sábado, 5 de dezembro de 2009

" Assim Falava Paramahansa Yogananda "

---- As chuvas da misericórdia divina não se podem acumular nos cumes do orgulho , mas fluem facilmente para os vales da humildade .

* * *

---- Cultive a devoção ! Lembre-se das palavras de Jesus : " Pai , ocultaste estas coisas aos sábios e prudentes , e as revelaste aos pequeninos " .
O discípulo visitou o Mestre em seu retiro no deserto , pouco antes do Natal . Sobre uma mesa estavam alguns brinquedos que seriam oferecidos como presentes . Com espírito de criança o Mestre brincou com eles por algum tempo e então perguntou um de seus discípulos : O que acha dos brinquedos ? O discípulo tentava ainda recuperar-se de sua surpresa , mas disse , rindo : São ótimos .
O Mestre sorriu e citou Jesus :
" Deixai vir a mim as crianças , porque de tais é o reino de Deus " .


* * *

---- Deus não está distante , mas próximo . Eu O vejo em toda parte .
Mas o senhor é um mestre ! - protestou o homem .
Todas as almas são iguais - replicou o Mestre . A única diferença entre nós é que eu fiz o esforço . Mostrei a Deus que O amava , e Ele veio a mim . O amor é o ímã do qual Deus não pode escapar .


* * *

---- Mestre , como pôde Jesus transformar água em vinho ? - perguntou um discípulo . Respondeu o Mestre .
O universo é resultado de um jogo de luz : vibrações da energia vital . Os filmes da criação , como cenas numa tela de cinema , são projetados e tornam-se visíveis através de fachos de luz .
Cristo percebia a essência cósmica como luz ; a seus olhos , não havia diferença essencial entre os raios de luz que compõem a água e os raios de luz que compõem o vinho . Tal como Deus no princípio da criação , Jesus podia comandar as vibrações de energia vital a assumirem diferentes formas .
Todos os homens que transcendem os reinos ilusórios da relatividade e da dualidade entram no mundo real da Unidade . Eles se unificam com a Onipotência , conforme Cristo disse " Aquele que crê em mim [ que conhece a Consciência Crística ] , esse também fará as obras que eu faço ; e as fará maiores do que estas ; porque eu vou para o Pai [ logo retornarei ao Altíssimo : o Absoluto sem vibrações , para além da criação , para além dos fenômenos ] " .


* * *

---- O casamento é desnecessário e um empecilho para aqueles que são renunciantes de coração e estão buscando intensamente a Deus , o Amante Eterno . Mas , de forma geral , não sou contra o verdadeiro matrimônio . Duas pessoas que unem suas vidas para se ajudar mutuamente na busca da realização divina lançam as fundações de seu casamento no alicerce correto : a amizade incondicional . A mulher é motivada principalmente pelo sentimento , e o homem , pela razão ; o matrimônio destina-se a equilibrar essas qualidades .
Hoje em dia não existem muitas uniões genuínas de almas , porque os jovens recebem pouco treinamento espiritual . Emocionalmente imaturos e instáveis , eles são geralmente influenciados pela atração sexual passageira ou por considerações mundanas que não levam em conta o nobre propósito do casamento . Costumo dizer : primeiro , estabeleçam-se irrevogavelmente no caminho divino ; depois , se vierem a casar-se , não cometerão um erro !


* * *

---- Duas senhoras costumavam deixar seu automóvel destrancado ao estacioná-lo .
Tomem as devidas precauções . Tranquem o carro .
Onde está sua fé em Deus ? exclamou elas .
Eu tenho fé . Fé não significa negligência .
Elas , porém , continuaram a deixar o carro destrancado . Um dia , quando deixaram muitos objetos de valor no assento de trás , ladrões os roubaram .
Por que esperam que Deus as proteja se ignoram Suas leis da razão e da prudência ? Tenham fé , mas sejam práticas e não tentem os outros .


