sábado, 13 de fevereiro de 2010

" Buddhismo Boomeritis "

A existência do Buddhismo " boomeritis " exige particularmente um sofisticado modelo psicoespiritual para que possamos delinear seus contornos . Isto exige , ao mínimo , o que nós chamamos um modelo estágio-4 , que inclui todos os quadrantes , todos os níveis , todas as linhas , todos os estados , todos os tipos ? é muita coisa , não ? Como muitos de vocês sabem , neste seminário introdutório sobre boomeritis estamos usando apenas o modelo estágio-2 - ou uma Espiral de desenvolvimento em forma de escada , porque este é o mais simples modelo que pode lidar de forma essencial com os pontos ; mas quando surgem as sutilezas do desenvolvimento espiritual , estes tipos de modelos-escada não funcionam muito bem .
O modelo que nós usamos no IC é mais complexo , mas até onde nós podemos dizer , ajusta os dados pertinentes ( e quando não o faz , nós o mudamos , ou certamente tentamos ) . Neste momento ele inclui os quatro quadrantes-intencional , de comportamento , social , e cultural -- assim como os fenômenos extremamente importantes de níveis e linhas ( ou ondas e fluxos ) -- a idéia é que diferentes linhas desenvolvimentais ( por exemplo , cognitiva , moral , interpessoal , espiritual , emocional , artística , cinestésica , etc . ) procedem de uma forma relativamente independente pelos vários níveis/ondas/estágios de consciência ( por exemplo , pré-convencional , convencional , pós-convencional ) , de forma que uma pessoa pode estar em um nível bastante alto de desenvolvimento em algumas linhas , médio em outras , e baixo em ainda outras-assim , há muito pouco que seja linear acerca do desenvolvimento global .
Este modelo integral também inclui os fenômenos importantes dos estados e estágios-- isto é , uma pessoa pode ter uma experiência de pico ou estado alterado de consciência a virtualmente qualquer estágio/nível/onda de consciência . Estados alterados são de ( pelo menos ) quatro variedades principais , representando quatro estados extensamente presentes , naturais de consciência -- de alerta ( total ) , de sonho ( sutil ) , sono profundo ( causal ) , e não-dual ( nos dando estados espirituais tais como , respectivamente , : misticismo de natureza , misticismo de deidade , misticismo sem forma , e misticismo não-dual . Veja ' Os Estados e Estágios ' ) .
O que isto significa , para dar um rápido exemplo , é que alguém no , digamos , estágio azul de desenvolvimento pode ter um estado alterado ou experiência de pico de um estado sutil -- digamos , uma experiência de Luz divina ou Luminosidade interior -- mas a pessoa tenderá a interpretar aquela experiência pelo aparato mental , que deselvolveu em seu caso particular . Neste exemplo , a pessoa interpretará a experiência espiritual em termos do replicador azul , em cujo caso veríamos algo como a experiência fundamentalista de ' renascimento ' : esta pessoa sente , com certeza absoluta , que Jesus veio pessoalmente a ela , e que ninguém pode ser salvo a menos que aceite Cristo como seu salvador pessoal . A experiência do estado sutil é muito real e autêntica , mas é interpretado através do nível mental " replicador azul " mítico-grupal , concreto-operacional .
Essencialmente a mesma coisa acontece com os outros níveis principais ou estágios ou ondas de desenvolvimento . Uma pessoa em virtualmente qualquer estágio de consciência pode ter um estado alterado de consciência ( total , sutil , causal , ou não-dual ) , mas ela interpretará aquela experiência pela lente da estágio geral que está -- quer dizer , interpretar pelas estruturas mentais que possui ou aquelas já emergentes em seu desenvolvimento . Uma pessoa pode ter uma profunda experiência-satori de pura Vacuidade ( o reino sem forma ) , mas aquela pessoa geralmente interpretará esta experiência espiritual nos termos de seu estágio comum de desenvolvimento ( por exemplo , uma pessoa cujo centro de gravidade é azul interpretará estados alterados principalmente em termos azul ou míticos ; uma pessoa verde os interpretará em condições pluralistas , e assim por diante ) .
