segunda-feira, 11 de outubro de 2010

" A Verdade é Uma Terra Sem Caminhos"

O Acampamento de Ommen em 1929 íniciou seus trabalhos no dia 2 de Agosto numa atmosfera de tensão e expectativa , quando a maioria das pessoas ali presentes compreendia o que ia acontecer . Na manhã seguinte , em presença da Sra. Besant , e de mais de três mil membros da Estrela , e com muitos milhares de holandenses ouvindo pelo rádio , K fez o discurso em que dissolvem a Ordem da Estrela .
Vamos discutir hoje a dissolução da Ordem da Estrela . Muitos ficarão encantados , tristes . Não se trata , porém de uma questão de regozijo nem tristeza , porque é inevitável , como passarei a explicar ...
Sustento que a Verdade é uma terra sem caminhos , e vós não podeis aproximar-vos dela por nenhum caminho , por nenhuma seita . Esse é o meu ponto de vista e eu o sigo de modo absoluto e incondicional . Não tenho limites , não sendo condicionada e não sendo acessível por nenhuma espécie de caminho , a Verdade não pode ser organizada ; nem se deve formar nenhuma organização para levar ou forçar as pessoas a enveredar por determinado caminho . Se compreendeis isso em primeiro lugar , vereis que é impossível organizar a crença . A crença é uma questão puramente individual , e não podeis nem deveis organizá-las . Se o fizerdes , ela morrerá cristalizar-se-á um credo , uma seita , uma religião , para ser imposta a outros .
Isso é o que toda a gente , no mundo inteiro , está tentando fazer . Acanha-se a Verdade e transforma-se em brinquedo para os fracos , para os momentaneamente insatisfeitos . A Verdade não pode ser trazida cá para baixo , o individuo é que deve fazer um esforço para subir até ele . Não podeis trazer o topo da montanha ao vale ...
Portanto , está é a primeira razão , do meu ponto de vista , pela qual a Ordem da Estrela deve ser dissolvida . Apesar disso , formareis provavelmente outras Ordens , continuareis a pertencer a outras organizações à procura da Verdade . Não quero pertencer a nenhuma organização espiritual ; compreendei-me isso , por favor ...
Se se criar uma organização com esse propósito , ela se tornará uma muleta , uma fraqueza , uma servidão , estropiará o individuo e o impedirá de crescer , de firmar sua unicidade , que reside no descobrimento , por si mesmo , da Verdade absoluta , não-condicionada . Portanto , essa é outra razão que me leva , como chefe da Ordem , a querer dissolvê-la .
Não se trata de um feito magnífico , porque não quero seguidores , e estou falando sério . A partir do momento em que seguirdes alguém deixareis de seguir a Verdade .
Não me preocupa saber se prestais ou não atenção ao que digo . Quero fazer certa coisa no mundo e vou fazê-la com pertinez concentração . Só me preocupa uma coisa essencial : Libertar o Homem . Desejo libertá-lo de todas as gaiolas , de todos os temores , e não fundar religiões , novas seitas , nem estabelecer novas teorias e novas filosofias . Diante disso , perguntar-me-eis , naturalmente , por que percorro o mundo todo , falando sem parar . Eu vos direi por que o faço ; não o faço por desejar um séquito , não o faço por almejar um grupo especial de discípulos especiais . ( Os homens gostam de ser diferentes dos seus semelhantes , por mais ridículas , absurdas e triviais que possam ser as distinções ! Não quero estimular essa absurdeza . ) . Não tenho discípulos , nem apóstolos , nem na terra nem no reino da espiritualidade .
Tampouco me atrai o fascínio do dinheiro ou o desejo de levar uma vida confortável . Se eu quisesse levar uma vida confortável , não viria a um Acampamento nem viveria num país úmido ! Estou falando com franqueza porque pretendo deixar isto resolvido de uma vez por todas . Não quero saber dessas discussões infantis ano após ano .
Um repórter de Jornal , que me entrevistou , considerou um ato magnífico dissolver uma organização que possuía milhares de membros . No seu entender foi um grande ato porque ele disse : " Que fará o senhor depois disso ? Como viverá ?
Não terá quem o siga , ninguém mais lhe dará atenção . " Bastará que haja cinco pessoas desejosas de prestar atenção , desejosas de viver , com o rosto voltado para a eternidade ! Que adianta ter milhares que não compreendem , que estão totalmente embalsamados em preconceitos , que só querem o novo para traduzi-lo e , assim adequá-lo aos seus próprios egos estéreis e estagnados ? ...
