segunda-feira, 18 de outubro de 2010

" O Reino de Deus Dentro de Você "

" E , interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus , respondeu-lhes , e disse : O reino de Deus não vem com aparência exterior ; nem dirão : Ei-lo aqui , ou , Ei-lo ali , porque eis que o reino de Deus está dentro de vós " ( Lucas 17:20-21 ).

Jesus dirige-se ao homem , o perene aspirante à felicidade permanente e à libertação de todo sofrimento : " O reino de Deus - da Consciência Cósmica eterna , imutável e sempre bem-aventurada - está dentro de vós .
Contemplai vossa alma como reflexo do Espírito imortal e descobrireis vosso Eu abrangendo o império do amor de Deus , de Sua sabedoria e bem-aventurança , presentes em cada partícula da criação vibratória , e no Absoluto Transcendente isento de vibrações . "
Os ensinamentos de Jesus acerca do reino de Deus - algumas vezes em linguagem direta , outras em parábolas repletas de significado metafísico - podem ser considerados o cerne de toda a sua mensagem .
O Evangelho registra que , ao início de sua missão pública , " veio Jesus para a Galileia , pregando o Evangelho do reino de Deus " está no âmago do Sermão da Montanha . A única oração que se sabe ter ele ensinado aos discípulos suplica a Deus : " Venha o Teu reino " . Repetidas vezes , Jesus falou do reino do Pai Celestial e da forma de alcançá-lo :
" Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus . "
" Porfiai por entrar pela porta estreita ; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar , e não poderão . "
" Ninguém subiu ao céu , senão o que desceu do céu , o filho do homem , que está no céu . E , como Moisés levantou a serpente no deserto , assim importa que o filho do homem seja levantado . "
" E se o teu olho te escandalizar , lança-o fora ; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho , do que , tendo dois olhos , seres lançado no fogo do inferno . "
" Eu sou a porta ; se alguém entrar por mim , salvar-se-á , e entrará , e sairá , e achará pastagens . "
" Eu sou o caminho , e a verdade e a vida . Ninguém vem ao Pai , senão por mim . "
Consideradas em conjunto , essas e as demais declarações de Jesus acerca do reino de Deus fornecem um abrangente entendimento de sua clara afirmação neste versículo : de que o reino de Deus é encontrado não em " aparência exterior " - com o uso dos sentidos de visão , audição , paladar , olfato e tato , sintonizados com a matéria - , mas na interiorização da consciência a fim de perceber a Realidade Divina , que está " dentro de vós " .
" O reino de Deus não surge em resposta a aparências sensoriais ; nem podem encontrá-lo aqueles que dizem : " Vede , ele está aqui , ou está em algum lugar , acolá , nas nuvens ' . Em vez disso , concentrai-vos em vosso interior e encontrareis a esfera da consciência divina , oculta por trás de vossa consciência material . "
Muitas pessoas pensam no céu como um local físico , um ponto no espaço , bem acima da atmosfera e para além das estrelas . Outras interpretam as afirmações de Jesus acerca da vinda do reino de Deus como referentes ao advento de um messias que viria estabelecer e governar um reinado divino sobre a Terra . Na verdade , o reino de Deus e o reino dos céus consistem , respectivamente , na imensidão transcendente da Consciência Cósmica e nos reinos celestiais causal e astral da criação vibratória , que são consideravelmente mais sutis e mais harmonizados com a vontade de Deus do que as vibrações físicas agrupadas como planetas , ar e ambiente terreno .
Os objetos materiais reconhecidos como sensações de visão , audição , olfato , paladar e tato constituem-se de um jogo de forças que se originam e existem além da capacidade de observação da consciência humana . A origem incipiente de todas as formas e vibrações materiais está na Consciência Cósmica . A matéria é energia física condensada ; a energia física é energia astral condensada ; e a energia astral é a condensação da força de pensamento primordial de Deus . Portanto , a Consciência Cósmica está oculta dentro e por trás das camadas da matéria , da energia física , da energia astral e do pensamento ou consciência .
O mesmo que ocorre no macrocosmo se dá no microcosmo do corpo humano : a Consciência Cósmica , caracterizada por alegria sempre nova e imortalidade , é a criadora da consciência humana e , como tal , nela está imanente . A partir da Consciência Cósmica infinta foram concebidas as almas individuais ; essas ideações individualizadas do pensamento de Deus revestiram-se de mais duas camadas de manifestação externa , com as forças causais de consciência condensando-se no corpo astral de energia vital luminosa e no corpo mortal de carne e ossos.
Assim , o reino de Deus não está separado do reino da matéria , mas está tanto dentro dele - permeando-o sutilmente como sua origem e sustentáculo - quanto além dele , existindo nas infinitas mansões do Pai para além do circunscrito cosmos físico .
É por isso que Jesus disse que é inútil procurar o céu com a consciência concentrada em vibrações materiais - identificada com sensações do corpo , prazeres e conforto terrenos . No reino da matéria e da consciência corporal o homem encontra doenças , bem como sofrimentos físicos e mentais ; mas , ao voltar-se para o reino interior , descobre o Consolador , o Espírito Santo ou a Vibração Cósmica de Om , manifestando-se nos centros cerebrospinais sutis de consciência espiritual . Deixar-se arrastar para o exterior , pela corrente da consciência material , significa ser engolfado , queira-se ou não , pelo inferno do reino de Satã - a esfera dos apegos terrenos e limitações do corpo mortal . Seguir a corrente de consciência que nos leva para o interior , meditando em Om , significa alcançar o bem-aventurado reino de Deus que existe por trás da barreira opaca da existência física .
A comunhão com o divino Consolador traz sintonia com a Consciência Crística que habita o corpo , manifestando-se como a alma sempre perfeita . Pela comunhão mais profunda com a Consciência Crística surge a percepção da unidade da alma com o Espírito onipresente - o pequeno Eu expande-se no Eu infinito , abrangendo o reino divino ilimitado de Bem-aventurança sempre-existente , sempre-consciente e sempre-nova .
Toda alma limitada ao corpo pode descobrir o reino de Deus se mergulhar interiormente na meditação a fim de transcender a consciência humana e alcançar os estados sucessivamente mais elevados de super-consciência , Consciência Crística e Consciência Cósmica . Aqueles que meditam profundamente , concentrando-se com intensidade no estado de silêncio ou neutralização dos pensamentos , retiram sua mente dos objetos materiais de visão , audição , olfato , paladar e tato - de todas as sensações corporais e da pertubadora inquietude mental . Nesse estado de quietude interior focalizada , descobrem um inefável sentimento de paz . A paz é o primeiro vislumbre do reino de Deus .
Os devotos que desse modo possam interiorizar sua mente à vontade , concentrando-se por completo no resultante estado de paz , entrarão com certeza no reino da consciência divina . Essa realização gradualmente se expande em onipresença , onisciência , bem-aventurança sempre nova e visões dos reinos de luz eterna , onde todas as almas libertas se movem em Deus , materializando-se ou desmaterializando-se à vontade .
Ninguém pode entrar nesse céu da Consciência Cósmica a menos que interiorize profundamente sua consciência pelos portões da concentração e da meditação dedicadas . É por isso que Jesus afirmou categoticamente : " O reino de Deus está dentro de vós " , quer dizer , nos estados transcendentes de suas percepções da alma .
Existe uma notável correspondência entre os ensinamentos de Jesus Cristo a respeito da entrada no " reino de Deus [ que ] está dentro de vós " e os ensinamentos da yoga , expressos por Senhor Krishna no Bhagavad Gita , acerca do restabelicimento do Rei Alma , o reflexo de Deus no homem , como legítimo governante do reino corporal , com a plena realização dos divinos estados de consciência da alma . Quando o homem se estabelece nesse reino interior da consciência divina , a percepção intuitiva da alma assim desperta trespassa os véus da matéria , da energia vital e da consciência , revelando a essência divina no âmago de todas as coisas .

Ele habita no mundo , a tudo envolvendo - em toda parte , Suas mãos e Seus pés ; presentes em todos os lados , Seus olhos e Seus ouvidos , Suas bocas e Suas cabeças .
Luzindo em todas as faculdades dos sentidos e , todavia , transcendendo os sentidos , sem apego ( à criação ) e , todavia , o Esteio de tudo , livre das gunas ( modos da Natureza ) e , todavia , Aquele que deles desfruta .
Ele está dentro e fora de tudo que existe , do que é animado e do que é inanimado ; próximo está , e também longe ; imperceptível em Sua sutileza .
Ele , o Indivisível , aparece como seres incontáveis ; Ele mantém e destrói essas formas e , então , as recria .
A Luz de Todas as Luzes , para além das trevas ; o próprio Conhecimento , Aquilo que é preciso conhecer , a Meta de todo aprendizado , Ele Se assenta nos corações de todos ( Bhagavad Gita XIII : 13-17 ) .
Texto : Paramahansa Yogananda ( do Livro A Yoga de Jesus Cap. 9 )
Deixe o seu Comentario .

Nenhum comentário:

Postar um comentário