sábado, 1 de setembro de 2012

" UNIVERSALISMO "

O ensinamento que afirma que todos os homens serão salvos pela misericórdia de Deus se chama " universalismo " . De modo crescente , o universalismo se insinua por declarações da Igreja Católica Romana , bem como alguns grupos e igrejas protestantes de linha mais liberal . Esta doutrina se mantém e se propaga pela força de dois tipos de argumentação . O primeiro , sendo teológico , apela para a razão e emoções humanas , enquanto o segundo se fundamenta em interpretações duvidosas de alguns trechos da Bíblia
O nacionalismo judaico que dominava na época de Jesus abriu uma brecha extremamente estreita para prosélitos que renunciavam suas origens gentílicas e ingressavam dentro do povo de Deus por meio de batismo , circuncisão , sacrifício e compromisso com a Lei . Assim alcançariam o supremo benefício de ingressar no povo de Deus chamado Israel , mas não a garantia da salvação .
Os profetas do Antigo Testamento previam um tempo futuro em que o Messias viria , não apenas para trazer a salvação ao povo escolhido ( Is 42.6 ; 49.6 ) , mas também aos gentios . Não seria justamente a benção que Deus deu a Abraão que se estendia a todas as nações da terra por meio do seu descendente ( Gn 12.3 ; Gl 3.16 ) ? A Nova Aliança efetuada pela pessoa e obra de Jesus na cruz criou uma " raça eleita , sacerdócio real , nação santa e povo de propriedade exclusiva de Deus " , composta de judeus e gentios convertidos ( 1 Pe 2.9 ) .
De acordo com o Novo Testamento , a salvação de qualquer pessoa , judeu ou gentio , dependia da confissão que Jesus é Senhor ( normalmente no batismo que marcava a morte e ressurreição com Cristo ) e crer na ressurreição de Jesus ( Rm 10.9 ) . Todos que se arrependiam e criam eram incluídos nos salvos . A Grande Comissão que Jesus deu aos seus seguidores foi de fazer discípulos de todas as nações , batizando e ensinando-os a obedecer tudo que Jesus ensinou ( Mt 28.19,20 ) . Desta maneira , o universalismo dos profetas , no qual as nações subiriam ao monte do Senhor ( Is 2.3 ) , se cumpria no convite do Evangelho universal a todos que foram comprados para Deus pelo sangue de Jesus , os que procedem de toda tribo , língua e nação ( Ap 5.9 ) .
A doutrina ortodoxa enraizada no Novo Testamento que oferece a garantia da salvação a todos que se arrependem e crêem no Senhor Jesus não é o universalismo que ensina que todos os seres humanos serão aceitos por Deus e gozarão do benefício da morte de Jesus . O universalismo neste sentido foi condenado no Concílio de Constantinopla como uma heresia em 543 d.c .
Reapareceu entre os mais extremados anabatistas , alguns Morávios e outros poucos grupos não ortodoxos . Schleiermacher , conhecido pai do liberalismo , abraçou esta posição , seguido por teólogos mais radicais como John A.T. Robinson , Paul Tillich , Rudolph Bultmann . Até o mais destacado teólogo do século 20 , Karl Barth , não se posicionou contra esta esperança , mesmo sem se declarar abertamente a seu favor . Os evangélicos , porém , se opõem contundentemente a essa doutrina . Eles reconhecem no universalismo uma forma moderna da mentira de Satanás no jardim : " Certamente , não morrerás " .
" Atrairei todos a mim mesmo " ( Jo 12.32 ) . " Por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida " ( Rm 5.18 ) . João diz que " Jesus Cristo é a luz que ilumina a todo homem " ( Jo 1.9 ) . Paulo afirma : " Porque assim como em Adão todos morrem , assim também todos serão vivificados em Cristo " ( 1Co 15.22 ) . " A graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens " ( Tito 2.11 ) .
Mesmo que pareça convincente o argumento exegético , quem examinar mais profundamente encontrará boas razões para rejeitar a salvação universal .
Considerar estes textos dentro do seu contexto mais amplo convencerá o intérprete não preconceituoso que os autores bíblicos não estão declarando a possibilidade de salvação sem fé no Senhor Jesus Cristo . Considere Hebreus 11.6 que diz " sem fé é impossível agradar a Deus " .
O dualismo que divide toda a humanidade aparece em todo o Novo Testamento . O juiz tem sua pá na mão , limpará completamente a sua eira ; " recolherá o seu trigo no celeiro , mas queimará a palha em fogo inextinguível " (Mt 3.11,12 ) . Sem nascer de novo não há esperança de ver o Reino de Deus .
Achar que o amor de Deus é tão extenso que ninguém pode cair fora dele , é uma crença muito conveniente para os que rejeitam o teor de todo o ensino da Bíblia . Não convém se arriscar em tão fraca esperança .
Texto : Revista Enfoque .
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