Porque sou livre , não-condicionado , total , não a parte , não o relativo , mas a Verdade total , que é eterna , desejo que as que procuram compreender-me sejam livres , não me sigam , não façam de mim a gaiola que se converterá em religião , em seita . Desejo que sejam livres de todos os medos -do medo da religião , do medo da salvação , do medo da espiritualidade , do medo do amor , do medo da morte , do medo da própria vida . Assim como o artista pinta um quadro por encontrar deleite na pintura , por ser ela a expressão de si mesmo , sua glória , seu bem-estar , assim não faço isto por desejar alguma coisa de alguém . Estais acostumados à autoridade , ou à atmosfera da autoridade que , cuidais , vos levará à espiritualidade . Pensais e esperais que outra pessoa , por seus poderes extraordinários - um milagre - possa transportar-vos ao reino da liberdade eterna que é a Felicidade . Toda a vossa maneira de encarar a vida se baseia nessa autoridade .
Faz hoje três anos que me ouvis , sem que nenhuma alteração se tenha verificado , a não ser em poucos . Analisai agora o que estou dizendo , sede críticos , para poderdes compreender cabalmente , fundamentalmente ...
Há dezoito anos que vos preparais para este acontecimento , para o Advento do Mestre Universal . Durante dezoito anos organizastes alguém capaz de proporcionar um novo deleite aos vossos corações e às vossas mentes , de transformar a vossa vida , de dar-vos uma nova compreensão ; alguém que vos elevasse a um novo plano de vida , que vos desse um novo incentivo , que vos libertasse - e vede agora o que está acontecendo ! Considerai , raciocinai e descobri como foi que essa crença vos tornou diferentes - não com a diferença superficial do uso de uma insígnia , que é trivial , absurda . Como foi que essa crença varreu para longe todas as coisas não-essenciais da vida ? Esta é a única maneira de julgar : como foi que vos tornastes mais livres , maiores , mais perigosos para toda sociedade que se baseia no falso e no não-essencial ? Como foi que se tornaram diferentes os membros desta organização da Estrela ? ...
Todos dependeis , para a vossa espiritualidade , de outra pessoa ; para a vossa felicidade , de outra pessoa ; para a vossa iluminação , de outra pessoa ... Quando digo buscai dentro de vós a iluminação , a glória , a purificação e a incorruptibilidade do ego , nenhum de vós se dispõe a fazê-lo . Talvez haja uns poucos , mas são muito , muito poucos . Assim sendo , por que ter uma organização ? ...
Nenhum homem de fora pode libertar-vos ; nem o culto organizado , nem a vossa imolação por uma causa poderão libertar-vos ; como também não poderá libertar-vos o ingresso numa organização , o envolvimento no trabalho . Usais uma máquina de escrever para redigir cartas , porém não a colocais num altar e não a adorais .
Mas é isso o que fazeis quando as organizações passam a ser vossa principal preocupação . " Quantos membros há nela ? " É a primeira pergunta que me formulam todos os repórteres de jornais . " Quantos seguidores tem o senhor ? Pelo número deles julgaremos se o que diz é ' verdadeiro ou falso . " Não sei quantos há .
Não me preocupo com isso . Se houvesse apenas um homem que se tivesse libertado , este já seria o suficiente .
Além disso , tendes a idéia de que somente certas pessoas tem a chave do Reino da Felicidade . Ninguém a tem . Ninguém tem autoridade para trazê-la consigo . Essa chave é o vosso eu , e só no desenvolvimento , na purificação e na incorruptibilidade desse eu se encontra o Reino da Eternidade ...
Estais acostumados a que vos digam até onde chegou o vosso progresso , qual o vosso status espiritual . Quanta infantilidade ! Quem , se não vós mesmos , podeis dizer se sois ou não incorruptíveis ? ...
Mas os que realmente desejam compreender , que estão buscando o eterno , o sem começo e sem fim , caminharão juntos com maior intensidade , serão um perigo para tudo o que não é essencial , as irrealidades e as sombras . E eles se concentrarão , tornar-se-ão a chama , porque compreendem . Tal é o corpo que precisamos criar e tal é o meu propósito . Por causa dessa amizade verdadeira -que pareceis não conhecer - haverá uma cooperação verdadeira da parte de cada um . Não em virtude da autoridade , não em virtude da salvação , mas porque compreendeis realmente e , portanto , sois capazes de viver no eterno . Isto , sim é maior do que todo o prazer , do que todo o sacrifício .
Eis aí , portanto , algumas das razões por que , depois de dois anos de cuidadosa consideração , tomei essa decisão . Ela não partiu de um impulso momentâneo .
Ninguém me persuadiu a tomá-la - ninguém me persuade a fazer essas coisas . Por dois anos venho pensando nisso , lenta , cuidadosa , pacientemente , e agora decidi dissolver a Ordem , visto que sou o Chefe . Podereis formar outras organizações e esperar outra pessoa . Isto não me interessa , como também não me interessa a criação de novas gaiolas e novas decorações para as gaiolas . Minha preocupação é formar homens absoluta e incondicionalmente livres .
Texto : Krishnamurti
Deixe o seu Comentatio .

Nenhum comentário:

Postar um comentário