quinta-feira, 6 de maio de 2010

" O IDEAL DA DEVOÇÃO " Parte I

Devoção é um intenso amor por Deus . Amor , em sua imensidade impessoal é devoção . Devoção é amor por Deus , somente por Deus . Não existe devoção pelo lar , família , amigos , riqueza , nome ou fama ; nem pelo mundo inteiro com todos os seus encantamentos e prazeres ; nem pela própria existência ; mas só amor por Deus . Que tudo do mundo seja negado ; que a alegria e a felicidade sejam proscristas ; que a morte seja um visitante frequente ; a doença , uma compania constante e a pobreza resida no lar ; ainda assim , o amor por Deus permanecerá absoluto . Isto é devoção .
O devoto da Bhakti Yoga não deseja nada , a não ser Deus . Ele anela por Deus , Trabalha por Deus , vive para Deus e morre no amor de Deus . Deus é a sua inspiração , orientação e a razão de ser de sua vida . Toda a sua existência está em Deus . No sucesso , ele glorifica Deus ; no fracasso é atraído para perto de Deus ; nos momentos de alegria , dedica sua felicidade em adoração e orações ao SENHOR ; nas horas de sofrimento , eleva sua visão de homem a Deus , alcançando a consciência de compaixão e força divina , considera-se co-participante da carga de sofrimento com outro filho de Deus . Ele não se dobra sob a pressão do sofrimento angustiante , permanecendo imóvel , aceitando-o e conquistando-o com a ralização de que cada sofrimento é apenas um fragmento de alegria .
Em todas as condições de sofrimento , sua atitude em relação à vida é de que Deus o enviou a Terra para aliviar o sofrimento dos outros , repartindo-o com ele , e para ensinar ao homem , com seu exemplo , a aproximar-se de Deus nos dias de agonia . Prazer e dor são de igual importância .
Não que sejam iguais , mas ele as faz de igual valor . Utiliza ambos para realizar Deus . As dualidades nunca podem ser idênticas em sua natureza ou em seus efeitos , mas há uma unidade na diversidade . Devemos realizar esta unidade que tudo penetra , e deste modo usar o relativo para realizar o absoluto . Usar a criação para tornarmo-nos uno com o Criador .
Um devoto permanece pronto para receber o sofrimento de todo mundo , para que possa levar alegria para todos .
Ele desenvolve infinita força em seu amor pelo Todo Poderoso , e eterna felicidade em seu amor pelo Todo Bem-aventurado . Ele enche o coração jubiloso com a felicidade de sua Alma e inspira fé , força , esperança e paz na tristeza . " Regojiza-se com aqueles que têm felicidade e chora com aqueles que choram . " Compartilhando do sofrimento dos outros , não é afetado por este , inspirando sabedoria , fé , coragem , compreensão e alegria ao sofredor . Um devoto dedica sua vida à felicidade e proteção de todos . Ele é um Buddha , oferecendo sua própria cabeça à faca assassina para salvar a vida do gamo recém-nascido . É um Cristo , sempre a amar um lebroso com todo seu coração . Ele é um verdadeiro amante . Ama a Deus incondicionalmente . Ama a Deus com todo seu corpo , mente e Alma e a Criação de Deus como uma parte de sua própria Alma .
No nosso amor por Deus não somos omissos com a Criação de Deus . Devemos amar todos os objetos do Universo . Todos os seres , homem e animal , devem compartilhar igualmente de nosso amor . Uma folha de grama sem vida deve despertar dentro de nós o mesmo amor , alegria e elevação do que o deslumbrante sol ou o imponete cume da montanha . Devemos amar o Universo do princípio ao fim , e não há nenhum fim . Amar a tudo como manifestação de Deus , pois tudo é manifestação de Deus .
O amor universal é o ideal . Não alcançamos este objetivo começando por amar cada objeto separadamente . Será impossível , tanto do ponto de vista qualitativo quanto quantitativo . Os seres individuais são tão diferentes uns dos outros , em seu pessoal modo de procedimento , que não podemos examinar estas divergência na tentativa de amá-los .
