segunda-feira, 11 de julho de 2011

" O Almiscareiro do Himalaia "

O almíscar é uma substância valiosa , extremamente aromática , contida numa bolsa sob a pele do abdome do almiscareiro macho , que habita os elevados picos dos Himalaias . Quando o almiscareiro alcança certa idade , o odor penetrante do almíscar começa a exsudar dessa bolsa . O almiscareiro fica excitado pelo aroma delicioso e pula para lá e para cá , farejando sob as árvores e furnas , buscando em toda parte - às vezes por muitas semanas - , procurando a fonte da persistente fragância . Incapaz de localizar o perfume tantalizante , ele se torna extremamente inquieto e , em seguida , irritado . Em sua agitação e num esforço último e desesperado de encontrar a fonte da essência enlouquecedora , sabe-se de casos em que o almiscareiro salta dos altos picos alcantilados e cai para a morte no vale que se estende abaixo . Os caçadores , achando os cadáveres , cortam a almejada bolsa de almíscar .
Um bardo iluminado contou certa vez : " Ó tolo almiscareiro : buscaste a fragância em toda parte , exceto em teu próprio corpo . Eis porque não a encontraste . Se pelo menos tivesses voltado tua busca para ti mesmo , terias encontrado o almíscar almejado e terias salvo a ti mesmo da morte sobre as rochas abaixo das montanhas " .
A maior parte das pessoas se comporta como almiscareiro . Buscam a felicidade elusiva , sempre fragrante , por toda parte , fora delas próprias : nos divertimentos , nas tentações , no amor humano e nos caminhos escorregadios da riqueza e da fama . E quando , finalmente , não podem achar a verdadeira felicidade , cuja fonte jaz oculta nos recôndidos secretos de suas próprias almas , pulam dos picos alcantilados das esperanças elevadas e se despedaçam nas pedras da desilusão .
Ò tolo almiscareiro humano , se pelo menos voltasses tua mente para dentro , na meditação diária profunda , acharias a fonte de toda verdadeira e duradoura felicidade no silêncio mais recôndido de tua própria alma . Bem-amado que estás à procura da felicidade : não sejas como o almiscareiro , perecendo na vã busca exterior . Desperta ! E , na caverna da meditação profunda , encontra a felicidade eterna dentro de teu imortal Ser .
Procurai o reino de Deus dentro de vos !!!
Texto : Paramahansa Yogananda 
Deixe o seu Comentario .   

Nenhum comentário:

Postar um comentário