domingo, 10 de agosto de 2014

" A NÃO MENTE "

Osho , como o observar conduz à não-mente ? Eu estou conseguindo cada vez mais observar o meu corpo , os meus pensamentos e sentimentos e isso é lindo . Mas os momentos sem pensamento são poucos e distantes entre si . Quando eu ouço você falando " meditação é testemunhar " , eu sinto que eu entendo . Mas quando você fala sobre não-mente , isso não parece ser fácil , de jeito algum . Você poderia comentar " Prem Anubuddha , meditação abrange uma peregrinação muito longa . Quando eu digo ' meditação é testemunhar ' , isto é o começo da meditação . E quando eu digo ' meditação é não-mente ' , isto é o encerramento da peregrinação . Testemunhar é o começo e não-mente é a realização . Testemunhar é o método para alcançar a não-mente . Naturalmente você sente o testemunhar mais fácil , pois ele está próximo de você .
Mas testemunhar é como uma semente , existe um longo período de espera . Não apenas espera , mas confiança de que a semente vai brotar , que ela vai se tornar um arbusto , que um dia a primavera virá e o arbusto irá florescer . Não-mente é o último estágio do florescimento .
Semear as sementes , naturalmente é muito fácil , está em suas mãos . Mas fazer com que as flores apareçam está além de você . Você pode preparar todo o solo , mas as flores surgirão por elas mesmas ; você não consegue forçá-las a aparecer . A primavera está além do seu alcance , mas ela vem , isso é absolutamente garantido ; e se a preparação for perfeita . . .
É perfeitamente bom o jeito como você está indo . Testemunhar é o caminho e você está começando a sentir , uma vez ou outra , momentos sem pensamentos . Esses são vislumbres de não-mente . . . mas , só por uns momentos .
Lembre-se de uma lei fundamental ; aquilo que pode existir por um momento também pode se tornar eterno . Você não dispõe de dois momentos juntos , mas sempre de um momento . E se você puder transformar um momento em um estado de não pensamento , você está aprendendo o segredo . Então não haverá obstáculos , nenhuma razão para que você não possa mudar o segundo momento que também virá sozinho , com o mesmo potencial e a mesma capacidade .
Se você conhecer o segundo , você terá a chave mestra que poderá abrir qualquer momento para vislumbres de não-mente . Não-mente é o estágio final , quando a mente desaparece para sempre e o espaço sem pensamento se torna a sua realidade intrínseca . Se esses poucos vislumbres estão chegando , eles mostram que você está no caminho certo e que você está usando o método certo .
Mas não seja impaciente . A existência precisa de imensa paciência . Os mistérios maiores são abertos apenas para aqueles que têm imensa paciência . ( . . . ) 
Uma vez que um homem esteja em um estado de não-mente , nada pode desviá-lo de seu ser . Não há poder algum maior que o da não-mente . Nenhum mal pode ser feito a tal pessoa .
Nenhum apego , nenhuma cobiça , nenhuma inveja , nenhuma raiva , nada pode surgir nele . A não-mente é absolutamente um céu puro , sem qualquer nuvem .
Anubuddha , você diz , ' como o observar conduz à não-mente ? '
Existe uma lei intrínseca : pensamentos não têm vida própria . Eles são parasitas ; eles vivem na sua identificação com eles . Quando você diz , ' eu estou com raiva ' , você está despejando energia vital na raiva , porque você está ficando identificado com ela .



