quinta-feira, 6 de maio de 2010

" O IDEAL DA DEVOÇÃO " Parte I

Devoção é um intenso amor por Deus . Amor , em sua imensidade impessoal é devoção . Devoção é amor por Deus , somente por Deus . Não existe devoção pelo lar , família , amigos , riqueza , nome ou fama ; nem pelo mundo inteiro com todos os seus encantamentos e prazeres ; nem pela própria existência ; mas só amor por Deus . Que tudo do mundo seja negado ; que a alegria e a felicidade sejam proscristas ; que a morte seja um visitante frequente ; a doença , uma compania constante e a pobreza resida no lar ; ainda assim , o amor por Deus permanecerá absoluto . Isto é devoção .
O devoto da Bhakti Yoga não deseja nada , a não ser Deus . Ele anela por Deus , Trabalha por Deus , vive para Deus e morre no amor de Deus . Deus é a sua inspiração , orientação e a razão de ser de sua vida . Toda a sua existência está em Deus . No sucesso , ele glorifica Deus ; no fracasso é atraído para perto de Deus ; nos momentos de alegria , dedica sua felicidade em adoração e orações ao SENHOR ; nas horas de sofrimento , eleva sua visão de homem a Deus , alcançando a consciência de compaixão e força divina , considera-se co-participante da carga de sofrimento com outro filho de Deus . Ele não se dobra sob a pressão do sofrimento angustiante , permanecendo imóvel , aceitando-o e conquistando-o com a ralização de que cada sofrimento é apenas um fragmento de alegria .
Em todas as condições de sofrimento , sua atitude em relação à vida é de que Deus o enviou a Terra para aliviar o sofrimento dos outros , repartindo-o com ele , e para ensinar ao homem , com seu exemplo , a aproximar-se de Deus nos dias de agonia . Prazer e dor são de igual importância .
Não que sejam iguais , mas ele as faz de igual valor . Utiliza ambos para realizar Deus . As dualidades nunca podem ser idênticas em sua natureza ou em seus efeitos , mas há uma unidade na diversidade . Devemos realizar esta unidade que tudo penetra , e deste modo usar o relativo para realizar o absoluto . Usar a criação para tornarmo-nos uno com o Criador .
Um devoto permanece pronto para receber o sofrimento de todo mundo , para que possa levar alegria para todos .
Ele desenvolve infinita força em seu amor pelo Todo Poderoso , e eterna felicidade em seu amor pelo Todo Bem-aventurado . Ele enche o coração jubiloso com a felicidade de sua Alma e inspira fé , força , esperança e paz na tristeza . " Regojiza-se com aqueles que têm felicidade e chora com aqueles que choram . " Compartilhando do sofrimento dos outros , não é afetado por este , inspirando sabedoria , fé , coragem , compreensão e alegria ao sofredor . Um devoto dedica sua vida à felicidade e proteção de todos . Ele é um Buddha , oferecendo sua própria cabeça à faca assassina para salvar a vida do gamo recém-nascido . É um Cristo , sempre a amar um lebroso com todo seu coração . Ele é um verdadeiro amante . Ama a Deus incondicionalmente . Ama a Deus com todo seu corpo , mente e Alma e a Criação de Deus como uma parte de sua própria Alma .
No nosso amor por Deus não somos omissos com a Criação de Deus . Devemos amar todos os objetos do Universo . Todos os seres , homem e animal , devem compartilhar igualmente de nosso amor . Uma folha de grama sem vida deve despertar dentro de nós o mesmo amor , alegria e elevação do que o deslumbrante sol ou o imponete cume da montanha . Devemos amar o Universo do princípio ao fim , e não há nenhum fim . Amar a tudo como manifestação de Deus , pois tudo é manifestação de Deus .
O amor universal é o ideal . Não alcançamos este objetivo começando por amar cada objeto separadamente . Será impossível , tanto do ponto de vista qualitativo quanto quantitativo . Os seres individuais são tão diferentes uns dos outros , em seu pessoal modo de procedimento , que não podemos examinar estas divergência na tentativa de amá-los .
Muito frequentemente , o modo de proceder de um individuo está tão longe de uma justificável expectativa , que não podemos dela nos aproximar com um coração amoroso . Surge a consciência de diversidade invocando o pensamento de comparação e não há lugar para o amor no coração que atende o chamado da comparação . Por esta razão reporto-me ao conceito de amor absoluto .
É óbvio que existe uma pluralidade de objetos . Ela é tão variada , que não podemos imaginar em conhecer cada objeto para amar a todos . Suponha que desejamos amar todos os homens , e comecemos amando cada um separadamente . Você acha que poderemos amar cinco bilhões de pessoas que habitam as várias regiões do planeta , separadas por terras , águas e montanhas ?
Há ainda outra dificuldade . Em nosso esforço para amar cada homem separadamente , nossa mente estará concentrada no aspecto externo de cada um que escolhêssemos para amar . E quando o amor olha o exterior do amado , pode transformar-se em ódio . Nenhum homem é física , mental e espiritualmente perfeito . Há sempre algum defeito em cada homem . O amor que busca o exterior começa antes de tudo a focalizar-se nas características físicas , peculiaridades mentais e na ausência da perfeição espiritual do amado , terminando por transformar o amor em um sentimento repulsivo .
Não podemos nos esquecer que somos seres humanos . Estamos ainda muito limitados em nosso desenvolvimento espiritual para não vermos imperfeição nos outros .
A humanidade é apenas uma parte do Universo manifestado . Ainda temos os animais , as plantas , árvores , flores , frutas e muitos outros objetos criados de variedade ilimitada . Alguns nos fazem reagir agradavelmente , outros não .
Deste modo , em nosso amor universal , desejamos amar a todos igualmente ; a uma cobra venenosa e a um objeto petrificado deve ser dado um lugar ao lado de um salvador e de uma bela flor , em nosso amor por tudo . Disto não somos capazes no nosso atual estágio de realização espiritual . Amor universal é raramente conseguido amando cada objeto do Universo separadamente . Há outra maneira .
Embora existindo diferenças externas entre vários objetos da natureza , ainda existe uma fundamental união em todos eles . Desde o mais baixo estado de manifestação ao mais alto estado de realização , no Universo criado , todos estão ligados por esta realidade . Para desenvolver o amor universal , devemos começar amando esta união fundamental , realidade eterna , presente em tudo . Deus é a realidade que une toda a criação . Para amar toda a criação precisamos amar Deus . Deus está presente em tudo . O Espírito infinito penetra cada objeto deste Universo . Este Espírito eterno temos que amar sempre . Devemos amar Deus independentemente de condições objetivas . Deus está em tudo mas não é limitado por coisa alguma . Ele é livre , eterno , infinito , puro , bem-aventurado . Primeiro ame a Deus , e depois realize-O em tudo . Reconheça sua imortalidade , pureza , amor , felicidade e divindade permeando tudo e ame esta divindade em tudo .
Primeiro , não veja todas as imperfeições que um individuo possa ter , e aprenda a amar Deus nele . Quando estiver seguro deste amor , a divindade em tudo , as diferenças externas não abalarão seu amor por eles . Todas as diferenças são externas . Todas as imperfeições estão na superfície das objetos da natureza , mas todos os objetos em sua essência natural e perfeição são uno . O amor une e aperfeiçoa tudo . Assim você chegará ao amor universal . O amor revela a realidade universal .
Podemos perguntar : Como podemos amar a Deus independente e separadamente de sua Criação ? Parece ser quase impossível . Julgamos sermos incapazes de separar nossa consciência de Deus de suas manifestações objetivas .
Na realidade não é impossível , entretanto pode ser difícil na primeira tentativa .
Se formos um pouco introspectivos , realizaremos que nosso amor por Deus , uma realidade independente , eterna , bem-aventurada e onipresente , é inteiramente subjetiva . É intuitivo. Está dentro de nós . Não necessitamos de nenhum fenômeno objetivo para termos consciência deste amor . Só realizamos este amor puro com a mente tranquila , impossível com a mente agitada pelo turbilhão dos pensamentos . A mente é agitada porque está sempre projetada para fora , e estabeleceu , em todos , o hábito de " pensar para fora " . Fomos acostumados a perceber nossa qualidades subjetivas reflitidas no mundo objetivo . Este modo de pensar se tornou tão poderoso em nossa vida , que não o aceitamos como sendo uma fraqueza de nossa mente . Dependência é fraqueza . É escravidão . Liberdade é nossa verdadeira natureza .
Como podemos provar que o amor é puramente uma qualidade subjetiva , que não necessita de nenhum objeto exterior para revelar-se , e que é independente de todas as condições objetivas ? Duas são as provas . A primeira é subjetiva : aquele que alcança a tranquilidade mental por seu próprio esforço de meditação e autocontrole realiza que o amor é sua natureza . À sua vontade ele projeta seu amor em qualquer objeto e pode realizar este amor em sua transcendental perfeição . Neste estado ele realiza que ele , em si mesmo , é o amor .
A segunda prova é objetiva : Nós sabemos como transferir nosso amor de um objeto para outro . O que amamos hoje , podemos não amar amanhã . Isto prova que o amor não está limitado nem identificado com qualquer objeto . O amor possui a habilidade de livrar-se de qualquer objeto à sua escolha . Independe de qualquer objeto .
