sábado, 27 de março de 2010

" Era pelo ano 2000... "

Andava a humanidade inteira numa atividade febril , com grandiosos preparativos para celebrar condignamente o ocaso do segundo e a alvorada do terceiro milênio da era cristã .
Eis senão quando , de improviso , corre por todos os recantos do globo terráqueo a inaudita notícia do próximo reaparecimento do Cristo sobre a face da terra ! Ninguém compreendia bem o processo como essa mensagem do além fora captada pelos laboratórios eletrônicos do fim do século XX ; somente um pugilo de cérebros privilegiados estava a par do enigma e afirmava com certeza categórica que o Cristo voltaria ao mundo , visivelmente , no início do terceiro milênio , a fim de verificar o que os homens que se diziam discípulos dele haviam feito do seu divino Evangelho .
Mal fora essa alarmante notícia divulgada pela imprensa , pelo rádio e pela televisão , quando os chefes civis e religiosos do ocidente cristão se reuniram em assembleia extraordinária , na Capital Planetária , para deliberar o que convinha fazer em face de tão inesperado acontecimento . Todos concordaram em que a situação era sumamente crítica , espécie de terremoto , que poderia vir a abalar os alicerceres de instituições milenares .
Após prolongados debates , decretou-se por unanimidade de votos que , pelo bem da paz e da ordem mundiais , fosse impedida a invasão do Cristo em nosso mundo civilizado , sobretudo no ocidente cristão , onde o perigo se apresentava mais agudo e funesto . No caso , porém , que fosse de todo impossível frustrar essa entrada do Cristo em nosso mundo - pois ninguém ignorava as forças estranhas de que ele dispunha - seria nomeado um corpo de polícia e de detetives especiais para vigiar rigorosamente todos os passos do perigoso intruso , a fim de evitar que pusesse em perigo , com suas ideias revolucionárias , as respeitáveis instituições civis e religiosas da civilização ocidental .
Mas , a despeito de todas as medidas de precaução - eis que , na madrugada do dia 1 de Janeiro do ano da redenção 3000 , aparece , em plena praça pública da Capital Planetária , um personagem estranho que sem tardança , foi preso pela polícia especializada e levado às barras do Supremo Tribunal Mundial para o competente interrogatório .
Exigiram do incógnito invasor a exibição da competente carteira de identidade ou passaporte , mas ele não possuía documento nenhum que não fosse ele mesmo . Interrogado pelo Presidente do Supremo Tribunal se ele era Jesus , o Cristo , fundador do cristianismo , respondeu o recém-chegado :
- Sim , sou Jesus , o Cristo , mas não sou fundador do cristianismo a que aludes .
Perguntaram-lhe se ele era o líder espiritual dos cristãos , ao que o prisioneiro replicou , com a mesma calma e precisão :
- Eu sou o Cristo , mas não sou cristão .
- Que vens fazer aqui na terra ?
- Vim reafirmar o que afirmei no primeiro século .
A essa resposta , um frémito de horror e indignação perpassou as linhas dos delegados dos Estados e das Igrejas cristãs , que integravam a Assembleia Planetária .
- Mas não sabes , porventura - exclamou um dos ministros religiosos - , que não estamos mais no primeiro século ? Não compreendes que as tuas ideias de então foram , há muito tempo , superadas e modificadas pela civilização cristã de vinte séculos , e que nenhum cidadão esclarecido da Era Atómica reconhece a praticabilidade das máximas do teu Evangelho ?
- Passarão os céus e a terra - respondeu calmamente o interpelado - , mas não passarão as minhas palavras . Veio ao mundo a luz verdadeira , mas os homens amaram mais as trevas que a luz , porque as suas obras eram más ...
Ouviram-se no seio da preclara assembleia frêmitos de indignação , seguidos por um longo silêncio embaraçado . Finalmente , um Promotor Público ornado de venerada cabeleira e barba branca adiantou-se e , em tom amigável , disse ao Nazareno :
- Sugiro um acordo . Proclamarás novamente o teu Evangelho , naturalmente sob o controle da nossa Comissão , mas não repetirás nada daquilo que disseste no chamado Sermão da Montanha .
Compreenderás que esse documento é por demais incompatível com os elevados padrões da nossa cultura e civilização ocidental .
Se bem me recordo , exigiste dos teus discípulos , entre outras coisas estranhas e revoltantes , que amassem os seus inimigos e fizessem bem a seus malfeitores ; chegaste ao ponto de dizer que , se alguém nos ferisse numa face , lhe apresentássemos também a outra ; e que o homem , em vez de reclamar pelas vias legais uma túnica roubada , cedesse ao ladrão também a capa . ( Risada sutis na assembleia . ) Ora , Jesus , todos nós sabemos que tu és um homem inteligente e bem capaz de compreender que semelhante filosofia é por demais fantástica , para não dizer positivamente deletéria , não podendo ser divulgada em pleno século da eletrônica e da física nuclear .
O orador abriu uma pausa , a fim de dar ensejo ao acusado para se defender e definir sua atitude . Ele , porém , permaneceu calado .
Ao que o Promotor deu sinal a um dos secretários da Assembleia , o qual deixou a sala e , dentro em breve , voltou carregando nas duas mãos , cautelosamente , um objeto alongado , de cor escura , que colocou sobre a mesa . O orador apontou para o estranho engenho e perguntou a Jesus :
- Sabes o que é isto ?
E , como o interpelado continuasse calado , o orador prosseguiu :
- Logo pensei que não o sabias , porque no primeiro século não existia ainda essa maravilha da nossa ciência e técnica . Pois saiba que isto é uma bomba atómica de hidrogénio . Não chega a pesar 10 quilos , mas , se este aparelho for levado por um dos nossos aviões teleguiados e solto sobre qualquer cidade do globo , não escapará um único ser vivo , nem ficará de pé um só edifício - será tudo arrasado e totalmente desintegrado na fração de segundos . A nossa ciência bélica de hoje é benigna : está em condições de matar milhares e milhões de seres humanos em menos de um segundo , poupando-lhes todo e qualquer sofrimento , porque não sobra tempo para alguém sentir esse aniquilamento instantâneo . Tu mandaste amar os inimigos para acabar com eles - nós porém , descobrimos um meio muito mais seguro e eficiente para acabar de vez com milhares e milhões de inimigos nossos . É um processo rápido e infalível , ao passo que o teu preconizado processo de acabar com os inimigos amando-os é incerto e moroso , além de expor os teus discípulos ao perigo de serem mortos por aqueles a quem não quiseram matar .
O orador tomou um gole d'água , ou coisa equivalente , enquanto a assembleia apoiava vivamente as ideias expostas .

***

Nisto pediu a palavra um dos maiores teólogos cristãos da época , cuja rigorosa ortodoxia era notória no mundo inteiro . Disse :
- Para que não penses , Jesus , que essas ideias sejam coisas de profanos , vou citar a opinião de um dos grandes santos da nossa igreja , Tomás de Aquino ; deves tê-lo encontrado no céu , onde ele está desde o século XIII , conforme declaração oficial do magistério infalível da nossa igreja .
O orador tirou das prateleiras de uma biblioteca próxima dois alentados volumes , abriu-os em determinada página e colocou-os sobre a mesa da assembleia , dizendo :
- Conheces a Summa Theologiae e a Summa contra Gentiles do nosso incomparável Doctor Angelicus ? Sei que não costumavas ler nem escrever livros como nós ; por isto vou explicar resumidamente o que o maior teólogo de nossa igreja escreveu , em latim , a respeito da proibição de matar . Em geral , diz ele , é claro que não se deve matar ninguém . Mas , há casos em que matar não só deixa de ser pecado , mas até se torna dever de consciência cristã . O nosso grande e santo teólogo especifica quatro casos em que não é pecado matar outro homem , ou melhor , outros homens , porque o número não modifica a espécie : 1) em caso de legítima defesa , 2) em caso de guerra justa , 3) pode a autoridade civil condenar à morte os grandes criminosos , 4) pode o magistério eclesiástico permitir que sejam punidos com a morte os hereges impenitentes .
Que dizes em face disto ? Negarás que Tomás de Aquino tinha razão , tanto mais que sua doutrina foi repetidas vezes aprovada e recomendada por nossa igreja infalível ? Sei que no teu Sermão da Montanha rejeitas categoricamente a liceidade do homicídio , em todos os casos alegados ; nem mesmo permitiste a Simão Pedro , nosso representante de então , que matasse ou ferisse um dos teus injustos agressores , no Horto das Oliveiras . Mas , em que iam parar as coisas se nós adotássemos a tua doutrina de " não vos oponhais ao malévolo " ? Preferimos à filosofia absurda do teu Evangelho a política sensata de teu discípulo Pedro .
Não venhas , pois , proclamar novamente princípios incompatíveis com milhares de grandiosas instituições que , em teu nome , erigimos sobre a face da terra , nesses dois milénios de cristianismo ... Não exijas de nós que regressemos à obscuridade do primeiro século ; aceita antes as luzes do século vinte , que hoje transmitimos aos nossos herdeiros do terceiro milénio .

***

O silêncio com que o Nazareno ouviu tudo isto dava à assembleia a impressão de que ele estivesse reconsiderando a sua atitude , disposto a mudar de ideia . Por isso , levantou-se , finalmente , a maior autoridade em Ciências Econônicas e Sociais da época e , aproximando-se do prisioneiro , disse-lhe em voz cariciosa e quase suplicante :
- Escuta um conselho de amigo sincero , Jesus de Nazaré . No tempo em que tu apareceste na terra reinava violento conflito de classes e de raças . Havia muitos escravos e poucos senhores , mas estes poucos oprimiam aqueles muitos . Os escravos não tinham direito nenhum , mas tinham todas as obrigações ; os senhores não tinham obrigação nenhuma , mas tinham todos os direitos , até o de matar os escravos por simples capricho . Tudo isto acabou em nossa sociedade democrática . Proclamamos a igualdade dos direitos humanos . A humanidade de hoje é constituída de duas classes apenas , mas ambas com os mesmos direitos : os exploradores e os explorados . Não te escandalizes com estas palavras , que uns chamam feias . É indispensável que haja classes , do contrário , não seria possível o princípio da divisão do trabalho . O principal é que ambas tenham os mesmos direitos essenciais e eternos . Temos o cuidado de frisar essa igualdade de direitos , prometendo a ambas o reino dos céus . É esta uma das maiores conquistas da nossa ideologia social cristã .
Aos exploradores prometemos-lhes o reino dos céus , com a condição de que façam reverter parte do produto das suas atividades para fins de beneficência ou religião ; e eles concordam connosco , entregando-nos regularmente boa percentagem da renda das suas manobras com a outra classe . São nossos amigos e benfeitores .
Aos explorados , porém , dizemos : Aguentai por mais alguns anos os vossos sofrimentos e a exploração dos poderosos ! Sofrer é destino geral da humanidade ... O sofrimento é a chave do céu ...
" Bem-aventurados os que sofrem injustiças , porque deles é o reino dos céus ! " Quanto mais alguém sofre mais amigo é de Jesus , o rei dos sofredores ... Tereis como herança uma felicidade eterna , daqui a pouco ...
Destarde , conseguimos narcotizar a consciência dos revoltados , e eles se acomodam à situação , e até nos agradecem a consolação que lhes damos .
Se não houvesse miséria social não poderíamos exercer a caridade cristã , necessária para a salvação ; por isso criamos a miséria , a fim de podermos exercer a caridade .
Como vês , Jesus , conseguimos equilibrar jeitosamente as duas classes de que se compõe a sociedade cristã do Ocidente : os exploradores e os explorados . Não venhas agora destruir com o teu Evangelho o que nós construímos com a nossa teologia . Revolução não resolve nada - o que vale é paciência e pacifismo .
Quieta non movere ! - Não mexer no que está quieto ! Este provérbio antigo serve de norma às nossas atividades . Deixa , pois tudo como está para ver como fica ...

