sexta-feira, 18 de outubro de 2013

" BUDISMO MAHAYANA "

LANKAVATARA SUTRA 


Naquela época , Mahamati , o Bodhisattva-Mahasattva pediu ao abençoado por mais explicação : Fale-me Abençoado , Tathagata , Iluminado , sobre o mérito e vício relativo à questão de comer carne ; para que deste modo eu e outros bodhisattvas do presente e do futuro possamos ensinar o Dharma a fim de fazer com que os seres abandonem seu ávido apego por carne , seres que sob a influência da energia do hábito relativo às existências carnívoras anseiam intensamente por comidas de carne . Esses comedores de carne , ao abandonarem esse desejo , irão buscar o Dharma e considerar todos os seres com amor , como se fossem seus filhos , e terão grande júbilo e compaixão pelos seres .
Desenvolvendo compaixão eles irão colocar a si mesmos , com disciplina , nos estágios para a senda dos bodhisattvas e se tornarão despertos em grande iluminação .
Abençoado , mesmo aqueles filósofos que mantém ideias errôneas e estão apegados às visões do Lokayata tais como o dualismo da existência e não-existência , o niilismo e o idealismo , mesmo eles irão proibir o consumo de carne e irão eles mesmos pararem de consumir . Ó Grande Instrutor , aquele que promove a misericórdia é um ser iluminado ; não há nada de ruim em impedir o consumo de carne , não só para si mesmo , mas para os outros também . Sim , deixe que O Abençoado , cujo coração está preenchido com amor pelo mundo todo , que considera todos os seres como seus filhos e que possui grande compaixão em conformidade com seus sentimentos bondosos , ensine-nos sobre o mérito e vício relativo ao consumo de carne , de modo que eu e os outros bodhisttvas possamos ensinar o Dharma O Iluminado respondeu : Escute então , Mahamati , e reflita bem ; Eu lhe direi . Certamente , ó iluminado . Respondeu Mahamati , o Bodhisattva-Mahasattva . E pôs-se a ouvir .
O Iluminado disse então a ele : Por inúmeras razões , Mahamati , o Bodhisattva , cuja natureza é compaixão , não deve comer nenhuma carne ; Explicarei : Mahamati , nessa longa jornada de renascimento , não há um ser que , tendo assumido a forma de um ser vivo , não tenha sido sua mãe , pai , irmão , irmã , filho ou filha , ou outro dos laços que unem ; ao renascer poderão adquirir a forma de animais , selvagens ou domésticos ; assim sendo , como pode um Bodhisattva-Mahasattva , que tenciona aproximar-se de todos os seres como se fossem ele mesmo e praticar as verdades ensinadas pelo Buda , comer a carne de seres vivos que possuem a mesma natureza que ele mesmo ? Mahamati , mesmo o Rakshasa que ouve os discursos do Tathagata sobre a elevada essência do Dharma alcança a percepção da necessidade de proteger o Dharma e ter compaixão ; até mesmo ele evita o consumo de carne . Então Mahamati , onde quer que haja evolução de seres vivos , que as pessoas divulguem com alegria o sentimento de equanimidade , e pensem que todos os seres vivos devem ser amados como filhos únicos , que todos deixem de comer carne ! A carne de um cachorro , jumento , búfalo , cavalo , homem ou qualquer outro ser , não é para ser comida . O Bodhisattva , portanto , não deve comer carne .
Pelo amor à pureza , Mahamati , o Bodhisattva deve evitar a carne , que nasce através de sêmen e sangue , etc . Por receio de causar sofrimento a outros seres , Mahamati , o Bodhisattva , que se dedica a atingir elevada compaixão , não deve comer carne . Para ilustrar : quando um cão vê à distância um caçador , cujo desejo é comer carne , ele se apavora e pensa ; eles são assassinos , irão me matar . Da mesma maneira , Mahamati , até mesmo os animais que vivem nos céus , na terra e na água , ao verem comedores de carne à distância , perceberão nos caçadores , por seu aguçado olfato , o desejo por carne , e fugirão de tais pessoas o mais rápido que puderem ; pois tais pessoas são para os animais a ameaça de morte . Por esta razão , Mahamati , que o Bodhisattva que se dedica ao caminho da iluminação , que busca ater-se à grande compaixão , deixa de comer carne , para não aterrorizar os seres vivos . Mahamati , a carne , morta por pessoas sem sabedoria , está cheia de um odor fétido e consumi-la traz má reputação , o que faz com que pessoas sábias se afastem ; o Bodhisattva não come carne . A comida dos sábios , Mahamati , é a mesma dos Rishis . Não consiste de carne e sangue . Portanto , Mahamati , o Bodhisattva não come carne .