* * *

---- " Deus nos submete à prova de todas as maneiras . Ele expõe nossas fraquezas , para que nos conscientizemos delas e possamos transmutá-las em força . Ele pode nos enviar provações que parecem insuportáveis ; algumas vezes , pode até parecer que Ele está nos repelindo . Mas o devoto inteligente dirá :
" ' Não , Senhor , eu quero a Ti . Nada me deterá em minha busca . Esta é a prece de meu coração : nunca me testes com o esquecimento de Tua presença . ' "


* * *

Texto : Paramahansa Yogananda
Deixe o seu Comentario .

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

" Assim Falava Paramahansa Yogananda "

---- O Senhor não pode ser subornado pelo tamanho da congregação de uma igreja , nem por sua riqueza ou por sermões bem elabolados .
Deus só visita os altares dos corações purificados pelas lágrimas da devoção e iluminados pelas velas do amor .
* * *

---- Senhor , que devo fazer para encontrar Deus ?
Cada vez que disponha de um pouco de tempo livre , deixe sua mente imergir no pensamento infinito de Deus . Converse com Ele intimamente ; Ele é o mais próximo dos que estão próximos , o mais querido entre os queridos .
Ame-O como o avarento ama o dinheiro , como o homem apaixonado ama sua amada , como a pessoa que se afoga ama o ar . Quando ansiar por Deus com intensidade , Ele virá a você .

* * *

---- A fé tem que ser cultivada , ou melhor , descoberta dentro de nós mesmos . Ela está aí , mas precisa ser exteriorizada . Se você observar sua vida , verá que Deus atua de inúmeras maneiras através dela ; sua fé será assim fortalicida . Poucas pessoas procuram descobrir a mão oculta do Senhor . A maior parte delas considera o curso dos acontecimentos natural e inevitável . Mal sabem que mudanças radicais são possíveis por meio da oração !

* * *

---- Deus programou para nós esta visita à Terra ; mas , ao considerarmos certas coisas daqui como se fossem nossas , a maioria de nós nos tornamos hóspedes indesejáveis . Esquecendo a natureza temporária de nossa estadia , deselvolvemos diversos apegos : " minha casa " , " meu trabalho " , " meu dinheiro " , " minha familia " .
Quando , porém , expira nosso visto de permanência na Terra , todos os laços humanos são rompidos . Somos forçados a deixar para trás tudo que julgávamos possuir . O Único que nos acompanha a toda parte é Deus , nosso Parente Eterno .
Experimentem agora que vocês são a alma , não o corpo . Por que esperar que a Morte lhes ensine isso rudemente ?

* * *

---- Na ausência de alegria interior , os homens se voltam para o mal . A meditação no Deus de Bem-aventurança nos permeia de bondade .

* * *

---- O corpo , a mente e a alma estão inter-relacionados . Você tem um dever para com o corpo : mantê-lo em boas condições ; um dever para com a mente : desenvolver-lhe os poderes ; e um dever para com a alma : meditar diariamente na Fonte de seu ser . Se cumprir seu dever para com a alma , o corpo e a mente também serão beneficiados ; se , porém , negligenciar a alma , o corpo e a mente , a seu tempo , também sofrerão .

* * *

---- Tudo na criação tem individualidade . O Senhor jamais Se repete . Da mesma maneira , existem infinitas variedades de enfoque e expressão na divina busca do homem . O romance de cada devoto com Deus é único .

* * *

---- Tente compreender que você é um viajante divino . Você está aqui apenas por pouco tempo , para então partir para um mundo diferente e fascinante . Não limite seu pensamento a uma breve vida e um pequeno planeta . Recorde-se da imensidão do Espírito que habita em seu interior .

* * *

---- O homem e a natureza estão indissoluvelmente unidos e vinculados a um destino comum .
As forças da Natureza trabalham juntas para servir o homem : o sol , a terra , o vento e a chuva cooperam na produção de seu alimento . O homem governa a Natureza , embora geralmente não o saiba . Inundações , furacões , terremotos e todas as outras calamidades naturais são resultados dos numerosos pensamentos errados do homem . Cada flor à beira do caminho é uma expressão do sorriso de alguma pessoa ; cada mosquito , uma personificação da linguagem mordaz de alguém .
Quando o senhor da criação adormece , sua serva , a Natureza , rebela-se e torna-se indisciplinada . Quanto mais o homem despertar espiritualmente , mais facilmente controlará a Natureza .

