quarta-feira, 14 de novembro de 2012

" A FONTE DO CHI "

O Não-Manifesto será aquilo que no Oriente se chama chi , uma espécie de energia da vida universal
Não é , não . O Não-Manifesto é a fonte do chi . O chi é o campo de energia interior do seu corpo . É a ponte entre o seu exterior e a Fonte . Fica a meio caminho entre o manifesto , o mundo da forma , e o Não-manifesto . O chi pode ser comparado a um rio ou a um caudal de energia . Se você se concentrar profundamente no corpo interior , estará a seguir o curso desse rio até à sua Fonte .
O chi é movimento , o Não-Manifesto é quietude . Quando atingir um ponto de quietude absoluta , que apesar disso está cheio de vida , você transcende o corpo interior e o chi a própria Fonte : o Não-Manifesto . O chi é o elo entre o Não-Manifesto e o universo físico .
Se concentrar a sua atenção profundamente no corpo interior , poderá alcançar esse ponto , essa singularidade , onde o mundo se dissolve no Não-Manifesto e o Não-Manifesto assume a forma da corrente de energia do chi , que se transforma então no mundo . Este é o ponto do nascimento e da morte . Quando a sua consciência está voltada para o exterior , surgem a mente e o mundo . Quando está voltada para o interior , ela descobre a sua própria Fonte e volta para casa , para o Não-Manifesto . Depois , quando a sua consciência regressa ao mundo manifesto , volta a assumir a identidade da forma que pôs temporariamente de parte . Você tem um nome , um passado , uma situação de vida , um futuro . Mas , num aspecto essencial , você já não é a mesma pessoa que era antes , terá vislumbrado uma realidade dentro de si próprio que não é " deste mundo " , embora não esteja separada dele , tal como não está separada de si .
Agora faça o seguinte exercício espiritual : enquanto se dedica aos seus afazeres diários , não dê atenção ao mundo exterior e à sua mente . Guarde alguma atenção para o seu interior . Já falei acerca disto atrás . Sinta o seu corpo interior mesmo quando estiver ocupado com as suas atividades diárias , especialmente quando estiver em contato com outras pessoas ou com a Natureza . Sinta a quietude no seu interior . Deixe o portal aberto . É perfeitamente possível estar consciente do Não-Manifesto em todos os momentos da sua vida . Senti-lo-á como uma paz profunda , uma quietude que nunca o deixa , aconteça o que acontecer cá fora . Você torna-se uma ponte entre o Não-Manifesto e o manifesto , entre Deus e o mundo . É a este estado de ligação com a Fonte que damos o nome de iluminação .
Não fique com a impressão de que o Não-Manifesto está separado do manifesto . Como poderia estar ? Ele é a vida dentro de cada forma , a essência profunda de tudo o que existe . Ele impregna o mundo inteiro . Deixe-me explicar .

SONO SEM SONHOS 

Você acede ao Não-Manifesto todas as noites , quando entra na fase de um profundo sono sem sonhos . Você funde-se com a Fonte . Retira dela a energia vital que o sustém durante algum tempo depois de regressar ao manifesto , ao mundo das formas separadas . Essa energia é muito mais vital do que os alimentos . " Nem só de pão vive o homem " . Mas no sono sem sonhos , você não entra conscientemente no Não-Manifesto . Embora as suas funções fisiológicas continuem operativas , nesse estado " você " deixa de existir . Consegue imaginar o que seria entrar num sono sem sonhos plenamente consciente ? É uma coisa impossível de imaginar , porque esse estado não tem conteúdo .
O Não-Manifesto só o libertará se você entrar nele conscientemente . Foi por isso que Jesus não disse " a verdade libertar-te-á " , mas sim " conhecerás a verdade , e a verdade libertar-te-á " . Não se trata aqui de uma verdade conceptual .
Trata-se da verdade da vida eterna para além da forma , que ou se conhece diretamente ou não se conhece de todo . Mas não tente ficar consciente durante um sono sem sonhos . É altamente improvável que o consiga . Quando muito , poderá ficar consciente durante a fase dos sonhos , mas não para além disso . Dá-se-lhe o nome de sonhar lúcido , o que poderá ser interessante e fascinante , mas não é libertador .
Por conseguinte , utilize o seu corpo interior como um portal através do qual você entrará no Não-Manifesto , e mantenha esse portal aberto de forma a que você possa estar ligado à Fonte em todas as circunstâncias . Não faz qualquer diferença , no que respeita ao corpo interior , que o seu corpo físico seja velho ou novo , frágil ou forte . O corpo interior é intemporal . Se ainda não for capaz de sentir o seu corpo interior , use um dos outros portais , embora , em última análise , todos eles sejam unicamente um . Já falei de alguns deles minuciosamente , mas voltarei a referi-los rapidamente aqui .