Muito frequentemente , o modo de proceder de um individuo está tão longe de uma justificável expectativa , que não podemos dela nos aproximar com um coração amoroso . Surge a consciência de diversidade invocando o pensamento de comparação e não há lugar para o amor no coração que atende o chamado da comparação . Por esta razão reporto-me ao conceito de amor absoluto .
É óbvio que existe uma pluralidade de objetos . Ela é tão variada , que não podemos imaginar em conhecer cada objeto para amar a todos . Suponha que desejamos amar todos os homens , e comecemos amando cada um separadamente . Você acha que poderemos amar cinco bilhões de pessoas que habitam as várias regiões do planeta , separadas por terras , águas e montanhas ?
Há ainda outra dificuldade . Em nosso esforço para amar cada homem separadamente , nossa mente estará concentrada no aspecto externo de cada um que escolhêssemos para amar . E quando o amor olha o exterior do amado , pode transformar-se em ódio . Nenhum homem é física , mental e espiritualmente perfeito . Há sempre algum defeito em cada homem . O amor que busca o exterior começa antes de tudo a focalizar-se nas características físicas , peculiaridades mentais e na ausência da perfeição espiritual do amado , terminando por transformar o amor em um sentimento repulsivo .
Não podemos nos esquecer que somos seres humanos . Estamos ainda muito limitados em nosso desenvolvimento espiritual para não vermos imperfeição nos outros .
A humanidade é apenas uma parte do Universo manifestado . Ainda temos os animais , as plantas , árvores , flores , frutas e muitos outros objetos criados de variedade ilimitada . Alguns nos fazem reagir agradavelmente , outros não .
Deste modo , em nosso amor universal , desejamos amar a todos igualmente ; a uma cobra venenosa e a um objeto petrificado deve ser dado um lugar ao lado de um salvador e de uma bela flor , em nosso amor por tudo . Disto não somos capazes no nosso atual estágio de realização espiritual . Amor universal é raramente conseguido amando cada objeto do Universo separadamente . Há outra maneira .
Embora existindo diferenças externas entre vários objetos da natureza , ainda existe uma fundamental união em todos eles . Desde o mais baixo estado de manifestação ao mais alto estado de realização , no Universo criado , todos estão ligados por esta realidade . Para desenvolver o amor universal , devemos começar amando esta união fundamental , realidade eterna , presente em tudo . Deus é a realidade que une toda a criação . Para amar toda a criação precisamos amar Deus . Deus está presente em tudo . O Espírito infinito penetra cada objeto deste Universo . Este Espírito eterno temos que amar sempre . Devemos amar Deus independentemente de condições objetivas . Deus está em tudo mas não é limitado por coisa alguma . Ele é livre , eterno , infinito , puro , bem-aventurado . Primeiro ame a Deus , e depois realize-O em tudo . Reconheça sua imortalidade , pureza , amor , felicidade e divindade permeando tudo e ame esta divindade em tudo .
Primeiro , não veja todas as imperfeições que um individuo possa ter , e aprenda a amar Deus nele . Quando estiver seguro deste amor , a divindade em tudo , as diferenças externas não abalarão seu amor por eles . Todas as diferenças são externas . Todas as imperfeições estão na superfície das objetos da natureza , mas todos os objetos em sua essência natural e perfeição são uno . O amor une e aperfeiçoa tudo . Assim você chegará ao amor universal . O amor revela a realidade universal .
Podemos perguntar : Como podemos amar a Deus independente e separadamente de sua Criação ? Parece ser quase impossível . Julgamos sermos incapazes de separar nossa consciência de Deus de suas manifestações objetivas .
Na realidade não é impossível , entretanto pode ser difícil na primeira tentativa .
Se formos um pouco introspectivos , realizaremos que nosso amor por Deus , uma realidade independente , eterna , bem-aventurada e onipresente , é inteiramente subjetiva . É intuitivo. Está dentro de nós . Não necessitamos de nenhum fenômeno objetivo para termos consciência deste amor . Só realizamos este amor puro com a mente tranquila , impossível com a mente agitada pelo turbilhão dos pensamentos . A mente é agitada porque está sempre projetada para fora , e estabeleceu , em todos , o hábito de " pensar para fora " . Fomos acostumados a perceber nossa qualidades subjetivas reflitidas no mundo objetivo . Este modo de pensar se tornou tão poderoso em nossa vida , que não o aceitamos como sendo uma fraqueza de nossa mente . Dependência é fraqueza . É escravidão . Liberdade é nossa verdadeira natureza .
