quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

" A SAGA DE GANDHI "

Gandhi é o nome de um grande herói da história da Humanidade .
Mas o que ele conquistou ? Foi um guerreiro ? Ou foi um santo ?
Na realidade , Gandhi foi uma mistura dessas duas naturezas : a do guerreiro e a do santo .
Gandhi nasceu na Índia , um país que fica na Ásia e que possui uma profunda riqueza : sua fé e devoção . Na Índia , até os dias de hoje , é muito comum existirem sábios caminhando pelas ruas , falando sobre Deus e sobre os diferentes caminhos para conhecê-lo .
As famílias são muito religiosas e , em quase todas as casas , existe um pequeno altar , com imagens de grandes mestres espirituais . E também imagens de deuses como Ganesha , com cabeça de elefante , como Hanumam , com corpo de macaco , ou de deusas como Lakshmi , sentada dentro de uma flor de lótus . Na realidade , os hindus também acreditam em um único Deus - a quem chamam de Brahma - e cada um desses deuses representa alguma de suas infinitas qualidades como a sabedoria , a devoção ou a abundância .
As famílias se reúnem em frente a esse altar para cantar , orar e meditar - que é uma forma de oração , em que se fica em silêncio , de olhos fechados , sintonizado com o Senhor do Universo . É comum para os indianos realizarem , todos os dias , nos mesmos horários , essas formas de adoração . Para eles , isso é tão natural como brincar , tomar banho ou comer .
Gandhi nasceu em uma família de comerciantes , que também valorizava muito a vida espiritual . Cresceu em um ambiente em que , enquanto as pessoas realizavam suas tarefas , procuravam sentir , no cotidiano , a presença divina .
Sua mãe era muito religiosa , estava sempre orando e ajudando as pessoas necessitadas . Gandhi aprendeu muito com ela , dando seus primeiros passos nesse caminho , onde percebeu a força única que tudo move e orienta : o amor .
No entanto , Gandhi ficava intrigado com alguns mistérios e começou a questionar sobre a vida à sua volta . Na Índia , as pessoas eram divididas em quatro castas princípais : a dos sacerdotes , a dos guerreiros ou governantes , a dos comerciantes e a dos serviçais .
Essa classificação separava as pessoas de acordo com o tipo de família em que elas haviam nascido .
Existiam também , os que nasciam em famílias de uma outra casta , a mais discriminada de todas , que era a dos Intocáveis . Eles não tinham direito algum , nem mesmo de conversar com uma pessoa de uma casta considerada , pelos hindus , como superior .
E Gandhi se perguntava : como o poder do Criador do Infinito era tão forte e arrebatador e , ainda assim , as pessoas estarem divididas em castas , que não se relacionavam umas as outras ?
A criança Gandhi começou a observar o mundo e analisá-lo , percebendo as injustiças e procurando compreendê-las . Tentava também se analisar e compreender por que ele mesmo , às vezes , não falava a verdade , e passou a se sentir muito mal quando mentia .
Um dia , escreveu uma carta a seu pai , na qual contou todas as suas mentiras . Gandhi entregou a carta a seu pai , sentando-se próximo a ele . O pai leu a carta , dobrou-a em silêncio , fechando os olhos . Lágrimas grandes como pérolas escorreram de seu olhos , e ele nada disse .
Na carta , Gandhi pedia a seu pai para ser castigado por seus erros . Ele , no entanto , não o castigou . Mas , para Gandhi , assistir ao sofrimento de seu pai foi um castigo muito maior . Naquele momento , ele compreendeu que mesmo sem uma única palavra , sem uma ação , sem um único gesto , você pode transformar o outro .
Gandhi foi transformado pelas lágrimas de seu pai e , a partir desse dia , decidiu mudar e nunca mais mentiu . Assim , começou a surgir em Gandhi a força de um Herói da Verdade , que mais tarde faria tantas transformações no país em que viveu e nas pessoas do mundo inteiro .
AMOR A SEUS IRMÃOS
A luta pela igualdade entre todos os homens foi um dos pontos principais da vida de Gandhi . Anos mais tarde , ele travou uma grande batalha espiritual na Índia em favor dos chamados Intocáveis .
A sociedade em que Gandhi nasceu , como já dissemos , discriminava as pessoas da casta dos Intocáveis . Os indianos das castas consideradas superiores praticamente não falavam com eles , por quem sentiam uma espécie de aversão . Assim , durante muito tempo , a sociedade indiana renegou essas pessoas , isolando-as em bairros separados , não permitindo que elas tivessem acesso a escolas ou o direito de escolher qualquer profissão . Elas podiam apenas realizar trabalhos considerados , pelos hindus , como inferiores .
Gandhi foi um dos primeiros a ter a coragem de mostrar o enorme engano que os indianos estavam cometendo em relação aos Intocáveis . Ele sentia que não era correto separar as pessoas por suas condições sociais , e que a vontade divina era a de que todos os homens percebessem a sua natural irmandade .
Gandhi passou a chamar os Intocáveis de Harijan , que significa filho de Deus . Visitava os lugares onde eles moravam , ajudando-os , orientando-os , transformando assim um padrão de comportamento milenar .
Muitas e muitas vezes , Gandhi jejuou pelos Harijans , para acabar com leis injustas , que os desprezavam . Por meio do poder da verdade , Gandhi fez profundas mudanças na sociedade hindu .
As grandes almas como Gandhi trazem a sabedoria da Verdade para o nosso dia-a-dia , nas pequenas coisas , ensinando que somos todos irmãos , independentemente da situação financeira , da cor da pele ou da quantidade de objetos que temos . Não é um alívio quando percebemos que tudo isso não importa para nos classificar ?
Texto : Ligia Miragaia e Maeve Vida
Deixe o seu Comentario .

Nenhum comentário:

Postar um comentário