OS OUTROS PORTAIS

Podemos considerar o Agora como o portal principal . É um aspecto essencial de todos os outros portais , incluindo o corpo interior . Você não consegue estar no seu corpo sem estar intensamente presente no Agora .
O tempo e o manifesto estão indissociavelmente ligados e o mesmo acontece com o Agora intemporal e o Não-Manifesto . Quando você se liberta do tempo psicológico , sentindo intensamente o momento presente , torna-se consciente do Não-Manifesto , quer direta quer indiretamente . Diretamente , sente-o como a irradiação e o poder da sua presença consciente - nenhum conteúdo , unicamente presença . Indiretamente , você sente o Não-Manifesto tanto no reino sensorial como através dele . Por outras palavras , você sente a essência divina em todas as criaturas , em todas as flores , em todas as pedras , e compreende : " Tudo o que é , é sagrado " . É a razão pela qual Jesus , falando inteiramente da sua essência ou identidade de Cristo , diz no Evangelho de Tomé : " Racha um pedaço de madeira , eu estou lá . Levanta uma pedra , e encontrar-me-ás lá " .
Cria-se um outro portal para o Não-Manifesto , cessando de pensar . Poderá começar por uma coisa muito simples , por exemplo , fazer uma respiração consciente ou olhando , num estado de intensa vigilância , para uma flor , por forma a que não haja comentários mentais a fluir ao mesmo tempo . Há muitas maneiras de criar um hiato no caudal incessante do pensamento . A meditação é tudo isso . O pensamento faz parte do reino do manifesto . Uma atividade mental permanente mantê-lo-á prisioneiro no mundo da forma e tornar-se-á um filtro opaco que o impedirá de se tornar consciente do Não-Manifesto , consciente da essência divina , sem forma e intemporal , em si próprio e em todas as coisas e todas as criaturas .
Quando você estiver intensamente presente , não precisa de tentar cessar o pensamento , evidentemente , porque então a mente pára automaticamente . Foi por isso que eu disse que o Agora é um aspecto essencial de todos os outros portais .
A rendição - o abandono da resistência mental e emocional ao que é - também se torna um portal para o Não-Manifesto . A razão é simples : a resistência interior isola-o das outras pessoas , de si próprio e do mundo à sua volta . Fortalece o sentimento de separação de que o ego necessita para sobreviver . Quanto mais forte for o sentimento de separação , mais escravo você será do manifesto , do mundo das formas separadas . Quanto mais escravo for do mundo das formas , mais difícil e mais impenetrável se tornará a sua iden-tificação com a forma . O portal fecha-se e você fica isolado da dimensão interior , da dimensão da profundidade . No estado de rendição , a sua identificação com a forma atenua-se e torna-se de certo modo " transparente " , por assim dizer , de forma que o Não-Manifesto possa brilhar através de si .
Cabe-lhe a si abrir na sua vida um portal que lhe dê acesso consciente ao Não-Manifesto . Entre em contato com o campo de energia do corpo interior , esteja intensamente presente , deixe de se identificar com a mente , renda-se ao que é ; todos estes são portais que você pode usar - mas só precisa de usar um .
Decerto que o amor também poderá ser um desses portais ?
Não , não pode . Assim que se abre um dos portais , o amor está presente em si como sentimento e compreensão da unicidade . O amor não é um portal ; é aquilo que passa para este mundo através do portal . Enquanto você estiver completamente preso na sua identificação com a forma , não poderá haver amor . A sua tarefa não é procurar o amor , mas encontrar um portal através do qual o amor possa entrar .

