segunda-feira, 21 de julho de 2014

" A Arte de Parar o Tempo "

Que é o tempo ? Seria ele algo fixo algo que foge ao nosso domínio ?
Olhando através de lentes simples , não reflexivas , ele nos parece isso mesmo . O deus Cronos nos assusta , e seu cronometro nos controlando , a partir do momento em que nascemos , até o último suspiro aqui neste planeta parece ser para nós uma das maiores torturas . Este deus que mitologicamente falando atende pelo nome de Cronos ( Cronômetro ) insiste em nos avisar ou lembrar que é bom fazermos algo ou , no final de sua marcação , no término de sua cronometragem , não haverá feito sentido algum , termos passado este período aqui nesta terra poeirenta .
Mas onde está o tempo ? Ele esta fora de nós , correndo , voando , nos fatos , nos acontecimentos , ou será que esta dentro de nós , em nossa mente , em nosso sistema psíquico . Onde está ele ?
Se analisarmos os estados em que a consciência se manifesta em nossa mente , diremos que está tanto dentro , quanto fora . Quando dormimos , não temos a noção de quanto tempo se passou fora de nós e ao mesmo tempo , por quanto tempo estivemos inconsciente do tempo que passamos dormindo . O que é fora ? O que é dentro ? Fora de que ? Dentro de que ? Qual o conceito destas afirmações ? O que somos nós ? Como funciona a mente , os pensamentos , etc , etc . . .
Para tentar entender o que é o tempo , é necessário entender o que é a mente . Não existe tempo sem mente , não existe mente sem tempo . Na verdade , tudo que existe está na mente , inclusive o tempo . Enquanto a mente existir , existirá o tempo , então sendo assim , para parar o tempo é necessário parar a mente . Mas como parar a mente ?
Quando estamos em sono profundo , a mente para . Pelo menos não temos ou não percebemos nenhuma movimentação de nossos pensamentos . O Indu Khrisnamurti afirma que mente parada , é a mente em si mesma e que quando a mente começa a se mover então , ela é os pensamentos .
Bom me parece que é aí que surge o tempo . Então , tempo e pensamentos , andam juntos . Quando falamos da mente e o tempo , falamos da mente em movimento , falamos dos pensamentos que é o movimento mental . Em sono profundo , não percebemos o tempo . Ele só nos apresenta no estado de sonho , e no estado de vigília . Surge então a seguinte pergunta : Será possível , no estado de vigília não perceber o tempo ? Será possível , no estado de vigília esquecer ou não estar dominado nem pelo passado , nem pelo futuro , já que passado e futuro , são características temporais ? Será isto possível ? Nos parece que sim ! Só que para isto acontecer , nós como Consciência precisamos nos estabelecer na não mente , no não pensamento que é o servidor de Cronos , ou do tempo . Se tivermos êxito , dominamos o tempo , dominamos o deus Cronos , dominamos o pensamento . Isto parece ser bem interessante .
A Grande liberdade , está fora do tempo e do espaço . Contudo , a Consciência está na mente em movimento , nos pensamentos . Sendo assim , está presa a Cronos , ao tempo que está contido nos pensamentos , na mente em movimento . A Consciência precisa sair da prisão do tempo e do espaço , precisa sair dos pensamentos , sair da mente em movimento , a mente que produz a prisão , que produz Cronos .
Uma cognição assim traz liberdade .
Afirmariam isto Boécio , Plotino , Krisnamurti e outros filósofos que são atemporais , nas palavras de Aldous Huxley mas , não o conseguiram faze-lo os filósofos do tempo cujo a consciência ainda se encontram sobre o domínio de Cronos ou dos pensamentos ou ainda , da mente em movimento , do próprio intelecto .

" Como Deus sempre teve um estado eterno e presente , seu conhecimento , ultrapassando as noções do tempo permaneceu na simplicidade de sua presença e , compreendendo o infinito do que é passado e do que vem ,considerou todas as coisas como se estivessem no ato de se realizarem " 

                                                                                                                             Boécio 
Texto : Marcos Modesto 
Deixe o seu Comentário .