* * *

---- Aqueles que receberam de Deus o poder de curar só o utilizam quando Ele assim o determina . O Senhor sabe que algumas vezes o sofrimento é necessário para Seus filhos . As pessoas que querem curas divinas deveriam estar dispostas a viver de acordo com as leis de Deus .
A cura permanente não é possível se a pessoa continua cometendo os mesmos erros , assim convidando a doença a retornar .
A verdadeira cura efetua-se apenas por meio da compreensão espiritual . A ignorância do homem a respeito de sua verdadeira natureza , a alma , é a causa primodial de todos os outros males : físicos , materiais e mentais .

* * *

---- Não é errado dizer ao Senhor que queremos algo ! Porém demonstramos fé muito maior quando dizemos simplesmente : Pai Celestial , sei que Tu prevês todas as minhas necessidades . Sustenta-me de acordo com a Tua vontade .
Se , por exemplo , um homem ansioso por ter um carro rezar com bastante intensidade , ele o receberá . Mas possuir um carro pode não ser a melhor coisa para ele . Às vezes , o Senhor nos nega pequenos desejos porque pretende conceder-nos dádivas maiores .
Confie mais em Deus . Acredite que Aquele que o criou há de sustentá-lo .
* * *
---- O mundo cria maus hábitos em você , mas o mundo não se responsabilizará pelos erros resultantes desses hábitos . Por que , então , dedicar todo o seu tempo a um falso amigo : o mundo ? Reserve uma hora diária para a exploração científica da alma . Será que Deus o Doador de sua vida , família , de seu dinheiro e de tudo o mais não merece a vigésima quarta parte de seu tempo ?
* * *
---- Algumas pessoas pensam que um devoto não pode ser um santo , a menos que passe por grandes provações . Outras afirmam que um homem de realização divina deveria ser livre de todo o sofrimento .
A vida de cada mestre segue um determinado traçado invisível . São Francisco foi acometido de doenças ; Cristo , plenamente liberto , deixou-se crucificar . Outros grandes personagens , como São Tomás de Aquino e Lahiri Mahasaya , passaram seus dias sem tragédias ou pressões extraordinárias .
Os santos alcaçam a salvação final a partir de circustâncias imensamente diferentes . Os verdadeiros sábios demonstram que , independentemente de condições externas , são capazes de refletir a Imagem Divina em seu interior . Eles desempenham qualquer papel , segundo a vontade de Deus , esteja ou não de acordo com a opinião púplica .
* * *
---- Deus o compreende quando ninguém mais o compreende , Ele é o Amante que sempre lhe quer bem , não importa quais sejam os seus erros . Os outros lhe dão afeição por algum tempo e então o abandonam , mas Ele não o abandona jamais .
De incontáveis maneiras , Deus busca diariamente o seu amor . Ele não o castiga se você o rejeita , mas você mesmo se pune . Descobrirá que tudo trai aquele que me trai .
* * *
---- O que é Deus ?
Deus é Bem-aventurança Eterna . Seu ser é amor , sabedoria e alegria . Ele é tanto impessoal quanto pessoal e Se manifesta de qualquer modo que queira .
Ele aparece a Seus santos na forma preferida por cada um deles : um cristão vê Cristo ; um hindu vê Krishna ou a Mãe Divina , e assim por diante . Devotos que o adoram na forma impessoal tornam-se conscientes do Senhor como Luz infinita ou como o maravilhoso som Om , o Verbo primordial , o Espírito Santo . A suprema experiência que o homem pode ter é sentir essa Bem-aventurança na qual todos os outros aspectos da Divindade amor , sabedoria , imortalidade estão plenamente incluídos .
Mas como poderia eu transmitir com palavras a natureza de Deus ? Ele é inefável , indescritível . Só por meio da meditação profunda é que você conhecerá Sua singular essência .
* * *
Texto : Paramahansa Yogananda
Deixe o seu Comentario .