O SILÊNCIO 

Há outros portais para além dos que acaba de mencionar ?
Há , sim . O Não-Manifesto não está separado do manifesto . Ele impregna este mundo , mas está tão bem disfarçado que praticamente ninguém dá por ele . Se souber onde o procurar , encontrá-lo-á por todo o lado . Abre-se um portal a cada momento .
Está a ouvir um cão a ladrar ao longe ? Ou aquele carro que vai a passar ? 
Escute atentamente . Consegue sentir a presença do Não-Manifesto neles ? Não consegue ?
Procure-o no silêncio de onde saem os sons e para onde os sons voltam . Preste mais atenção ao silêncio do que aos sons . Se prestar atenção ao silêncio exterior , criará silêncio interior : a mente aquieta-se . Abre-se um portal .
Cada som tem origem no silêncio , morre no silêncio , e durante a sua breve vida está envolto em silêncio . O silêncio permite que o som seja . É uma parte intrínseca mas não manifesta de cada som , de cada nota musical , de cada canção , de cada palavra . O Não-Manifesto está presente no mundo como silêncio . É por isso que foi dito que neste mundo nada se parece tanto com Deus como o silêncio . Tudo o que você tem a fazer é prestar-lhe atenção . Mesmo durante uma conversa , torne-se consciente dos hiatos entre as palavras , dos curtos intervalos de silêncio entre as frases . Ao fazê-lo , a dimensão da quietude crescerá dentro de si . Não pode prestar atenção ao silêncio sem simultaneamente se aquietar por dentro . Silêncio por fora , quietude por dentro . Você entrou no Não-Manifesto .