Como podemos provar que o amor é puramente uma qualidade subjetiva , que não necessita de nenhum objeto exterior para revelar-se , e que é independente de todas as condições objetivas ? Duas são as provas . A primeira é subjetiva : aquele que alcança a tranquilidade mental por seu próprio esforço de meditação e autocontrole realiza que o amor é sua natureza . À sua vontade ele projeta seu amor em qualquer objeto e pode realizar este amor em sua transcendental perfeição . Neste estado ele realiza que ele , em si mesmo , é o amor .
A segunda prova é objetiva : Nós sabemos como transferir nosso amor de um objeto para outro . O que amamos hoje , podemos não amar amanhã . Isto prova que o amor não está limitado nem identificado com qualquer objeto . O amor possui a habilidade de livrar-se de qualquer objeto à sua escolha . Independe de qualquer objeto .
Você pode argumentar que quando o amor livra-se de um objeto transferindo-se para outro não prova sua independência de todos os objetos . Sempre se identifica com um objeto quando se livra de outro . Livrar-se de um objeto não significa que é possível livrar-se de todos . Isto é verdade .
Estou plenamente de acordo . Mas , também sei que o amor é absoluto , conquanto seja extremamente difícil provar , objetivamente , a natureza transcendental do amor . Este particular estado do amor só é realizado subjetivamente . Estamos tão identificados com os objetos do amor , que não conseguimos realizar o amor absoluto que está presente dentro de nós .
Apesar disto , mencionarei um estado de realização no amor que dará um vislumbre da verdade sobre a natureza transcendental do amor . Acredito que todos nós , alguma vez , alcançamos um estado de tanta felicidade no amor que esquecemos do objeto do nosso amor . Nosso amor se completa tanto , que livra-se de todas as condições objetivas ; e neste amor total ou transcendental estamos absorvidos na felicidade . Esta felicidade que nos absorve totalmente é o resultado do estado de amor no qual readquirimos a liberdade absoluta de todas as limitações objetivas . Na felicidade plena do amor realizamos a natureza transcendental do amor . O amor é a união auto-revelante .
" Busque o reino de Deus e a sua pureza e todas as coisas lhe serão acrescentadas " , como nos disse Jesus . Devemos , primeiro despertar o desejo de amar e realizar nossa união com Deus e então amar e realizar Deus em tudo . A intricada pergunta que vem a nossa cabeça é : O que quis Jesus dizer com a frase : " E todas as coisas lhe serão acrescentadas " . Que receberíamos toda a sorte de bens materiais se amássemos a Deus ? Certamente que não . O contexto desta expressão de Jesus revelará a qualquer astuto estudante de espiritualidade seu verdadeiro significado . O que realmente Jesus disse foi : Se você aprendeu a amar e realizar sua união com Deus , então , e somente então , realizará a presença de Deus em tudo e sua união com todo o Universo . Sentirá a mão protetora de Deus em sua vida diária como o caçador pressente a presença da caça . Realizará amor , felicidade e beleza em seu interior e igualmente numa folha de grama . O amor é revelador .
Revela a perfeição . Torna a vida completa .
O amor não é uma barganha . Amar a Deus por interesse material é um erro . Alguns rezam a Deus por bens materiais . Nada é mais degradante em nossa vida espiritual do que isto . Devemos amar a Deus unicamente por desejar realizar Deus . Amamos Deus para que possamos desenvolver e manifestar sua divindade . Em nossas orações a Deus devemos buscar sabedoria , bem-aventurança e universalidade . O ideal do amor é a realização de perfeição espiritual . Amar é tornar-se um com o amado na vida e realização . Quando o pensamento de posses materiais se instala na nossa mente , o amor por Deus voa para longe . O verdadeiro amor por Deus destrói todas as outras considerações . Quando o amor por Deus desperta dentro de nós , todos os outros desejos perdem sua força . Neste amor nos esquecemos de nós ; ficamos completamente absorvidos em Deus .