***

Já parecia estar esgotado o assunto , quando se levantou um homem venerando coberto de imaculada veste talar de seda branca , e com tríplice coroa na cabeça , e , com voz e gestos lentos e compassados , disse :
- Amigos e colegas . Peço vénia para finalizar a questão central da nossa assembleia . Falastes da necessidade de modificarmos o Evangelho do Nazareno em diversos pontos para o adaptarmos às exigências vitais da nossa época , e escusado é dizer que concordo plenamente com vossos critérios . Parece , todavia , que vos esquecestes de que nós , eu e minha igreja , já realizamos em grande parte essas modificações , graças à perspicácia e sagacidade dos nossos eminentes teólogos , desde a Idade Média até nossos dias .
Entretanto , não focalizamos ainda devidamente , na presente assembleia , o ponto central do qual depende todo o resto . Ninguém ignora que vivemos na época do capitalismo triunfante . Nada se faz sem dinheiro . Não são os governos que decretam ou fazem cessar as guerras a que vos referistes - são os magnatas das finanças , são os grandes capitalistas . Sem eles , não haverá guerras ; quando eles quiserem , a guerra cessará . São eles que fabricam as armas , são eles que alimentam os combates .
Ora , o Nazareno não compreende sequer o á-bê-cê do capitalismo .
Se o deixarmos entrar em nosso mundo moderno , vai proclamar de novo , como já fez ver , os princípios obsoletos do primeiro século .
Vai , por exemplo , repetir o que disse naquele tempo : " Dai de graça o que de graça recebestes ! " " Não leveis nem ouro nem prata em vossos cintos ! " " Não podeis servir a dois senhores : a Deus e ao dinheiro ! "
Durante os três primeiros séculos que se seguiram à morte do Nazareno , os discípulos dele tentaram realizar essa infeliz filosofia espiritual - e todos sabem que acabou em desastre e fracasso total .
A igreja cristã , em vez de dominar o mundo , vivia perseguida e teve de refugiar-se debaixo da terra , nas catacumbas , sem o direito de respirar o ar livre de fora nem ver a luz do sol . Será isto que se chama o triunfo do reino de Deus ?
Felizmente , em princípios do quarto século apareceu o grande libertador , o imperador Constantino Magno , fundador e patrono da nossa igreja . Tirou dos subterrâneos de Roma a igreja mendiga e anónima e fez dela a maior potência política e financeira dos séculos . Colocou os seus chefes nos pináculo da administração pública , deu-lhes prestígio social e político , poder financeiro e militar - e a igreja compreendeu que era muito melhor dominar do que sofrer , melhor perseguir seus inimigos com as armas na mão do que ser por eles perseguida e trucidada . Foi com isto que começou o triunfo do reino de Deus sobre a face da terra . Desde o tempo de Constantino Magno , através de Carlos Magno ( século VIII ) até Gregório Magno ( século XIII ) , os meus predecessores foram de triunfo em triunfo , até se tornarem senhores únicos do mundo religioso e civil da Europa . Depois desse tempo , em virtude de ideias heréticas que surgiram , perdemos o nosso poder militar e parte do prestígio político ; já não podemos organizar Cruzadas e guerras religiosas contra os infiéis ; até nos foi proibido lançar às fogueiras do Santo Ofício os hereges impenitentes . Entretanto , por vias travessas , reconquistamos o poder mundial , dominando as consciências humanas com ameaças de eterna condenação , e , graças a esse domínio moral das almas , conseguimos dominar também os corpos e reconquistamos vasto prestígio nos setores da política e das finanças internacionais . Basta dizer que os meus embaixadores estão em todos os países do globo e gozam de extraordinárias regalias . Em tempos antigos , os teus discípulos , ó Nazareno , procuravam ser " simples como as pombas " , como dizias na tua linguagem poética ; nós preferimos cumprir a outra metade do teu ditado , sendo " sagazes como as serpentes " .
Ora , nada do que fizemos teria sido possível sem o prestígio político e o poder do dinheiro . Disseste , Jesus , que ninguém pode servir a dois senhores , a Deus e ao dinheiro - nós desmentimos a tua filosofia unilateral e provamos pelos fatos que é possível conciliar esses dois senhores , e que esse congraçamento das coisas de Deus e das coisas de César promove muito mais a causa sagrada do cristianismo do que a tua ingénua filosofia irrealista . Basta dizer que o nosso clero , por meio das funções sacramentais e da liturgia eclesiástica em geral , colhe diariamente , no mundo inteiro , cerca de 500 milhões de dólares , para fins religiosos e caritativos - e outros que não interessa especificar . Para o recente Congresso Eucarístico Internacional celebrado numa das capitais da América do Sul arrancamos aos cofres públicos e ao bolso dos nossos fiéis mais de um bilhão de cruzeiros , dos quais gastamos uns 40 milhões na organização do Congresso , e ganhamos o lucro líquido do resto .
Imagina , Jesus , quanto nos rendem sem cessar aquelas tuas benditas palavras : " Isto é o meu corpo , isto é o meu sangue ! " . E que desastre seria para nossas finanças se o povo deixasse de crer piamente na tua presença real sob as aparências de pão e de vinho ! Que seria do nosso clero se não fizesse o povo crer no milagre diário da transubstanciação , do qual nós possuímos o monopólio exclusivo ! ...
Felizmente , os nossos teólogos têm meios e modos para impedir semelhante desastre ...
Por isso , Jesus , não venhas agora arruinar os nossos negócios com a proclamação dos princípios que figuram no teu Evangelho .
Teu distinto discípulo , Iscariotes , adivinhava obscuramente o que nós , hoje em dia , sabemos com meridiana clareza ; por isto quando , na sua clarividência , viu fracassar o teu idealismo imprático , ele homem prático , quis salvar ao menos o que ainda se podia salvar .
Aquelas trinta moedas de prata que ele ganhou com a sua perspicácia político-financeira podem ser consideradas como a primeira contribuição para esse gigantesco acervo de valores económicos que a igreja cristã possui em nossos dias , valores sem os quais o triunfo do reino de Deus entre os homens não passaria de um sonho vão .
As massas ignaras , é verdade , continuam a considerar o cristianismo como um ideal puramente religioso - e convém seja mantida essa ignorância das massas - foi com este fim que instituímos o Imprimatur dos livros , as penalidades e excomunhões eclesiásticas .
As massas amorfas não estão em condições de acompanhar a marcha da evolução das coisas . A igreja somos nós , os chefes hierárquicos , a igreja docente - as massas são apenas a igreja discente , um como que apêndice inerte e passivo .
É , pois , conselho de amigo bem intencionado , Jesus , que não voltes a proclamar os teus velhos princípios antieconômicos . Do contrário , nós , os chefes responsáveis da igreja cristã , nos veríamos obrigados a fazer o que os nossos colegas , os hierarcas da igreja de Israel , fizeram naquele tempo , quando te arvoraste em revolucionário e demolidor de instituições eclesiásticas seculares , pagando com a vida a tua rebeldia . Sê prudente , Jesus ! Não entres em nosso mundo , onde não há lugar para ti ! Deixa-nos promover sem ti , ó Cristo , os interesses do nosso cristianismo ! O nosso povo cristão - salvo raras exceções - já está devidamente imunizado contra os assaltos do teu espírito . Quem foi vacinado com o soro da nossa teologia eclesiástica deixa de ser alérgico ao teu espírito , ó Cristo . Verás que nós realizaremos o nosso cristianismo muito melhor sem ti , ou contra ti , do que contigo "...

