quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

" JESUS , O AVATAR "

A manifestação de Deus nas encarnações divinas

Em um universo inescrutável , confrontar-se com uma vida de mistérios não solucionados e insolúveis seria , na verdade , um desafio avassalador para meros mortais , não fosse pelos emissários divinos que vêm à Terra falar com a voz e a autoridade de Deus , para orientação do homem .
Há milênios , nas remotas idades superiores da Índia , os rishis proclamaram a manifestação da Beneficência Divina , do " Deus conosco " , como encarnações divinas , avatares : Deus encarnado sobre a Terra em seres iluminados . ( . . . )
Muitas são as vozes que serviram de intermediários entre Deus e o homem : os avatares khanda , ou encarnações parciais em almas que conhecem Deus . Menos comuns são os avatares purna , seres libertos que se unificaram totalmente com Deus ; seu retorno à Terra visa cumprir uma missão designada por Deus .
Na sagrada Bíblia hindu , o Bhagavad Gita , o Senhor declara :
" Sempre que a virtude declina e o vício predomina , Eu Me encarno como avatar . Apareço em forma visível , era após era , para proteger os virtuosos e destruir a prática do mal , a fim de restabelecer a justiça "
A mesma - e única - gloriosa consciência infinita de Deus , a Consciência Crística Universal , Kutastha Chaitanya , assume roupagens familiares na individualidade de uma alma iluminada , com os adornos de uma personalidade peculiar e de uma natureza divina adequadas à época e ao propósito dessa encarnação .
Sem tal intercessão do amor de Deus - que vem à Terra no exemplo , na mensagem e na mão orientadora de Seus avatares - seria praticamente impossível para a humanidade , em sua busca tateante , encontrar o caminho para o reino de Deus , em meio ao sombrio miasma da ilusão mundana , que é o substrato cósmico da morada do homem . A fim de que Seus filhos , envoltos em trevas , não se percam para sempre nos labirintos enganosos da criação , o Senhor vem , muitas vezes , na forma de profetas divinamente iluminados , para aclarar o caminho . ( . . . )
Jesus foi precedido por Gautama Buda , o " Iluminado " , cuja encarnação relembrou a uma geração negligente o Dharma Chakra ou a roda do karma em constante rotação - ações iniciadas pela própria pessoa e os efeitos dessas ações , que fazem com que cada homem , e não um Ditador Cósmico , seja responsável por suas condições atuais . Buda trouxe nova vida a uma teologia árida e a rituais mecânicos - a que decaíra a antiga religião védica da Índia ao findar uma idade superior em que Bhagavan Krishna , o mais amado de seus avatares , pregara o caminho do amor de Deus e da realização divina por meio da prática da suprema ciência espiritual da yoga , união com Deus .

* * * 

A intercessão divina para mitigar a lei cósmica de causa e efeito ( karma ) , pela qual o homem sofre por causa de seus erros , estava no âmago da missão de amor que Jesus veio cumprir . ( . . . ) 
Jesus veio para demonstrar o perdão e a compaixão de Deus , cujo amor nos protege até mesmo da rigorosa lei .

* * *

O Bom Pastor de almas abriu seus braços a todos , a ninguém rejeitando , e com amor universal incitou o mundo a segui-lo no caminho da libertação , por meio do exemplo de seu espírito de sacrifício , renúncia , perdão , amor tanto pelos amigos quanto pelos inimigos e , acima de tudo , supremo amor por Deus .
Como um pequenino bebê na manjedoura de Belém e como o salvador que curava os doentes , ressuscitava os mortos e aplicava o bálsamo do amor sobre as chagas dos erros , o Cristo em Jesus viveu entre os homens como um deles , para que também eles pudessem aprender a viver como deuses .

Consciência Crística : unidade com a Inteligência Infinita e Bem-aventurança Divina permeando toda a criação .

A fim de perceber a magnitude de uma encarnação divina , é necessário compreender a fonte e a natureza da consciência que se encarna no avatar .
Jesus falou dessa consciência quando proclamou : " eu e o Pai somos um " ( João 10:30 ) e " estou no Pai e o Pai em mim " ( João 14:11 ) . Aqueles que unem sua consciência com Deus conhecem a natureza transcendente e imanente do Espírito - a singularidade da Bem-aventurança sempre-existente , sempre-consciente e sempre nova do Absoluto Incriado , e as miríades de manifestações do Ser divino como a infinidade de formas nas quais Ele Se diversifica , no panorama da criação .

* * * 

Há uma diferença característica de significado entre Jesus e Cristo .
Seu nome era Jesus ; seu título honorífico era " Cristo " . Em seu pequeno corpo humano chamado Jesus nasceu a vasta Consciência Crística , a onisciente Inteligência de Deus , presente em toda parte e em cada partícula da criação .