Existem , claro está , uma grande variedade de estados alterados de consciência que estão disponíveis aos homens e mulheres sob diferentes circustâncias , mas , como indicado , há pelo menos três estados principais disponíveis para virtualmente todo o mundo : alerta , sonho , e sono profundo , e esses estados podem dar origem , como já sugerimos , a experiências espirituais tais como misticismo de natureza ( ou unidade com o reino grosseiro ) , misticismo de deidade ( ou unidade com o reino sutil ) , e misticismo sem forma ( ou unidade com o reino causal ) . Nós também acrescentamos consciência não-dual , que muitas tradições mantêm como a sempre-presente mente comum . O ponto simplesmente é que muitos destes estados alterados profundos estão disponíveis aos indivíduos em virtualmente qualquer estágio de desenvolvimento , simplesmente porque todo o mundo está alerta , sonha , e dorme .
Inicialmente , é importante entender por que as grandes tradições de sabedoria -- inclusive Buddhismo , Hinduísmo , Cristianismo , Judaísmo , Taoísmo , Shamanismo , e tradições indígenas -- não tenham nenhum modelo de estágio como este da Dinâmica Espiral . Nós analisamos esta idéia extensivamente em outros seminários [ veja Sidebar G , subtítulo , " Two Types of Stages , and Why the Contemplative Traditions Only Have One of Them " ; e especialmente o Sidebar I e Sidebar J , a serem enviados em breve . ] Mas a idéia geral é bastante simples : as ondas de consciência de desdobramento descobertas por pessoas como Clare Graves , Abe Maslow , Jane Loevinger , Robert Kegan , Susan Cook-Greuter , et al . , são estágios intersubjetivos/interobjetivos , não estágios meramente subjetivos , e portanto não podem ser captados através de práticas como meditação , contemplação , introspecção , e assim por diante . Eles são fundamentados principalmente nos mais baixos quadrantes , não nos quadrantes superiores , e assim escapam da Fenomenologia e hermenêutica em grande parte ( e da atenção das tradições de sabedoria ) . Esta , desnecessário dizer , é uma séria deficiência , que pode ser remediada através de uma psicologia mais integral . As grandes tradições não estão erradas , apenas muito parciais nesta questão , mais isso é bastante fácil de resolver !
Certo , assim olhemos para os fenômenos de estados e estágios que usam a Dinâmica Espiral como exemplo . Como estávamos dizendo , uma pessoa em vermelho pode ter um estado alterado de experiência grosseiro , sutil , ou causal ( por exemplo , uma pessoa em vermelho pode ter uma experiência de pico de misticismo de natureza , misticismo de deidade , ou misticismo sem forma ) .
Uma pessoa em azul também pode ter um estado alterado de experiência grosseiro , sutil , ou causal .
E igualmente poderia o laranja , verde , amarelo , e assim por diante . Em outras palavras , usando este modelo simples como exemplo , cada um dos 8 estágios pode experimentar os 3 estados principais .
Isto nos dá uma grade de 24 tipos diferentes de experiências espirituais . Nossos investigadores aqui no IC acharam exemplos aceitáveis de todos os 24 ( exeto nos limites extremos onde as coisas se esvaecem ) . [ Veja sidebar G , subtítulo : A Lattice of Altered States ; Integral Psychology ; e Combs , The Radiance of Being , second revised edition . ]
É minha opinião que cada uma dessas experiências espirituais é , ou pode ser , uma real e autêntica experiência . Porém , essas experiências são interpretadas mais adequadamente quanto mais alto for o estágio que os experimenta . Uma experiência turquesa do Sagrado , por exemplo , atestaria o fato de que o Divino é livremente oferecido a todos os seres sensíveis , por outro lado uma experiência azul do Sagrado sustentaria que Deus só é oferecido a algumas pessoas escolhidas , ou apenas para os poucos que abraçam esta versão particular de Deus , ou apenas para esta nação , e assim por diante -- em outras palavras , azul é o Espírito etnocêntrico , turquesa é o Espírito holocêntrico . Embora esses dois indivíduos possam ter tido uma experiência espiritual autêntica ( neste caso , a experiência de um real , muito autêntico estado sutil ) , a interpretação turquesa é mais adequada ao Espírito que a do azul porque o turquesa tem mais profundidade desenvolvimental e é portanto mais inclusivo e mais integral .