Um verdadeiro amante de Deus não busca nada para ele . Não é um pedinte . Um pedinte não pode ser um devoto . Um amante só pode dar . Não pede nada em recompensa .
Um devoto se dá completamente a Deus , e nesta resignação se sente feliz . Quando o pensamento de perda ou ganho nasce , o amor morre . Encontramos prova deste fato em nosso dia a dia neste mundo . Se o amor está baseado em riqueza e posses , então não é amor ; é exploração ; é fraude ; é iniquidade . Amor é devoção . Devoção é amor puro . Um devoto nem mesmo busca a salvação em Deus . Ele deixa que Deus o faça . Deus concederá a salvação quando desejar . O devoto vive contente no seu amor pelo SENHOR . É feliz no amor de Deus . É paciente . O tempo não mede sua vida e progresso , pois ele está sempre com Deus no amor .
Devoção é um poder purificador . O amor remove todas as impurezas . Para um devoto cada coisa é santa porque aprendeu a perceber santidade em tudo . Ele vê Deus em todos os lugares . Sim , " o chão onde você pisa é santo " , igualmente , o chão onde o lixo é jogado é um lugar santo .
Um devoto sempre pensa sobre si mesmo como sagrado e puro , porque sabe que Deus está em seu interior . Ele sente , vê e vive em santidade . Se uma igreja , um templo , uma mesquita ou qualquer casa de oração é considerada santa porque um símbolo de Deus está colocado em seu interior , muito mais santificado deve ser um homem no qual reside o Deus vivo !
( do livro : O PODER MAGNÉTICO DO AMOR )
Texto : Swami Premananda
Deixe o seu Comentario .

" O IDEAL DA DEVOÇÃO " Parte II

Se nos consideramos pecadores , falhamos em amar Deus . Deus está sempre dentro de nós . Como podemos ser eternamente pecadores ? Se o templo não está cônscio da presença do SENHOR , faz com que o templo seja profano ?
Se a tempestade derrubou a porta do templo , devo recusar-me a orar ao SENHOR , que espera minha chegada para adorá-lo ? Então por que devo chamar um homem de pecador quando ele não está consciente da presença da divindade no seu interior ? Por que , tolamente , devo negar-me a alegria de rezar ao SENHOR no homem que falhou em proteger seu corpo-templo da devastação pelos desejos sensoriais ? A divindade está em tudo . Um devoto realiza a divindade universal . Nega Deus , aquele que pensa de si mesmo como sendo mau e pecador . Pronuncie o nome de Deus uma vez e desperte para sua divindade , realizando que você é sagrado . Se você pronunciou o nome de Deus uma vez , você se torna sagrado . O poder espiritual do nome de Deus é tremendo . Mas não se esqueça : " Não tome o nome do SENHOR , teu Deus , em vão " . Estes pensamentos não têm significado para um devoto da Bhakti Yoga . Como alguém pode usar o nome de Deus em vão ? Cada vez que pronunciamos o nome de Deus nos tornamos mais sagrados , mais divinos . Fique com o nome de Deus noite e dia , e sentirá sua divindade dentro de você .
Em seu amor , desperte para o mais elevados princípios de vida . No lugar de pensar sobre coisas mundanas , todo o tempo , pense em Deus frequentemente . Em vez de conversar sobre fatos engraçados do dia a dia , converse sobre Deus . Quando falar dos seus vizinhos , reconheça o que há de bom neles e fale bem deles . Pense em DEUS , o EU , o ideal de vida , o significado do nascimento e da morte , a essência da existência humana . Procure descobrir sua origem e qual o seu fim , ou melhor , de onde vem e para onde vai . Se estas coisas não interessa saber , não somos melhores do que o mais baixo animal . Se vivemos nossos dias pensando em comida , vestuário e como obtê-los , nosso desenvolvimento não é muito superior ao dos animais . Estas criaturas passam a vida inteira lutando para manter seus corpos vivos . O homem é mais do que um corpo . Ele é a Alma . É o espírito eterno . Uma divindade absoluta . Ele precisa realizar sua divindade meditando na divindade absoluta . Deve pensar e conversar com Deus . Não pode haver devoção suficiente , amor bastante e espiritualidade completa . São eternas . O amor é eterno .