* * *

O universo não é o mero resultado de uma combinação fortuita de forças vibratórias e partículas subatômicas , como propõem cientistas materialistas - uma excrescência aleatória e sólidos , líquidos e gases , convertendo-se em terra , oceanos , atmosfera , plantas . . . todos eles inter-relacionados harmoniosamente para prover os seres humanos de um lar habitável . Forças cegas não podem se organizar em objetos estruturados de forma inteligente . Assim como a inteligência humana é necessária para deitar água nos pequenos compartimentos cúbicos de uma bandeja de gelo e produzir cubos de gelo , também na coalescência da vibração em formas que se desenvolvem progressivamente por todo o universo vemos os resultados de uma oculta Inteligência Imanente .

* * *

O que poderia ser mais milagroso do que a evidente presença da Inteligência Divina em cada partícula da criação ? Como as árvores frondosas emergem de uma minúscula semente ! Como mundos sem conta giram no espaço infinito , sustentados em uma determinada dança cósmica pelo ajuste preciso de forças universais ! Como o corpo humano , maravilhosamente complexo , é criado a partir de uma simples célula microscópica , dotado de inteligência autoconsciente e mantido , curado e animado por um poder invisível ! Em cada átomo deste impressionante universo , Deus está operando milagres o tempo todo , ainda que o homem obtuso não lhes dê a devida importância .

* * *

Cristo é a Inteligência Infinita de Deus presente em toda a criação . O Cristo Infinito é o " Filho unigênito " de Deus-Pai , o único Reflexo puro do Espírito no domínio da criação . Essa Inteligência Universal - kutastha Chaitanya ou Consciência de Krishna nas escrituras hindus - manifestou-se plenamente na encarnação de Jesus , de Krishna e de outros seres divinos ; e também pode manifestar-se em sua própria consciência .

* * *

Apenas imagine ! Se você estivesse vivendo nesse quarto por toda a sua vida , sem contato ou conhecimento algum do que estaria além dessas paredes , diria que essa é a totalidade do seu mundo . Se , porém , alguém o levasse para o mundo lá fora , você entenderia quão infinitesimal era o seu " mundo " . É o mesmo com a percepção da Consciência Crística .
Compará-la com o escopo da consciência mortal é como observar somente a área de um pequenino grão de mostarda , excluindo todo o resto do universo . Consciência Crística é a Onipresença , o Senhor espalhado por cada poro do espaço infinito e permeando todos os átomos .

* * * 

A consciência de uma formiga é limitada às sensações de seu pequeno corpo . A consciência de um elefante estende-se por toda a sua grande massa corporal , de maneira que dez pessoas tocando dez partes diferentes de seu corpo despertariam percepções simultâneas no animal .
Mas a Consciência Crística ( . . . ) estende-se até as fronteiras de todas as regiões vibratórias .
Toda a criação vibratória é uma exteriorização do Espírito . O Espírito Onipresente oculta-se na matéria vibratória , assim como o azeite está oculto na azeitona . Quando se espreme a azeitona , gotículas de azeite surgem em sua superfície ; de modo parecido , o Espírito , como almas individuais , por um processo de evolução , gradualmente emerge da matéria . O Espírito Se expressa como beleza e poder químico e magnético nos minerais e nas pedras preciosas ; como beleza e vida nas plantas ; como beleza , vida , poder , movimento e consciência nos animais ; como compreensão e poder em expansão no ser humano ; e então retorna à Onipresença no super-homem .
Portanto , cada fase evolutiva manifesta mais plenamente o Espírito .
O animal é livre da inércia dos minerais e da fixidez das plantas , para experimentar , com a locomoção e a consciência perceptiva , uma porção maior da criação de Deus . O ser humano além disso , por sua autoconsciência , pode compreender os pensamentos de seus semelhantes e projetar sua mente sensorial pelo espaço pontilhado de estrelas - no mínimo pelo poder de sua imaginação .
O super-homem expande sua consciência e energia vital desde o corpo para o espaço inteiro , sentindo realmente , como seu próprio eu , a presença de todos os universos no imenso cosmos , assim como em cada minúsculo átomo da Terra . No super-homem , a perdida onipresença do Espírito , presa na alma como Espírito individualizado , é readquirida . ( . . . )
A consciência de Jesus foi transferida da circunferência do corpo para a fronteira de toda a criação finita , na região vibratória da manifestação : a esfera do espaço e do tempo , abarcando universos planetários , estrelas , a Via Láctea e a pequena família do nosso sistema solar , do qual a Terra é parte e na qual o corpo físico de Jesus era apenas uma partícula . O homem Jesus , pequena partícula sobre a Terra , tornou-se Jesus , o Cristo , com sua consciência permeando todas as coisas , em unidade com a Consciência Crística .

