quinta-feira, 2 de junho de 2011

" Meditação altera fisicamente o cérebro "

A prática provocou aumento na densidade da massa cinzenta da região cerebral ligada ao aprendizado e à memória .
Um programa de oito semanas de meditação pode ocasionar mudanças mensuráveis em regiões cerebrais associadas a atenção , empatia e percepção de si mesmo .
A meditação concentra-se na percepção , livre de julgamentos , dos sentimentos , sensações e estados mentais de si mesmo - o que geralmente resulta numa sensação de total relaxamento e paz plena .
No estudo , feito nos Estados Unidos , foram utilizados exames de ressonância magnética para avaliar a estrutura cerebral de 16 voluntários nas duas semanas anteriores e posteriores ao programa de oito semanas de Meditação Para a Redução do Estresse da Universidade de Massachusetts ( EUA ) .
O programa incluiu encontros semanais para a prática de meditação e gravações em áudio para a prática de meditação guiada . Os participantes tiveram de monitorar o tempo diário de prática . Para fins comparativos , os pesquisadores também analisaram exames de ressonância magnética de um grupo-controle que não praticou a meditação .
Os participantes do grupo de meditação passaram , em média , 27 minutos diários praticando . Os exames de ressonância magnética realizados depois do período de oito semanas revelaram um aumento na densidade da massa cinzenta do hipocampo ( região cerebral ligada ao aprendizado e à memória ) e em estruturas associadas à compaixão e à autopercepção .
Os investigadores também constataram que a redução de estresse relatada pelos participantes foi associada à diminuição da densidade da massa cinzenta da amídala cerebral , que exerce um importante papel na ansiedade e estresse . Nenhuma das alterações da estrutura cerebral foi observada no grupo-controle .
" É fascinante observar a plasticidade do cérebro e perceber que , através da meditação , podemos ter um papel ativo na mudança cerebral , podendo aumentar nosso bem-estar e qualidade de vida " , disse Britta Holzel , principal autora do estudo e pesquisadora do Massachusetts General Hospital e da Giessen University , da Alemanha .
" Outros estudos , conduzidos com diferentes grupos de pacientes , já mostraram que a meditação pode trazer melhorias significantes de diversos sintomas . Agora estamos investigando os mecanismos cerebrais ocultos que facilitam a ocorrência desta mudança " , disse a pesquisadora .
Texto : Despertar já

Para Curar

Para curar é necessário transcender o pensamento . Embora a meditação comece com a contemplação da verdade , deve , antes de se cumprir a cura , subir ao mais alto do reino da consciência silenciosa .
No começo de uma meditação de cura , uma passagem da verdade como " doravante não reconheceremos o homem pela carne " pode estar no pensamento .
Após se repetir diversas vezes , ou após nós a repetirmos conscientemente , o pensamento se esvai na medida em que perdemos o significado da frase ; doravante não reconheceremos o homem pela boa ou pela má carne ; não o reconheceremos como doente ou sadio , rico ou pobre ; doravante reconheceremos só Deus , sob as aparências de indivíduo humano espiritual .
Este é o segredo do Caminho Infinito , e este é o segredo da cura : " Doravante não reconheceremos o homem pela carne " , nem mesmo pela carne saudável . Doravante não reconheceremos homem pela sua riqueza - pequena ou grande : reconheceremos apenas Deus como Pai e Deus como Filho , o Cristo , à imagem e semelhança de Deus .
Doravante reconheceremos apenas Deus como constituinte do homem ; a substância , a vida , a Alma do homem , a saúde , a riqueza e o lugar de morada do homem . Doravante reconheceremos só a Deus , e não ao homem .
Percebemos agora que o homem não é carne , mas consciência , tendo só qualidades espirituais .
Discernimos que aí está o Princípio criativo que produz sua própria imagem e semelhança , e que esse Princípio criativo é também o princípio de sustentação da vida . E assim a sua criação deve necessariamente ser da sua própria essência .
- Vida , Amor , Espírito , Alma . Tal é a verdadeira natureza do homem " Doravante não reconheceremos o homem pela carne . " E como , pois , o reconheceremos ? Como um filho de Deus , sua verdadeira identidade .
Texto : Joel S. Goldsmith 
Deixe o seu Comentario .    


Nenhum comentário:

Postar um comentário