Medo e amor são incompatíveis . Não podemos amar a Deus , temendo-O . Se você sente medo de Deus , não pode amá-lo . Não há lugar para o medo no amor . Onde surge o medo , o amor desaparece . O medo a Deus nasce da ignorância . O medo a Deus vem da ignorância , de sua perfeição e da inata divindade do homem . Aqueles que temem Deus não sabem o que Deus verdadeiramente é . Quando pensamos que Deus é um ser antropomórfico , tendo em sua mão o açoite para punir , olhando os seres por ELE criados com olhar de vingança , então temos medo . Este é o " background " psicológico daqueles que temem Deus . Pode-se negar isto , mas a simples negativa não é uma prova . O fato é que é verdade . Às vezes somos solicitados a ter medo de Deus para obter sua graça . Também somos solicitados a temer Deus para que possamos ser espirituais . Qualquer doutrina que crie dentro de nós a consciência do medo , para nos tornarmos religiosos é a mais cruel forma de religião . É a mais degenerada de todas as formas de oração ; adorar a Deus com medo e ansiedade . Deus não deve ser temido , mas sim amado . Deus não busca nenhuma vingança , mas inspira , orienta e ajuda . Ele não pune ninguém . Ele protege e dá paz . Sofremos por causa de nossa ignorância . Com amor , chegamos mais perto de Deus . Com medo , DELE nos afastamos . Não podemos ser espirituais por temor a Deus , mas amando-O .
Deus não deseja que tenhamos medo DELE . ELE deseja nosso amor , nossa devoção . Por que deveríamos temê-lo ? ELE é bondoso , carinhoso , compreensivo e ama toda sua Criação . ELE é a beleza . Se temos medo de Deus , a quem deveremos amar ? O amor destrói o medo . No amor , encontramos felicidade , força , segurança e nele nos completamos com a paz . O medo é resultante da consciência de separação .
Quando nos sentimos separados de Deus , ficamos com medo . Na realização de que ELE está conosco , e nós estamos com ELE , tornamo-nos tão corajosos quanto ELE é poderoso . O amor não é inpirado pelo medo , mas somente pelo amor . Quanto mais amamos a Deus , maior é o nosso desejo de amá-lo . Esta é a lei do amor . Os devotos realizam esta verdade : quanto mais amamos a Deus , mais abundante torna-se seu amor . Deus dá seu amor infinito ao seu devoto . No amor sem limites , ficamos mais perto de Deus .
Nossa crença é o reflexo de nosso desenvolvimento .
Refletimos aquilo que possuímos . Se acreditamos num Deus vingativo , significa que nosso coração está cheio de desejo de vingança . Nossa concepção a respeito da natureza de Deus e a nossa crença NELE é o critério do nosso desenvolvimento espiritual . Tanto quanto imaginamos Deus como sendo um super-homem , nossa visão ainda está limitada ao plano humano . Se está desejoso de descobrir o desenvolvimento espiritual de uma pessoa , pergunte qual o seu conceito de Deus . Deus é perfeição absoluta . ELE é Consciência-Existência-Bem-aventurança Absoluta .
Cada homem nasce um devoto , do mesmo modo que cada homem nasce divino . Que outra qualidade , a não ser amor , demonstramos desde o começo de nossa vida na Terra ? À que respondemos mais alegremente do que ao amor ?
Cada Alma está saturada com amor . Nosso ideal é manifestar este amor em sua universalidade e perfeição . Por que desperdiçamos amor com a aparência externa ? Neste desperdício somos punidos com a tristeza . Desperdiçar amor é dar origem ao sofrimento . Ame todos os objetos do mundo realizando a presença , a inteligência , a beleza e a vida de Deus em todos eles . Ame Deus em tudo e tudo em Deus .
O amor é uma qualidade espontânea do homem . Nunca nos é imposto . Nós o desenvolvemos de dentro para fora .
Livros não dão origem ao amor . As escrituras não fazem de ninguém um devoto . Pode ler todas as histórias de amor do mundo , e mesmo assim permanecerá duro como uma rocha e seco como uma folha morta , se não encontrar amor dentro de você . Conheço pessoas que são ávidas leitoras de histórias de amor e mesmo assim são insensíveis e cruéis . Podemos ler todas as palavras de amor , bondade e compaixão nas escrituras , e podemos ouvir estas qualidades exaltadas em sermões e conferências , mas todas essas leituras e pregações não terão nenhum efeito para que sejamos amorosos e bondosos , se não tocarmos a fonte do amor dentro de nós .
Em cada homem existe uma eterna fonte de amor .
Não me interprete mal . Não estou querendo dizer que não deve ler boas histórias de amor , poemas e escrituras .
Deve fazê-lo . O que quero enfatizar é que estas leituras não vão originar amor dentro de você . Elas nos ajudam a despertar o amor que está dentro de nós , se fizermos o uso certo destas leituras , caso contrário , nos fará apenas emocionais .
Emoção é um excitamento psicofísico . Amor é a realização feliz da união na Alma .
Para que possamos desabrochar o amor dentro de nós são necessárias duas coisas : primeiro , devemos ter absoluta confiança em Deus , inquestionável fé no seu amor , misericórdia , justiça , eternidade e compreensão . Segundo , precisamos viver conscientemente estas qualidades realizando-as e manifestando-as .
O devoto não questiona sobre Deus . Ele crê em Deus e silenciosamente vive com ELE . Um devoto é muito tranquilo , despretencioso e humilde . Recebe o amor de Deus em seu coração , aperfeiçoa-se interiormente e oferece seu amor para todos como uma graça divina de felicidade . Um devoto ama todas as deidades e os deuses de todos os povos .
Ele vê Deus em tudo . Não sente ódio por coisa alguma .
Em todas as religiões , ele entende o esforço do homem em amar e orar a Deus . Ele respeita , compreende e aprecia todas as religiões . Todas as pessoas são seus devotos companheiros . Ele ama deuses , religiões e os homens , todos em um único Deus . Só um devoto pode ser verdadeiramente tolerante . Tolerância não é a aquiescência superficial e apressado reconhecimento . Tolerância é amor , respeito e glorificação . Eu tenho tolerância pelo cristianismo : Eu o amo , respeito e prego a sua glória . Se você tem tolerância , amará a religião vedanta dos Hindus , a respeitará e corajosamente afirmará suas sublimes verdades .
Amar o seu Deus e odiar o de outra pessoa é amor canino ; é animalesco , cego e degradante . Um cão pode amar seu dono excluindo qualquer outra pessoa , o que é correto do ponto de vista do cão . Portanto , quando um homem ama seu Deus e não tem amor e respeito pelo Deus de outra pessoa , ele não alcançou um estado de desenvolvimento muito mais alto do que um cão . Saiba que o Deus de um adorador de pedra é tão divino e santificado , como o meu Deus impessoal , sublime , onisciente , onipresente , bem-aventurado . Não devemos subestimar o valor da divindade colocada na pedra por seu adorador . É preciso ver a divindade em tudo . Isto não quer dizer que limitarei minha visão e realização de Deus dentro de uma pedra ou de uma árvore , mas também devo amar Deus nelas , se estou desperto para o amor de um Deus universal . Ódio é ignorância , é perversidade . Dá origem a um enorme isolamento da divindade universal . Um devoto não é contra qualquer religião . Ele ajuda as outras pessoas a amar e adorar através de suas religiões , o mesmo Deus universal que ele realiza e adora .
