terça-feira, 23 de novembro de 2010

" IDÉIAS EM PERSPECTIVA "

Práticas para a Busca

O aspirante à iluminação tem , em primeiro lugar , elevar-se , saindo do pântano dos desejos , das paixões , do egoísmo e do materialismo em que está mergulhado . Para atingir esse propósito , ele precisa passar por uma disciplina purificadora . É verdade que alguns indivíduos abençoados pela graça ou pelo carma recebem a iluminação espontaneamente , sem ter de passar por essa disciplina . Mas esses são poucos . A maioria de nós tem de fazer um árduo trabalho para desembaraçar-se das profundezas da natureza inferior , antes que possa olhar para o céu que brilha lá no alto .

Uma compreensão intelectual não é suficiente . Essas idéias podem transformar-se em verdades somente através de uma completa autodisciplina , que conduza à liberação das paixões , ao domínio das emoções , à transformação da moral e à concentração dos pensamentos .
O aspirante terá de desenvolver a veneração religiosa , a intuição mística , o valor moral , a inteligência racional e a capacidade de ser ativamente útil , a fim de fazer evoluir uma personalidade mais integral .Assim ele se torna instrumento adequado para a descida do Eu Superior na consciência em vias de despertar .
Muitos yogis criticarão esse caminho triplo para a realização . Dirão que somente a meditação será suficiente . Depreciarão a necessidade de conhecer a metafísica e zombarão do apelo para a ação inspirada . Mas , para mostrar que não estou introduzindo aqui nenhuma idéia própria inovadora , posso salientar que no Budismo há uma reconhecida disciplina tríplice de realização , que consiste em : ( 1 ) dhyana ( prática da meditação ) , ( 2 ) prajna ( compreensão mais elevada ) , ( 3 ) sila ( conduta de autonegação ) .
É uma falha da maior parte dos meus escritos ter eu deixado de mencionar , ou ter mencionado de forma por demais breve e ligeira , certos aspectos da Busca , de modo que idéias erradas prevalecem agora a respeito de meus pontos de vista nesses assuntos . Não toquei nesses aspectos , ou não o fiz suficientemente , em parte porque supus que o meu trabalho fosse o de lidar , como um especialista , basicamente apenas com a meditação , e em parte porque tantos outros autores lidaram com eles tão amiúde . Há necessidade agora de mudar a ênfase , colocando-a nesses pontos negligenciados . Eles incluem a reeducação moral ; a construção do caráter ; a oração , a oração , a comunhão e a adoração no sentido religioso não-sectário , menos externo e mais voltado para o íntimo ; a mortificação da carne e dos sentimentos como disciplina temporária , mas indispensável ; e o uso da imaginação criativa nos exercícios contemplativos como ajuda à realização espiritual .
Há um ponto de vista que rejeita a idéia de que a privação e a pobreza absoluta sejam os únicos caminhos para a espiritualidade , e a substitui pela idéia de que é melhor uma vida simples e de poucas posses . A vida de total pobreza é normalmente inadequada e antiestética . Precisamos ter posses suficientes para conseguir eficiência na meneira de viver ,bem como ter um lar bem-arrumado para viver a bela vida . Quão mais propício ao sucesso na meditação é , por exemplo , um lar bem-ordenado , um ambiente elegante e refinado , um aposento ou um local ao ar livre , sem barulho e sem pertubações ! Mas essas coisas custam dinheiro . Por mais que o aspirante possa saturar-se nos anos de sua juventude com o desprezo idealista pelos valores mundanos , descobrirá em tempo que mesmo as coisas importantes para a sua vida espiritual interior geralmente só podem ser obtidas se ele tiver dinheiro para comprá-las . Privacidade , solidão , silêncio e tempo livre para estudo e meditação não são gratuitos e seu preço é alto .
Viver uma vida mais simples não é o mesmo que viver uma vida empobrecida . Nossas necessidades não têm fim , e é economia de energia espiritual reduzi-las em certos pontos . Mas isso não quer dizer que todas as coisas belas devam ser jogadas pela janela simplesmente porque não são funcionais ou indispensáveis .
O que os estudiosos antigos traduziram do Yoga Sutra de Patanjali como " não-aceitação de presentes " , Mahadevan traduziu como " não-possessão " . A diferença de significado é importante . A idéia é claramente a de evitar fardos que mantenham a atenção ocupada com o cuidado que lhes é dispensado .
O que se quer realmente dizer com renúncia do mundo ? Eu lhes direi . É aquilo a que o homem chega quando confrontado com a morte certa , quando sabe que dentro de uma hora ou duas terá deixado o mundo dos vivos - quando dita seu último testamento dispondo de todos os seus bens terrenos .
Não é o mundo , mas sim o nosso relacionamento mental e emocional com ele que intercepta o nosso caminho , e é a esse relacionamento que devemos renunciar ; e isso precisa apenas ser corrigido . Podemos permanecer exatamente onde estamos , sem fugir para um ashram ou convento , desde que façamos uma mudança interior .
Há certa loucura nessa idéia de que fomos colocados no mundo para nos separarmos dele !
A inabilidade em acreditar na presença de um poder divino no universo , ou em detectar essa presença , deve ser superada através de um processo triplo . A primeira fase alguns indivíduos ultrapassam " ouvindo " a verdade diretamente proferida por uma pessoa iluminada , ou lendo escritos inspirados . A segunda fase consiste em refletir constantemente sobre as Grandes Verdades . A terceira consiste em introverter a mente em contemplação .
O aspirante deve ser observador , deve entender os altos e baixos da natureza humana , dos motivos humanos e do egoísmo humano . Ele deve proceder assim porque isso irá ajudá-lo a conhecer os outros e a si mesmo , a fim de servi-los melhor e de proteger a sua Busca .
Aquele que se inicia nessa Busca terá muito que fazer , pois terá de vencer a fraqueza de seu caráter , terá de pensar imparcialmente , de meditar com regularidade e de aspirar incessantemente . Acima de tudo , terá de se treinar na disciplina da rendição do ego .
Mostre-me um homem que seja regular e persistente na prática diária do estudo , da reflexão e da meditação , e você me estará mostrando um homem decidido a quebrar os grilhões da carne e destinado a penetrar na esfera do espírito , embora anos possam decorrer e vidas possam passar antes que o consiga . Ele aprendeu a perguntar , a buscar e a encontrar .
Como prefácio dessa leitura reflexiva , o estudante deve colocar seu coração numa atitude de humildade e de oração . Ele precisa da primeira porque ela é a divina graça que irá fazer seu próprio esforço dar frutos no final . Precisa da segunda porque tem de pedir essa graça . E , por mais obscuramente que ele possa às vezes entrever o significado do livro , sua própria fé reflexiva na verdade registrada em suas páginas e na orientação interior do seu eu mais elevado o ajudará a avançar no caminho . Essa sublime determinação resulta na graça do Eu Superior em compreensão iluminada .
Desde o primeiro momento em que o estudante puser os pés nesse caminho interior , até o último , quando o tiver terminado , será periodicamente assediado por testes que irão provar o material de que ele é feito . Essas provas lhe são enviadas para verificar sua coragem , para mostrar o quanto ele realmente vale , e para revelar a sua força e fraqueza verdadeiras , e não as que ele acredita ter . As dificuldades que encontra provam a qualidade da sua realização , e revelam se a sua força interior pode resistir a elas , ou se sucumbirá ; os sofrimentos que experimenta podem gravar lições no seu coração , e as provações pelas quais passa podem purificá-lo . A vida é , ao mesmo tempo , instrutor e juiz .
Todo ato deve ser levado para dentro do campo da atenção consciente e realizado com deliberação .
A disciplina do eu , a observância da conduta ética , a prática da meditação mística - tudo isso é necessário quando se busca a experiência mais elevada que leva ao insight .
A aspiração , apenas , não é suficiente . Ela deve ser secundada pela disciplina , pelo treinamento e pelo esforço .
Quem deseja triunfar deve aprender a suportar .
Das intuições - que são os primeiros guias da mente que busca - às profundas concentrações de êxtase - que são as últimas experiências do místico iluminado - , há certas obstruções que devem ser removidas progressivamente , caso venham a aparecer . Elas podem ser classificadas em três grupos : as que pertencem às paixões desenfreadas do homem , as que pertencem às suas emoções auto-centradas e as que pertencem ao seu pensamento preconceituoso . Através de uma auto-análise crítica , de uma autonegação purificada e de um autotreinamento ascético , a disciplina filosófica gera uma profunda sinceridade moral e intelectual que as desgasta , e prepara aquele que busca para um avanço real .
O neófito pode tropeçar e cair , mais ainda é capaz de voltar a levantar-se ; pode cometer erros , mas ainda é capaz de corrigi-los . Se se aferrar à sua Busca através de circunstâncias desanimadoras e longas demoras , sua determinação não terá sido em vão . Ainda que a determinação nada mais faça , pelo menos atrairá a investida da graça . Quando for acometido por dúvidas , como acontece com a maioria , ele deve agarrar-se firmemente à esperança e renovar sua prática até que esse estado de ânimo desapareça . É uma arte difícil essa de guardar fidelidade ao símbolo , em seu centro sereno , mesmo que por alguns minutos . Essa arte só pode ser aprendida pela prática . Todas as vezes que ele dela se desvia e entra na agitação , no egoismo ou na ansiedade , e se dá conta do fato , deve voltar imediatamente . É uma arte que tem de ser aprendida através de esforço constante e depois de frequentes fracassos , essa de manter-se ligado aos fatos espirituais da existência . Ele deve continuar a Busca com determinação ininterrupta , mesmo se suas dificuldades e fraquezas o tornam incapaz de continuá-la com determinação inabalável . Isso envolve a disposição de manter em vista o propósito essencial da sua Busca , aconteça o que acontecer . Ele tem de decidir-se a continuar sua jornada a despeito dos reveses que possam surgir de sua própria fraqueza , e sem se deixar desviar pelos infortúnios que possam surgir de seu próprio destino . É grande a necessidade de suportar pacientemente no meio de períodos dificeis , mas vale a pena persistir e ter esperança , através da lembrança de que o ciclo de mau carma irá chegar ao fim . A questão é manter-se firme . Isso , entretanto , não significa resignação letárgica diante de qualquer coisa que aconteça . O neófito tem de manter a sua existência , lutando para aproveitar ou criar até mesmo as menores oportunidades .
A pessoa não deve dedicar-se à Busca apenas estudando metafisicamente ou apenas sentando-se em meditação . Ambas as modalidades são necessárias mas ainda não sufientes . A experiência tem de ser observada com reflexão e a intuição tem de ser procurada cuidadosamente . Acima de tudo , o aspirante precisa estar determinado a lutar fielmente pelos ideais éticos da filosofia e a praticar sinceramente seus ensinamentos morais .
Mesmo que aprenda todas essas verdades , ele só as terá aprendido intelectualmente . Elas têm de ser aplicadas no ambiente , têm de ser profundamente sentidas no coração e , finalmente , têm de ser consideradas como sendo a Consciência de onde se originaram .
Faça disso um hábito , até que se torne uma tendência , ser bondoso , gentil , magnânimo e compassivo . O que você pode perder ? Alguma coisa de vez em quando , um pouco de dinheiro aqui e ali , uma hora ocasional ou uma discussão ? Mas veja o que você pode ganhar ? Mais desapego do ego pessoal , mais direito à graça do Eu Superior , mais encanto no mundo interior e mais amigos no mundo exterior .
Não é somente indesejável , por causa dos outros , que um homem se ocupe de um serviço espiritual de maneira prematura , sem estar purificado , mas é por certo perigoso para o seu próprio bem-estar .
A única determinação autêntica para o serviço espiritual , se não vem de um mestre , tem de vir de dentro do Eu Superior do indivíduo . Se vem do ego , trata-se de uma intrusão desnecessária na vida de outras pessoas , que pouco bem lhes fará , por melhor que seja a intenção .
Ao reencarnar , o homem veio com a responsabilidade pela qual sua própria vida , não pela de outras pessoas . Elas foram e continuam sendo responsáveis por suas próprias vidas . O fardo nunca foi , em momento algum , transferido para os seus ombros por Deus .
Entender a misteriosa linguagem do Silêncio e trazer essa compreensão de volta ao mundo das formas através de um trabalho que expresse a vitalidade criativa do Espírito é um modo pelo qual você pode servir à humanidade .
O aspirante deve examinar-se para descobrir até onde seus interesses egoístas ocultos entram em sua atividade altruística .
É inútil que qualquer indivíduo que tenha complicado a própria vida comece a corrigir a vida dos outros . É arrogante e impertinente que qualquer indivíduo se ponha a aperfeiçoar a humanidade , quando ele próprio , lamentavelmente , precisa de aperfeiçoamento . O tempo e a força que ele se propõe a dar nesse serviço serão mais bem empregados nele próprio . Misturar-se com o processo natural da vida de outros homens , estando ele nessas condições , é pescar em águas turbulentas e fazer-se de tolo . Somente quando ele já tiver bom controle sobre si mesmo haverá pelo menos uma possibilidade de prestar um verdadeiro serviço . O homem cuja própria vida interior e exterior está repleta de fracasso não deve zombar do ensinamento , tagarelando constantemente sobre seu desejo de servir à humanidade . Esse serviço deve começar primeiro no ponto mais próximo , isto é , no seu próprio eu .
Se ele puder conservar seus motivos realmente puros e evitar que seu ego seja envolvido , poderá encontrar uma maneira de prestar serviço . Mas poucos homens podem fazê-lo .
Não que ele não deva interessar-se por outras pessoas ou não deva tentar ajudá-las , mas deve lembrar-se de que bem pouco pode fazer por elas enquanto ele próprio é ainda tão pequeno .
A ajuda ou a esmola oferecida a partir do sentimento de unidade do doador com o sofredor é duas vezes dada : uma como benefício físico e outra como bênção espiritual que o acompanha .
Destingue-se o serviço filosófico pela competência prática e pela ausência de egoísmo .
Devo deixar bem clara a diferença que existe entre ajudar as pessoas e agradá-las . Muitos me escrevem dizendo que meus livros os ajudaram , quando o que querem realmente dizer é que meus livros agradaram às suas emoções . Só ajudamos quando elevamos a mente do homem um grau acima , não quando confirmamos seu estado atual , " agradando-o " . Ajudar é auxiliar o progresso de um homem ; agradar é permitir que seus grilhões o escravizem .
Aquele que procura tem de viver primeiro para o seu próprio desenvolvimento e , segundo , para o desenvolvimento da sociedade . Só quando tiver conseguido a consumação desse desenvolvimento , poderá inverter os papéis . Se , no seu entusiasmo inicial , ele se tornar um reformador ou um missionário mais do que uma pessoa que procura , irá tropeçar nos dedos dos próprios pés .
Se começa a achar que ele próprio é o autor do serviço , o benfeitor dessas pessoas , volta a afirmar o seu ego . Isso atuará como uma barricada entre ele e o poder impessoal superior . A eficácia espiritual da sua atividade começará a reduzir-se .
A questão final consiste na graça do Eu Superior ; por isso o aspirante não pode prejulgar os resultados da sua Busca . Deve deixar que eles cuidem de si mesmos . Isso tem uma vatagem , que é livrá-lo de cair nos extremos de um desencorajamento indevido , por um lado , e , por outro , de uma exaltação indevida . Isso lhe diz que mesmo que possa não ser capaz , nesta encarnação , de atingir a meta de união com o Eu Superior pela destruição do ego , pode certamente fazer algum progresso em direção à sua meta , enfraquecendo o ego . Esse enfraquecimento não depende da graça ; está perfeitamente dentro dos limetes da sua própria competência , da sua própria capacidade .
Essa invulnerabilidade interior parece estar muito distante para ser praticável . Mas a principal importância de buscá-la está na direção que ela dá ao pensamento , ao sentimento e à vontade . Mesmo que não pareça provável que o aspirante consiga tão alto padrão na encarnação atual , é provável que consiga dar dois ou três passos rumo à sua realização .
Texto : Paul Brunton ( do Livro IDÉIAS EM PERSPECTIVA )
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