Meditation - Transformation Tarot 

Mas quando você diz ' eu estou observando a imagem da raiva na tela da mente dentro de mim ' , você não está mais dando qualquer vida , qualquer alimento , qualquer energia à raiva .
Você será capaz de vê-la porque você não está identificado , a raiva é absolutamente importante , não tem qualquer impacto sobre você , não muda você , não afeta você . Ela é absolutamente oca e morta . Ela passará e deixará o céu limpo e a tela da mente vazia .
Aos poucos você começa a livrar-se de seus pensamentos . Esse é todo o processo de testemunhar e observar . Em outras palavras , George Gurdjieff costumava chamar isso de não-identificação , você não está mais identificando-se com seus pensamentos . Você está simplesmente parado , desinteressado e distante , indiferente como se eles pudessem ser pensamentos de outra pessoa . Você quebrou a sua conexão com eles . Somente então você pode observá-los .
A observação necessita de uma certa distância . Se você está identificado , não existe distância , eles estão muito próximos .
É como se você estivesse colocando um espelho muito próximo de seus olhos : você não consegue ver o seu rosto . Uma certa distância é necessária ; somente então você consegue ver o seu rosto no espelho .
Se os pensamentos estiverem muito próximos , você não consegue observá-los . Você se torna impressionado e influenciado pelos seus pensamentos : a raiva torna você raivoso , a ambição torna você ambicioso , a luxúria torna você luxurioso , porque não existe distância alguma . Eles estão tão próximos que você facilmente pensa que você e seus pensamentos são um .
A observação destrói essa ligação e cria uma separação . Quanto mais você observar , maior será a distância . Quanto maior a distância , menos energia seus pensamentos estarão levando de você . E eles não têm outra fonte de energia . Logo eles começarão a morrer , a desaparecer . Nesses momentos de desaparecimento , você terá os primeiros vislumbres de não-mente .
Isso é o que você está experienciando . Você diz : ' Eu estou conseguindo cada vez mais observar o meu corpo , os meus pensamentos e sentimentos e isso é lindo . ' Isso é apenas o começo . É mesmo o começo é tremendamente lindo . Só por estar no caminho certo , mesmo sem dar um simples passo , isso já lhe traz uma imensa alegria , sem que haja qualquer motivo .
E uma vez que você começa a se mover no caminho certo , o seu êxtase , a suas belas experiências vão se tornar mais e mais profundas , mais amplas , com novas nuances , novas flores , novas fragrâncias .
Você diz : ' Mas os momentos sem pensamento são poucos e distantes entre si . ' Isso é uma grande conquista , porque as pessoas nem mesmo conhecem uma simples pausa . Os seus pensamentos estão sempre na hora do rush , pensamentos e mais pensamentos , pára-choques se chocando , numa sequência contínua , esteja você acordado ou dormindo . O que você chama de sonhos , nada mais são do que pensamentos em forma de imagens . . . porque a mente inconsciente não conhece linguagem alfabética . Não há escolas nem institutos que ensinem a linguagem inconsciente . ( . . . ) 
Anubuddha ,o que você está percebendo é uma grande indicação de que você está no caminho certo . O buscador sempre traz esse questionamento : se ele está se movendo no caminho certo ou não . Não há segurança , nem seguro , nem garantia . Todas as dimensões estão abertas ; como você escolherá a direção certa ?
Esses são os caminhos e o critério de como escolher ; se você se move em algum caminho , usa alguma metodologia e isso lhe traz alegria , mais sensitividade , torna-o mais observador e lhe dá uma sensação de imenso bem estar , esse é o único critério de que você está indo no caminho certo . Se você estiver se tornando mais miserável , mais raivoso , mais egoísta , mais ambicioso , mais luxurioso , estas são as indicações de que você está se movendo num caminho errado .
No caminho certo , a sua felicidade irá crescer dia após dia e suas experiências de belas sensações irão tornar-se tremendamente psicodélicas , muito coloridas , com cores que você nunca viu no mundo , com fragrâncias que você nunca experimentou . Então você poderá seguir no caminho sem qualquer medo de que possa estar indo errado .
Essas experiências internas irão mantê-lo sempre no caminho certo . Basta lembrar-se de que se elas estiverem crescendo , isso significa que você está se movendo . Agora você tem apenas alguns poucos momentos de nenhum pensamento . . . isso não é uma realização simples , isso é uma grande conquista porque as pessoas por todas as suas vidas não conhecem sequer um simples momento onde não haja pensamentos .
Na medida que você se tornar mais centrado , mais observador , essas pausas começarão a crescer e tornar-se-ão maiores . E se você continuar se movendo sem olhar para trás , sem se perder , se você continuar indo em frente , chegará um dia , e não está muito distante , quando você irá sentir pela primeira vez que as pausas se tornaram tão grandes que horas estarão passando e nem mesmo um simples pensamento surgirá . Você estará então tendo experiências maiores de não-mente .
A conquista maior será quando você estiver cercado por não-mente vinte e quatro horas por dia .
Isso não quer dizer que você não possa usar a sua mente . Essa é uma mentira usada por aqueles que nada sabem de não-mente . Não-mente não significa que você não possa usar a mente ; ela simplesmente significa que a mente não pode usar você .
Não-mente não significa que a mente está destruída . Não-mente significa apenas que a mente foi colocada de lado . Você pode acioná-la a qualquer momento em que você precisar se comunicar com o mundo . Ela será sua serviçal . Neste exato momento , ela é a sua patroa.
Mesmo quando você está sentado só , ela segue com seu blá-blá-blá , e você nada consegue fazer , você está totalmente impotente .
Não-mente simplesmente significa que a mente foi colocada em seu devido lugar . Como uma serviçal , ela é um grande instrumento ; como uma patroa , ela é muito inconveniente . Ela é perigosa . Ela destruirá toda a sua vida .
A mente é apenas um meio para quando você quiser se comunicar com os outros . Mas quando você estiver só , não há necessidade da mente . Assim , sempre que você quiser usá-la , você poderá .
E lembre-se de uma coisa mais : quando a mente permanece silenciosa por horas , ela se torna mais fresca , jovem , mais criativa , mais sensitiva , rejuvenescida através do descanso .
Em geral , a mente das pessoas tem início por volta dos três ou quatro anos de idade , e a partir daí , ela vai continuando por setenta , oitenta anos sem férias . Naturalmente ela não consegue ser muito criativa . Ela está completamente cansada , cheia de lixo . Milhões de pessoas no mundo vivem sem qualquer criatividade . Criatividade é uma das experiências mais felizes . Mas as mentes estão tão cansadas . . . elas não estão num estado de energia transbordante .
Um homem de não-mente mantém a mente em descanso , cheia de energia , imensamente sensitiva , pronta para entrar em ação no momento em que for ordenada . Não é uma coincidência entre as pessoas que têm experienciado não-mente , que suas palavras começam a ter uma magia em si mesmas . Quando elas usam suas mentes , há um carisma e uma força magnética . Há uma tremenda espontaneidade e o frescor de gotas de orvalho de uma manhã antes do sol nascer . E a mente é o meio de expressão e criatividade mais evoluído da natureza .
Assim , o homem de meditação , ou em outras palavras , o homem de não-mente , muda até a sua prosa , em poesia . Sem qualquer esforço , suas palavras se tornam tão cheias de autoridade , que elas não precisam de qualquer argumentação . Elas se tornam seus próprios argumentos . A força que elas carregam se tornam uma evidência da verdade . Não há necessidade alguma de qualquer outro apoio da lógica ou das escrituras . As palavras de um homem de não-mente carregam uma certeza intrínseca a respeito de si mesmas . Se você estiver pronto para receber e ouvir , sentirá isso em seu coração : a verdade auto evidente .
Veja ao longo das eras : Gautama Buda nunca foi contestado por quaisquer de seus discípulos , nem Mahavira , nem Moisés , nem Jesus . Havia algo em suas palavras , em sua presença que o convencia . Sem qualquer esforço de convertê-lo , você era convertido . Nenhum dos grandes mestres foram missionários , eles nunca tentaram converter ninguém , mas eles converteram milhões .
Isso é um milagre , mas o milagre consiste numa mente descansada , numa mente que está sempre cheia de energia e que é usada somente de vez em quando .
Quando eu falo com vocês , eu tenho que usar a mente . Quando eu estou sentado em meu quarto por quase todo o dia , esqueço tudo a respeito de mente . Eu sou apenas um silêncio puro . . . e enquanto isso a mente está descansando . Os únicos momentos em que eu uso a mente , é quando eu falo com vocês . Quando eu estou só , eu fico completamente só , e não há necessidade de usar a mente .



  

       
THE GREATEST MIRACLE TRANSFOMATION TAROT


  
     



   
Anubhudda , você diz , ' Quando eu ouço você falando ' meditação é testemunhar ' , eu sinto que eu entendo . Mas quando você fala sobre não-mente , isso não parece ser fácil , de jeito algum . '
Como isso pode parecer fácil ? Considere que essa é a sua possibilidade futura . Você já começou a meditação ; ela pode estar nos estágios iniciais , mas você já tem uma certa experiência nisso , o que faz com que você me entenda . E se você pode entender meditação , então não se preocupe com mais nada .
A meditação com certeza leva à não-mente , assim como todo rio se move em direção ao mar , sem qualquer mapa , sem qualquer guia . Todo tio , sem exceção , finalmente alcança o oceano . Toda meditação , sem exceção , finalmente alcança o estado de não-mente .
Mas naturalmente , quando o Ganges está no Himalaia , perambulando entre montanhas e vales , ele não tem qualquer ideia sobre o que é o oceano , ele não consegue conceber a existência do oceano . Mas ele está se movendo em direção ao oceano , porque a água tem a capacidade intrínseca de sempre procurar pelo plano mais baixo . E o oceano está no plano mais baixo . . . Assim , os rios nascem nos picos do Himalaia e começam imediatamente a se moverem em direção a espaços mais baixos e finalmente eles acabam encontrando o oceano .
Exatamente o oposto é o processo da meditação : ele se move para cima , para os picos mais altos e o pico mais alto é a não-mente . Não-mente é uma palavra simples , mas ela significa exatamente iluminação , libertação , liberdade de todas as escravidões , experiências de imortalidade .
Essas são palavras grandiosas e eu não quero que você fique assustado , por isso eu uso uma palavra simples , não-mente . Você conhece a mente . . . e você consegue conceber um estado em que essa mente esteja sem funcionamento .
Uma vez que esta mente esteja sem funcionamento , você se torna parte da mente do cosmos, da mente universal . Quando você é parte da mente universal , a sua mente individual funciona como uma bela serviçal . Ela terá reconhecido a mestra e ela trará novidades da mente universal para aqueles que ainda estão presos à mente individual .
Quando eu estou falando para vocês , é na verdade o universo que está me usando . As minhas palavras não são minhas palavras , elas pertencem à verdade universal . Esse é o poder , o carisma e a magia delas . "

Texto : OSHO - Satyam , Shivam , Sundram 
Deixe o seu Comentário .