domingo, 28 de fevereiro de 2010

" Para Reflexão ! "

1. Na plenitude da felicidade , cada dia é uma vida inteira . ( Goethe )
2. A felicidade não é feita do tamanho da casa , mas do tamanho do amor que enche a casa . ( Frei Hugo Baggio )
3. Dê o primeiro passo com fé . Você não precisa ver toda a escada , apenas suba o primeiro degrau . ( Martin Luther King )
4. Talvez a gente se decepcione em confiar demais , porém viverá em tormento se não confiar o suficiente . ( Frank Crane )
5. Nascemos por amor , vivemos para amar e somente o amor eterniza nossas vidas . ( Frei Neylor J. Tonin )
6. Não confunda jamais conhecimento com sabedoria . Um ajuda a ganhar a vida ; o outro a construir uma vida . ( Sandra Carey )
7. Palavras humanas nem sempre são sábias , pois palavras hipócritas são sempre ditas sem sabedoria . ( Paulo de Lacerda )
8. A gente não se liberta de um hábito , atirando-o pela janela : é preciso fazê-lo descer a escada , degrau por degrau . ( Mark Twain )
9. Existe apenas uma pessoa que pode ser alvo de suas exigências : é você mesmo . ( Fernando Buss )
10.Muitas pessoas progridem , crescem e se desenvolvem durante o tempo que outras perdem , reclamando e criticando . ( Sigmar Sabin )
11. A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguém ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho . ( Pe. Luiz Cechinato )
12. Fazendo o bem , nos tornamos bons ; praticando a justiça nos tornamos justos ; perdoando , nos tornamos misericordiosos . ( Frei Anselmo Fracasso )
13. O humor é um dos direitos da mente civilizada . ( Saul Bellow )
14. A esperança não é um sonho , mas um modo de transformar os sonhos em realidade . ( Suenens )
15. Pessimista é aquela pessoa que reclama do barulho enquanto a oportunidade bate à porta . ( Michel Levine )
16.Que haverá com a lua que sempre que a gente a olha é com súbito espanto da primeira vez ? ( Mario Quintana )
17 Onde quer que estejam os irmãos , e sempre que se encontrem em algum lugar devem testemunhar uns aos outros respeito e estima . ( São Francisco de Assis )
18.A gente coloca as cartas na caixa do correio com certa inveja das viagens que farão . ( Eno Teodoro Wanke )
19.O valor de cada um de nós será medido pelo amor . ( Cardeal Angelo Comastri )
20 Se o texto do evangelho é música escrita , nós devemos nos esforçar para ser música cantada , isto é , evangelho vivo . ( São Francisco de Sales )
21 Escolhe entrar no mar pelos pequenos riachos . ( Santo Tomás de Aquino )
Temos tanta necessidade de orar como de respirar . Sem oração não podemos fazer nada . ( Tereza de Calcultá )
Deixe o seu Comentario .

domingo, 21 de fevereiro de 2010

" Iniciação da Ascensão ! "

Uma iniciação , como sugere a palavra , iniciar um caminho . Tomar ou receber uma iniciação , significa receber o mérito pela conclusão de uma determinada lição , e imediatamente receber uma lição mais avançada . Concluída esta lição , recebemos outras lições mais avançadas . Assim se dá o processo de evolução com o ser humano . Ele evolui através de estágios , e em cada um destes estágios , ele aprenderá a dominar um conjunto de aspectos que , reunidos , lhe facultam o aprendizado de conhecimento superiores . Iremos destacar para sua reflexão , três aspecto básicos que devem ser dominados pelo discípulo através da consciência e da vivência diária .
Poder = Conhecimento / Amor = Altruísmo / Sabedoria = Inteligência
O poder está relacionado ao conhecimento .
O que é realmente o poder ? Quem é de fato um ser poderoso ? Poderoso é aquele que conhece a si mesmo . É aquele que domina a si mesmo , que tem poder sobre si mesmo .
O poder sobre outras pessoas é um poder ilusório , pois de fato ele não existe . O verdadeiro poder está em conhecer a si mesmo . Conhecer as próprias emoções , pensamentos , sentimentos , erros e imperfeições .
Poderoso é aquele que sabe quão imperfeito é , e quão perfeito ele pode vir a se tornar .
Também nos disse , certa vez , Paramahansa Yogananda : " Um santo é um pecador que nunca desistiu " . Existe muita sabedoria nesta frase , se você reflectir em toda a sua profundidade . A ideia geral que você , como também todo discípulo da luz precisa reconhecer , é que o mais importante de tudo é que você se torne um ser consciente .
Seja consciente dos seus próprios erros , busque corrigi-los , tendo paciência , e jamais julgando a si mesmo - pois quem julga não é Deus , mas sim o próprio ego . Observe-se , portanto , sempre pelos olhos de Deus , e nunca pelas suas próprias limitações .
O amor está relacionado ao altruísmo . Quem é realmente uma pessoa amorosa ? Qual é o verdadeiro conceito de amor ? O amor está presente , acima de tudo , no coração de todos aqueles que amam a si mesmos . Aprenda a amar a si mesmo . Não mais , porém , do que aos outros - mas de forma igual .
Veja a si mesmo como uma parte de Deus igual às outras partes , que são as outras pessoas , e ame a todos sem distinções .
O auto-conhecimento abre espaço para o amor próprio , pois , em se tendo conhecimento de quem você é , você saberá a que atribuir o seu amor , pois em essência você é Deus , e o amor de Deus é infinito . Sua própria essência é feita de amor . Sua vida foi concebida por Deus na eternidade do universo , por um gesto de amor de nosso Pai Criador .
A sabedoria está relacionada à inteligência . Quem é realmente um sábio ? Qual é o verdadeiro conceito de sabedoria ? Sábio é aquele que se conhece e , em se conhecendo , ama a si mesmo e , amando a si mesmo , poderá amar aos outros . O sábio é aquele que ama de forma consciente - conhecedor , sobretudo , do princípio do amor sob vontade .
Ele não somente ama , porém , sabe como amar . O homem sábio é aquele que conhece os caminhos do amor . Ele sabe como utilizar a sua inteligência a serviço de Deus , portanto , ama de forma inteligente . A sabedoria é subproduto do poder e do amor , duas qualidades fundamentais do desenvolvimento da ascensão .
Para que se torne um Mestre Ascenso , você há de compreender todos estes princípios .
Estes elementos representam a Chama Trina do Poder , do Amor e da Sabedoria . O perfeito desenvolvimento destas virtudes , bem como a sua aplicação prática na vida cotidiana e a consequente integração e equilíbrio das mesmas , irá torná-lo cada vez mais próximo do amor divino e de sua própria realização em todos os aspectos .
Como você pode perceber , e de uma forma bastante resumida , o caminho para a ascensão exige um imenso comprometimento com o caminho espiritual . Se não existe uma aplicação determinada e um profundo desejo de se alcançar a realização divina , mais lento se torna o desenvolvimento do processo de ascensão . Todos os seres humanos , por outro lado , possuem o seu ritmo próprio e cada um , a seu tempo , despertará para a necessidade de acelerar a própria evolução .

