduo a templos , igrejas , mesquitas não leva a lugar algum . Só a união , a experiência direta , a vivência , a percepção do Espírito , nascida do que está além da memória , da mente e suas artimanhas , dos castelos de nuvens dos pensamentos , permitem alcançar o grande objetivo .
7- A imortalidade alcançada através da obtenção de qualquer condição objetiva ( tal como a de um deus ) está sujeita a findar , pois está claramente estabelecido nas Escrituras ( Shrutí ) que o karma nunca é causa da emancipação .
COMENTÁRIO - A condição de um deus é alcançada pelo longo processo evolutivo através da obtenção de um certo tipo de karma . Convém esclarecer que a Teosofia - a Filosofia Perene - admite uma infindável sucessão de seres resultantes de causas e efeitos sucessivos ( karma ) . Esse karma - energia acumulada - é uma hereditariedade , uma predeterminação que leva a certos estados de ser . Ser deus ( com letra minúscula ) é ser uma força da Natureza , uma lei , parte do grande conjunto da Lei Suprema . Os hindus denominam essa Lei de Dharma , os chineses , de Tao . Mas fique claro que não é através do karma que se alcança a emancipação . O karma está sujeito ao tempo , enquanto que a libertação é atemporal .
8- Portanto , o homem sábio luta para alcançar a salvação , renunciando ao desejo de desfrutar os objetos externos , recorrendo a um verdadeiro e grande Instrutor e aceitando seu ensinamento com a alma inabalável .
COMENTÁRIO - O abandono , a renúncia aos objetos externos é fundamental . A grande questão é encontrar o verdadeiro Mestre , o Diretor espiritual que nos dará auxílio e inspiração para que caminhemos com nossos próprios meios . É Ele que dá o " toque " transformador e produz a introspecção que nos leva ao Reino de Deus . Mas se não quiserem usar a palavra Deus , fortemente contaminada por conotações psicológicas de todos os tipos , usem em seu lugar o Real , o Absoluto ou Aquilo , como dizem os hindus . 
9- E pela prática do reto discernimento alcançado na senda do Yoga , ele salva a alma - a alma afogada no mar da existência condicionada [ samsára ] .
COMENTÁRIO - A alma está afogada , impregnada , imersa , contaminada pelo condicionamento resultante do processo de vir-a-ser , do samsára , como dizem os hindus . O Nirvana é a libertação desse processo , e só pode ser alcançado pelo correto discernimento . Discernir é perceber o erro , a ilusão , a ignorância que nos impede de perceber o que É , chamado por Jiddu Krishnamurti de " presente ativo " . É a percepção do aqui e agora , do atemporal , do Eterno que está na " caverna " do nosso coração , como dizem os místicos de todas as épocas e raças .
10- Após abandonarem todo o karma com a finalidade de remover os liames da existência condicionada , esses homens sábios , com mentes resolutas , podem tentar alcançar o conhecimento de seu próprio Átman .
COMENTÁRIO -  Átman é a centelha , a mônada , o centro mais sutil em torno do qual tudo o mais se congrega . Átman é idêntico ao Absoluto ( Brahman ) onde tudo está enraizado . Só o abandono - a extinção ou a rápida fruição - de todo karma ( energia acumulada em incontáveis encarnações ) pode produzir o Conhecimento . Entende-se por Conhecimento a identificação total da criatura com Aquilo de onde se origina .
11- As ações são para a purificação do coração e não para a conquista da Substância Real . A Substância pode ser alcançada pelo reto discernimento e não por qualquer porção de karma .
COMENTÁRIO - A ação tem uma importante função no processo de purificação do coração ( do âmago , do recesso ) , mas , diz o texto , a substância não pode ser alcançada pelo karma . O discernimento reto é o único meio que pode permitir essa conquista .
12- A percepção do fato de que o objeto visto é uma corda removerá o medo e o sofrimento que resultam da ideia ilusória de que é uma serpente .
COMETÁRIO - Essa pequena estória do pedaço de corda que é identificado pelo observador apressado como sendo uma serpente está repleta de sabedoria . A maioria das coisas não é o que pensamos ser . O elevado nível de condicionamento , produto da educação , do hábito , da cultura em que estamos inseridos , nos faz perder a " visão direta " da coisa observada .
Daí , ao vermos uma sombra , nasce o medo e o sofrimento .