Proclame o Deus universal perante a humanidade , e não o Deus que você criou em suas crenças dogmáticas . Em sua crença limitada e sectária , o homem molda um Deus que atende seu ideal individual . Se um búfalo tivesse uma filosofia e quisesse fazer um deus , seu deus seria um enorme búfalo apenas . Deus não está limitado dentro de qualquer homem ou de qualquer imagem feita por ele . Deus é universal . ELE está no homem , nas imagens , e em tudo mais , ainda que transcenda tudo . Este é o Deus que eu e você amamos . Somos devotos de um Deus universal . Bem-aventurança absoluta vem com tal devoção . Nela não há medo da morte , doença ou pobreza . Devoção nos dá paz , traz a realização de nossa inerente imortalidade e nos inspira a união universal .
Um devoto ama todos os salvadores . Não tem interesse com os aspectos físicos de suas vidas . Ele não tem tempo , nem preocupação com estas superficialidades . Ama os salvadores , acata seus ensinamentos e procura com entusiasmo viver como eles viveram . Um verdadeiro devoto cristão não está interessado no lugar e as circunstâncias do nascimento de Jesus , mas sim em seu desejo de realizar as verdades ensinadas pelo Santo da Galiléia . Não se interessa em saber se Jesus nasceu em Belém ou na Índia , se Ele era filho de José ou de um nascimento supernatural . Deixa estes assuntos para os historiadores decidirem e os teólogos discutirem . Ele ama Jesus , acredita em seus ensinamentos , compreende a perfeição de sua realização e empenha-se em seguir o exemplo do Nazareno , o grande devoto de Deus . Um devoto aplica em sua vida as verdades sublimes reveladas por todos os homens de realização espiritual .
Um dia , um certo mestre mandou dois serventes ao seu pomar de pêssegos e autorizou que comessem o fruto que fosse mais apetitoso . Obedecendo à ordem , ambos embrenharam-se no pomar . Um deles , imediatamente , iniciou vigoroso trabalho para descobrir o número de fileiras e árvores , a qualidade das frutas e mais um sem-número de detalhes . Ora expressava com grande emoção sua imensa alegria ao ver uma fruta perfeita , e no momento seguinte caía em profunda tristeza e pesar quando encontrava um espécime seco . Assim , gastou todo o seu tempo examinando o pomar e falando consigo mesmo sobre os aspectos externos de tudo que via . O outro servente foi , sem perda de tempo , encontrar uma árvore com bons frutos , e saboreou um belo pêssego com grande alegria e agradecimento . Ele não tinha tempo para falar nem para indagar sobre as condições exteriores das árvores , das frutas e do pomar . Quando regressaram do pomar , o segundo estava satisfeito , feliz e agradecido , enquanto que o primeiro estava com fome , zangado e reclamando .
Um devoto é como o segundo servente . Não está interessado em questões como " quem criou o mundo " ? Como e quando foi criado ? De que elementos originais são feitos todos os objetos da criação ? Deus existe ? Ele crê em Deus .
Aceita a verdade que Deus é o criador de tudo . Deus é causa eficiente como também a causa material de todos os seres . Todos são essencialmente divinos . Tudo tem sua origem em Deus , existe em Deus e retornará a Deus . Estas verdades ele não questiona . Acredita nelas . Intuitivamente realiza a profundidade destas verdades . Ele vive com Deus .
Ele sempre vê , sente e desfruta Deus em todos os lugares .
E assim é feliz .
Não é melhor amar e viver com Deus do que questionar sobre ELE ? Um devoto sabe a verdade disto . É a devoção um sentimentalismo barato , privado da razão ? Oh , não !
De maneira nenhuma ! Sentimentalismo é emoção . É uma reação sensorial . Sentimentalismo e emoção pertecem à natureza física do homem . Devoção é uma qualidade da Alma .
Está baseada na razão pura , perfeito entendimento e consciência vigilante . Realizemos a verdade sobre a devoção . Devoção está alicerçada na realização absoluta em tudo e o reconhecimento de que tudo é manifestação desta divindade . Tudo é parte de um grande todo .
Esta filosofia é irracional ou facciosa ? Nada pode ser mais racional do que ela . Procuremos entender o " back-ground " filosófico da devoção . O Universo inteiro , com todos os seus detalhes , está ligado com uma eterna , infinita , consciente e bem-aventurada realidade , Deus . Considere dentro de você a racionalidade desta verdade . Argumentos pedantes não têm força frente à devoção . Sentimentalismo tolo e vaidosas bobagens falham em realizar a racionalidade do amor . Devoção é impossível sem razão . Amor sem racionalidade é atração sensual . A devoção transcende a consciência sensorial .