AS SETE INICIAÇÕES DA ASCENSÃO

1. Conhecer os princípios da matéria , dominá-los e superá-los conscientemente . A primeira iniciação é recebida no momento do nascimento da vida física . A lição básica da primeira iniciação , está relacionada a compreender a vida humana como deve ser vivida , de forma saudável e equilibrada . Todos os vícios negativos são abandonados .
A adaptação completa ao meio físico é também um pré-requisito fundamental , para a conclusão da primeira iniciação .

2. Eliminação do desejo material , assimilação dos princípios de causa e efeito , reconhecimento do sentimento divino dentro de si , discernimento básico da visão da essência espiritual e material . O recebimento da segunda iniciação é marcada pela fusão com o corpo astral ou emocional . Neste nível , o iniciado passa a controlar melhor as suas próprias emoções e começa a abandonar , pouco a pouco , muitos vínculos materiais que não mais servirão para o seu futuro desenvolvimento ascensional . Nesta fase , uma maior consciência da responsabilidade com o caminho espiritual começa a surgir , bem como o despertar para a necessidade de sentir , intuir e ouvir a voz interior , desligando-se assim de tradições , regras e tabus impostos pela sociedade , que antes influenciavam todos os actos e pensamentos de sua vida .

3. Reconhecimento gradativo da presença do Eu Superior , e da voz do Eu Superior falando através da consciência . Domínio completo sobre as leis de formação de pensamentos construtivos e destrutivos . Domínio completo sobre as leis da mente .
Necessidade de edificação de bases crísticas na vida cotidiana , nos pensamentos , atitudes , e na forma de conduzir a missão que foi proposta à alma , na actual jornada . É na terceira iniciação que ocorre a fusão com o corpo mental , o que explica de certa forma porque ocorre um maior desenvolvimento do potencial mental . A tendência é que a frequência cerebral aumente consideravelmente . Os pensamentos tornam-se incrivelmente mais acelerados , e a mente se torna mais eficiente na resolução de problemas complexos da vida cotidiana ou mesmo espiritual .

4. Fusão completa com o Eu Superior . Renúncia completa ao mundo material , carácter , reputação , status social , amigos , dinheiro e ao padrão de vida tradicional . A pessoa não deixa de actuar no mundo físico , mas está completamente desligada e desvinculada de qualquer prisão ao mundo material . A experiência da fusão com o Eu Superior é extremamente importante na caminhada da ascensão . É um dos passos fundamentais para o aprimoramento do discípulo para que possa melhor servir à humanidade , embora muito ainda tenha a adquirir , em termos de conhecimento e sabedoria , para que se torne ascenso e possa deter um conhecimento completo sobre sua própria natureza .