A fim de proteger a mente de todas as pessoas , o Bodhisattva , cuja natureza é pura e santa e que não deseja que o ensinamento do Buda seja distorcido , abstém-se de carne . Pois , Mahamati , há pessoas que falam mal do ensinamento do Buda , elas dizem : Porque aqueles que dizem estar vivendo a vida de um Sramana ou um Brâmane rejeitam a comida consumida pelos Rishis e , como animais carnívoros vagam pelo mundo aterrorizando as criaturas , ignorando a vida que deve ser levada pelo Sramana e destruindo os votos do Brâmane ? Não há nenhum Dharma em suas mentes , nenhuma disciplina . Há muitas pessoas que por essa causa tornam-se mentalmente desfavoráveis aos ensinamentos do Buda . Por esta razão , Mahamati , a fim de proteger a mente das pessoas , o Bodhisattva , cuja natureza é cheia de misericórdia e que deseja evitar que o ensinamento do Buda seja distorcido , abstém-se de carne .
Mahamati , o odor fétido emitido por um cadáver é ofensivo . Que o Bodhisattva abstenha-se de carne . Quando carne é queimada , seja de um homem morto ou de outra criatura , não há distinção entre o odor . Qualquer tipo de carne , quando queimada , emite um odor igualmente nocivo . Portanto , Mahamati , que o Bodhisattva , que deseja a pureza em sua prática , abstenha-se totalmente do consumo de carne .
Mahamati , quando filhas da boa linhagem , desejando , exercitarem-se em várias disciplinas , tais como o desenvolvimento de um coração compassivo , o domínio de fórmulas mágicas , ou o conhecimento mágico perfeito , ou , ao engajarem-se em uma peregrinação pela senda Mahayana , retiram-se para lugares isolados , demônios se aproximarão delas se ainda comerem carne . Se , sentadas em poltronas ou assentos dedicados à prática , serão impedidas de desenvolver siddhis ou alcançar a libertação por causa do consumo de carne .
Até mesmo a visão de formas objetivas faz com que surja o desejo de provar seu sabor , que o Bodhisattava , cheio de piedade e considerando todos os seres como seus filhos , abstenha-se de carne completamente . Reconhecendo que sua boca tem cheiro extremamente fétido , mesmo estando vivo , o Bodhisattva , cuja natureza é piedade , abstém-se totalmente de comer carne .
O comedor de carne dorme mal e acorda perturbado . Ele sonha com acontecimentos terríveis . Ele vive sozinho em uma cabana vazia ; seu espírito é perseguido por demônios . Frequentemente ele é abatido pelo medo , ele treme , sem saber o porquê . Não há regularidade em sua dieta e ele nunca está satisfeito . Em seu comer , ele nunca sabe o que é o gosto próprio dos alimentos , a digestão e a nutrição . Suas vísceras estão entupidas com vermes e outras criaturas impuras por causa da carne . Ele já não se sente tão avesso a doenças . Se eu ensino que consideremos a comida como se estivéssemos comendo nossos próprios filhos ou tomando drogas , como poderia eu permitir que meus discípulos , Mahamati , alimentassem-se de carne e sangue , que são gratificantes aos tolos mas abomináveis aos sábios , que trazem muito mal e afastam muitos méritos ; que não são oferecidos aos Rishis e são inadequadas ?
Agora , Mahamati , a comida que eu permito que meus discípulos consumam agrada aos sábios e é evitada pelos ignorantes ; mantém a maldade afastada e é prescrita pelos antigos Rishis . Consiste de arroz , cevada , trigo , feijões , lentilha , óleos , mel , melado , frutas , etc ; comida preparada com estes ingredientes é a boa comida . Mahamati , pode haver pessoas irracionais no futuro que irão discriminar e estabelecer novas regras de disciplinas ética e que , sob a influência da energia de hábito pertencente às raças carnívoras , irão avidamente desejar o gosto da carne : não é para tais pessoas que a alimentação acima foi sugerida . Mahamati , esta é a comida que eu indico para os Bodhisattvas-Mahasattvas , que se dedicaram aos Budas , que germinaram sementes de bondade e têm confiança . Aqueles que são todos da família do Sakyamuni , filhos e filhas de boas famílias , que não têm apego ao corpo , à vida , às propriedades , que não cobiçam prazeres , não são gananciosos , que , sendo compassivos , desejam abarcar a todos os seres vivos e consideram a todos como eles mesmos , que têm afeto pelos seres como se fossem seus filhos [ . . . ] . . . [ . . . ]
Há muitos males em comer carne Mahamati , numerosos vícios são gerados nas mentes pervertidas daqueles que estão engajados no consumo de carne . Os ignorantes e de mente fraca não estão cientes de tudo isso , e dos deméritos ligados ao consumo de carne . Saiba , Mahamati , que conhecendo isto , o Bodhisattva , cuja natureza é piedade , abstém-se de carne .
Mahamati , se a carne não é consumida por ninguém por razão alguma , então não haverá mais destruição da vida . Na maioria dos casos o extermínio de seres inocentes é feito por motivos de orgulho e raramente por outras causas . Nada de bom pode ser dito sobre comer a carne de seres sencientes , e alguém contaminado pelo ávido desejo de carne pode chegar ao ponto de comer humana ! Mahamati , na maioria dos casos , armadilhas e outros dispositivos são colocadas em vários locais por pessoas que perderam a noção de seu apego pelo gosto da carne , e , assim , muitas vítimas inocentes são destruídas por causa do valor atribuído a elas . Há até mesmo aqueles , Mahamati , que são como Rakshasas de coração duro , e que costumam praticar crueldades . Aqueles que , sendo completamente sem compaixão , pensarão nos seres vivos como sendo destinados ao consumo e destruição ; nenhuma compaixão surgirá nesses .
Não é verdade que a carne é comida aceitável e permissível para o Sravaka quando a vítima não foi morta por este , quando este não pediu a outros que a matassem e quando não era especialmente destinada a ele . Novamente , Mahamati , haverá pessoas inconsequentes no futuro que se engajando no caminho ensinadas por mim e conhecidas como filhos de Sakya , pessoas que vestirão o manto Kashaya como um emblema , mas que serão em pensamento terrivelmente afetadas pelo Klesha das nações errôneas . Eles falarão sobre suas várias práticas de disciplina , apegados à visão de uma alma pessoal . Sob a influência do desejo pelo sabor da carne criarão argumentos sofistas para defender o consumo de carne . Pensarão que estarão permitindo que eu seja caluniado quando falam de fatos possíveis de interpretar de várias formas . Imaginando que este fato em particular seja possível interpretar , eles concluirão que o iluminado permite o consumo de carne , e que esta é mencionada entre os alimentos permitidos e que provavelmente o próprio Tathagata o consumiu . Mas , Mahamati , em lugar algum nos sutras o consumo de carne é permitido , nem referido como sendo próprio entre os alimentos sugeridos aos seguidores do Buda .
Se eu tivesse , Mahamati , uma mente que permitisse o consumo de carne , se eu dissesse que ela é própria para os Sravakas , eu não teria proibido o consumo de carne para estes iogues , filhos e filhas da boa linhagem . Desejando compartilhar a ideia de que todos os seres vivos são para eles como um filho único , esses iogues são compassivos , praticam a contemplação e uma vida ascética , eles seguem o caminho do Mahayana . Mahamati , este ensinamento de que não se deve comer carne é aqui dado a todos os filhos e filhas da boa linhagem , sejam eles ascetas das florestas ou iogues que praticam os exercícios , se eles desejam o Dharma e estão trilhando o caminho . Possuindo compaixão , consideram todos os seres como filhos , assim atingem a meta de sua disciplina .
Nos textos canônicos o processo de disciplina é desenvolvido em sequência ordenada , como uma escada em que se sobe passo a passo , degrau por degrau , cada um unido ao outro de maneira regular e metódica . Há uma proibição quanto à carne encontrada em animais já mortos . No presente sutra qualquer forma de consumo de carne , de qualquer maneira e em qualquer lugar , é incondicionalmente e uma vez por todas proibida a todos . Assim , Mahamati , eu não permito que ninguém coma carne , nem permitirei . Alimentar-se de carne , Mahamati , é impróprio para monges . Poderá haver alguns , Mahamati , que dirão que o Tathagata consumiu carne , eles o farão achando que isso irá caluniá-lo . Pessoas ignorantes como essas serão amaldiçoadas por seu próprio carma impeditivo , e cairão nas regiões onde longas noites se passam sem ganho nem alegria . Mahamati , os nobres Sravakas não consomem a comida das pessoas comuns , muito menos a comida que vem da carne e do sangue , que é de todo imprópria . Mahamati , o alimento próprio para meus Sravakas , Pratyekabuddhas e Bodhisattvas é o Dharma , e não a carne . O Tathagata é o Dharmakaya , Mahamati ; ele se atém ao Dharma como alimento ; seu corpo não é um corpo que se alimentou de carne ; ele não suporta nenhum alimento cárneo . Ele já se expurgou da energia-hábito de sede e desejo que mantém preso à existência ; ele mantém a má energia-hábito das paixões afastada ; ele é totalmente emancipado em mente e sabedoria ; ele é aquele que tudo sabe , que tudo vê ; ele considera a todos os seres com imparcialidade e como seus filhos ; ele é um grande coração compassivo . Mahamati , considerando que todos os seres são como um filho único , como posso eu permitir que os Sravakas comam a carne de seus próprios filhos ? Muito menos eu o faria ! Afirmar que eu permiti que os Sravakas , assim como eu mesmo , tomassem parte no hábito de comer carne , Mahamati , é algo totalmente sem fundamento . É dito : 

1. Licor , carne e cebola devem ser evitados pelos Bodhisattvas-Mahasattvas e por aqueles que são heróis da vitória .
2. A carne não agrada aos sábios : possui um odor fétido e nauseante , causa má reputação , é comida para os carnívoros ; Digo-lhe Mahamati , não deve ser consumida .
3. Àqueles que consomem carne há efeitos ruins , àqueles que não a consomem , méritos ; Mahamati , você deve saber que os comedores de carne trazem para si mau carma .
4. Que o iogue deixe de comer carne , já que a carne também cresce nele e o ato de comê-la é uma transgressão , já que a carne é produzida por sêmen e sangue e o ato de matar os animais aterroriza os seres .
5. Que o iogue sempre deixe de comer carne , cebola e os vários tipos de licor e alho .
6. Não unte seu corpo com olho de gergelim ; não durma em uma cama cheia de espinhos ; os seres que vivem em cavidades e fora delas ficarão terrivelmente assustados .
7. Do comer carne surge arrogância , da arrogância surge uma noção errônea , e dela a ganância ; por esta razão deixe de comer carne .
8. Da imaginação surge a ganância , e com a ganância a mente fica estupefata ; surge apego à estupefação e assim não há libertação do nascimento e morte .
9. Por causa de lucro seres sencientes são destruídos , pela carne é dado dinheiro , isto é uma ação errônea e a ação irá maturar nos infernos .
10. Aquele que come carne , ignorando as palavras do Muni , tem uma mente maldosa ; ele é apontado nos ensinamentos do Sakya como o destruidor do bem-estar dos dois mundos .
11. Esses causadores de mal irão para os mais terríveis infernos ; comedores de carne serão jogados em horríveis infernos , tais como o Raurava , etc . . . 
12. Não há carne que possa ser considerada pura , seja ela não permitida , não pedida e não impedida . Portanto , deixe de comer carne .
13. Que o iogue não coma carne , é proibido por mim assim como pelos Budas ; Seres que se alimentam uns dos outros renascerão entre os animais carnívoros .
14. Aquele que come carne cheira mal , é desdenhoso e privado de inteligência ; ele nascerá novamente nas famílias de Candala , Pukkasa e Domba .
15. O consumo de carne é rejeitado por mim em sutras como o Hastikakshya , o Mahamegha , o Nirvana , o Anglimalika e este , o Lankavatara .
16. O consumo de carne é condenado pelos Budas , Bodhisattvas e Sravakas ; se alguém devora a carne sem sentir-se envergonhado , para sempre esta pessoa será insensata .
17. Aquele que evita a carne , etc , nascerá , por causa disso , na família dos Brâmanes , dos Iogues , dotados com conhecimento e bem-estar .
18. Que a pessoa evite todo tipo de consumo de carne , ignorando o que outros possam dizer ; esses teóricos que nasceram em famílias carnívoras não entendem nada .
19. Assim como a ganância é um impedimento para a libertação ; da mesma forma , consumir carne , licor , etc , também são impedimentos .
20. Poderá haver uma época em que as pessoas passem a fazer tolas afirmações sobre o consumo de carne , dizendo : A carne é própria para se comer e permitida pelo Buda .
21. Comer carne é uma medicina ; novamente , lembre que é a carne de uma criança ; siga as medidas corretas e seja avesso à carne .
22. O consumo de carne é proibido por mim em todo lugar e em todos os tempos para aqueles que estão procurando desenvolver a compaixão ; aquele que come carne renascerá como um leão , tigre , lobo , etc .
23. Portanto , não coma carne , tal ato causara terror entre as pessoas , pois impede que surja a verdade da libertação ; deixar de comer carne este é o ensinamento dos Sábios . Aqui termina o oitavo capítulo , sobre o consumo de carne do Sutra Lankavatara , a essência do ensinamento de todos os Budas .

The Lankavatara Sutra - A Mahayana Text 
Tradução Aláya Dullius de Souza 
Deixe o seu Comentário .       
   
      
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário