domingo, 14 de março de 2010

" Que é orar ? Um ato ou uma atitude ? "

" É necessário orar sempre , e nunca deixar de orar " .
Estas palavras de Jesus são para o homem profano o maior dos enigmas - ou então o maior dos absurdos . Como posso orar sempre , se tenho de trabalhar ? Se cumprisse esta ordem de Jesus deveria desistir de todos os meus trabalhos profissionais , descuidar-me da família , dos deveres sociais , da ciência , da arte e de tudo que faz da vida humana uma experiência possível e digna . O cristianismo , como se vê , não é compatível com uma vida normalmente humana .
Assim dizem e pensam os analfabetos do mundo espiritual .
Por quê ?
Porque ignoram completamente o que seja " orar " .
" Orar " é , para o homem comum , proferir certas fórmulas , em certos tempos , em certos lugares , sobretudo aos domingos , numa determinada igreja .
" Orar " , no sentido de Jesus e de todos os gênios espirituais , não é um ato , mas sim uma atitude , embora essa atitude interna , permanente , se manifeste , de vez em quando , em atos externos , transitórios .
A íntima essência da oração , porém , é uma atitude , isto é , um modo de ser , uma espécie de vida , a saúde , a alegria , o amor , que são estados ou atitudes do ser humano , e não apenas atos externos .
É necessário , diz o Mestre , que o homem crie dentro de si essa atmosfera permanente de oração e viva nesse ambiente , como quem vive em plena luz solar . A luz solar não impede ninguém de trabalhar ; pelo contrário , favorece o trabalho , dá saúde , bem-estar , alegria , felicidade , e mata os miasmas que poderiam destruir a saúde . A oração permanente de que Jesus fala é , pois , uma espécie de constante luminosidade interior , ou uma consciência espiritual que envolve e penetra todos os nossos trabalhos diários , cingindo tudo de um como que invisível halo , duma auréola de beleza , leveza e poesia .
Embora a oração seja essencialmente uma atitude permanente , contudo ela não pode prescindir de atos individuais , assídua e intensamente repetidos . A atitude é uma espécie de estratificação subterrânea que se formou dos resíduos inconscientes de numerosos atos conscientes que , por assim dizer , desceram da superfície do Ego para as profundezas do Eu , e ali se depositaram até formar essa vasta camada do hábito permanente , que chamamos atitude .
Uma vez que essa camada subconsciente - ou , melhor , super-consciência - adquiriu suficiente volume , dela irradiam invisíveis energias rumo à superfície do Ego consciente , que a partir daí , age , mesmo sem o saber , em virtude dessa zona superconsciente do seu ser . Daí a grande necessidade da formação de atitudes ou hábitos positivos , bons , e o perigo da criação de hábitos negativos , maus .
A fim de formar essa atitude permanente , deve o homem ter uma hora certa , cada dia , para se abismar completamente no mundo espiritual . Essa hora de oração , meditação ou comunhão com Deus é absolutamente indispensável para a saúde e a vida da alma .
Durante a meditação deve o nosso Eu espiritual estar , fixa e intensamente , focalizado em Deus e no mundo divino , sem divagar pelo mundo dos sentimentos ou dos pensamentos . É o que Jesus chama " retirar-se para o seu cubículo , fechar a porta atrás de si e orar a sós com Deus " . Nessa hora espiritual , a alma se torna como que uma aguda lâmina , uma chama de intensíssima vibração , sem irrequietos bruxuleios , que seriam sinal de baixa frequência ou pouca intensidade . Para facilitar essa focalização imóvel , muitas pessoas servem-se de palavras como estas , internamente proferidas : " Eu e o Pai somos um " , " O Pai está em mim e eu estou no Pai " , " O Cristo vive em mim " , " Eu sou a luz do mundo " , etc .
Quanto mais diuturna e intensa for essa focalização da consciência espiritual , tanto maior a abundância de luz e força que a alma recebe , porquanto a medida do recebimento depende do grau de receptividade , e essa prática eleva e intensifica grandemente a receptividade da alma .
Terminada a meditação , ou oração meditada , volta o homem a seus afazeres cotidianos , mas sem perder o contato interno com o mundo espiritual , que passará a espiritualizar o seu mundo material , não só sem prejuízo , mas até com real vantagem desse mesmo mundo material .
Saúde quer dizer integração do indivíduo no Todo .
Doença é integração deficiente do indivíduo no Todo .
Morte é falta de integração , ou seja , separação mortífera .
No plano material , essa integração do indivíduo no Todo maior é feita constantemente de dois modos : pela alimentação e pela respiração . Cerca de três vezes por dia , de oito horas , o organismo humano normal se põe em contato mais direto com o Todo , o Universo , o Mundo circunjacente , mediante a ingestão e assimilação de novas energias armazenadas nos alimentos que toma , energias essas que a ciência denomina significativamente " calorias " . Calorias vem de calor . De fato , todas as energias que recebemos pela alimentação provêm da luz solar . Toda comida é filha do sol .