5. A quinta iniciação pode ser considerada um estágio preliminar da ascensão . Quando a Presença Divina consegue penetrar e preencher de Luz aos nossos corpos físico , emocional , mental , espiritual e átmico ( fusão com o corpo átmico ) , tal fato pode ser simbolizado como encher plenamente uma taça com o líquido sagrado que , podemos dizer , seria o amor , poder , sabedoria , energia e Luz Divina . Quando a taça transborda deste líquido sagrado , é porque , enfim , conseguimos estabelecer na Terra um perfeito receptáculo de energias divinas e sutis . Este receptáculo , podemos dizer é o próprio Cálice Sagrado . Nenhuma outra forma de energia que não seja amor , pode ser emanada de nossos corpos , que começam gradativamente a se transformar em Corpos de Luz . Como numa fusão , o Cálice Sagrado fundiu-se ao meu corpo , e toda substância sagrada ( Luz ) deste cálice unificou-se definitivamente a mim , fazendo parte de meu SER . Assim , meu próprio corpo transformou-se num Cálice Sagrado . Quando lembramos da palavra cálice , uma das referências é o cálice da flor . A libertação da consciência é semelhante ao brotar de uma flor de lótus . Podemos dizer , portanto , que o cálice é o elemento que fornece o suporte para a descida da Consciência Divina . Quando o corpo de manifestação se transforma num cálice , ele está se preparando para recepcionar a Consciência do Cristo , do Eu Eterno , que é a nossa Monada . Esta recepção ocorre a nível consciente , no evento da sexta iniciação . Na quinta iniciação eu consegui , portanto , atingir um estado de plena perfeição sobre meus quatro corpos inferiores , bem como um excelente domínio , não ainda perfeito , sobre as Leis da Natureza existentes na quinta dimensão . Beber o líquido do Cálice Sagrado , esotericamente , significa receber segredos ocultos . Existem outros elementos iniciatórios que se precipitam na quinta iniciação , do quais apenas o discípulo poderá ter conhecimento . Ele poderá tomar conhecimento destes elementos através de revelações , sonhos , e situações de grande intensidade energética no mundo material , como viagens a lugares específicos , o encontro com uma pessoa que poderá lhe revelar algo , ou então alguma outra forma de revelação . Preste muita atenção nisto . Esta revelação está intrinsecamente relacionada ao factor pelo qual você veio à esta encarnação . Procure descobrir se trata-se de um elemento Kármico , ou se é apenas alguma chave importante que definirá qual é o seu caminho e missão a cumprir na actual existência .
6. A ascensão é um acontecimento maravilhoso . No mundo espiritual , acontece uma grande cerimonia com os Mestres Ascenso , onde nos encontramos rodeados por todos eles , bem como por inúmeros seres angelicais e da hoste ascensionada . E Neste outro mundo , que na verdade é um estado de consciência , os poderes da minha consciência se tornariam teoricamente ilimitados . As minhas palavras ganhariam vida e , então , nada mais seria impossível para mim . Tudo aquilo que eu dissesse , tudo aquilo que eu fizesse , seria da Vontade de Deus e se realizaria . Tudo seria perfeitamente puro , e dentro do mais perfeito princípio de amor universal . É uma questão de aprimoramento , de canalizar da mais perfeita forma , todas as energias provenientes da monada . Este é um processo que perdura até um certo nível antes de adentrar a sétima iniciação .
7. A sétima iniciação está relacionada com o contacto com a sexta dimensão , a dimensão da graça divina . Neste ponto , o Ascensionado já adquiriu e tomou plena posse de todas as suas habilidades como mestre de sua própria natureza . É nesta iniciação , em estágios mais avançados , que se torna possível realizar o tele transporte , bilocação , materialização e desmaterialização de tudo aquilo que se necessita , bem como outras inúmeras faculdades . O sentimento de plenitude é total . A luz que o nosso corpo irradia é praticamente perfeita , e gradativamente começa a permear os níveis mais profundos dos corpos físico , astral , mental , espiritual , átmico e monódico , revelando assim , ao discípulo , todos os conhecimentos , talentos e habilidades provinientes de cada um destes planos de consciência , que antes estavam sendo ocultados pelo véu do maia . Uma característica importante da sétima iniciação é o reconhecimento do verdadeiro significado da graça e da bênção divina . Deste ponto em diante , o Ascensionado evoluirá somente através da graça , e não mais pelo Karma . A sétima iniciação é também representada pela ressurreição - a morte definitiva da personalidade para o plano terrestre , a completa libertação da roda de reencarnações , e o renascimento para a luz eterna e infinita de Deus . A partir deste nível , a única razão pela qual a alma permanece encarnada no corpo físico , é o serviço à humanidade . Não existe mais nenhum aspecto que possa aprisionar a alma ao plano físico , e ela passa a servir exclusivamente aos planos superiores e , sobretudo , à Vontade de Deus . A sétima iniciação é a última que pode ser conseguida no plano físico . As iniciações posteriores somente podem ocorrer depois que a alma abandonar o plano físico .
ALGUMAS EXPLICAÇÕES IMPORTANTES
Todas as iniciações são marcadas , individualmente , pela fusão com um dos corpos de manifestação . A primeira iniciação é representada pelo nascimento - ou seja , o nascimento do corpo físico . A segunda iniciação é representada pela fusão com o corpo emocional ; a terceira iniciação é representada pela fusão com o corpo mental ; a quarta iniciação é representada pela fusão com o corpo espiritual ; a quinta iniciação é representada pela fusão com o corpo átmico ; a sexta iniciação é representada pela fusão com o corpo monódico ; e por fim , a sétima iniciação é representada pela fusão com o corpo logóico . Há algumas considerações importantes que precisam ser feitas em relação a este assunto .
O discípulo que atinge o terceiro grau de iniciação , está prestes a realizar a sua fusão com o corpo espiritual , ou Eu Superior . Neste nível , o iniciado começará a sentir mais profundamente a influência do Eu Superior em sua vida . Tudo acontece de forma gradativo . Imagine que a ascensão é como subir por uma rampa lisa , ao invés de subir por uma escada com degraus . O que eu quero dizer , é que apesar de todos os sinais evidentes que você perceberá em seu processo de ascensão , nada será abrupto . Tudo será sempre gradativo , dentro de uma harmonia e um sincronismo cósmico perfeitos - pois Deus conhece o tempo correto de ascensionar para cada nível , para cada um dos seus filhos . Você não poderá , em hipótese alguma , pular etapas . Tudo aquilo que você precisa trabalhar , em termos de consciência , você o fará durante o tempo que for necessário para sua individualidade específica . Jamais pense que , somente por ter eliminado uma boa quantidade de egoísmo e negatividade , você terá uma iniciação elevada . Isto é importante , porém , procure reconhecer com humildade qual é o seu verdadeiro nível , e procure trabalhar conforme as suas necessidades actuais . A força-motriz da ascensão é o desejo de libertação que habita o seu interior . A pressa para ascensionar é uma das maiores ilusões das quais você precisa se conscientizar . Não é a pressa - num sentido de tempo - que o fará ascensionar mais rapidamente , pois para o seu referencial original , que é a sua monada , o tempo não existe . Tempo é apenas sinonimo de resgate consciencial . Somente ao resgatar a sua própria consciência , é que você terá , enfim , eliminado o conceito de tempo , e então atingirá as suas metas . Busque realizar aquilo que você tem em mente , não importa o que você esteja pensando . Se você tiver de errar , erre ; se você tiver de iludir-se , iluda-se ; não tenha medo de viver as suas experiências . O mais importante é que você aprenda com estas experiências . Sem elas , você não poderá ascencionar . Nenhuma experiência que você já tenha tido , ou que ainda venha a ter nesta existência , é em vão - você não terá mais experiências do que o necessário para assimilar as lições de que precisa para evoluir . Tudo aquilo que você criou ou fez no passado , está agora retornando para sua consciência , para que você se harmonize novamente com suas próprias escolhas . Procure conscientizar-se disto .
Etapas não podem ser puladas , mas sim , vivenciadas e experimentadas em todos os seus níveis . Esta é a única condição que tornará possível prosseguir pelas iniciações . A sétima iniciação é bastante marcada como um estágio em que as forças do Céu reinam sobre as forças da Terra . O contacto com o plano logóico de manifestação , ou seja , a fusão com o Logos Planetário ( cujo regente é Sanat Kumara ) , e também o início da fusão com a sexta dimensão , são realmente fatos muito importantes na caminhada de um discípulo . A sexta dimensão é a chamada dimensão da graça . Afinal , o que vem a ser a graça ? A graça é a energia do milagre , é a pura luz divina . Deixar fluir esta graça pelo veículo físico , em sua totalidade , é o nosso grande desafio e meta . Constantemente estamos recebendo a graça divina do Pai , de Deus , da Criação - porém , muito raramente conseguimos percebê-la actuando em nossas vidas . Percebemos através de momentos , pois a visão humana é fragmentada , submissa a conceitos de tempo e espaço , portanto separada e dividida em relação à unidade , ao todo que é UM . A graça é o meio pelo qual todos os seres humanos deveriam normalmente evoluir , evitando , assim a necessidade de reencarnação . Evoluir por intermédio da graça , significa evoluir sem sofrimento . Talvez por muito tempo você tenha pensado que a evolução só se dá com o sofrimento . Isto não é verdade . Evoluir através da graça significa simplesmente ir assimilando cada vez mais a Vontade do Pai , do Deus Criador , através do trabalho para a luz , para o conhecimento e pela passagem pelas grandes iniciações cósmicas do universo , pois as iniciações e a evolução continuam nos planos universais após abandonarmos o plano físico . Simplesmente , vamos aprendendo e adquirindo amor e sabedoria através de nossas vivências . A evolução pela graça também pode ser chamada de evolução dhármica . Encarnar no plano físico nestas condições , é um fato raro e só pode mesmo acontecer se um ser espiritual decide ajudar a humanidade . Ele desce para a densidade física , portanto , voluntariamente . Ele não precisa reencarnar , e originariamente não possui esta necessidade , embora possa adquirí-la caso venha a cometer infrações contra as Leis Universais . Ainda em relação à graça , é devido à ela que podemos realizar aquilo que chamam os seres humanos de " milagre " . O milagre é na verdade algo comum , quando se tem o pleno conhecimento do poder da graça vinda do Pai , do nosso Deus Criador . Na vontade determinada , consciente e amorosa em comunhão com a graça divina que flui de Deus para todos os nossos corpos inferiores , acaba por realizar todos os milagres que desejamos que aconteçam . Grandes avatares como Sathya Sai Baba , entre outros , realizam estes milagres a que estou me referindo .
Para se dominar completamente a " técnica " destes milagres , é preciso deter a ciência dos princípios da formação destes milagres . É devido a este fato que poucos em nosso planeta estão , de fato , habilitados a utilizar estes recursos ascensionais avançados . Um avatar é um ser que naturalmente , sem fazer esforço algum , simplesmente compreende estes princípios , pois devido à sua grande força e bagagem espiritual , ele está aquém dos níveis densos e inferiores da matéria , e naturalmente mais conectado e aproximado dos planos superiores da graça e do poder divino . A maior conquista que atingimos na sétima iniciação , é a plena realização divina e a conseguente predominância das forças do Céu sobre as forças da Terra . Estaremos , enfim , completamente livres das ilusões a que estávamos presos anteriormente , podendo realizar na terra , mais facilmente e de forma consciente , o plano Divino .
Texto : www. eusouluz.iet.pro.br/iniciacao.htm
Deixe o seu Comentario .


