segunda-feira, 3 de junho de 2013

" A Amplitude da Consciência Espiritual "

A consciência espiritual é um assunto vasto , pois abrange o âmbito inteiro da consciência humana .
A essência da consciência é sempre pura . É inerente a todas as ações , boas e más , contudo permanece intocada e imaculada . A espada pode ficar manchada pela seiva de uma folha que cortar , mas a espada em si fica imutável . O mesmo ocorre com a consciência .
A espada usada para matar um homem inocente é condenada como maligna ; a arma utilizada para destruir um perverso inimigo é glorificada como virtuosa . Igualmente , quando a consciência é usada para fazer coisas positivas , denomina-se consciência espiritual , e quando utilizada para coisas negativas é chamada de consciência maligna .
Assim como um rio tem uma nascente de origem , o rio da consciência também tem uma fonte : a Consciência Cósmica , a consciência de Deus além de toda a criação . Quando a Consciência Cósmica entra no domínio da matéria - em cada um dos átomos que formam os planetas e os universos insulares , e nas diferentes formas de vida vegetal , animal e humana - recebe o nome de Consciência Crística . E quando esta desce à alma e à mente pura do ser humano , é denominada superconsciência . Quando a superconsciência entra no domínio da imaginação é chamada de subconsciência . Quando esta desce ao estágio muscular e sensorial da vida humana , é chamada de consciência humana ou acordada . Quando se apega aos sentidos e à matéria , recebe o nome de consciência mundana , e quando é usada para prejudicar a si mesma e aos outros , denomina-se consciência maligna . Mas se for usada para fazer o bem e para produzir sintonia com Deus , então recebe o nome de consciência espiritual .
Estes são os passos dados pela Consciência Cósmica para entrar na consciência humana : desce do Espírito ao corpo e a nossos desejos materiais e espirituais . Deste modo , a Consciência Cósmica se torna material a medida que descende e se exterioriza . A alma é como um barco à deriva que se afasta cada vez mais da fonte do Espírito e se dirige para as rochas do sofrimento . O único modo de deter a flutuação da evolução descendente é nadar contra a corrente , voltando ao Espírito . Diz-se que têm consciência material os que se deixam levar pela corrente descendente de consciência rumo a inclinação finitas ; e têm consciência espiritual os que vão rio acima , em direção à fonte , o Espírito .
De tempos em tempos , o rumo da consciência do pensamento humano pode mudar , podendo haver predominâncias ascendente , para o bem , ou descendente , para a matéria . Esta propensão pode predominar na família , no país ou no mundo em geral , bem como no indivíduo . Pois , assim como os seres humanos passam individualmente por diferentes níveis de consciência , o mesmo ocorre coletivamente com famílias , nações e com o mundo . A Índia , em sua idade de ouro , possuía espiritualidade e inteligência material no mais alto grau . Atualmente , são os Estados Unidos que têm a mais alta eficiência material , ao mesmo tempo em que se encontram no início de seu desenvolvimento espiritual .
A Índia é mais adiantada na ciência da espiritualidade do que qualquer outro país do mundo . O desenvolvimento espiritual indiano pode ser visto em seus santos Autorrealizados . Vejam Mahatma Gandhi : este homenzinho está ditando ordens ao poderoso Império Britânico . Saiba que existe um grande poder espiritual por trás de alguém capaz de dirigir milhões não pela espada , mas pela palavra da Verdade , pela Verdade viva .
A autêntica verdade espiritual de uma nação ou indivíduo é demonstrada pelo conhecimento científico da vida e da arte de viver em sintonia com as leis cósmicas e pelo contato e comunhão maior com Deus como Espírito . Este progresso espiritual não acontece pela simples ingestão de ideias teológicas , e sim assimilando a verdade por trás da teologia . Precisamos ser capazes de separar a espiga da verdade da palha dos dogmas e das teorias

O que é a verdade ? 
A característica mais notável da Self-Realization Fellowship é que ela ensina a conhecer a verdade através da experiência real .
As verdades não serão verdades para você até que as experimente pessoalmente . Sem realização , são apenas ideias . É por isso que , antes do desenvolvimento espiritual , indivíduos e nações passam por ciclos de dúvida espiritual : O que é a espiritualidade ? Por que é necessária ? Será que vai mesmo me fazer mais feliz ? O que é a verdade ? A dúvida só desaparece com a percepção interior . Portanto , o melhor laboratório para testar a verdade é a sua própria Autorrealização , pois a percepção espiritual , a consciência espiritual , não reside em vagas ideias teológicas , mas sim na obtenção da Autorrealização . O conhecimento individual e nacional deve ser testado por este critério .
A palavra " verdade " tem sido tão desvirtuada que passou a significar praticamente qualquer coisa que se queira , especialmente quando usada com a conotação de ideia espiritual . Na vida diária , a verdade é ter uma consciência guiada pela sabedoria espiritual , que nos impulsiona a realizar certas coisas não porque alguém o determine , mas sim porque são corretas .
A verdade não pode ser monopolizada por nenhum indivíduo ou grupo . Todo ser humano tem o direito de expressar a verdade em sua vida . As expressões podem variar , mas a substância sempre será única e idêntica . É isso que a torna tão interessante : a verdade não pode ser limitada . É eterna e continuará a se manifestar sempre , através da lei cósmica e de seres iluminados , quer a maior parte do mundo aceite , quer não . Felizmente , os absolutos cósmicos não dependem da crença ou da aprovação humana .

A consciência espiritual obedece a todas as regras que    tornam a vida completa
Consciência espiritual significa o uso de uma sabedoria superior - a verdade - para fazer tudo o que mais beneficie a si mesmo e aos outros . Pense nisso . Inclui o serviço altruísta ao próximo , o comportamento correto , o cumprimento das leis de higiene e de todas as outras leis da vida , e também o desempenho harmonioso de todos os deveres materiais e espirituais , sem permitir que haja conflito entre eles . A consciência espiritual é uma perfeita expressão interna da verdade e se manifesta numa vida equilibrada e harmoniosa , cheia de felicidade genuína , e que você , por sua vez , compartilha com os outros .
Uma consciência que não obedece a todas as regras que tornam a vida completa não é uma consciência espiritual . Por exemplo : algumas pessoas se tornam artistas e , na busca da arte , esquecem outros deveres práticos e espirituais . Certamente a arte é uma expressão belíssima e pode muito bem transmitir ideias espirituais , entretanto , a pessoa que a produz pode não ser espiritual . Viver em contradição - cumprir um dever e usá-lo como desculpa para negligenciar os outros deveres - é viver sem espiritualidade . Se você desempenha todos os deveres alegremente , sem deixar que nada abale sua felicidade e tranquilidade interior , evitando contradições que possam desequilibrar sua vida , você possui a verdadeira felicidade espiritual . A tendência da mente e da consciência é voltar-se integralmente para a fonte , para Deus . A consciência espiritual é a suprema consciência a se alcançar quando se deseja uma existência harmoniosa e pacífica . Sem este equilíbrio espiritual na sua vida , a felicidade é impossível . Viver uma vida contraditória é não ser equilibrado , e viver a vida em desequilíbrio é o caminho certo para a infelicidade .
O mundo interior em contraposição ao mundo exterior
Os sentidos são a raiz da consciência material . O indivíduo comum está mais inclinado para o mundo e para as coisas materiais do que as coisas espirituais , porque os faróis de seus cinco sentidos - visão , audição , olfato , paladar e tato - estão direcionados para o exterior , isto é , aos objetos e prazeres materiais . É por isso que tudo lá fora parece lindo e agradável . Nunca se contempla o " mundo interior " a menos que os faróis se invertam e se focalizem ali . Só quando aprender a não se deixar levar pela operação dos sentidos é que você conseguirá desfrutar da consciência espiritual .
Quando você se interioriza , começa a perceber que há muito mais maravilhas no mundo interior do que no exterior . Se gosta da música deste mundo , descobrirá que a música astral é muito mais encantadora . Da mesma forma que aprecia a carícia de uma brisa refrescante , o calor do sol e outras sensações saudáveis , quando você tem a consciência voltada para dentro sente as percepções sutis , extremamente agradáveis , das forças situadas nos centros espirituais do eixo cerebrospinal do corpo . Todas as coisas belas deste mundo nada mais são do que uma grosseira réplica da radiante grandiosidade do mundo astral . Nada material pode se comparar às maravilhosas visões do mundo interior . A consciência espiritual leva à percepção da sabedoria e da beleza que existem por trás de todos os fenômenos materiais .
A beleza da natureza é como uma fonte : você vê como a névoa de água é bonita mas não enxerga as maravilhas dentro de cada gota .
A luz e a cor astral por trás de cada átomo são indescritivelmente belas . Nesta fonte de esplendor da natureza você vê apenas o exterior grosseiro , mas não a sutil beleza interior , nem o Poder que confere essa beleza à natureza .
" Ó Senhor , todas as coisas são formosas porque Tu emprestaste a beleza que possuem . A lua sorri e as estrelas cintilam porque lá estás , fulgurante . Como Tu és belo , tudo é belo ; sem Ti , nada seria bonito . Ó Beleza Infinita , és mais bela do que todas as coisas belas que vêm de Ti . Os encantos da natureza nada mais são do que ondas de Tua beleza dançando em Ti , Ó Espírito Invisível da Beleza ! "
A espiritualidade engloba um vasto campo de atividades controladas  

  Ser espiritual não é ser um anjo com asas , e sim algo infinitamente maior - é ser alguém que está em contato com Deus . Viva de forma diferente do homem comum , que só tem contato com a consciência sensorial . A consciência espiritual significa vitória absoluta sobre a consciência humana . Mas a espiritualidade não significa apenas meditar , engloba um campo muito amplo de existência sobre a qual devemos ter controle . No entanto , a meditação é o melhor alicerce ; o melhor modo de ser espiritual , o meio mais simples de espiritualizar a consciência . A meditação atrairá para sua vida todo o bem que você jamais sonhou . Mas meditar de um lado e ficar irado ou levar uma vida dissoluta de outro é como apoiar os pés em dois barcos que navegarão por rumos opostos . Além de aprender a meditar , aprenda a se comportar . Ter consciência espiritual é ser capaz de fazer o que for do seu mais alto interesse . E eu aposto que noventa e nove por cento das pessoas não sabem em que reside o seu próprio bem .
Uma maneira prática de discernir o certo do errado é fazer uma autoanálise . Todos deveriam manter um diário mental . Os diários mentais são muito melhores do que os materiais , que são objeto da curiosidade alheia . Muitas pessoas anotam bonitos pensamentos e resoluções no diário - e logo os esquecem . É melhor manter um diário mental onde você possa observar constantemente seus pensamentos e ações . Durante o dia , dê uma verificada nos três veículos : físico , mental e espiritual , para ver como estão se comportando . Isto o ajudará a desenvolver a consciência espiritual .
Só Deus examinará seu diário mental . Se você o encher de pensamentos e comportamentos corretos , terá um passaporte para o céu . Portanto , registre somente o que é bom . Não dê ouvidos a coisas negativas e não fale , nem pense , negativamente . Não deixe que nenhum ato seu cause mal aos demais , prejudicar o outro tem efeito bumerangue , acabando por prejudicar mais a você mesmo . O pecado não é como a dinamite , que você pode fazer explodir de certa distância sem se ferir , mas tem de ser desativado dentro da própria alma .
Nunca seja mesquinho . Não guarde ressentimentos . Eu prefiro alguns pecadores de bom coração a certas pessoas chamadas de " boa gente " mas que são preconceituosas e frias . Ser espiritual é ser tolerante , é compreender e perdoar , é ser amigo de todos .
Se você se diz amigo de todos , que isso seja verdade . Se oferece amizade , precisa estar disposto a dá-la ; não deve mostrar bondade ou cooperação externamente e internamente sentir o contrário . A lei espiritual é muito poderosa . Não vá contra os princípios espirituais , nunca engane ninguém , nem seja desleal . Como amigo saiba quando não se intrometer ; conheça seu lugar e saiba quando cooperar e quando não deve fazê-lo .
Se você oferecer sua amizade às pessoas e elas souberem que têm um amigo disposto a ajudar , esse será um poder maravilhoso em sua vida . As pessoas sempre confiaram em mim . Meu guru , Sri Yukteswar , dizia : " Se alguma vez eu errar , ponha minha cabeça em seu colo e me abençoe " . A tal ponto chegava sua humildade e sua expressão perfeita do que significa a amizade divina !
Lembro-me de um garoto em minha escola na Índia : uma criança problemática que foi levada para lá por seus pais . Em geral , só aceitávamos crianças menores de doze anos , e ele era bem mais velho . Tivemos uma conversa franca . Disse-lhe que não havia trancas nas portas da escola e que ele podia ir embora quando quisesse . Também lhe disse que só podia ficar se estivesse disposto a ser bom . Argumentei : " Você tomou a decisão de fumar , o que é contra a vontade de seus pais . Mais ainda não conseguiu derrotar a infelicidade , e é você mesmo quem mais sofre em consequência de seu mau comportamento . "
A flecha atingiu o alvo . Ele começou a chorar , dizendo : " Eles vivem me batendo " .
Continuei : " Pense no que fez a si mesmo . Muito bem , eu o aceito , com a condição de ser seu amigo , mas não um detetive .
Enquanto tiver vontade de consertar seus erros , eu o ajudarei . Mas se mentir para mim , não farei nada por você . A mentira destrói a amizade . " Acrescentei : " Sempre que quiser fumar , não o faça nas minhas costas , em vez disso , fale comigo , e eu arranjarei cigarros para você . "
Um dia , ele se aproximou e disse . " Estou morrendo de vontade de fumar " . Dando-lhe dinheiro , mandei-o comprar cigarros . Ele ficou atônito .
" Pegue o dinheiro de volta " , ele disse .
Eu insisti para que fosse , mas não houve jeito . Finalmente , depois desse vaivém , ele falou : " Talvez o senhor não acredite , mas não quero mais fumar " . E se tornou uma pessoa santa . Eu havia despertado a sua consciência espiritual .
O que conta é a sinceridade e a intensidade de esforço
A consciência espiritual está no sincero empenho interno para ascender rumo à verdadeira e duradoura felicidade . Muitos dizem que seguem um curso correto , mas pouquíssimos estão realmente fazendo um esforço sincero . Não se exige que você se torne um anjo de imediato . Uma vez que só o Absoluto é perfeito , podemos dizer que , perante Deus , até o melhor dos anjos é um pecador . Mas santos são pecadores que nunca se deram por vencidos . Independentemente das dificuldades , se você não desistir , progredirá em sua luta contra a corrente . Lutar é obter o favor divino ; faça o supremo esforço . Não deixe que a vida o leve correnteza abaixo , flutuando passivamente .
Você não pode enganar a Deus , pois Ele vê o que você pensa .
Deus não vai contar quanto tempo você trabalhou pela realização espiritual ; o que conta é a intensidade . Não importa quantas encarnações de maus karma você possa ter ; se sua devoção e sinceridade forem suficientemente profundas para trazer a luz de Deus à consciência , todas as trevas do mal de encarnações passadas se dissiparão .
Assim , não importa se seus pecados são mais profundos do que o Oceano Atlântico : faça um constante esforço mental para ser bom .
Durante umas poucas encarnações você foi um ser humano , mas ao longo da eternidade tem sido , é e será um filho de Deus . Nunca se considere pecador , porque o pecado e a ignorância são apenas pesadelos mortais . Quando despertamos em Deus , descobriremos que a alma , isto é , a consciência pura , nunca fez nada de errado . Imaculados pelas experiências mortais , somos e sempre fomos filhos de Deus . Somos como o ouro na lama : quando a lama da ignorância é removida , aparece no íntimo o reluzente ouro da alma , feito à imagem divina .
A consciência espiritual nasce da firme determinação mental .
Não importa como as pessoas a seu redor agem ou se comportam em relação a você : você é que tem de ser bom . Seu maior inimigo é você mesmo , pare de adiar a decisão de ser bom . Eu costumava me enredar em rotinas mentais de tal modo que muitos meses se passavam sem que eu conseguisse meditar profundamente . Entretanto , continuei a fazer o esforço mental . O progresso veio logo que percebi , um dia que eu deveria ter mais determinação para controlar todos os meus hábitos e exercitar minha espiritualidade . Da mesma forma , você precisa assumir o controle do seu comportamento e da sua consciência . Faça o que sabe que deve , e não realize nada contrário à consciência espiritual .
    Os modos opostos de consciência material e espiritual
A consciência material e a espiritual são opostas em seu modo de funcionamento . Teste a si mesmo para saber se sua consciência predominante é material ou espiritual . A consciência espiritual lhe diz que precisa incluir , em sua felicidade e prosperidade , a felicidade e o bem-estar dos outros . A consciência material lhe diz que você deve ganhar dinheiro de qualquer jeito e guarda-lo para si . A atual Depressão partiu da consciência material , que diz : coma sozinho a maça e os biscoitos . A consciência espiritual diz : divida e compartilhe com alguém mais .
Se alguém o deixa zangado , você sabe que se encontra na consciência material . Mesmo quando o maltratam , esteja pronto a perdoar , pois , quando o faz , está centrado na consciência espiritual . O perdão significa dar ao inimigo uma oportunidade de atingir maior compreensão . Se você ficar vingativo ou zangado , só aumentará a cegueira e a ira do inimigo . Talvez até faça mais inimigos , pois uma pessoa irada se torna um alvo para todos . Além do mais , ao se zangar , você também começará a perder a sua capacidade de compreensão . Você apoia seus sentimentos negativos com o conforto do calor da sua ira e de um raciocínio falso . Nunca permita que a ira o controle ; se tiver esta tendência , elimine-a . É um dos piores traços , e destrói a espiritualidade . Saiba que é para seu próprio bem que não deve se zangar ; a ira também destrói a felicidade . Nunca permita que seu termômetro espiritual suba . Seja calmo interiormente ; controle a ira de dentro para fora e nunca lhe conceda um lugar no coração .
A consciência material é agressiva , enquanto a espiritual convive bem com todos . Esforce-se para ser bom , e verá que sua influência sobre os outros será automaticamente boa . Isto é consciência espiritual . Seja gentil em pensamento e palavra . Desde pequeno , jamais fui grosseiro intencionalmente . E também não seja crítico .
Em geral , quem critica os demais guarda ressentimentos . Jesus disse :  " Não julgueis , para que não sejais julgado " . Se você quer julgar alguém , julgue a si mesmo . Se quer falar dos defeitos dos outros , fale de seus próprios . Em seu coração , tenha apenas amor pelo próximo .
Quanto mais vir o bem nos outros , mais estabelecerá o bem em você mesmo . Mantenha-se na consciência do bem . Para tornar as pessoas boas , devemos ver o bem nelas . Não as censure . Permaneça calmo e sereno , sempre no comando de si mesmo : então descobrirá como é fácil viver em harmonia com o próximo .
Sou otimista no que diz respeito às pessoas , porque eu as amo .
Quando amamos a todos , vemos Deus em todos . Quando você sabe que cada um é uma expressão de Deus , zangar-se ou ser descortês com alguém é como fazer o mesmo com Deus . Quando você se zanga , é mau ou impiedoso , coloca uma venda entre sua alma e a dos outros .
Arrogância e insolência também são características não espirituais , nascidas de um complexo de inferioridade . Suponhamos que eu seja cozinheiro do ashram e que , se alguém me der uma sugestão sobre meu trabalho , eu responda que já sei tudo - isto é insolência .
O insolente faz propaganda da limitação de seu conhecimento e também da sua falta de educação . Se deseja impressionar os outros de modo favorável , por que proclamar sua inferioridade com demonstração de insolência e de arrogância ? Isso apenas demonstra um temperamento descontrolado , além da falta de boas maneiras e de inteligência . A insolência e a arrogância são formas de ignorância - hábitos não espirituais em estado primitivo .
Seu bem mais precioso está na consciência espiritual   
Compreenda onde está seu bem mais precioso . Onde quer que esteja , sejam quais forem suas responsabilidades , sua maior felicidade está em viver em harmonia com as ideias que está assimilando dos ensinamentos da Self-Realization . O bem e o mal não são criações do homem mas a virtude e o pecado são . Ambos são o resultado de nossa aceitação do bem e do mal . Na consciência espiritual , por mais defeitos que você tenha , toda a sua consciência está voltada para o bem , isto é , para Deus . Lembre-se destas instruções simples controle os sentidos . Vire os cinco faróis para dentro de si durante a meditação . No silêncio interior , você conhecerá a Beleza e a Bem-aventurança - muito além da imaginação material - e isso é Deus . Os sentidos não cumprem a promessa de felicidade que fazem .
Mesmo que você tenha tudo neste mundo , verá que , ainda assim , quer algo mais ; e sua felicidade será escrava de suas posses . Para ter liberdade e felicidade suprema , seja um renunciante - uma pessoa que domina os sentidos e não tem apego ao que possui . A verdadeira renúncia significa trocar a consciência material pela espiritual . Esta não exclui , mas inclui , pois ter consciência espiritual é ter tudo o que o fará ser feliz de modo genuíno e duradouro .
Controle hábitos e comportamentos . Uma vida de harmonia espiritual - seja no contexto do indivíduo , do ashram , da família , da nação ou do mundo - exige a adoção voluntária de regras de comportamento correto , além de compreender os outros e com eles cooperar amorosamente . Os padrões e regras da harmonia espiritual são mais elevados do que os da harmonia material . Siga-os com rigor . Seja seu próprio juiz , submetendo-se a uma corte marcial pessoal . Se o veredito disser que agiu mal , corrija-se . Caso contrário , os maus hábitos e o comportamento incorreto retornarão a você , como um bumerangue . Melhor ainda , oriente todos os seus atos pela voz interior da consciência espiritual , de modo a não agir errado .
Tenha uma vida equilibrada . Isto significa viver em harmonia com as leis divinas que governam os deveres materiais e espirituais ( não permita que uma responsabilidade entre em conflito com outros deveres importantes ) ; a saúde ( milhões de pessoas precisam ter mais consciência da saúde , pois as doenças não são criadas por Deus , e sim porque o homem infringe as leis divinas ) ; a prosperidade ( inclua os outros em seu próprio bem-estar ) e as relações humanas .
Não exclua ninguém de seu amor . Guarde todos em seu coração e será guardado no coração de todos . Será um rei no trono do coração de todos , reinando com amor e influenciando-os a fazer o bem , não pela força , mas pelo amor .
Texto : ( do livro O Romance Com Deus ) pags. 85 a 95 
Autor : Paramahansa Yogananda .      

Nenhum comentário:

Postar um comentário