Cerca de 15 vezes por minuto , em estado de repouso normal , recebe o nosso organismo , além disto , energias cósmicas por meio da respiração , o que perfaz cerca de 900 in-e ex-alações por hora , ou 21.600 por dia . O oxigênio inalado é o vínculo que põe o organismo individual em contato direto com o vasto oceano das energias do Universo , contato renovado umas 21.600 vezes por dia , mesmo durante o sono .
Sem esse permanente e sempre renovado contato entre o corpo individual e as energias do Universo não há vida nem saúde .
Ora , essa mesma lei do mundo material vigora também no mundo espiritual : vida e saúde são permanente contato entre o ser individual e o Ser Universal . O que , no plano material orgânico , é feito por meio da assimilação e respiração , isto é feito , no plano espiritual , por meio da oração ou permanente comunhão com Deus .
Sem esse contato não há vida e saúde espiritual . Onde cessa a assimilação ou respiração , sucumbe o indivíduo por inanição ou asfixia - e onde cessa a oração , que é a assimilação e a respiração da alma , adoece e desfalece a alma por falta de elementos vitais .
Conhecedor dessa verdade , disse Jesus : " É necessário orar sempre , e nunca deixar de orar " . A oração são as calorias e o oxigênio do espírito .
Que ideia formaríamos de um homem que dissesse : " Não posso respirar sempre porque tenho de trabalhar " ? Ora , não menos absurda é a atitude de um homem que julga não poder orar sempre porque tem de exercer esta ou aquela profissão .
Existe uma relação íntima entre corpo e alma , entre a parte material e a espiritual do homem . E muitas vezes , se não sempre , uma parte age sobre a outra , a saúde ou a doença de uma afeta o bem-estar ou o mal-estar da outra parte . " Vai-te " e não tornes a pecar , para que não te suceda coisa pior .
" Tem confiança , meu filho , os teus pecados te são perdoados - levanta-te e anda ! " - É com estas palavras que Jesus afirma a estreita relação entre a moléstia material e a moléstia moral desses homens .
Entretanto , raras vezes chega a saúde espiritual a atingir suficiente perfeição para que possa , sem auxílio externo , realizar a saúde material .
No Evangelho , aquele centurião de Cafarnaum que , segundo Jesus , tinha uma fé maior do que outro qualquer em Israel , não curou o seu servo doente ; mas , em contato com o poderoso foco espiritual de Jesus , essa fé foi grandemente potencializada - e deu-se a cura do doente . Coisa análoga aconteceu com a mulher Cananéia , cuja fé no dizer de Jesus era grande , mas só com o contato com a espiritualidade superior do nazareno é que conseguiu curar a filha atormentada por um mau espírito . Mesmo aquele outro homem que , num só fôlego , se confessa crente e descrente - " Creio , Senhor , ajuda a minha incredulidade " - obtém a cura de um doente , porque o baixo potencial da sua fé é potencializado pelo contato com a elevada espiritualidade do Mestre .
Um ímã de alta potência , atuando sobre outro de baixa potência , potencializa este e capacita-o de realizar o que ele , isoladamente , não poderia efetuar .
Uma bateria de alta voltagem , posta em contato - ou mesmo sem contato , por simples indução indireta - com outra bateria de voltagem inferior , eleva a voltagem desta e lhe confere um poder acima do que ela possuía por si mesma . Nunca uma bateria mais forte perde energia pelo contato com uma bateria menos forte , mas sempre o mais domina o menos , o positivo eleva o negativo , a plenitude dá do seu à vacuidade , " A luz brilha nas trevas , e as trevas não a extinguiram " ...
Em resumo : o poder da oração não está no orante , mas sim no mundo espiritual com o qual o orante se põe em contato mediante a oração da fé . O orante não é fonte , senão apenas canal ou veículo entre o mundo material e o mundo espiritual . Se esse canal é limpo , idôneo , não obstruído , derivam espontâneamente dele os fluidos espirituais e atuam sobre o mundo material . E é por isto mesmo que " tudo é possível àquele que tem fé " ; " tudo o que pedirdes em meu nome , crede que o recebereis " .
E acontece aquilo que se chama " milagre " , isto é , a invasão do mundo espiritual no mundo material da natureza .
Dia virá em que o chamado " milagre " passará a fazer parte integrante da ciência e da vida normal do homem , assim como , em nossos dias , a eletricidade , o magnetismo , a energia nuclear e outras forças , outrora misteriosas e hoje conhecidas , fazem parte da vida do homem do século vinte .
Texto : Huberto Rohden
Deixe o seu Comentário .

Nenhum comentário:

Postar um comentário