13- O conhecimento de um objeto é conquistado somente pela percepção , investigação ou instrução , e não através de banhos purificadores , de dar esmolas ou de centenas de retenções da respiração [ pranayamas ] .
COMENTÁRIO - O conhecimento é algo que decorre da percepção direta - o contato com a essência da " coisa " em si . Para isso de nada servem os puros exercícios externos . O processo de onde decorre esse mergulho na Realidade transcendente não é lógico , nem decorre de ações puramente mecânicas . O Budismo Zen , ao mencionar Satori ( Iluminação ) , está apontando para algo que está além da mente conceitual . Igual posição tem o Budismo da Terra Pura ( Jodo Shinshu ) quando menciona " ocho " - o " salto transversal " , súbito e direto para a coisa em si .
14- O alcançar do objeto depende da qualificação daquele que o deseja alcançar . Todos os artifícios e contingências que surgem das circunstâncias do espaço e do tempo são meramente acessórios .
COMENTÁRIO - A palavra chave deste versículo é " qualificação " . Subentende-se a posse de condições intrínsecas que permitirão alcançar o objetivo primordial a que todos os seres tendem desde o momento que deixaram o seio do Absoluto e se particularizaram como seres aparentemente separados dos outros .
15- Portanto , aquele que deseja conhecer a natureza de seu próprio Átman , após ter encontrado um Guru que obteve o conhecimento do Absoluto ( Brahmajñãna ) e seja de uma bondosa disposição , deve prosseguir com sua investigação .
COMENTÁRIO - Nem todos os seres desejam conhecer a natureza de seu próprio Átman ( Espírito ) . Só muito poucos atingiram esse estágio onde se manifesta Vairãgya ( desgosto profundo pela vida comum na qual estamos envolvidos ) . A grande maioria continua sendo impelida pelo vento das paixões e pela falsa ilusão advinda dos sentidos e se consome no sofrimento . A presença de uma alma-guia é muito importante ; de alguém que possui revelado em si o conhecimento do Absoluto e manifestada aquela Compaixão que é o Amor infinito por todos os que sofrem nas malhas da ignorância . Dessa alma-guia advém a inspiração , o entusiasmo , para os que vêm se libertar da grande ilusão ( mãyã ) .
16- Aquele que possui um forte intelecto , que é instruído e que tem os poderes da compreensão , é um homem qualificado para tal investigação .
COMENTÁRIO - Nem todos estão qualificados para essa profunda investigação . É necessário que o indivíduo que se dispõe a atingir tal objetivo supremo - a libertação das malhas da ilusão ( mãyã ) e da ignorância ( avidyã ) - se prepare com muito empenho .
17- Somente é considerado digno de inquirir sobre o Espírito [ Brahman ] aquele que tem discernimento , não tem apegos ou desejos , tem shama e as outras qualificações , e que possui a vontade de emancipar-se .
COMENTÁRIO - Uma série de qualificações foram alinhadas . São condições indispensáveis para o aspirante ao mundo do Espírito . Sem elas nada será possível , a não ser o contínuo borboletear nas malhas de samsãra ( vir-a-ser ) . Mas , acima de tudo , é indispensável uma firme determinação ( desejo ) para alcançar a meta suprema . É ela que nos dá a força interior para vencer o desânimo e os obstáculos materiais que atingem o cansado viajante . Essa determinação é como um pavio que mergulha no combustível da lamparina . Sem ele não haveria a luz .
18- Com essa finalidade há quatro espécies de treinamentos preparatórios , diz o sábio . Com eles a tentativa terá sucesso ; sem eles não haverá êxito .
COMENTÁRIO - Na vida espiritual , assim como no caso dos atletas físicos , há uma série de treinamentos preparativos que servem para lançar os fundamentos para o futuro . Esse treinamento prévio é importantíssimo para que alcancemos a meta suprema .
19- Viveka é reconhecido como sendo o discernimento do eterno em relação ao transitório , então , segue-se vairãgya , a renúncia do desejo de usufruir dos frutos da ação aqui e agora .
COMENTÁRIO - Discernimento significa a capacidade de distinguir o eterno do transitório . Algo muito difícil para os que estão presos na rede do pensamento , da memória e do hábito repetitivo . Só os que se libertarem dos véus de mãyã ( ilusão ) poderão renunciar ao desejo de fruir os frutos da ação .
20/21/22- Em terceiro lugar , shatsampatti , as seis possessões , que se iniciam com shama ; e quarto , mumukshutva , a aspiração pela emancipação , Brahman é verdadeiro , o mundo transitório é uma ilusão ; tal é a forma da conclusão final que se diz ser o discernimento entre o transitório e o eterno . A renúncia do desejo consiste em abandonar os prazeres da visão , audição etc , e também , em abandonar todos os prazeres derivados de todos os objetos transitórios do prazer , desde o corpo físico até Brahmã o Criador , após ter meditado inúmeras vezes a respeito dos seus defeitos e limitações .
COMENTÁRIO - Todo o sentido de posse tem de ser abandonado , bem como todos os prazeres advindos do mundo dos sentidos . Enquanto houver um resquício de apego , a libertação final não será alcançada , e o homem continuará preso ao seu pequenino mundo de faz-de-conta .
23/24- Shama é a imperturbável concentração da mente sobre o objeto de percepção . Dama diz-se ser o confinamento , às suas próprias esferas , dos órgãos de ação e de percepção sensoriais , após tê-los feito desprender dos objetos dos sentidos . Uma condição não relacionada com ou dependente do mundo externo é o verdadeiro uparati .
COMENTÁRIO - Nestas três qualificações mencionadas , shama , dama e uparati , há uma preparação gradual para um alargamento de consciência onde o eu isolado desaparece para emergir o Todo . No primeiro , shama , há uma ininterrupta concentração da mente no objeto observado . Algo que ocorre muito raramente no homem comum , que simplesmente " pousa " nos objetos contemplados sem " perfurá-los " com a compreensão . No segundo , dama , há a volta aos órgãos dos sentidos , desprendendo-os dos objetos observados . Por fim surge , uparati , um estado onde há uma total ausência dos objetos externos .
25- Titikshã é o suportar de toda dor e sofrimento sem nenhum pensamento de retaliação , sem abatimento e sem lamento .
COMENTÁRIO - Titikshã é paciência infinita , equanimidade , equilíbrio , o corajoso suportar de todas as situações as quais a vida nos submete , sem reclamações ou lamentos .
26- Uma meditação fixa sobre os ensinamentos de Shastra ( Escrituras ) e do Guru ( Mestre ) , com uma firme fé neles , por meio da qual o objeto do pensamento é realizado , é descrito como shraddhã .
COMENTÁRIO - A fé ( shraddhã ) é um sentimento além das palavras , uma vivência de algo imensamente valioso para nós e que começamos a perceber em nossas vidas . É como a sensação nascida da certeza da presença do Sol ainda em plena noite . Uma noite que parece nunca acabar para quem sofre .
27- O fixar constante da mente no Espírito puro é chamado samãdhãna , a não distração da mente com objetos puramente ilusórios .
COMENTÁRIO - Observem agora os pensamentos que fluem em nossas mentes . Sintam a superficialidade do processo , a enorme mistura de memórias , sensações , emoções , medos que vêm na avalanche dos pensamentos . Parem ! Focalizem o Espírito puro que está no coração de todas as coisas . Aprofundem essa percepções e estarão gradativamente se estabelecendo no estado de samãdhãna .
28- Mumukshutva é a aspiração à libertação , através do conhecimento de nosso verdadeiro Ser , de todos os elos criados pela ignorância , começando pelo sentimento da personalidade e terminando com a identificação de si mesmo com o corpo físico .
COMENTÁRIO - São inúmeros os laços que nos prendem ao ilusório .
A sensação de que somos um eu separado , com uma identidade , uma posição social , atributos , um corpo físico etc . , alimenta a ideia de separatividade , de um isolamento ilusório . Sankara , em A Joia Suprema da Sabedoria , procura despertar os seres humanos de um profundo sono , libertando-os da Grande Ilusão .
29- Mesmo que as qualificações enumeradas sejam possuídas em pequeno ou moderado grau , ainda assim serão fortalecidas e melhoradas pela ausência de desejo , por shama e outras qualidades e pela bondade do Instrutor ; e darão frutos .
COMENTÁRIO - Não devemos nos desesperar se o nosso caminho for pedregoso. Com fé e trabalho constante ele poderá ser preparado . A ausência de desejos e as qualificações mencionadas anteriormente , mais a compaixão do instrutor , produzirão resultados . Não esperem que isso ocorra imediatamente , pois o processo é lento . Mas há casos em que subitamente a emancipação é alcançada , e acabam-se todos os problemas naquele instante mágico . Não fiquem na expectativa dessa emancipação , pois isso gera desejo , tensão , sofrimento e a deformação do Real .