Você pode argumentar que quando o amor livra-se de um objeto transferindo-se para outro não prova sua independência de todos os objetos . Sempre se identifica com um objeto quando se livra de outro . Livrar-se de um objeto não significa que é possível livrar-se de todos . Isto é verdade .
Estou plenamente de acordo . Mas , também sei que o amor é absoluto , conquanto seja extremamente difícil provar , objetivamente , a natureza transcendental do amor . Este particular estado do amor só é realizado subjetivamente . Estamos tão identificados com os objetos do amor , que não conseguimos realizar o amor absoluto que está presente dentro de nós .
Apesar disto , mencionarei um estado de realização no amor que dará um vislumbre da verdade sobre a natureza transcendental do amor . Acredito que todos nós , alguma vez , alcançamos um estado de tanta felicidade no amor que esquecemos do objeto do nosso amor . Nosso amor se completa tanto , que livra-se de todas as condições objetivas ; e neste amor total ou transcendental estamos absorvidos na felicidade . Esta felicidade que nos absorve totalmente é o resultado do estado de amor no qual readquirimos a liberdade absoluta de todas as limitações objetivas . Na felicidade plena do amor realizamos a natureza transcendental do amor . O amor é a união auto-revelante .
" Busque o reino de Deus e a sua pureza e todas as coisas lhe serão acrescentadas " , como nos disse Jesus . Devemos , primeiro despertar o desejo de amar e realizar nossa união com Deus e então amar e realizar Deus em tudo . A intricada pergunta que vem a nossa cabeça é : O que quis Jesus dizer com a frase : " E todas as coisas lhe serão acrescentadas " . Que receberíamos toda a sorte de bens materiais se amássemos a Deus ? Certamente que não . O contexto desta expressão de Jesus revelará a qualquer astuto estudante de espiritualidade seu verdadeiro significado . O que realmente Jesus disse foi : Se você aprendeu a amar e realizar sua união com Deus , então , e somente então , realizará a presença de Deus em tudo e sua união com todo o Universo . Sentirá a mão protetora de Deus em sua vida diária como o caçador pressente a presença da caça . Realizará amor , felicidade e beleza em seu interior e igualmente numa folha de grama . O amor é revelador .
Revela a perfeição . Torna a vida completa .
O amor não é uma barganha . Amar a Deus por interesse material é um erro . Alguns rezam a Deus por bens materiais . Nada é mais degradante em nossa vida espiritual do que isto . Devemos amar a Deus unicamente por desejar realizar Deus . Amamos Deus para que possamos desenvolver e manifestar sua divindade . Em nossas orações a Deus devemos buscar sabedoria , bem-aventurança e universalidade . O ideal do amor é a realização de perfeição espiritual . Amar é tornar-se um com o amado na vida e realização . Quando o pensamento de posses materiais se instala na nossa mente , o amor por Deus voa para longe . O verdadeiro amor por Deus destrói todas as outras considerações . Quando o amor por Deus desperta dentro de nós , todos os outros desejos perdem sua força . Neste amor nos esquecemos de nós ; ficamos completamente absorvidos em Deus .
Um verdadeiro amante de Deus não busca nada para ele . Não é um pedinte . Um pedinte não pode ser um devoto . Um amante só pode dar . Não pede nada em recompensa .
Um devoto se dá completamente a Deus , e nesta resignação se sente feliz . Quando o pensamento de perda ou ganho nasce , o amor morre . Encontramos prova deste fato em nosso dia a dia neste mundo . Se o amor está baseado em riqueza e posses , então não é amor ; é exploração ; é fraude ; é iniquidade . Amor é devoção . Devoção é amor puro . Um devoto nem mesmo busca a salvação em Deus . Ele deixa que Deus o faça . Deus concederá a salvação quando desejar . O devoto vive contente no seu amor pelo SENHOR . É feliz no amor de Deus . É paciente . O tempo não mede sua vida e progresso , pois ele está sempre com Deus no amor .
Devoção é um poder purificador . O amor remove todas as impurezas . Para um devoto cada coisa é santa porque aprendeu a perceber santidade em tudo . Ele vê Deus em todos os lugares . Sim , " o chão onde você pisa é santo " , igualmente , o chão onde o lixo é jogado é um lugar santo .
Um devoto sempre pensa sobre si mesmo como sagrado e puro , porque sabe que Deus está em seu interior . Ele sente , vê e vive em santidade . Se uma igreja , um templo , uma mesquita ou qualquer casa de oração é considerada santa porque um símbolo de Deus está colocado em seu interior , muito mais santificado deve ser um homem no qual reside o Deus vivo !
( do livro : O PODER MAGNÉTICO DO AMOR )
Texto : Swami Premananda
Deixe o seu Comentario .

Nenhum comentário:

Postar um comentário