***

Houve um longo silêncio . Estadistas e teólogos se entreolhavam , na ansiosa expectativa de que o Nazareno dissesse alguma palavra .
Ele , porém , não falou . Limitou-se a circunvagar o olhar pelos presentes , com infinita piedade e suave benevolência . Depois dirigiu-se à porta da sala , acompanhado pelos guardas armados . Na praça pública , desapareceu misteriosamente como uma luz que se apaga , sem deixar vestígios da sua passagem . No mesmo instante , todas as estações emissoras da Capital Planetária lançaram ao espaço a notícia do fato , alertando a polícia do mundo inteiro para que prendesse o estranho invasor , onde quer que se tornasse visível .
Mas não consta que alguém o tenha capturado , porque ele não se tornou visível .

***

Durante o resto desse dia e durante toda essa primeira semana do primeiro mês do terceiro milênio , continuaram os festejos programados , com inaudito esplendor . Durante as noites , uma gigantesca usina atômica fornecia luz e força abundantíssimas , iluminando os espaços com círculos concêntricos de luz multicor , cujos fulgores atingiam um raio de dezenas de quilômetros . Propriamente , não houve noite alguma nessa semana toda ; a Capital Planetária estava permanentemente iluminada com fulgores de claridade meridiana .
Dentro de poucos dias , o estranho incidente com o aparecimento do Cristo parecia um sonho incerto e vago , que não tardou a ser abafado pelas ruidosas solenidades da alvorada do terceiro milênio da era cristã .
Falou-se muito em " redenção " . Os oradores programados rivalizavam em exaltar as grandezas da " redenção cristã " e a incomparável pessoa do " Redentor " . Mas ninguém sabia , propriamente , o que queria dizer com essa palavra " redenção " . De que fomos remidos ?
Do pecado ? Mas o pecado continuava mais abundante e mostruoso que nunca . Em face desse mistério , acharam os oradores preferível não descer a tamanhas profundidades , preferindo manter-se à superfície dos interesses imediatos de cada dia e acompanhar a rotina cômoda da velha tradição .
E assim se fez .
Texto : Huberto Rohden
Deixe o seu Comentario .

segunda-feira, 15 de março de 2010

" Era pelo ano 3000 "

Acabava o sol de cortar a linha do horizonte levantino quando , no meio duma vasta planura , apareceu um vulto de porte heril , vestido duma túnica branca e dum manto cinzento . Parou no centro da planície e lançou olhares em derredor , como que à procura de alguma coisa .
Depois , encaminhou-se a um enorme montão de pedras , encimado por uma tabuleta , na qual se via meia dúzia de palavras escritas em linguagem e caracteres estranhos ; mas o solitário viandante , conhecedor de todos os idiomas do mundo , logo compreendeu o sentido da legenda . Traduzida em nossa língua , dizia :
" Ilha de Manhattan , propriedade da Tribo Invencível " .
Mais além , havia umas palhoças , e ao pé de uma delas estava sentado um grupo de homens seminus ocupados na confecção e no conserto de redes de pescar .
O viandante da túnica branca aproximou-se dos homens mais idosos , que parecia ser uma espécie de chefe ou cacique . - Segundo tradição antiquíssima , foi esta ilha de Manhattan propriedade da nossa Tribo Invencível . Até o nome é da nossa língua . Mais tarde - faz muitos séculos - nos foi ela roubada por uns invasores de cara branca , como a tua , amigo . Mas tu não pareces vir com más intenções . Podes ficar connosco . Agora , depois que os caras-brancas se mataram todos uns aos outros com aquelas horríveis máquinas de raios e trovões , voltou a ilha a ser propriedade nossa . Infelizmente , já não é tão bela como outrora . Olha só este fundão ...
O chefe apontou para um abismo que parecia enorme cratera de vulcão extinto , e acrescentou , estendendo a mão direita :
- Cuidado , não te aproximes ! Pode ser que o ar em derredor ainda esteja envenenado . Há séculos que foi aberto pelas máquinas de raios e trovões dos caras-brancas , que haviam construído aqui , por cima e ao redor da nossa ilha , uma grande cidade . Muita gente nossa morreu com as irradiações infernais que aqueles engenhos deixaram na terra e no ar . Houve uma invasão de maus espíritos ...
Para as bandas além fica o grande rio , que os caras-brancas chamavam Hudson , mas que agora tem outra vez um nome decente em nossa língua .
Lenta e pensativamente foi o homem da túnica branca andando pela ilha e arredores , imenso deserto caótico de ruínas , entremeadas de vegetação rasteira e doentia , e rasgada de dezenas de horrorosas crateras cheias de água escura .
Neste ponto - explicou o chefe , apontando para uma vasta planície rochosa semeada de gigantescos blocos de pedra - estava situado , como diziam nossos antepassados , o maior edifício do mundo que os caras-brancas haviam erguido . Sabes ler o que está gravado aí nesse rochedo ?
O homem da túnica branca parou e leu : Empire State Building ...


* * *

No dia seguinte , ninguém mais encontrou vestígio do estranho adventício . Constou , mais tarde , que nesse mesmo dia ele foi encontrado a andar tranquilamente sobre as águas do Oceano Atlântico , rumo leste . Possuía o dom inexplicável de isentar o seu corpo da lei da gravidade e transportar-se com a velocidade do pensamento a qualquer distância .
Em certa zona do mar fez alto e deu uma série de voltas sobre as águas , como que à procura de alguma coisa . Finalmente , parou diante duma enorme bóia flutuante , acorrentada no fundo do oceano .
Sobre o dorso escuro da bóia estavam escritas , com tinta vermelha , estas palavras : No fundo destas águas jazem as ruínas de Londres .
Ainda se quedava o homem da túnica branca diante da bóia flutuante , quando viu um barco de pescadores a pouca distância .
Firmou os pés na ponta arredondada duma pedra que emergia das águas verde-escuras e fez sinal aos homens que se aproximassem , pois eles estavam tomados de pavor com a inesperada visão de um ser humano sobre as águas . Com alguma relutância acercaram-se do desconhecido , que parecia ter emergido do seio do mar . Falavam uma língua parecida com os lendários vikings , de milênios idos .
Pouco a pouco criaram ânimo e ousaram falar com o vulto estranho .
- Estás visitando o lugar das antigas ilhas britânicas ? - perguntou um dos pescadores . - Será difícil localizá-las . Ouvimos dos nossos antepassados que os engenhos da morte que vieram dos céus da Sibéria reduziram tudo a fumaça e cinzas . Foi numa única noite . Sobrou apenas esse rochedo em que estás . Por muito tempo ninguém mais pôde pescar por aqui . Estava tudo envenenado . Até às costas das nossas terras apareciam peixes tão envenenados que muitos dos nossos patrícios que deles se alimentaram morreram .
- Um dos nossos entendidos - acrescentou outro pescador - julga ter localizado o ponto onde , outrora , se erguia a catedral de Westminster de que falam livros antigos ; ancorou nesse lugar a bóia que vês aí . Mas ninguém sabe ao certo se esse é o ponto exato .


* * *

Alguns dias mais tarde , foi o homem da túnica branca encontrado às margens do Tibre . Procurava localizar o ponto onde , em séculos passados , se erguera o suntuoso palácio daquele homem de veste talar de seda branca e tríplice coroa na cabeça , que em 2000 tão eloquentemente defendera a causa do cristianismo econômico . Nada conseguiu , porque toda a vasta área da antiga cidade das sete colinas estava coberta de água , transformada num imenso lago . E que a foz e o leito do Tibre estavam a tal ponto obstruídos de ruínas de casas , palácios e igrejas que as águas do rio , represadas , se haviam espraiado muitos quilômetros fora do seu leito natural , formando aquele vasto lago de água doce .
Mais além , à margem superior da lagoa , avistavam-se umas casinhas singelas , habitadas por uns agricultores não menos simples .
Quando viram o homem da túnica branca convidaram-no amigavelmente para tomar um refresco em suas casas . O peregrino aceitou o convite .
Evocando obscuras reminiscências , conseguiram esses lavradores reconstruir , até certo ponto , a história dos últimos séculos . O inquilino do palácio , disseram , que se considerava único representante de Deus sobre a terra , fora obrigado a fugir clandestinamente para o outro lado do mar , porque homens vindos de um vasto país ao norte da Ásia e da Europa invadiram a Itália e espalharam uma ideologia incompatível com as doutrinas desse homem . Por isso , depois daqueles emissários frustados nos seus intentos , vieram milhares de máquinas mortíferas daquele mesmo país e arrasaram totalmente a vetusta cidade às margens do Tibre .
- Por muito tempo - acrescentou um dos lavradores - aquele poderoso país do norte foi senhor do mundo , daquém e dalém-mar .
O próprio fugitivo de Roma foi preso e morto no país dalém-mar aonde fora residir . Finalmente , porém , aquele mesmo país do norte da Ásia e da Europa , de tão rico e poderoso , foi apodrecendo no seu luxo e no seu grande orgulho , e hoje também ele é uma ruína e um deserto , como os outros .


* * *

Ainda por muito tempo foi o homem da capa branca visitando outros países e outras cidades , deste e do outro lado das grandes águas ; mas em parte alguma encontrou vestígio das glórias da ciência e da técnica que cobriam a face da terra por ocasião da sua tentativa de voltar ao mundo dos homens , em princípios do terceiro milênio . Por toda a parte , ruínas e destruição . Só nos campos encontrou homens simples , calmos , serenos , de vida humilde e boa .
Um dia , retirou-se o estranho viandante para uma vasta planície , não longe do lugar onde ele , diversos milênios atrás , espalhara pela primeira vez a sua doutrina grandiosamente humilde , humildemente grandiosa , doutrina que os dominadores do mundo não puderam ou não quiseram compreender .
Para as bandas do leste estendia-se um grande lago de águas extremamente límpidas e azuis , em cujas margens se erguiam casinhas brancas e tranquilas rodeadas de sorridentes jardins e pomares .
No interior desses lares era maior ainda do que fora a benfazeja serenidade , atingindo , porém , a culminância da sua dinâmica beatitude nas almas dos homens que habitavam esses risonhos santuários .
O estranho vulto de túnica branca foi per lustrando , lenta e pensativamente , essas e outras terras , auscultando o ritimo da vida pura que pulsava através de todas as artérias dos indivíduos e da sociedade . Não encontrou policiamento nem códigos de leis nem armas mortíferas em parte alguma , nem outra coisa que perturbasse a paz dinâmica e exultante felicidade desse pequeno mundo .
Dirigiu-se a uma colina , e milhares de homens , mulheres e crianças foram em seguimento do homem , que não conheciam pelos sentidos do corpo nem pelas faculdades da mente , mas que a afinidade espiritual das suas almas lhes revelava como seu amigo e mestre .
Sentou-se o misterioso viandante no topo da colina e , abrindo os lábios , disse :

" Bem-aventurados os pobres pelo espírito - porque deles é o reino dos céus .

" Bem-aventurados os puros de coração - porque eles verão a Deus .

" Bem-aventurados os que fazem a paz - porque eles serão chamados filhos de Deus .

" Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça - porque eles serão saciados .

" Bem-aventurados os misericordiosos - porque eles alcançarão misericórdia .

" Bem-aventurados os que andam tristes - porque eles serão consolados .

" Bem-aventurados os mansos - porque eles possuirão a terra .

" Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça - porque deles é o reino dos céus " ...
Quando o mestre terminou de dizer estas coisas , brevíssimas e imensas , era tão grande o silêncio em derredor que até parecia audível o jubiloso latejar de milhares de corações e o brilho de milhares de olhos parecia iluminar as verdes campinas circunjacentes ... Todos os ouvintes tinham a impressão estranha de perceberem ecos de vozes perdidas na vastidão dos tempos e dos espaços , vozes cujo sentido real só agora emergia das profundezas de suas almas .
E , cansados de milênios de erros e sofrimentos , de vãos tentames de salvação pela ciência e técnicas humanas , abraçaram em cheio a mensagem divina que brotava dos lábios e do coração do homem da túnica branca .
Tão profunda e intensa era a felicidade desses homens que se extravasava com irresistível veemência em torrentes de espontânea bondade e simpatia ativa . Sentiam-se todos um só coração e uma só alma ; não havia um só indigente entre eles , porque os que possuíam demais davam do seu supérfluo para aliviar as necessidades dos que tinham menos .
Compreenderam todos que aparecera no meio deles o Redentor e fizera despontar dentro deles o reino de Deus - a realização integral do amor de Deus manifestado pelo amor dos homens .
Foi nessa gloriosa manhã de primavera cósmica que o filho pródigo depois de ter demandado terras estranhas , esbanjando o patrimônio da herança paterna , mendigado favores a seus tiranos e sofrido fome e degradação no meio de imundas manadas de seres irracionais , foi nessa manhã que ele , purificado por inauditos sofrimentos , por ele mesmo engendrados , resolveu regressar à casa paterna - e houve grande alegria , música e lauto festim ...
E nasceu entre os homens um novo céu e uma nova terra - a paz do Cristo no reino do Cristo .
A humanidade , cristificada , celebrou o segundo advento do Cristo - o seu advento real , definitivo , pela compreensão e pelo amor ativo e universal ...
Foi proclamado sobre a face da terra o reino de Deus ...
Aleluia ! ...
Texto : Huberto Rohden
Deixe o seu Comentário .

domingo, 14 de março de 2010

" Que é orar ? Um ato ou uma atitude ? "

" É necessário orar sempre , e nunca deixar de orar " .
Estas palavras de Jesus são para o homem profano o maior dos enigmas - ou então o maior dos absurdos . Como posso orar sempre , se tenho de trabalhar ? Se cumprisse esta ordem de Jesus deveria desistir de todos os meus trabalhos profissionais , descuidar-me da família , dos deveres sociais , da ciência , da arte e de tudo que faz da vida humana uma experiência possível e digna . O cristianismo , como se vê , não é compatível com uma vida normalmente humana .
Assim dizem e pensam os analfabetos do mundo espiritual .
Por quê ?
Porque ignoram completamente o que seja " orar " .
" Orar " é , para o homem comum , proferir certas fórmulas , em certos tempos , em certos lugares , sobretudo aos domingos , numa determinada igreja .
" Orar " , no sentido de Jesus e de todos os gênios espirituais , não é um ato , mas sim uma atitude , embora essa atitude interna , permanente , se manifeste , de vez em quando , em atos externos , transitórios .
A íntima essência da oração , porém , é uma atitude , isto é , um modo de ser , uma espécie de vida , a saúde , a alegria , o amor , que são estados ou atitudes do ser humano , e não apenas atos externos .
É necessário , diz o Mestre , que o homem crie dentro de si essa atmosfera permanente de oração e viva nesse ambiente , como quem vive em plena luz solar . A luz solar não impede ninguém de trabalhar ; pelo contrário , favorece o trabalho , dá saúde , bem-estar , alegria , felicidade , e mata os miasmas que poderiam destruir a saúde . A oração permanente de que Jesus fala é , pois , uma espécie de constante luminosidade interior , ou uma consciência espiritual que envolve e penetra todos os nossos trabalhos diários , cingindo tudo de um como que invisível halo , duma auréola de beleza , leveza e poesia .
Embora a oração seja essencialmente uma atitude permanente , contudo ela não pode prescindir de atos individuais , assídua e intensamente repetidos . A atitude é uma espécie de estratificação subterrânea que se formou dos resíduos inconscientes de numerosos atos conscientes que , por assim dizer , desceram da superfície do Ego para as profundezas do Eu , e ali se depositaram até formar essa vasta camada do hábito permanente , que chamamos atitude .
Uma vez que essa camada subconsciente - ou , melhor , super-consciência - adquiriu suficiente volume , dela irradiam invisíveis energias rumo à superfície do Ego consciente , que a partir daí , age , mesmo sem o saber , em virtude dessa zona superconsciente do seu ser . Daí a grande necessidade da formação de atitudes ou hábitos positivos , bons , e o perigo da criação de hábitos negativos , maus .
A fim de formar essa atitude permanente , deve o homem ter uma hora certa , cada dia , para se abismar completamente no mundo espiritual . Essa hora de oração , meditação ou comunhão com Deus é absolutamente indispensável para a saúde e a vida da alma .
Durante a meditação deve o nosso Eu espiritual estar , fixa e intensamente , focalizado em Deus e no mundo divino , sem divagar pelo mundo dos sentimentos ou dos pensamentos . É o que Jesus chama " retirar-se para o seu cubículo , fechar a porta atrás de si e orar a sós com Deus " . Nessa hora espiritual , a alma se torna como que uma aguda lâmina , uma chama de intensíssima vibração , sem irrequietos bruxuleios , que seriam sinal de baixa frequência ou pouca intensidade . Para facilitar essa focalização imóvel , muitas pessoas servem-se de palavras como estas , internamente proferidas : " Eu e o Pai somos um " , " O Pai está em mim e eu estou no Pai " , " O Cristo vive em mim " , " Eu sou a luz do mundo " , etc .
Quanto mais diuturna e intensa for essa focalização da consciência espiritual , tanto maior a abundância de luz e força que a alma recebe , porquanto a medida do recebimento depende do grau de receptividade , e essa prática eleva e intensifica grandemente a receptividade da alma .
Terminada a meditação , ou oração meditada , volta o homem a seus afazeres cotidianos , mas sem perder o contato interno com o mundo espiritual , que passará a espiritualizar o seu mundo material , não só sem prejuízo , mas até com real vantagem desse mesmo mundo material .
Saúde quer dizer integração do indivíduo no Todo .
Doença é integração deficiente do indivíduo no Todo .
Morte é falta de integração , ou seja , separação mortífera .
No plano material , essa integração do indivíduo no Todo maior é feita constantemente de dois modos : pela alimentação e pela respiração . Cerca de três vezes por dia , de oito horas , o organismo humano normal se põe em contato mais direto com o Todo , o Universo , o Mundo circunjacente , mediante a ingestão e assimilação de novas energias armazenadas nos alimentos que toma , energias essas que a ciência denomina significativamente " calorias " . Calorias vem de calor . De fato , todas as energias que recebemos pela alimentação provêm da luz solar . Toda comida é filha do sol .
Cerca de 15 vezes por minuto , em estado de repouso normal , recebe o nosso organismo , além disto , energias cósmicas por meio da respiração , o que perfaz cerca de 900 in-e ex-alações por hora , ou 21.600 por dia . O oxigênio inalado é o vínculo que põe o organismo individual em contato direto com o vasto oceano das energias do Universo , contato renovado umas 21.600 vezes por dia , mesmo durante o sono .
Sem esse permanente e sempre renovado contato entre o corpo individual e as energias do Universo não há vida nem saúde .
Ora , essa mesma lei do mundo material vigora também no mundo espiritual : vida e saúde são permanente contato entre o ser individual e o Ser Universal . O que , no plano material orgânico , é feito por meio da assimilação e respiração , isto é feito , no plano espiritual , por meio da oração ou permanente comunhão com Deus .
Sem esse contato não há vida e saúde espiritual . Onde cessa a assimilação ou respiração , sucumbe o indivíduo por inanição ou asfixia - e onde cessa a oração , que é a assimilação e a respiração da alma , adoece e desfalece a alma por falta de elementos vitais .
Conhecedor dessa verdade , disse Jesus : " É necessário orar sempre , e nunca deixar de orar " . A oração são as calorias e o oxigênio do espírito .
Que ideia formaríamos de um homem que dissesse : " Não posso respirar sempre porque tenho de trabalhar " ? Ora , não menos absurda é a atitude de um homem que julga não poder orar sempre porque tem de exercer esta ou aquela profissão .
Existe uma relação íntima entre corpo e alma , entre a parte material e a espiritual do homem . E muitas vezes , se não sempre , uma parte age sobre a outra , a saúde ou a doença de uma afeta o bem-estar ou o mal-estar da outra parte . " Vai-te " e não tornes a pecar , para que não te suceda coisa pior .
" Tem confiança , meu filho , os teus pecados te são perdoados - levanta-te e anda ! " - É com estas palavras que Jesus afirma a estreita relação entre a moléstia material e a moléstia moral desses homens .
Entretanto , raras vezes chega a saúde espiritual a atingir suficiente perfeição para que possa , sem auxílio externo , realizar a saúde material .
No Evangelho , aquele centurião de Cafarnaum que , segundo Jesus , tinha uma fé maior do que outro qualquer em Israel , não curou o seu servo doente ; mas , em contato com o poderoso foco espiritual de Jesus , essa fé foi grandemente potencializada - e deu-se a cura do doente . Coisa análoga aconteceu com a mulher Cananéia , cuja fé no dizer de Jesus era grande , mas só com o contato com a espiritualidade superior do nazareno é que conseguiu curar a filha atormentada por um mau espírito . Mesmo aquele outro homem que , num só fôlego , se confessa crente e descrente - " Creio , Senhor , ajuda a minha incredulidade " - obtém a cura de um doente , porque o baixo potencial da sua fé é potencializado pelo contato com a elevada espiritualidade do Mestre .
Um ímã de alta potência , atuando sobre outro de baixa potência , potencializa este e capacita-o de realizar o que ele , isoladamente , não poderia efetuar .
Uma bateria de alta voltagem , posta em contato - ou mesmo sem contato , por simples indução indireta - com outra bateria de voltagem inferior , eleva a voltagem desta e lhe confere um poder acima do que ela possuía por si mesma . Nunca uma bateria mais forte perde energia pelo contato com uma bateria menos forte , mas sempre o mais domina o menos , o positivo eleva o negativo , a plenitude dá do seu à vacuidade , " A luz brilha nas trevas , e as trevas não a extinguiram " ...
Em resumo : o poder da oração não está no orante , mas sim no mundo espiritual com o qual o orante se põe em contato mediante a oração da fé . O orante não é fonte , senão apenas canal ou veículo entre o mundo material e o mundo espiritual . Se esse canal é limpo , idôneo , não obstruído , derivam espontâneamente dele os fluidos espirituais e atuam sobre o mundo material . E é por isto mesmo que " tudo é possível àquele que tem fé " ; " tudo o que pedirdes em meu nome , crede que o recebereis " .
E acontece aquilo que se chama " milagre " , isto é , a invasão do mundo espiritual no mundo material da natureza .
Dia virá em que o chamado " milagre " passará a fazer parte integrante da ciência e da vida normal do homem , assim como , em nossos dias , a eletricidade , o magnetismo , a energia nuclear e outras forças , outrora misteriosas e hoje conhecidas , fazem parte da vida do homem do século vinte .
Texto : Huberto Rohden
Deixe o seu Comentário .

sábado, 13 de março de 2010

" Para os principiantes na cosmo-meditação "

Convém que o principiante , antes de eclipsar qualquer pensamento , mantenha o único pensamento " luz " . Pense um foco de luz , só luz . Pode até dizer e repetir muitas vezes luz , luz , luz .
Pouco a pouco , em vez de pensar luz , acabará visualizando essa luz , vendo-a na imaginação como foco luminoso . Continue a visualizar , a ver , a ir luz .
Depois de assim visualizar luz , passará a ter simplesmente a consciência luz . O processo sucessivo se tornará um estado simultâneo de consciência luz .
Pouco a pouco , a consciência da luz objetiva se transformará na consciência subjetiva : Eu sou luz eu sou luz eu sou luz .
E , finalmente , o foco de luz se expandirá num mar imenso de luz , num oceano de claridade , numa luz universal , na luz cósmica . E esta luz cósmica , incolor , o penetra e o envolve todo .
Desaparece totalmente a diferença entre a luz e o Eu , porque a luz é Eu , e Eu sou a luz .
Nesse estado definitivo o homem nada faz , nada pensa , nada quer , permite simplesmente que todo ele seja cosmo-feito , cosmo-pensado , cosmo-vivido , cosmo-agido , cosmo-querido .
O homem se entrega deliciosamente , sem reservas , à alma do Universo , a Deus , ao Pai , ao Infinito , ao Todo . O seu pequeno existir de ontem se diluiu no grande Ser de hoje .
Tempo e espaço deixaram de existir .
O Eterno e o Infinito imperam soberanos e únicos .
Neste estado , na linha divisória entre dois mundos , alguns principiantes têm medo de se dissolver no nada do Infinito , na imensa vacuidade da Plenitude , medo de não poderem regressar da Essência Universal para a sua Existência Individual .
Não deem importância a esse medo de dissolução .
Para que alguém possa deixar-se assim absorver pela Luz Cósmica , deve escolher um lugar , um tempo , em que nada e ninguém possa cortar brutalmente essa integração cósmica .
Quanto mais tempo continuar esse " Eu e o Pai somos um " , tanto melhor . Jesus continuou nessa consciência 40 dias e 40 noites ininterruptamente .
Esta consciência da unidade com o Infinito modificará todos os finitos , transfigurará todas as coisas da vida profana . A partir daí , nunca mais o homem poderá sentir-se realmente infeliz , angustiado , abandonado ; nunca mais poderá duvidar de si mesmo , de Deus e da sua própria imortalidade , porque essa experiência é o renascimento pelo espírito e a entrada no Reino de Deus , aqui e agora e para todo o sempre .
Nada existe de mais importante na vida humana do que esta cosmo-experiência . Sem ela tudo é nulo e sem valor , com ela tudo é valioso , cheio de luz , de força , de alegria e de felicidade .

Texto : Huberto Rohdem
Deixe o seu Comentário .