30- Naquele em quem a ausência de desejo [ vairãgya ] e a aspiração pela emancipação [ mumukshutva ] são proeminentes , shama e outras qualificações produzirão grandes resultados .
COMENTÁRIO -  A ausência de desejos é fundamental no processo liberatório . À proporção que isso ocorre , as qualificações já mencionadas ( shama , dama , uparati , titikshã , shraddhã , samãdhãna ) produzirão ,na medida de sua intensidade , grandes resultados . A retirada da erva daninha dos desejos é fundamental para que a terra torne-se produtiva .
31- Quando a ausência do desejo e a aspiração pela emancipação são fracas , haverá apenas indicações de shama e das outras qualificações , tal como [ ver ] a água em uma miragem .
COMENTÁRIO - Mais uma vez a ausência de desejos e a aspiração pela emancipação são fundamentais . Se forem de pouca intensidade , todas as qualificações indispensáveis para que a libertação seja alcançada serão fracas , e pouco , ou nada , será obtido . Devemos meditar profundamente no sentido deste versículo , até que a resposta sem palavras sobrevenha .
32- Dentre os instrumentos de emancipação , o supremo é a devoção [ bhakti ] . A meditação sobre a verdadeira forma do Ser real diz-se ser devoção .
COMENTÁRIO - A devoção é um ato de dedicação a algo . No versículo anterior esse objeto é o Ser real . Entende-se por Ser real aquele que está por trás , no âmago , do ser ilusório . A devoção não é um processo intelectual e sim o alvorecer de um consciência , de uma Realidade que está além das palavras e das formas . A devoção é auto-alimentada quando se amplia o canal de ligação com o atemporal . Então começa a florescer uma paz que ultrapassa todo entendimento humano . Uma felicidade transcendente que pode se transformar em supremo êxtase , quando a gota mergulha de volta no Oceano .
33- Outros dizem que devoção é a meditação na natureza de nosso Atman . Aquele que possui todas essas qualificações é o que está apto a conhecer a verdadeira natureza de Atman .
COMENTÁRIO - Esse conhecimento ou identidade com a verdadeira natureza de Atman exige toda a série de qualificações indicadas nos versículos anteriores , algo quase impossível para quem não se predispuser a romper com a sua vida comum , a dar aquele salto transversal ( ocho ) que nos fala , entre outras , a Escola da Terra Pura do Budismo .
O preço a pagar é muito grande , mas o resultado tem um valor imensurável .
34- Tal pessoa tem que se aproximar do Guru , através do qual a libertação da escravidão é alcançada ; alguém que seja sábio , bem versado nas Escrituras , sem pecados , livre do desejo e conhecedor da natureza de Brahman .
COMENTÁRIO - Há um dito hindu : " Com o Guru todas as trevas são dissolvidas . O Guru lá está , em qualquer ponto que nos voltemos " . Ele pode ser visível ou algo que surge em nós e inspira e ilumina as nossas vidas , pois é alguém que conhece por experiência própria a verdadeira natureza do Supremo ( Brahman ) .
35- Alguém que atingiu o repouso no Espírito , como uma chama que se extinguiu quando o combustível foi consumido . Alguém cuja bondade não é influenciada por considerações pessoais , e que está ansioso por auxiliar àqueles que buscam ajuda .
COMENTÁRIO - O Mestre ( Guru ) é totalmente desprendido no seu Amor Supremo . Está sempre pronto a derramar a sua benéfica influência sobre todos os seres , visíveis ou invisíveis , principalmente para aqueles que já despertaram de certa forma e buscam desesperadamente por ajuda .
Deixem de lado o orgulho , os desejos , os projetos sem base . Abram os corações à Graça Suprema , e o auxílio virá imediatamente .
36- Tendo obtido a orientação de um tal Preceptor através da devoção , da atitude respeitosa e do serviço , o objeto de vossa busca deve ser-lhe dirigido quando Ele não estiver de outra forma ocupado .
COMENTÁRIO - Cada um de nós tem de se qualificar para receber orientação de um Guru . Sem essa preparação prévia a sintonia entre o Mestre e o discípulo não é possível .