O ESPAÇO

Tal como nenhum som pode existir sem o silêncio , também nenhuma coisa pode existir sem o nada , sem o espaço vazio que permite que as coisas existam .
Todos os objetos ou corpos físicos vieram do nada , estão rodeados pelo nada e acabarão por voltar ao nada . Mais ainda : até mesmo dentro de cada corpo físico há de longe mais " nada " do que " ser " . Dizem os físicos que o estado sólido da matéria é uma ilusão .
Mesmo a matéria aparentemente sólida , incluindo o seu corpo físico , é constituída por quase cem por cento de espaço vazio - tão vastas são as distâncias entre os átomos quando comparadas com o seu tamanho . E mais ainda , até dentro de cada átomo há sobretudo espaço vazio . O que resta parece-se mais com uma frequência vibracional do que com partículas de matéria sólida ; é mais parecido com uma nota musical . Os budistas sabem disso há mais de 2.500 anos . " A forma é vazio , o vazio é forma " , afirma o Sutra do Coração , um dos antigos textos budistas mais conhecidos . A essência de todas as coisas é o vazio .
O Não-Manifesto não está apenas presente neste mundo como silêncio : impregna igualmente todo o universo físico como espaço - de dentro e de fora . E passa despercebido tão facilmente como o silêncio . Toda a gente presta atenção às coisas no espaço , mas quem presta atenção ao espaço propriamente dito ?
Parece estar a querer dizer que o " vazio " ou o " nada " não é pura e simplesmente coisa nenhuma , que há nele uma qualidade misteriosa . O que é esse nada ?
Não pode fazer essa pergunta . A sua mente está a tentar transformar o nada numa coisa . No momento em que o transforma em alguma coisa , deixa de se aperceber dele . O nada - o espaço - é a aparência do Não-Manifesto como fenômeno exteriorizado no mundo tal como o apreendemos através dos sentidos .
É praticamente tudo o que se pode dizer sobre ele , e mesmo isso é uma espécie de paradoxo . Não pode ser objeto de conhecimento . Você não se pode licenciar em " nada " . Quando os cientistas estudam o espaço , geralmente transformam-no em alguma coisa e , assim , nunca compreendem a sua essência . Portanto , não admira que a teoria mais recente seja a de que o espaço não está vazio , que está cheio com alguma substância . Assim que se formula uma teoria , não é muito difícil encontrar provas para a fundamentar , pelo menos até que surja uma outra teoria .
Para si , o " nada " só poderá ser um portal para o Não-Manifesto se não o tentar agarrar ou compreender .
Não é isso o que estamos aqui a fazer ?
De maneira nenhuma . Estou a dar-lhe indicações para lhe mostrar como pode trazer a dimensão do Não-Manifesto para a sua vida . Não estamos a tentar compreendê-lo . Na há nada a compreender .
O espaço não tem " existência " . " Existir " significa literalmente " sobressair " . Você não pode compreender o espaço porque ele não sobressai . Embora ele não tenha existência em si próprio , permite que tudo o mais exista . O silêncio também não tem existência , e o Não-Manifesto também não .
Portanto , o que acontece se você afastar a sua atenção dos objetos no espaço e se tornar consciente do próprio espaço ? O que é a essência desta sala ?
Os móveis , os quadros e tudo o resto estão na sala , mas não são a sala . O chão , as paredes e o teto definem os limites da sala , mas também não são a sala .
Então o que é a essência da sala ? O espaço , evidentemente , o espaço vazio .
Sem ele , não haveria sala . Uma vez que o espaço é " nada " , podemos dizer que aquilo que não está nela é mais importante do que aquilo que está . Por isso , tome consciência do espaço que o rodeia . Não pense nele . Sinta-o , por assim dizer .
Preste atenção ao " nada " .
Ao proceder assim , tem lugar dentro de si uma alteração na consciência .
Vejamos porque . O equivalente interior aos objetos no espaço , como por exemplo os móveis , as paredes e o resto , são os objetos da sua mente : os pensamentos , as emoções e os objetos dos sentidos . E o equivalente ao espaço é a consciência que permite aos objetos da sua mente existirem , exatamente como o espaço permite que todas as coisas existam . Portanto , se você afastar a sua atenção das coisas - os objetos no espaço - também afasta automaticamente a sua atenção dos objetos da sua mente . Por outras palavras : você não pode pensar e estar consciente do espaço - ou , aliás , do silêncio - em simultâneo . Ao tomar consciência do espaço vazio que o rodeia , você também toma consciência simultaneamente do espaço da ausência de mente , da consciência pura : o Não-Manifesto . É assim que a contemplação do espaço se pode tornar um portal para si .
O espaço e o silêncio são dois aspecto de uma mesma coisa . São uma exteriorização do espaço e do silêncio interiores , que é a quietude : o " útero " infinitamente criativo de toda a existência . Muitos dos seres humanos estão completamente inconscientes de tal dimensão . Para eles , não há espaço interior , não há quietude . Estão desequilibrados . Por outras palavras , eles conhecem o mundo ou pensam que o conhecem , mas não conhecem Deus . Identificam-se exclusivamente com as suas próprias formas físicas e psicológica , inconscientes da essência . E porque cada forma é altamente instável , vivem no medo . Esse medo provoca uma percepção errônea de si próprios e dos outros seres humanos , uma distorção da sua visão do mundo .
Se alguma convulsão cósmica provocasse o fim do nosso mundo , o Não-Manifesto seria totalmente insensível a esse fato . O livro A Course in Miracles expressa essa verdade de uma maneira tocante : " Nada que seja real pode ser ameaçado . Nada que seja irreal existe . É aqui que reside a paz de Deus . "
Se você permanecer ligado conscientemente ao Não-Manifesto , passará a dar mais valor e a amar e a respeitar mais o manifesto e cada uma das suas formas de vida como expressão da Vida Única para além da forma . Também saberá que cada forma está destinada a ser novamente desfeita e que , em última análise , nada aqui em baixo tem muita importância . Você terá " dominado o mundo " , segundo as palavras de Jesus ou , como disse Buda , " terá atravessado para a outra margem " .