sábado, 13 de fevereiro de 2010

" Buddhismo Boomeritis "

A existência do Buddhismo " boomeritis " exige particularmente um sofisticado modelo psicoespiritual para que possamos delinear seus contornos . Isto exige , ao mínimo , o que nós chamamos um modelo estágio-4 , que inclui todos os quadrantes , todos os níveis , todas as linhas , todos os estados , todos os tipos ? é muita coisa , não ? Como muitos de vocês sabem , neste seminário introdutório sobre boomeritis estamos usando apenas o modelo estágio-2 - ou uma Espiral de desenvolvimento em forma de escada , porque este é o mais simples modelo que pode lidar de forma essencial com os pontos ; mas quando surgem as sutilezas do desenvolvimento espiritual , estes tipos de modelos-escada não funcionam muito bem .
O modelo que nós usamos no IC é mais complexo , mas até onde nós podemos dizer , ajusta os dados pertinentes ( e quando não o faz , nós o mudamos , ou certamente tentamos ) . Neste momento ele inclui os quatro quadrantes-intencional , de comportamento , social , e cultural -- assim como os fenômenos extremamente importantes de níveis e linhas ( ou ondas e fluxos ) -- a idéia é que diferentes linhas desenvolvimentais ( por exemplo , cognitiva , moral , interpessoal , espiritual , emocional , artística , cinestésica , etc . ) procedem de uma forma relativamente independente pelos vários níveis/ondas/estágios de consciência ( por exemplo , pré-convencional , convencional , pós-convencional ) , de forma que uma pessoa pode estar em um nível bastante alto de desenvolvimento em algumas linhas , médio em outras , e baixo em ainda outras-assim , há muito pouco que seja linear acerca do desenvolvimento global .
Este modelo integral também inclui os fenômenos importantes dos estados e estágios-- isto é , uma pessoa pode ter uma experiência de pico ou estado alterado de consciência a virtualmente qualquer estágio/nível/onda de consciência . Estados alterados são de ( pelo menos ) quatro variedades principais , representando quatro estados extensamente presentes , naturais de consciência -- de alerta ( total ) , de sonho ( sutil ) , sono profundo ( causal ) , e não-dual ( nos dando estados espirituais tais como , respectivamente , : misticismo de natureza , misticismo de deidade , misticismo sem forma , e misticismo não-dual . Veja ' Os Estados e Estágios ' ) .
O que isto significa , para dar um rápido exemplo , é que alguém no , digamos , estágio azul de desenvolvimento pode ter um estado alterado ou experiência de pico de um estado sutil -- digamos , uma experiência de Luz divina ou Luminosidade interior -- mas a pessoa tenderá a interpretar aquela experiência pelo aparato mental , que deselvolveu em seu caso particular . Neste exemplo , a pessoa interpretará a experiência espiritual em termos do replicador azul , em cujo caso veríamos algo como a experiência fundamentalista de ' renascimento ' : esta pessoa sente , com certeza absoluta , que Jesus veio pessoalmente a ela , e que ninguém pode ser salvo a menos que aceite Cristo como seu salvador pessoal . A experiência do estado sutil é muito real e autêntica , mas é interpretado através do nível mental " replicador azul " mítico-grupal , concreto-operacional .
Essencialmente a mesma coisa acontece com os outros níveis principais ou estágios ou ondas de desenvolvimento . Uma pessoa em virtualmente qualquer estágio de consciência pode ter um estado alterado de consciência ( total , sutil , causal , ou não-dual ) , mas ela interpretará aquela experiência pela lente da estágio geral que está -- quer dizer , interpretar pelas estruturas mentais que possui ou aquelas já emergentes em seu desenvolvimento . Uma pessoa pode ter uma profunda experiência-satori de pura Vacuidade ( o reino sem forma ) , mas aquela pessoa geralmente interpretará esta experiência espiritual nos termos de seu estágio comum de desenvolvimento ( por exemplo , uma pessoa cujo centro de gravidade é azul interpretará estados alterados principalmente em termos azul ou míticos ; uma pessoa verde os interpretará em condições pluralistas , e assim por diante ) .
Existem , claro está , uma grande variedade de estados alterados de consciência que estão disponíveis aos homens e mulheres sob diferentes circustâncias , mas , como indicado , há pelo menos três estados principais disponíveis para virtualmente todo o mundo : alerta , sonho , e sono profundo , e esses estados podem dar origem , como já sugerimos , a experiências espirituais tais como misticismo de natureza ( ou unidade com o reino grosseiro ) , misticismo de deidade ( ou unidade com o reino sutil ) , e misticismo sem forma ( ou unidade com o reino causal ) . Nós também acrescentamos consciência não-dual , que muitas tradições mantêm como a sempre-presente mente comum . O ponto simplesmente é que muitos destes estados alterados profundos estão disponíveis aos indivíduos em virtualmente qualquer estágio de desenvolvimento , simplesmente porque todo o mundo está alerta , sonha , e dorme .
Inicialmente , é importante entender por que as grandes tradições de sabedoria -- inclusive Buddhismo , Hinduísmo , Cristianismo , Judaísmo , Taoísmo , Shamanismo , e tradições indígenas -- não tenham nenhum modelo de estágio como este da Dinâmica Espiral . Nós analisamos esta idéia extensivamente em outros seminários [ veja Sidebar G , subtítulo , " Two Types of Stages , and Why the Contemplative Traditions Only Have One of Them " ; e especialmente o Sidebar I e Sidebar J , a serem enviados em breve . ] Mas a idéia geral é bastante simples : as ondas de consciência de desdobramento descobertas por pessoas como Clare Graves , Abe Maslow , Jane Loevinger , Robert Kegan , Susan Cook-Greuter , et al . , são estágios intersubjetivos/interobjetivos , não estágios meramente subjetivos , e portanto não podem ser captados através de práticas como meditação , contemplação , introspecção , e assim por diante . Eles são fundamentados principalmente nos mais baixos quadrantes , não nos quadrantes superiores , e assim escapam da Fenomenologia e hermenêutica em grande parte ( e da atenção das tradições de sabedoria ) . Esta , desnecessário dizer , é uma séria deficiência , que pode ser remediada através de uma psicologia mais integral . As grandes tradições não estão erradas , apenas muito parciais nesta questão , mais isso é bastante fácil de resolver !
Certo , assim olhemos para os fenômenos de estados e estágios que usam a Dinâmica Espiral como exemplo . Como estávamos dizendo , uma pessoa em vermelho pode ter um estado alterado de experiência grosseiro , sutil , ou causal ( por exemplo , uma pessoa em vermelho pode ter uma experiência de pico de misticismo de natureza , misticismo de deidade , ou misticismo sem forma ) .
Uma pessoa em azul também pode ter um estado alterado de experiência grosseiro , sutil , ou causal .
E igualmente poderia o laranja , verde , amarelo , e assim por diante . Em outras palavras , usando este modelo simples como exemplo , cada um dos 8 estágios pode experimentar os 3 estados principais .
Isto nos dá uma grade de 24 tipos diferentes de experiências espirituais . Nossos investigadores aqui no IC acharam exemplos aceitáveis de todos os 24 ( exeto nos limites extremos onde as coisas se esvaecem ) . [ Veja sidebar G , subtítulo : A Lattice of Altered States ; Integral Psychology ; e Combs , The Radiance of Being , second revised edition . ]
É minha opinião que cada uma dessas experiências espirituais é , ou pode ser , uma real e autêntica experiência . Porém , essas experiências são interpretadas mais adequadamente quanto mais alto for o estágio que os experimenta . Uma experiência turquesa do Sagrado , por exemplo , atestaria o fato de que o Divino é livremente oferecido a todos os seres sensíveis , por outro lado uma experiência azul do Sagrado sustentaria que Deus só é oferecido a algumas pessoas escolhidas , ou apenas para os poucos que abraçam esta versão particular de Deus , ou apenas para esta nação , e assim por diante -- em outras palavras , azul é o Espírito etnocêntrico , turquesa é o Espírito holocêntrico . Embora esses dois indivíduos possam ter tido uma experiência espiritual autêntica ( neste caso , a experiência de um real , muito autêntico estado sutil ) , a interpretação turquesa é mais adequada ao Espírito que a do azul porque o turquesa tem mais profundidade desenvolvimental e é portanto mais inclusivo e mais integral .
Esta abordagem pode nos ajudar a dar sentido a muitas experiências aparentemente contraditórias .
Por exemplo , o Shamanismo é uma profunda técnica de indução aos estados alterados de natureza psíquica e sutil . Por isto é justamente respeitado por muitos contemporâneos que procuram por uma saída da " terra plana " [ o mundo excessivamente superficial ] . Ao mesmo tempo , o shamanismo emergiu originalmente em estruturas tribais que eram púrpuras e vermelhas , e assim as interpretações que cercam alguns destes estados shamânicos são , pelos padrões de hoje , um pouco problemáticas , antiquadas , restritivas , ou até mesmo regressivas . O truque é ser capaz de alcançar a tecnologia de estados alterados mas ajustá-las a interpretações mais adequadas ( por exemplo , turquesa ou mais altas ) . Mas o shamanismo em si mesmo -- o shamanismo original -- era usando termos suaves , em uma boa miscelânea . Surgiu em culturas que eram profundamente etnocêntricas , que frequentemente praticavam técnicas forrageiras de corte-e-queimada , que achavam o infanticídio uma necessidade , que agressivamente dividiam o mundo em ' nós ' contra ' eles ' , e cuja estrutura tribal os mantinham firmemente longe de uma compaixão holocêntrica . Assim vamos ter cuidado com o que nós louvamos , sim ? Nós não estamos negando que os estados shamânicos eram ESTADOS mais altos -- mas a quais ESTÁGIOS você os está ligando ?
Em outras palavras , a existência de estados e estágios é muito importante porque nos ajuda a entender o fenômeno do Buddhismo boomeritis -- ou a espiritualidade boomeritis em geral , seja afetando o shamanismo , misticismo da natureza , ecofeminismo , misticismo de deidade , espiritualidade descendente , Cristianismo contemplativo , Neo-Vedanta , Kabbalah , ecologia profunda , e assim por diante .
Em poucas palavras , aparentemente o Buddhismo boomeritis ? e a espiritualidade boomeritis em geral -- acontece quando o centro de gravidade de uma pessoa está na idéia-replicadora verde , entretanto aquela pessoa tem uma muito real , muito autêntica experiência de algum dos estados de consciência transpessoal e transracional . Especialmente durante os estados meditativos de consciência , uma pessoa pode experimentar uma gama larga de eventos transracionais , incluindo estados sutis de experiências visionárias ( misticismo de deidade , savikalpa samadhi , Sambhogakaya ) , estados causais de consciência sem forma ( Vacuidade do imanifesto , nirvikalpa samadhi , Dharmakaya ) , e até mesmo de consciência não-dual ( sahaj samadhi , Svabhavikakaya , Experiência Una não-dual ) .
Mas por mais autênticos que esses estados verdadeiramente sejam -- e ninguém está negando isso ! ? eles são imediatamente capturados e interpretados pela idéia-replicadora verde . Por conseguinte , a pessoa interpreta o Buddhismo -- ou simplesmente suas próprias experiências espirituais ? como significativo de que a espiritualidade autêntica deve ser anti-hierárquica , relativista , uma questão principalmente de compartilhamento participatório , focalizada no diálogo atencioso , um democrático abandono de qualquer posição de autoridade entre o professor e o estudante ( ' o sangha é o buddhs ' ) , negando qualquer classificação e julgamento , encorajando uma multiplicidade e diversidade de verdades igualmente válidas , afirmando uma pluralidade de princípios espirituais , desenfatizando a iluminação uma vez que qualquer estado ' mais alto ' poderia marginalizar alguém , enquanto vê-se o professor espiritual como apenas um amigo com quem nós caminhamos o não-hierárquico caminho espiritual , de mãos dadas como iguais , enquanto dispensamos a intensa disciplina e negamos que o despertar seja qualquer coisa diferente do lavar a roupa com algum tipo de consciência ...
( ... ) Novamente , não é que esses fatores estejam errados , ou sejam ruins , ou incorretos . Antes , pertencem esselcialmente ao sistema de valores da idéia-replicadora verde , e como tal , eles não participam dos ainda mais abrangentes valores do integrativo Segundo Alinhamento . Esses valores verdes simplesmente não são incluídos em interpretações mais profundas e mais altas e mais abrangentes , mas somente se tornam um fim em si mesmos , a ponto destes valores verdes marginalizarem e rejeitarem os outros sistemas de valor .
Como nós vimos , o padrão verde reinvindica ser inclusivo e não-marginalizante , mas na realidade não deixará o vermelho ser vermelho , ou que o azul seja azul , ou laranja seja laranja , ou que o amarelo seja amarelo -- em muitos casos , menospreza esses valores e lhes dirá isso sem nenhuma reserva ! ( A idéia-replicadora verde fica incomodada com o controle vermelho , tem sérias reservas aos valores conservadores azuis , insulta frequentemente o capitalismo laranja , detesta hierarquias amarelas , recua diante dos universais turquesa , e assim por diante . ) A Diretiva Principal da consciência de segundo-alinhamento , por outro lado , percebe que o vermelho saudável deve ser permitido ser vermelho a seu próprio modo , o azul saudável deve ser azul , o laranja deve ser laranja , o verde deve ser verde , e assim por diante -- e deste modo apenas uma consciência integral que atravessa o espectro inteiro de consciência pode emergir e não privilegiar aos valores de uma onda " idéia-replicadora " indevidamente , neste caso , a verde .
( ... ) Com 25% da população americana sendo verdes ( os ' criativos culturais ' ) , e menos de 2% pertencendo ao Segundo Alinhamento , a probabilidade do Buddhismo ser capturada pela idéia-replicadora verde realmente é muito alta . Quer dizer , a maioria dos budistas americanos são budistas da idéia-replicadora verde , por simples demonstração demográfica .
Mais uma vez , isto não é bom ou ruim , simplesmente é . Mas traz certas repercussões que eu acredito qualquer pessoa interessada no Buddhismo -- ou espiritualidade em geral -- deveria estar atenta .
Primeiramente , um Buddhismo verde-idéia-replicadora não é certamente um Buddhismo turquesa ou integral , como certamente são os maiores textos do Mahayana e do Vajrayana . Por exemplo , pense no Avatamsaka Sutra , que provavelmente é tão turquesa quanto a onda turquesa pode ser ; o Lankavatara Sutra , um trabalho de gênio pertencente ao Segundo Alinhamento que elucida a hierarquia aninhada da evolução de consciência , que se estende por toda esta fase até o Terceiro Alinhamento ; os Anuttara Tantra do Vajrayana que constituem em instruções turquesas sobre as sutis energias Kósmicas holísticas , que conduzem à consciência do Terceiro Alinhamento e ao grande Esclarecimento ; os Dzogchen Upadesha , tratados espirituais que descrevem a consciência à medida que esta se desdobra do primeiro ao segundo até o terceiro alinhamento e à realização da Presença sempre-manifesta ; e até mesmo a psicologia Abidharma do Theravada , exposições profundas sobre a consciência do Terceiro Alinhamento . Nenhum destes Tratados são idéias-replicadoras verde ; eles são todos Tratados do segundo e terceiro alinhamentos -- e , meus amigos , este fato é muito importante .
Recordem que as ondas do Primeiro Alinhamento são beges , roxas , vermelhas , azuis , laranja , e verdes ; o que define cada uma delas é que elas acreditam que seu sistema de valor e visão global são as únicas visões que estão fundamentalmente corretas . Por outro lado , as ondas de consciência do Segundo Alinhamento ? a amarela e a turguesa -- são ondas verdadeiramente integrais , pois incluem uma consciência intuitiva de todas as ondas-idéia-replicadoras do Primeiro Alinhamento e assim podem perceber a importância de cada uma , já que cada uma delas são um ingrediente necessário na Espiral abrangente de crescimento , além de perceber que também são holárquias recorrentemente ( relembrem que Beck e Cowan consideram que a aceitação da holarquia , ou hierarquia aninhada , é uma das características definidoras do segundo alinhamento ) . E finalmente , o Terceiro Alinhamento é um termo geral para todos os estados e estágios que são trans-turquesa ou verdadeiramente transpessoais , transracionais e supramentais .
Em outras palavras , os que nós queremos são modelos de Segundo Alinhamento de consciência que incluam a consciência de primeiro - , segundo - , e terceiro-alinhamento . Quer dizer , queremos tentar usar a mente em sua capacidade mais alta de pensamento integral ( amarelo e turquesa ) para que possamos ter uma visão geral do espectro inteiro de consciência , e isto inclui apontar pelo menos para os estados que são trans-turquesa , supramentais e transpessoais . Claro que , não existem modelos mentais de estados de terceiro-alinhamento porque esses mesmos estados são transmentais : quando você está experimentando o terceiro alinhamento diretamente ? como durante o nirvikalpa samadhi ou no puro estado sem forma -- não há nenhuma mente conceitual para criar modelos ! Mas quando sairmos desses estados transmentais , então claro que podemos fazer mapas e modelos mentais daqueles , com a compreensão de que você tem que experimentar diretamente esses estados e estágios de terceiro-alinhamento e não somente falar sobre eles ! ( ... ) .
Portanto é isso que queremos dizer quando afirmamos desejar modelos de Segundo Alinhamento do inteiro espectro ( de primeiro , segundo e terceiro alinhamento ) . Bons exemplos disto incluem James Mark Baldwin , William James , Michael Murphy , Roger Walsh , Jenny Wade , Charles Tart , Joel Funk , Michael Washburn , Skip Alexander , Francisco Varela , Susann Cook-Greuter , Frances Vaughan , e assim por diante . Esperançosamente , claro , nós não ofereceremos somente modelos mentais , mas também incluiremos práticas espirituais que nos permitirão experimentar diretamente os estados e estágios mais altos , supramentais , de terceiro-alinhamento . Mas ao menos queremos incluir um reconhecimento desses estados dentro de nosso modelo mental integral de segundo-alinhamento .
Como dissemos , muito do terceiro alinhamento , e especialmente o elemento causal , é supramental e não-representacional ( e portanto , quando você está nesse estados do terceiro-alinhamento não é capaz de criar modelos mentais ) ; porém , uma vez que a pessoa 'sai ' desses reinos , ele ou ela os interpreta nas condições de sua organização mental . E o turquesa , mesmo sendo o mais integral dos reinos mentais evoluidos , é o melhor equipado , neste momento , para representar mentalmente de forma completa o espectro global de consciência . Assim , novamente , queremos mapas turquesas das ondas do primeiro , segundo , e terceiro alinhamento ( ou o espectro inteiro para a extensão do que pode ser representado em mapas -- que não é muito , a propósito , mas isso não significa que tais mapas não tenham nenhuma serventia ) .
Os problemas começam quando você interpreta estes eventos de terceiro-alinhamento somente sob as condições do Primeiro Alinhamento , o que acontece com a idéia-replicadora verde do Buddhismo .
Ou a idéia-replicadora verde do Shamanismo , ou a idéia-replicadora verde da Kabbalah , ou a idéia-replicadora verde do Pluralismo , e assim por diante . Novamente , isto não é necessariamente ruim , mas pode ter certas consequências muito infelizes .
( ... ) Porque onde quer que o verde vá , boomeritis o segue . E da mesma maneira que o boomeritis absorveu tanto da onda verde neste país , assim o Buddhismo boomeritis é uma das formas mais prevalecentes de Buddhismo que atualmente nos chama a atenção . Suas doutrinas são as mesmas que nós vimos e que são características do boomeritis em geral , mas agora presas à experiência autêntica de estados meditativos de consciência , que são interpretadas para apoiar então o sistema de valores da idéia-replicadora verde .
( ... ) O resultado é um Buddhismo que reinvindica ser igualitário , pluralista , não-marginalizante , anti-estágio , e especialmente anti-hierarquia . E , ai , todos os movimentos da " perversa idéia-replicadora verde " entram em jogo : ele reinvindica ser igualitário , mas na verdade condena todas as visões que discordam disto ( mas como isto é possível , se todas as visões são verdadeiramente iguais ? ) rejeita o modelo professor-estudante , desde que sejamos todos amigos espirituais ligados ao mesmo caminho ( mas por que as pessoas estão pagando tanto dinheiro a estes professores , se somos todos iguais ? ) rejeita a hierarquia em qualquer natureza ( mas por que classifica sua visão como melhor do que todas as alternativas ? ) reinvindica que o pluralismo é a verdadeira voz do Mistério Divino ( mas por que rejeita todas as numerosas outras vozes que discordam dele ? ) E às vezes chega ao ponto de negar completamente a importância da Iluminação , porque todas as experiências espirituais devem ser vistas igualmente sem qualquer julgamento ou classificação hierárquica , e afirmam que existir algo chamado ' iluminação ' insinuaria que aqueles não iluminados de alguma maneira são inferiores , e isso não é uma coisa agradável para dizer , e portanto não diremos isto . A verdadeira raison d' etre do Buddhismo -- isto é , livrar do sofrimento através da Grande Libertação da mente desperta , que permite a salvação compassiva de todos os seres sensíveis -- é jogada fora pela janela porque é politicamente incorreta .
( ... ) Bem , a lista das táticas da " perversa idéia-replicadora verde " é tão legendária quanto extensa . O fato do Buddhismo boomeritis exibir todas essas características não é nenhuma surpresa , mas a real impostura aqui é que um Buddhismo verdadeiramente integral provavelmente nunca irá se enraizar no Ocidente se o Buddhismo boomeritis manter o controle que certamente possui neste momento .
O ponto é bastante simples : se você leu os ensaios deste seminário sobre " Boomeritis " que demos aqui no IC , então você terá um entendimento bastante claro do boomeritis -- o que é , o que significa , como surgiu . Se você simplesmente olhar as muitas formas de espiritualidade agora disponíveis , inclusive o Buddhismo , irá , eu temo , as descobrir envoltas em boomeritis . Meus colegas aqui no IC são de uma só opinião : o Buddhismo boomeritis provavelmente é a maior ameaça interna ao Dharma no Ocidente .

{ Buddhismo Boomeritis : Termo quase intraduzível criado por Ken Wilber para denotar a " doença " da " perversa idéia-replicadora-verde " ( Mean Green-Meme , um pensamento característico do padrão de consciência ou ONDA denominada " verde " , transmitido de forma insalubre e infecciosa entre um grupo de seres humanos ) , " infectando " a geração pós-moderna e " espalhando-se " por toda uma cultura . Ken Wilber , escritor , filósofo e teórico de Psicologia Integral e autor do sistema " todos os níveis , todos os quadrantes " de descrição das experiências conscienciais . [ Buddhismo Boomeritis é o mais sério -- e pertubador -- tópico que uma pessoa pode imaginar . Mas , em minha opinião se você está interessado em entender este tópico , o único modo de fazer isso é ler o romance " Boomeritis " primeiro , ou então o assunto central aqui realmente não será compreendido . Para esses que assim fizerem , o ensaio abaixo representa algumas reflexões sobre o que eu acredito ser a única grande ameaça ao Buddhadharma no Ocidente . Um dos dois ou três professores buddhistas americanos mais populares , depois de ler Boomeritis , enviou-me um e-mail e disse : " Hum , penso que tenho esta doença . "
Eu acredito que a grande flexibilidade e não-apego que o treinamento budista instila nas pessoas serão fortes o bastante para permitir que o boomeritis seja superado , mas se isso acontecerá ou não ainda está para ser testemunhado -- Kw }
Texto : Ken Wilber
Deixe o seu Comentario .







quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

" A SAGA DE GANDHI "

Gandhi é o nome de um grande herói da história da Humanidade .
Mas o que ele conquistou ? Foi um guerreiro ? Ou foi um santo ?
Na realidade , Gandhi foi uma mistura dessas duas naturezas : a do guerreiro e a do santo .
Gandhi nasceu na Índia , um país que fica na Ásia e que possui uma profunda riqueza : sua fé e devoção . Na Índia , até os dias de hoje , é muito comum existirem sábios caminhando pelas ruas , falando sobre Deus e sobre os diferentes caminhos para conhecê-lo .
As famílias são muito religiosas e , em quase todas as casas , existe um pequeno altar , com imagens de grandes mestres espirituais . E também imagens de deuses como Ganesha , com cabeça de elefante , como Hanumam , com corpo de macaco , ou de deusas como Lakshmi , sentada dentro de uma flor de lótus . Na realidade , os hindus também acreditam em um único Deus - a quem chamam de Brahma - e cada um desses deuses representa alguma de suas infinitas qualidades como a sabedoria , a devoção ou a abundância .
As famílias se reúnem em frente a esse altar para cantar , orar e meditar - que é uma forma de oração , em que se fica em silêncio , de olhos fechados , sintonizado com o Senhor do Universo . É comum para os indianos realizarem , todos os dias , nos mesmos horários , essas formas de adoração . Para eles , isso é tão natural como brincar , tomar banho ou comer .
Gandhi nasceu em uma família de comerciantes , que também valorizava muito a vida espiritual . Cresceu em um ambiente em que , enquanto as pessoas realizavam suas tarefas , procuravam sentir , no cotidiano , a presença divina .
Sua mãe era muito religiosa , estava sempre orando e ajudando as pessoas necessitadas . Gandhi aprendeu muito com ela , dando seus primeiros passos nesse caminho , onde percebeu a força única que tudo move e orienta : o amor .
No entanto , Gandhi ficava intrigado com alguns mistérios e começou a questionar sobre a vida à sua volta . Na Índia , as pessoas eram divididas em quatro castas princípais : a dos sacerdotes , a dos guerreiros ou governantes , a dos comerciantes e a dos serviçais .
Essa classificação separava as pessoas de acordo com o tipo de família em que elas haviam nascido .
Existiam também , os que nasciam em famílias de uma outra casta , a mais discriminada de todas , que era a dos Intocáveis . Eles não tinham direito algum , nem mesmo de conversar com uma pessoa de uma casta considerada , pelos hindus , como superior .
E Gandhi se perguntava : como o poder do Criador do Infinito era tão forte e arrebatador e , ainda assim , as pessoas estarem divididas em castas , que não se relacionavam umas as outras ?
A criança Gandhi começou a observar o mundo e analisá-lo , percebendo as injustiças e procurando compreendê-las . Tentava também se analisar e compreender por que ele mesmo , às vezes , não falava a verdade , e passou a se sentir muito mal quando mentia .
Um dia , escreveu uma carta a seu pai , na qual contou todas as suas mentiras . Gandhi entregou a carta a seu pai , sentando-se próximo a ele . O pai leu a carta , dobrou-a em silêncio , fechando os olhos . Lágrimas grandes como pérolas escorreram de seu olhos , e ele nada disse .
Na carta , Gandhi pedia a seu pai para ser castigado por seus erros . Ele , no entanto , não o castigou . Mas , para Gandhi , assistir ao sofrimento de seu pai foi um castigo muito maior . Naquele momento , ele compreendeu que mesmo sem uma única palavra , sem uma ação , sem um único gesto , você pode transformar o outro .
Gandhi foi transformado pelas lágrimas de seu pai e , a partir desse dia , decidiu mudar e nunca mais mentiu . Assim , começou a surgir em Gandhi a força de um Herói da Verdade , que mais tarde faria tantas transformações no país em que viveu e nas pessoas do mundo inteiro .
AMOR A SEUS IRMÃOS
A luta pela igualdade entre todos os homens foi um dos pontos principais da vida de Gandhi . Anos mais tarde , ele travou uma grande batalha espiritual na Índia em favor dos chamados Intocáveis .
A sociedade em que Gandhi nasceu , como já dissemos , discriminava as pessoas da casta dos Intocáveis . Os indianos das castas consideradas superiores praticamente não falavam com eles , por quem sentiam uma espécie de aversão . Assim , durante muito tempo , a sociedade indiana renegou essas pessoas , isolando-as em bairros separados , não permitindo que elas tivessem acesso a escolas ou o direito de escolher qualquer profissão . Elas podiam apenas realizar trabalhos considerados , pelos hindus , como inferiores .
Gandhi foi um dos primeiros a ter a coragem de mostrar o enorme engano que os indianos estavam cometendo em relação aos Intocáveis . Ele sentia que não era correto separar as pessoas por suas condições sociais , e que a vontade divina era a de que todos os homens percebessem a sua natural irmandade .
Gandhi passou a chamar os Intocáveis de Harijan , que significa filho de Deus . Visitava os lugares onde eles moravam , ajudando-os , orientando-os , transformando assim um padrão de comportamento milenar .
Muitas e muitas vezes , Gandhi jejuou pelos Harijans , para acabar com leis injustas , que os desprezavam . Por meio do poder da verdade , Gandhi fez profundas mudanças na sociedade hindu .
As grandes almas como Gandhi trazem a sabedoria da Verdade para o nosso dia-a-dia , nas pequenas coisas , ensinando que somos todos irmãos , independentemente da situação financeira , da cor da pele ou da quantidade de objetos que temos . Não é um alívio quando percebemos que tudo isso não importa para nos classificar ?
Texto : Ligia Miragaia e Maeve Vida
Deixe o seu Comentario .

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

" UNIÃO DE TODAS AS RELIGIÕES "

Gandhi cumpriu cada etapa da grande missão que estava prevista para sua vida . Com muita fé , passo a passo , ele foi levando a confiança para muitas pessoas que viviam sem esperança de poder transformar suas vidas . Através de seu exemplo , Gandhi realimentou a chama do amor em muitos corações , tanto de hindus como muçulmanos , budistas ou cristãos .
Mahatma Gandhi , como todos os grandes mestres da Humanidade , nossos verdadeiros heróis , ajudou a enobrecer a raça humana , despertando-a para sua força interior , que é mais poderosa que canhões , tanques de guerra ou metralhadoras .
E foi assim que Gandhi ajudou a tornar a Índia um país livre , permitindo que os indianos passassem a governar a si mesmos , após uma dominação de quase dois séculos .
Apesar de Gandhi ter nascido na religião hindu , ele falava sempre de todas as religiões , procurando demonstrar que , em sua essência , elas são todas iguais , pois falam da mesma verdade .
Gandhi , com sua infinita sabedoria , via as diversas religiões como diferentes caminhos para alcançar a mesma meta em comum : a união com Deus . Ele explicava que somos todos filhos do mesmo Pai Celistial e da mesma Mãe Divina , que é como os indianos costumam chamar o lado materno de Deus .
Quando Gandhi estava com 66 anos , um grande mestre espiritual da Índia foi visitar a comunidade em que ele morava . Seu nome era Paramahansa Yogananda e ele também honrava todas as religiões e achava importante a harmonia entre elas .
Esse mestre , cujo título Paramahansa significa Supremo Cisne , pertencia a uma linhagem de grandes mestres espirituais da Índia e havia sido enviado para a América , com a missão de mostrar que as grandes religiões do Ocidente e do Oriente falam da mesma verdade , e também ensinar uma técnica de meditação , chamada Kriya-Yoga .
Mas você deve estar se perguntando : para que serve uma técnica de meditação ? Ela nos faz voar ? Ela nos dá superpoderes ? De certa forma , sim pois ela tem o poder de nos acalmar , até mesmo quando brigamos com alguém e nos sentimos muito nervosos . A meditação nos mostra onde fica a porta para a paz dentro de nós mesmos e nos ajuda a compreender o que é certo e o que é errado em cada situação . E nos aponta o caminho a seguir .
Yogananda estava muito feliz em conhecer pessoalmente Gandhi , pois o considerava um grande santo e tinha muita admiração pelo seu serviço à Humanidade . E foi durante essa visita que Gandhi resolveu pedir a Yogananda que ensinasse a ele , e a seus discípulos mais próximos , essa avançada técnica de meditação .
No dia seguinte , Yogananda ensinou a Gandhi essa sagrada técnica que havia recebido de seu querido mestre , Sri Yukteswar , quando era ainda jovem , e que havia sido revelada há mais de 5 mil anos por Krishna , outro grande mestre da Índia .
As técnicas de meditação , como essa que Yogananda ensinou a Gandhi , por exemplo , ajudam as pessoas a permanecer por mais tempo em silêncio , concentradas , sentindo a presença de Deus na forma de uma alegria muito profunda .
Poder mergulhar nessa fonte de infinita alegria , ensinava Yogananda , é a maior herança que recebemos do Criador de Universo .
Essa alegria brota como uma fonte de água pura e cristalina , que nunca se acaba , e está sempre borbulhando dentro de nós .
Muitos outros mestres e santos também vieram nos ensinar que todas as religiões são como estradas diferentes , que nos levam de volta ao mesmo Pai Celestial . Esses grandes mestres nos ensinam que Deus é um só . Seu nome , no entanto , pode ser expressado em diversas línguas , de diferentes formas , nos mais diversos países .
E assim foi também com Gandhi . Ele praticou os ensinamentos cristãos como Jesus . Utilizou as palavras do Alcorão como Maomé . Desenvolveu o autocontrole como Krishna . Teve a força de vontade de Moisés e atingiu a serenidade como o próprio Buda . Em si mesmo , Gandhi manifestou a união de todas as religiões , seguindo o exemplo dos grandes mestres da Humanidade .
Em sua comunidade na Índia , Gandhi preferiu não construir nenhum templo . Eles oravam , cantavam e meditavam ao ar livre . Assim , ele sentia que estava cultuando Deus , na riqueza e simplicidade de seu próprio templo : a Natureza .
( Mahatma ) . Quer dizer GRANDE ALMA !
Texto : Ligia Miragaia e Maeve Vida
Deixe o seu Comentario .