37- " Eu te saúdo , Oh Senhor , pleno de compaixão . Oh amigo daqueles que se curvam diante de Ti . Eu caí no oceano do nascimento e renascimento . Salvai-me com o Teu olhar que nunca falha , que faz cair sobre nós a chuva de ambrosia da sinceridade e misericórdia " .
COMENTÁRIO - Neste versículo dá-se a completa entrega ao Mestre .
Dele virá o auxílio que extinguira nossos sofrimentos e paixões . Sem essa abertura não é possível que recebamos auxílio . A carapaça tem de ser rompida . O orgulho e a autossuficiência , desarmados .
38- " Proteja da morte àquele que está aquecido pelo trovejante fogo selvagem da mutável vida que é tão difícil de extinguir , aquele que está sofrendo as rajadas do infortúnio , pois não conheço outro refúgio " .
COMENTÁRIO - Só há um refúgio onde todo o sofrimento nascido da infindável sucessão do karma pode ser extinto . O Guru pode nos ajudar a encontrá-lo . Ele é a porta que nos conduz ao Eterno . A paz infinita que está em nós desde todo o sempre , mas que não percebemos . Mergulha no texto que estás lendo , e o momento para a tua transformação pode ser agora ! 
39- " Os grandes Seres pacificados vivem regenerando o mundo como a primavera que se aproxima e , tendo cruzado o oceano da existência corporificada , auxiliam aqueles que tentam fazer o mesmo , sem qualquer motivo pessoal " .
40- " Este desejo é espontâneo , pois a tendência natural das Grandes Almas é remover o sofrimento dos outros , assim como os raios de ambrosia da Lua esfriam a Terra aquecida pelos fortes raios de Sol " .
COMENTÁRIO - As Grandes Almas , os Seres que vivenciam o Eterno , pacificam os que estão tomados pelas paixões . São como a brisa fresca que irrompe subitamente num dia de verão ardente . As suas ações são constantes em todos os momentos . A paz que deles emana é constante e reconforta os que estão esmagados pelo sofrimento . Aquilo que é grande demais para ter nome envolve todas as coisas . Entretanto , não podemos senti-Lo até que o contactemos . Está sempre auxiliando , à disposição dos que O buscam .
Aqueles que O tocam , no dizer do místico kirpal Singh , " são as crianças da Luz e vêm para dar essa Luz a um mundo que está em treva profunda " .
41- " Oh Senhor , aspergi-me com as gotas da tua fresca água de compaixão , pois estou aquecido pelo fogo da floresta do nascer e do renascer ; gratifica meus ouvidos com as palavras de ambrosia , à medida que elas fluem do receptáculo de tua experiência , da felicidade procedente de Brahmajñãna ( conhecimento do Supremo ) , sagrado e reanimador . Felizes são aqueles que são vistos por Ti , mesmo que por um momento , pois eles se tornam em aptos receptores e são aceitos como discípulos " .
COMENTÁRIO - O Guru está presente em todos os momentos da nossa vida . Não é entretanto percebido enquanto o discípulo ( o recipiente ) não estiver pronto . Mas , mesmo por um momento , o discípulo pode ser aceito pelo compassivo Mestre e então receberá , por seu intermédio , a suprema ventura ( Brahmajñãna ) , advinda do contato com a eterna bem-aventurança . Uma paz infinita que mora nos nossos corações , mas que não temos ainda a sensibilidade para perceber .
42- " Como cruzarei o oceano do nascimento e renascimento ? 
Qual é o meu destino , o que significa existir , Oh Senhor , eu não sei . Oh Senhor , bondosamente me protegei , aliviai as dores procedentes do nascer e renascer " .
COMENTÁRIO - A grande maioria dos seres humanos vive impelida pelos acontecimentos , sem saber como sair do processo do vir-a-ser ( samsãra ) e nem tem a menor ideia de qual seja o objetivo último desse processo ou o que significa existir . No instante em que temos consciência plena do problema , é indispensável a entrega à ação de algo que está acima , dentro de nós .
O tom de súplica deste versículo é pungente . Nascida de um coração que sinceramente deseja uma saída que nunca será encontrada pelo intelecto .
43- A Grande Alma , observando com os olhos umedecidos pela misericórdia o buscador do refúgio que , aquecido pelo fogo da floresta do nascimento e do renascimento , chama por Ele , instantaneamente lhe diz que nada tema .