A devoção é praticável ? Tudo depende do padrão pelo qual você julga seu valor de utilidade . Se , iludir os outros com manobras inteligentes e acumular riqueza , é o que se deve praticar , então , a devoção como um princípio a ser aceito e aplicado nas ações da vida , é totalmente impraticável . Se dar a si mesmo todos os prazeres e luxúrias da vida e ser indiferente às necessidades e ao direito de felicidade dos outros é o padrão e ideal de uma vida com sucesso , então , devoção é uma ilusão . Não obstante , a devoção inspira o homem a ajudar sua própria vida em harmonioso relacionamento com todos os seres e com a Divindade Suprema . Se a explicação intelectual é considerada o caminho prático de apresentar as verdades metafísicas e transcendentais , então , a devoção não tem utilidade . Aprender sem devoção é mera aquisição de palavras . Uma biblioteca guarda livros dentro de suas quatro paredes , mas não tem devoção . Do mesmo modo , podemos encher nosso cérebro com idéias e expôlas em eloquentes frases , mas , a menos que estejam temperadas com o amor , são como o som de um gongo rachado , incomoda e irrita .
Se tenho alguma coisa de valor intelectual a oferecer e se o faço sem amor , eu o estou enganando . Eu o desaponto .
Traio a sua confiança . Amor não é uma análise e síntese intelectual . Amor é realização . Amor é a realização da união espiritual . Como é possível ensinar sem a realização da união espiritual com o estudante ? Como ousa falar com seu semelhante sem realizar que ele é parte do seu próprio ser , o seu EU ? Com que direito você toca uma pequena flor , se não realiza Deus nela ? Tire suas mãos impuras desta divina manifestação de Deus !
O que liga a mãe ao seu filho e o filho a sua mãe ? O que une o homem com seu semelhante , o amigo com outro amigo ? O que mantém a sociedade unida ? É o amor . Destrua o amor em seu lar e ele se tornará o vale da morte . A mesma verdade se aplica à nossa vida social , nacional e internacional . O amor une o Universo . O amor une o homem com Deus . Cada objeto é uma pérola ; o amor é o fio que as une . A Criação é um colar que adorna a beleza de Deus .
O amor , a razão e o trabalho precisam estar sempre juntos para fazer a vida do homem abençoada e feliz . Um sem os outros dois faz a vida incompleta . Vou dar um exemplo que explica claramente esta idéia . Um pássaro precisa duas asas e uma cauda para voar e com isto consegue viver .
Sem este equilíbrio perfeito , cairia no chão e lá permaneceria até morrer . Do mesmo modo , precisamos da devoção para balancear nossa razão e atividade . O amor dá o equilíbrio que suavemente orienta nossa vida em direção à perfeição espiritual .
Sem a razão nos tornaremos cegos seguidores . A não ser que nossa razão seja testada em sua aplicação prática , seremos fanáticos . Razão sem amor é crueldade . Trabalho sem amor e razão é caótico . O amor se pudesse existir sem se manifestar seria egoísmo extremado . O amor desaparece com o egoísmo . Amor é altruísmo . O amor tem que se manifestar . Amor sem razão é emoção . A emoção é destrutiva e degradante . O amor eleva . Para a vida ter valor , o homem precisa pensar , trabalhar e amar . O verdadeiro amor não está separado da razão e da ação ou aplicação . O amor puro está protegido pela razão e universalizado pela ação .
O devoto não sabe nada , apenas conhece Deus . Sua única posse é o amor . Em seu amor , ele se entrega a Deus , o Eu Absoluto ; Deus que penetra tudo e que inclui tudo , é o ideal de devoção .
QUE O SENHOR DO AMOR ORIENTE AS ALMAS ENLEVADAS NA DEVOÇÃO ...
Texto : ( do livro : O PODER MAGNÉTICO DO AMOR )
Swami Premananda
Deixe o seu Comentario :