O principal ensinamento de Jesus : como tornar-se um Cristo 

O trabalho de Deus na criação é chamar todos os seres , por meio de sugestões evolutivas da Inteligência Crística , a retornar conscientemente para a união com Ele Próprio . ( . . . ) Quando há sofrimento generalizado na Terra , Deus responde ao chamado da alma de seus devotos enviando um filho divino que , por sua vida espiritual exemplar , expressando a Consciência Crística , pode ensinar as pessoas a cooperar com o trabalho divino da salvação em sua própria vida .

* * *

Foi a respeito dessa Consciência Infinita , plena de amor e bem-aventurança divina , que São João falava ao dizer : " A todos quantos o receberam [ a Consciência Crística ] , deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus " . Assim , de acordo com o próprio ensinamento de Jesus - conforme registrado por João , seu discípulo mais adiantado - , todas as almas que se tornem unificadas com a Consciência Crística , por meio da Autorrealização intuitiva , são corretamente chamados filhos de Deus .

* * *

Receber Cristo não se dá por simples afiliação a uma igreja , nem por rituais externos de reconhecimento de Jesus como salvador sem contudo o conhecer de fato por meio do contato com ele em meditação . Conhecer Cristo significa fechar os olhos , expandir a consciência e aprofundar a concentração de tal modo que , através da luz interior da intuição da alma , se possa participar da mesma consciência que Jesus tinha .
São João e outros discípulos adiantados de Jesus que verdadeiramente " o receberam " sentiram-no como a Consciência Crística presente em cada partícula do espaço . Um verdadeiro cristão - alguém unificado a Cristo - é aquele que liberta sua alma da consciência do corpo material e a une com a Inteligência Crística que permeia toda a criação .

* * *

Um pequeno cálice não pode conter o oceano . Da mesma maneira , a taça da consciência humana , circunscrita pelos instrumentos físicos e mentais de percepções materiais , não pode abarcar a Consciência Crística universal , não importa o quanto a pessoa deseje fazê-lo . Por meio da ciência definida da meditação , conhecida há milênios pelos iogues e sábios da Índia - e por Jesus também - , qualquer um que busque Deus pode alargar o calibre de sua consciência até à onisciência , para receber dentro de si a Inteligência Universal de Deus .

* * * 

O poder divino da percepção de Cristo é uma experiência interior ; ele pode ser recebido através da imaculada devoção por Deus e por seu puro reflexo como o Cristo . O poder dos templos e das igrejas desaparecerá .
A verdadeira espiritualidade virá dos templos das grandes almas que , dia e noite , vivem no êxtase de Deus . Almas como as que vi na Índia ultrapassam a glória de todos os templos . Lembre-se : Cristo busca os templos das almas verdadeiras . Ele ama o silencioso santuário da devoção em seu coração , onde você mora com Ele , lá no nicho iluminado pela vela votiva de seu amor . Aqueles que meditam com dedicação receberão a Cristo no altar da tranquilidade de sua própria consciência .

* * *

Ao intitular esta obra The Second Coming of Christ [ " A Segunda Vinda de Cristo " ] , não me estou referindo a um retorno literal de Jesus à Terra . Ele veio há dois mil anos e , após legar um caminho universal para o reino de Deus , foi crucificado e ressuscitou ; seu reaparecimento para as multidões , hoje , não é necessário para a concretização de seus ensinamentos . O necessário é que a sabedoria cósmica e a percepção divina de Jesus falem novamente por meio da experiência e do entendimento que cada um tenha da Consciência Crística infinita que estava encarnada em Jesus . Essa será a verdadeira Segunda Vinda .

* * * 

Verdadeiros seguidores de Cristo são aqueles que acolhem em sua própria consciência , por meio da meditação e do êxtase divino , a sabedoria cósmica e a bem-aventurança onipresente de Jesus Cristo . ( ... )
Devotos que queiram ser cristãos de verdade , e não apenas membros do " igrejismo cristão " , precisam conhecer e verdadeiramente sentir a presença do Cristo Onipresente o tempo todo ; precisam comungar com Ele em êxtase e ser guiados por Sua Sabedoria Infinita .

* * *   

Estes ensinamentos foram enviados para explicar a verdade da forma como Jesus pretendeu que ela fosse conhecida no mundo - não para trazer um novo Cristianismo , mas para trazer o verdadeiro ensinamento de Cristo : como tornar-se semelhantes a Cristo , como ressuscitar o Cristo Eterno dentro do próprio Eu .

Texto : Paramahansa Yogananda ( do livro A Yoga de Jesus ) págns. 3 a 11 
Deixe o seu Comentário .


Nenhum comentário:

Postar um comentário