COMENTÁRIO - Karuna ( compaixão ) , segundo os budistas , é uma característica do Ser Iluminado . A Grande Alma , o ser tocado pelo Supremo , o homem-deus , como dizem os místicos sufis , está sempre atento aos que sofrem . Quando o sofredor dá as condições necessárias , o auxílio é imediato . - aquela sensação de que , apesar de tudo , não devemos ter medo de nada .
44- Aquele ser sábio misericordiosamente instrui na Verdade o discípulo que chega até ele desejoso de emancipação , praticando os retos meios para a sua conquista , de mente tranquila e pre-enchida por shama .
COMETÁRIO - O Guru , o Mestre , está sempre alerta para auxiliar o discípulo que se predisponha a isso . É necessário que cada um de nós trabalhe consigo mesmo , preparando o terreno onde brotará a semente da emancipação .
45- O Mestre diz :
Nada temas , homem sábios , não há perigo . Há um meio para se cruzar o oceano do nascimento e renascimento - aquele que os Yoguis usaram . Eu te mostrarei qual é .
COMENTÁRIO - Não tenhas medo , pois há uma saída ! O aparente e infindável processo do vir-a-ser pode ser interrompido . Inúmeros seres que alcançaram o equilíbrio perfeito conseguiram isso . O caminho está , pois , aberto . Somente depende de cada um de nós terminar o martírio .
46- Há um meio efetivo para a destruição do nascimento e renascimento , pelo qual , cruzando o oceano da mutável vida [ samsãra ] , atingirás a suprema bem-aventurança .
COMENTÁRIO - A paz infinita pode ser alcançada nesta vida . Essa certeza o Viveka-Chudãmani nos dá . Surge então a esperança de nos libertarmos do sofrimento de vidas sucessivas . À medida que nos aproximamos do Supremo , sentimos a Sua presença em nossas vidas e tudo começa a mudar . É como um alvorecer depois da espessa noite .
47- Um excelente conhecimento é alcançado pela compreensão da finalidade da Vedanta . Com ele termina a grande miséria do nascimento e renascimento .
COMENTÁRIO - A finalidade suprema da Vedanta é permitir que os seres humanos alcancem a libertação do sofrimento . Um sofrimento que resulta dos efeitos acumulados do karma ( lei de causa e efeito ) .
48- As Escrituras demonstram diretamente que shraddhã ( fé ) , bhakti ( devoção ) , dhyãna ( meditação ) e yoga ( união ) são as causas que trazem a emancipação da servidão da existência encarnada [ a libertação das ligaduras do corpo , que são obra da magia de avidyã ] .
COMENTÁRIO - Observem a ordem mencionada . Em primeiro lugar está a fé . Entende-se por fé o percebimento de " algo " , a sensação de uma " presença " . Não é a fé supersticiosa de algo que é aceito porque está contido em um livro considerado sagrado ou que foi escrito por alguém que , segundo a tradição , deve ser respeitado . Quando esse primeiro ponto de contato é estabelecido , segue-se a devoção , um sentimento interior que nos impele para a raiz das coisas . Então , estão lançados as bases para o estabelecimento do processo da meditação que levará a um gradual aprofundamento em direção às raízes do Ser , nascendo a condição para que o próximo estágio , o yoga ( união ) , se manifeste . A viagem de volta terá assim terminado , encerrando-se definitivamente o ciclo do vir-a-ser.
49- Devido à ignorância se produz uma conexão entre vós , que sois Paramãtman , e aquilo que não é Ãtman , surgindo a roda da existência corporificada . A ignorância [ avidyã ] é queimada até as raízes pelo fogo da sabedoria surgido do discernimento .
COMENTÁRIO - Paramãtman é o Supremo , a fonte e origem de onde procedem todas as coisas . Ãtman é uma centelha desse Supremo , sendo , portanto , idêntico a Ele . É a ignorância que impede a percepção deste fato e faz com que sintamos a sensação de isolamento , de solidão .
50- O Discípulo diz :
" Oh Senhor , por misericórdia , ouça-me ! Estou fazendo uma pergunta e , quando ouvir uma resposta de tua própria boca , atingirei meu objetivo " .
COMENTÁRIO - Na vida de todos nós chega um momento em que se dá uma total rendição , uma entrega , um angustioso pedido de auxílio . Só então virá a resposta . Mas para que isso ocorra é necessário que o canal seja preparado .

Texto : do livro ( A JOIA SUPREMA DA SABEDORIA ) Continua .
Deixe o seu Comentário .

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário