segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

" DEUS "

- Você crê na existência de Deus ?
- Talvez não num Deus a que você se refere ?
- O que você entende por Deus ?
- Por Deus entendo a realidade absoluta , eterna , infinita , universal , a causa-prima de todas as coisas ; a Consciência Cósmica ; a Alma do Universo ; ou no dizer de Einstein , a grande Lei que estabeleceu e mantém a harmonia do Universo . O que admito é a Vida Universal , que em todos os seres vivos se reflete como vida individual . Estou com Paulo de Tarso , que disse aos filósofos de Atenas : " Deus é aquele Ser no qual vivemos , nos movemos e temos a nossa existência " .
- Quer dizer que você não admite um Deus pessoal ?
- Se por " pessoal " você entende um Deus " individual " , limitado , finito , é claro que não admito semelhante pseudo-deus , porque seria a negação radical do Deus verdadeiro , que não tem limitação no tempo e no espaço .
- Você tem certeza da existência desse Deus universal ?
- Certeza absoluta , embora a palavra " existência " não seja exata . Deus não " existe " , Deus " é " . Existir , em sentido próprio , só pode dizer de creaturas individuais , finitas , limitadas , Existir ( de ex-sistir , de ser colocado fora ) só se diz de um efeito , mas não da Causa ; aquele ex-siste é " colocado fora " ou produzido ; a Causa , porém , siste ou simplesmente É . Deus , o Universal , é - nós , os individuais , existimos .
- Quer dizer que você pode provar a realidade de Deus ?
- Provar , não ; ter certeza , sim .
- Como ? Se não a pode provar , donde lhe vem a certeza da realidade de Deus ? A certeza não vem das provas ?
- Nas coisas objetivas , individuais , a chamada certeza vem das provas , como todo cientista sabe ; mas , não sendo Deus um objeto ou indivíduo , a certeza que dele temos não pode vir das provas científicas , analíticas .
- Donde lhe vem , pois essa certeza ?
- Brota das profundezas da experiência íntima . É o resultado de uma intuição espiritual , que não pode ser explicada a quem não a teve . Quem nunca teve amor ou alegria nunca saberá o que essas coisas são , por mais que alguém lhas defina e descreva e analise teoricamente . Quem nunca viveu a Deus nas profundezas do seu ser central , esse não tem certeza da sua realidade , por mais que estude e analise os chamados argumentos pela existência de Deus .
Esses argumentos servem apenas para remover obstáculos , abrir caminho , desobstruir canais - mas nenhum deles pode dar certeza real e cabal sobre Deus . Para que essa certeza brote das divinas profundezas da alma humana deve o homem levar uma vida ética compatível com a santidade de Deus e deve também abismar-se , de vez em quando , num profundo silêncio , a sós com sua alma . Então ouvirá os " ditos indizíveis " , de que fala Paulo de Tarso , quando foi arrebatado ao " terceiro céu " .
Quem admite um Deus pessoal cientificamente provado , é ateu - e quem adora esse Deus demonstrado é idólatra .
- Você crê que há três pessoas em Deus ?
- Se não há em Deus nenhuma pessoa , como é que haveria três ?
- Mas a teologia fala de três pessoas , da santíssima Trindade . . .
- Talvez para sua grande surpresa , lhe devo dizer que a trindade divina não é admitida apenas pela teologia cristã ; todas as grandes filosofias da antiguidade reconhecem em Deus três pessoas .
- Então ?
- Resta saber o que essas filosofias entendem por " pessoa " ou persona . A palavra latina persona , de que fizemos " pessoa " , quer dizer literalmente " máscara " . Persona vem de per-sonare ( soar , falar através ) , e significa aquela máscara ou fantasia que o ator , no tempo do Império Romano , adaptava ao rosto , quando representava no palco , e através de cuja boca aberta falava .
Terminada a peça teatral , o ator tirava a persona , e , em outro drama , aparecia com outra persona . A persona ou pessoa significava , pois , a função , o papel do ator , mas não era a sua verdadeira natureza .
Deste modo , o Deus Universal se revela em diversas personas ou funções ; e as funções fundamentais são três : a função ou persona do pai , do filho e do espírito universal ( santo quer dizer universal ) . Na filosofia oriental , Brahman , o Deus Universal , funciona , no mundo individual , como Brahma ( pai ) , Vishnu ( filho ) e Shiva ( espírito universal ) ; ele é o inicio ( pai ) , a continuação ( filho ) e a consumação ( espírito ) de todas as coisas .
- Mas Jesus não fala de três indivíduos distintos , quando se refere à trindade ?
- Jesus se serve de linguagem simbólica . Mas não deixa de afirmar " Eu e o Pai somos um " . " O Espírito Santo tomará do que é meu e vô-lo anunciará " . " O Espírito da Verdade ficará convosco para sempre - eu estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos " .
Tomás de Aquino , filósofo e teólogo , escreveu volumes repletos de erudição .
Pelo fim da vida , ele teve uma visão da Verdade - e nunca mais escreveu um livro erudito . Perguntado pelo motivo dessa renúncia , o grande teólogo respondeu : " Tudo que escrevi é palha " .
Tomás de Aquino chama " palha " , sobretudo , os cinco argumentos eruditos com que ele tentara demonstrar , cientificamente , a existência de Deus .
Ninguém pode demonstrar ou provar analiticamente , intelectualmente , a realidade de Deus ; mas pode ter plena certeza disto por meio de uma intuição espiritual , que é racional , mas não intelectual .
Einstein afirma até que as leis fundamentais não podem ser conhecidas por análise lógica , mas somente por intuição . E acrescenta : " A certeza intuitiva não pode ser alcançada por análise intelectual " .

Cristo
Quem é ele ?
É Filho de Deus ?
É Deus mesmo ?
Há quase dois milênios que se repetem e discutem estas perguntas .
A sinagoga de Israel exigiu a morte do Nazareno pelo fato de se " ter tornado Deus " .
Um dia , perguntou Jesus aos chefes espirituais de Israel : " Que vos parece do Cristo ? Quem é ele ?
Ao que eles responderam prontamente : " É filho de Davi " .
Jesus porém , lhes faz uma contrapergunta que equivale a uma negação da resposta dos teólogos judeus : " Se o Cristo é filho de Davi , como é que o próprio Davi , em espírito ( profético ) , lhe chama seu Senhor ? 
E não houve quem lhe soubesse dar resposta .
E os teólogos cristãos dos nossos dias continuam devendo a resposta de seus colegas judeus há quase dois milênios .
E em outra ocasião disse Jesus : " Abraão desejou ver o meu dia , viu-o , e exultou em espírito " .
Ao que os chefes de Israel replicam : " Como ? Tu viste Abraão , e não tens ainda quarenta anos ? " . . . E procuraram apedrejá-lo como blasfemo .
Responde-lhes Jesus : " Antes que Abraão fosse feito , eu sou " .
Quem é esse " eu " ? Certamente não Jesus de Nazaré , que nasceu milênios depois de Abraão .
Na última ceia profere Jesus estas palavras : " Pai ! É chegada a hora ! Glorifica-me agora com aquela glória que eu tinha em ti , antes que o mundo existisse ! "
Quem tinha essa glória em Deus , antes da creação do mundo ? Certamente não Jesus de Nazaré , mas sim o Cristo anterior à encarnação , o Cristo Cósmico , pré-telúrico , pré-humano .
Aliás , todos os videntes inspirados confirmam esta verdade .
João , logo no início do seu Evangelho diz que : " no princípio , era o Verbo , e que o Verbo estava com Deus . . . que todas as coisas foram feitas por ele . . . e o Verbo se fez carne e fez habitáculo em nós . . . " Logo , antes de se fazer carne através de Maria , já havia o Verbo , o Logos , o Cristo Cósmico .
E Paulo de Tarso fala aos colossenses do " primogênito de todas as criaturas " , o Logos-Cristo , pelo qual , no qual e para qual foram criadas todas as coisas , no Universo visível e invisível .
E aos cristãos de Filipes escreve que o Cristo Cósmico , que subsistia na forma de Deus , se despojou dos esplendores da divindade , isto é , da forma gloriosa do Cristo-Luz , e assumiu a forma humilde de um homem , de um servo , de uma vítima , de crucificado .
Segundo todos os livros sacros da humanidade , há uma creatura primeva e primeira ; há uma forma individual do Espírito Universal , forma acima e anterior a todas as outras formas existenciais da divina Essência . Esse " primogênito de todas as criaturas " , esse " Adi-Atman " é o Verbo , o Cristo Cósmico , que , aqui na Terra , se tornou visível na pessoa de Jesus de Nazaré , e , possivelmente em outras formas .
Para nós , é o Cristo , isto é , Ungido , permeado pelo espírito de Deus ao ponto de resultar a mais perfeita das creaturas , ele , " no qual habita individualmente toda a plenitude da Divindade " .
O Cristo , o Logos , o Verbo é a mais antiga e mais perfeita individuação ou entidade cósmica que emanou da Divindade Universal .
Esta emanação individual é chamada " filho de Deus "
Texto : Huberto Rohden 
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