Esta abordagem pode nos ajudar a dar sentido a muitas experiências aparentemente contraditórias .
Por exemplo , o Shamanismo é uma profunda técnica de indução aos estados alterados de natureza psíquica e sutil . Por isto é justamente respeitado por muitos contemporâneos que procuram por uma saída da " terra plana " [ o mundo excessivamente superficial ] . Ao mesmo tempo , o shamanismo emergiu originalmente em estruturas tribais que eram púrpuras e vermelhas , e assim as interpretações que cercam alguns destes estados shamânicos são , pelos padrões de hoje , um pouco problemáticas , antiquadas , restritivas , ou até mesmo regressivas . O truque é ser capaz de alcançar a tecnologia de estados alterados mas ajustá-las a interpretações mais adequadas ( por exemplo , turquesa ou mais altas ) . Mas o shamanismo em si mesmo -- o shamanismo original -- era usando termos suaves , em uma boa miscelânea . Surgiu em culturas que eram profundamente etnocêntricas , que frequentemente praticavam técnicas forrageiras de corte-e-queimada , que achavam o infanticídio uma necessidade , que agressivamente dividiam o mundo em ' nós ' contra ' eles ' , e cuja estrutura tribal os mantinham firmemente longe de uma compaixão holocêntrica . Assim vamos ter cuidado com o que nós louvamos , sim ? Nós não estamos negando que os estados shamânicos eram ESTADOS mais altos -- mas a quais ESTÁGIOS você os está ligando ?
Em outras palavras , a existência de estados e estágios é muito importante porque nos ajuda a entender o fenômeno do Buddhismo boomeritis -- ou a espiritualidade boomeritis em geral , seja afetando o shamanismo , misticismo da natureza , ecofeminismo , misticismo de deidade , espiritualidade descendente , Cristianismo contemplativo , Neo-Vedanta , Kabbalah , ecologia profunda , e assim por diante .
Em poucas palavras , aparentemente o Buddhismo boomeritis ? e a espiritualidade boomeritis em geral -- acontece quando o centro de gravidade de uma pessoa está na idéia-replicadora verde , entretanto aquela pessoa tem uma muito real , muito autêntica experiência de algum dos estados de consciência transpessoal e transracional . Especialmente durante os estados meditativos de consciência , uma pessoa pode experimentar uma gama larga de eventos transracionais , incluindo estados sutis de experiências visionárias ( misticismo de deidade , savikalpa samadhi , Sambhogakaya ) , estados causais de consciência sem forma ( Vacuidade do imanifesto , nirvikalpa samadhi , Dharmakaya ) , e até mesmo de consciência não-dual ( sahaj samadhi , Svabhavikakaya , Experiência Una não-dual ) .
Mas por mais autênticos que esses estados verdadeiramente sejam -- e ninguém está negando isso ! ? eles são imediatamente capturados e interpretados pela idéia-replicadora verde . Por conseguinte , a pessoa interpreta o Buddhismo -- ou simplesmente suas próprias experiências espirituais ? como significativo de que a espiritualidade autêntica deve ser anti-hierárquica , relativista , uma questão principalmente de compartilhamento participatório , focalizada no diálogo atencioso , um democrático abandono de qualquer posição de autoridade entre o professor e o estudante ( ' o sangha é o buddhs ' ) , negando qualquer classificação e julgamento , encorajando uma multiplicidade e diversidade de verdades igualmente válidas , afirmando uma pluralidade de princípios espirituais , desenfatizando a iluminação uma vez que qualquer estado ' mais alto ' poderia marginalizar alguém , enquanto vê-se o professor espiritual como apenas um amigo com quem nós caminhamos o não-hierárquico caminho espiritual , de mãos dadas como iguais , enquanto dispensamos a intensa disciplina e negamos que o despertar seja qualquer coisa diferente do lavar a roupa com algum tipo de consciência ...
( ... ) Novamente , não é que esses fatores estejam errados , ou sejam ruins , ou incorretos . Antes , pertencem esselcialmente ao sistema de valores da idéia-replicadora verde , e como tal , eles não participam dos ainda mais abrangentes valores do integrativo Segundo Alinhamento . Esses valores verdes simplesmente não são incluídos em interpretações mais profundas e mais altas e mais abrangentes , mas somente se tornam um fim em si mesmos , a ponto destes valores verdes marginalizarem e rejeitarem os outros sistemas de valor .
Como nós vimos , o padrão verde reinvindica ser inclusivo e não-marginalizante , mas na realidade não deixará o vermelho ser vermelho , ou que o azul seja azul , ou laranja seja laranja , ou que o amarelo seja amarelo -- em muitos casos , menospreza esses valores e lhes dirá isso sem nenhuma reserva ! ( A idéia-replicadora verde fica incomodada com o controle vermelho , tem sérias reservas aos valores conservadores azuis , insulta frequentemente o capitalismo laranja , detesta hierarquias amarelas , recua diante dos universais turquesa , e assim por diante . ) A Diretiva Principal da consciência de segundo-alinhamento , por outro lado , percebe que o vermelho saudável deve ser permitido ser vermelho a seu próprio modo , o azul saudável deve ser azul , o laranja deve ser laranja , o verde deve ser verde , e assim por diante -- e deste modo apenas uma consciência integral que atravessa o espectro inteiro de consciência pode emergir e não privilegiar aos valores de uma onda " idéia-replicadora " indevidamente , neste caso , a verde .
( ... ) Com 25% da população americana sendo verdes ( os ' criativos culturais ' ) , e menos de 2% pertencendo ao Segundo Alinhamento , a probabilidade do Buddhismo ser capturada pela idéia-replicadora verde realmente é muito alta . Quer dizer , a maioria dos budistas americanos são budistas da idéia-replicadora verde , por simples demonstração demográfica .
Mais uma vez , isto não é bom ou ruim , simplesmente é . Mas traz certas repercussões que eu acredito qualquer pessoa interessada no Buddhismo -- ou espiritualidade em geral -- deveria estar atenta .
Primeiramente , um Buddhismo verde-idéia-replicadora não é certamente um Buddhismo turquesa ou integral , como certamente são os maiores textos do Mahayana e do Vajrayana . Por exemplo , pense no Avatamsaka Sutra , que provavelmente é tão turquesa quanto a onda turquesa pode ser ; o Lankavatara Sutra , um trabalho de gênio pertencente ao Segundo Alinhamento que elucida a hierarquia aninhada da evolução de consciência , que se estende por toda esta fase até o Terceiro Alinhamento ; os Anuttara Tantra do Vajrayana que constituem em instruções turquesas sobre as sutis energias Kósmicas holísticas , que conduzem à consciência do Terceiro Alinhamento e ao grande Esclarecimento ; os Dzogchen Upadesha , tratados espirituais que descrevem a consciência à medida que esta se desdobra do primeiro ao segundo até o terceiro alinhamento e à realização da Presença sempre-manifesta ; e até mesmo a psicologia Abidharma do Theravada , exposições profundas sobre a consciência do Terceiro Alinhamento . Nenhum destes Tratados são idéias-replicadoras verde ; eles são todos Tratados do segundo e terceiro alinhamentos -- e , meus amigos , este fato é muito importante .
Recordem que as ondas do Primeiro Alinhamento são beges , roxas , vermelhas , azuis , laranja , e verdes ; o que define cada uma delas é que elas acreditam que seu sistema de valor e visão global são as únicas visões que estão fundamentalmente corretas . Por outro lado , as ondas de consciência do Segundo Alinhamento ? a amarela e a turguesa -- são ondas verdadeiramente integrais , pois incluem uma consciência intuitiva de todas as ondas-idéia-replicadoras do Primeiro Alinhamento e assim podem perceber a importância de cada uma , já que cada uma delas são um ingrediente necessário na Espiral abrangente de crescimento , além de perceber que também são holárquias recorrentemente ( relembrem que Beck e Cowan consideram que a aceitação da holarquia , ou hierarquia aninhada , é uma das características definidoras do segundo alinhamento ) . E finalmente , o Terceiro Alinhamento é um termo geral para todos os estados e estágios que são trans-turquesa ou verdadeiramente transpessoais , transracionais e supramentais .
Em outras palavras , os que nós queremos são modelos de Segundo Alinhamento de consciência que incluam a consciência de primeiro - , segundo - , e terceiro-alinhamento . Quer dizer , queremos tentar usar a mente em sua capacidade mais alta de pensamento integral ( amarelo e turquesa ) para que possamos ter uma visão geral do espectro inteiro de consciência , e isto inclui apontar pelo menos para os estados que são trans-turquesa , supramentais e transpessoais . Claro que , não existem modelos mentais de estados de terceiro-alinhamento porque esses mesmos estados são transmentais : quando você está experimentando o terceiro alinhamento diretamente ? como durante o nirvikalpa samadhi ou no puro estado sem forma -- não há nenhuma mente conceitual para criar modelos ! Mas quando sairmos desses estados transmentais , então claro que podemos fazer mapas e modelos mentais daqueles , com a compreensão de que você tem que experimentar diretamente esses estados e estágios de terceiro-alinhamento e não somente falar sobre eles ! ( ... ) .
Portanto é isso que queremos dizer quando afirmamos desejar modelos de Segundo Alinhamento do inteiro espectro ( de primeiro , segundo e terceiro alinhamento ) . Bons exemplos disto incluem James Mark Baldwin , William James , Michael Murphy , Roger Walsh , Jenny Wade , Charles Tart , Joel Funk , Michael Washburn , Skip Alexander , Francisco Varela , Susann Cook-Greuter , Frances Vaughan , e assim por diante . Esperançosamente , claro , nós não ofereceremos somente modelos mentais , mas também incluiremos práticas espirituais que nos permitirão experimentar diretamente os estados e estágios mais altos , supramentais , de terceiro-alinhamento . Mas ao menos queremos incluir um reconhecimento desses estados dentro de nosso modelo mental integral de segundo-alinhamento .
Como dissemos , muito do terceiro alinhamento , e especialmente o elemento causal , é supramental e não-representacional ( e portanto , quando você está nesse estados do terceiro-alinhamento não é capaz de criar modelos mentais ) ; porém , uma vez que a pessoa 'sai ' desses reinos , ele ou ela os interpreta nas condições de sua organização mental . E o turquesa , mesmo sendo o mais integral dos reinos mentais evoluidos , é o melhor equipado , neste momento , para representar mentalmente de forma completa o espectro global de consciência . Assim , novamente , queremos mapas turquesas das ondas do primeiro , segundo , e terceiro alinhamento ( ou o espectro inteiro para a extensão do que pode ser representado em mapas -- que não é muito , a propósito , mas isso não significa que tais mapas não tenham nenhuma serventia ) .
Os problemas começam quando você interpreta estes eventos de terceiro-alinhamento somente sob as condições do Primeiro Alinhamento , o que acontece com a idéia-replicadora verde do Buddhismo .
Ou a idéia-replicadora verde do Shamanismo , ou a idéia-replicadora verde da Kabbalah , ou a idéia-replicadora verde do Pluralismo , e assim por diante . Novamente , isto não é necessariamente ruim , mas pode ter certas consequências muito infelizes .
( ... ) Porque onde quer que o verde vá , boomeritis o segue . E da mesma maneira que o boomeritis absorveu tanto da onda verde neste país , assim o Buddhismo boomeritis é uma das formas mais prevalecentes de Buddhismo que atualmente nos chama a atenção . Suas doutrinas são as mesmas que nós vimos e que são características do boomeritis em geral , mas agora presas à experiência autêntica de estados meditativos de consciência , que são interpretadas para apoiar então o sistema de valores da idéia-replicadora verde .
( ... ) O resultado é um Buddhismo que reinvindica ser igualitário , pluralista , não-marginalizante , anti-estágio , e especialmente anti-hierarquia . E , ai , todos os movimentos da " perversa idéia-replicadora verde " entram em jogo : ele reinvindica ser igualitário , mas na verdade condena todas as visões que discordam disto ( mas como isto é possível , se todas as visões são verdadeiramente iguais ? ) rejeita o modelo professor-estudante , desde que sejamos todos amigos espirituais ligados ao mesmo caminho ( mas por que as pessoas estão pagando tanto dinheiro a estes professores , se somos todos iguais ? ) rejeita a hierarquia em qualquer natureza ( mas por que classifica sua visão como melhor do que todas as alternativas ? ) reinvindica que o pluralismo é a verdadeira voz do Mistério Divino ( mas por que rejeita todas as numerosas outras vozes que discordam dele ? ) E às vezes chega ao ponto de negar completamente a importância da Iluminação , porque todas as experiências espirituais devem ser vistas igualmente sem qualquer julgamento ou classificação hierárquica , e afirmam que existir algo chamado ' iluminação ' insinuaria que aqueles não iluminados de alguma maneira são inferiores , e isso não é uma coisa agradável para dizer , e portanto não diremos isto . A verdadeira raison d' etre do Buddhismo -- isto é , livrar do sofrimento através da Grande Libertação da mente desperta , que permite a salvação compassiva de todos os seres sensíveis -- é jogada fora pela janela porque é politicamente incorreta .
( ... ) Bem , a lista das táticas da " perversa idéia-replicadora verde " é tão legendária quanto extensa . O fato do Buddhismo boomeritis exibir todas essas características não é nenhuma surpresa , mas a real impostura aqui é que um Buddhismo verdadeiramente integral provavelmente nunca irá se enraizar no Ocidente se o Buddhismo boomeritis manter o controle que certamente possui neste momento .
O ponto é bastante simples : se você leu os ensaios deste seminário sobre " Boomeritis " que demos aqui no IC , então você terá um entendimento bastante claro do boomeritis -- o que é , o que significa , como surgiu . Se você simplesmente olhar as muitas formas de espiritualidade agora disponíveis , inclusive o Buddhismo , irá , eu temo , as descobrir envoltas em boomeritis . Meus colegas aqui no IC são de uma só opinião : o Buddhismo boomeritis provavelmente é a maior ameaça interna ao Dharma no Ocidente .

{ Buddhismo Boomeritis : Termo quase intraduzível criado por Ken Wilber para denotar a " doença " da " perversa idéia-replicadora-verde " ( Mean Green-Meme , um pensamento característico do padrão de consciência ou ONDA denominada " verde " , transmitido de forma insalubre e infecciosa entre um grupo de seres humanos ) , " infectando " a geração pós-moderna e " espalhando-se " por toda uma cultura . Ken Wilber , escritor , filósofo e teórico de Psicologia Integral e autor do sistema " todos os níveis , todos os quadrantes " de descrição das experiências conscienciais . [ Buddhismo Boomeritis é o mais sério -- e pertubador -- tópico que uma pessoa pode imaginar . Mas , em minha opinião se você está interessado em entender este tópico , o único modo de fazer isso é ler o romance " Boomeritis " primeiro , ou então o assunto central aqui realmente não será compreendido . Para esses que assim fizerem , o ensaio abaixo representa algumas reflexões sobre o que eu acredito ser a única grande ameaça ao Buddhadharma no Ocidente . Um dos dois ou três professores buddhistas americanos mais populares , depois de ler Boomeritis , enviou-me um e-mail e disse : " Hum , penso que tenho esta doença . "
Eu acredito que a grande flexibilidade e não-apego que o treinamento budista instila nas pessoas serão fortes o bastante para permitir que o boomeritis seja superado , mas se isso acontecerá ou não ainda está para ser testemunhado -- Kw }
Texto : Ken Wilber
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