A VERDADEIRA NATUREZA DO ESPAÇO E DO TEMPO 

Agora considere o seguinte : se não houvesse mais nada a não ser o silêncio , ele não existiria para si ; você não saberia o que ele é . Somente quando aparece o som é que o silêncio passa a existir . De modo idêntico , se houvesse apenas espaço sem quaisquer objeto no espaço , ele não existiria para si . Imagine-se como um ponto de consciência flutuando na vastidão do espaço - nenhuma estrela , nenhuma galáxia , apenas o vácuo . De repente , o espaço deixaria de ser vasto ; deixaria pura e simplesmente de existir . Não haveria nenhuma velocidade , nenhum movimento daqui para ali . São precisos pelo menos dois pontos de referência para a distância e para o espaço existirem . O espaço passa a existir no momento em que o Um se torna dois e quando o " dois " se torna nas " dez mil coisas " , como Lao Tsé chama ao mundo manifesto ; então o espaço torna-se cada vez mais vasto . Portanto , o mundo e o espaço surgem ao mesmo tempo .
Nada existiria sem espaço e , no entanto , o espaço nada é . Antes de o Universo ter surgido , antes do big bang se preferir , não havia um vasto espaço vazio à espera de ser preenchido . Havia apenas o Não-Manifesto - o Um . Quando o Um se tornou nas " dez mil coisas " , foi como se de repente o espaço permitisse a existência da multiplicidade . De onde veio o espaço ? Terá sido criado por Deus para alojar o Universo ? É claro que não . O espaço é coisa nenhuma , portanto nunca foi criado .
Saia à rua numa noite límpida e olhe para o céu . As milhares de estrelas que consegue ver a olho nu não passam de uma ínfima fracção de tudo o que existe nele . Mil milhões de galáxias já podem ser detectadas por meio dos mais poderosos telescópios , cada galáxia é um " universo-ilha " , contendo milhares de milhões de estrelas . E , no entanto , o que é ainda mais assombroso é a infinidade do próprio espaço , a profundidade e a quietude que permite que toda essa magnificência seja . Nada é mais assombroso e majestoso do que a vastidão e a quietude inconcebível do espaço e , no entanto , o que é ele ? Vacuidade , uma vasta vacuidade .
O que nos aparece como espaço no nosso Universo percebido através da mente e dos sentidos é o próprio Não-Manifesto exteriorizado . É o " corpo " de Deus . E o maior milagre é este : essa quietude e vastidão que permitem ao Universo ser não estão apenas lá fora no espaço - estão também dentro de si .
Quando você se encontra absoluta e totalmente presente , descobre-o sob a forma do sereno espaço interior da ausência da mente . Dentro de si , o espaço é vasto em profundidade , não em extensão espacial é afinal de contas uma percepção errônea da profundidade infinita - um atributo da realidade transcendental única .
Segundo Einstein , o espaço e o tempo não estão separados . Na verdade não compreendo muito bem , mas penso que ele quererá dizer que o tempo é a quarta dimensão do espaço . Chama-lhe ele o " contínuo espácio-temporal " .
Sim . Aquilo que você apreende exteriormente como espaço e tempo é , em última análise , uma ilusão , mas contém em si um núcleo de verdade . São os dois atributos essenciais de Deus , a infinidade e a eternidade , percebidos como se tivessem uma existência externa , fora de si . Dentro de si , tanto o espaço como o tempo tem um equivalente interior que lhe revela a sua verdadeira natureza ao manifestar a natureza dele . Enquanto que o espaço é o reino infinitamente profundo e sereno da ausência da mente , o equivalente interior do tempo é a presença , a consciência do Agora eterno . Lembre-se de que não há distinção entre eles .
Quando você se apercebe no seu interior do espaço e do tempo como sendo o Não-Manifesto - ausência da mente e presença - o espaço e o tempo exteriores continuam a existir para si , mas tornam-se muito menos importantes . O mundo também continua a existir para si , mas deixa de o prender .
Daí que o objetivo final do mundo resida não no próprio mundo , mas numa transcendência do mundo . Tal como você não estaria consciente do espaço se não houvesse objetos no espaço , também o mundo é necessário para se compreender o Não-Manifesto . Talvez já tenha ouvido o ditado budista : " Se não houvesse ilusão , não haveria iluminação " . É através do mundo e , em última análise , através de si que o Não-Manifesto se conhece a si próprio . Você está aqui para permitir que o objetivo divino do Universo se revele ! Compreende agora como você é importante ?

A MORTE CONSCIENTE 

Para além do sono sem sonhos , a que já me referi , existe um outro portal consciente para o Não-Manifesto . Abre-se por breves instantes no momento da morte física . Mesmo que , durante a sua vida , você tenha perdido todas as outras oportunidades para a realização espiritual , este último portal ser-lhe-á aberto imediatamente a seguir à morte do corpo .
Existem inúmeros relatos de pessoas que receberam uma impressão visual desse portal como uma luz radiosa e depois regressaram daquilo que é geralmente conhecido como experiência de quase-morte . Muitas dessas pessoas também falam de uma sensação de serenidade extática e paz profunda . Em O Livro Tibetano dos Mortos , esta sensação é descrita como o " o luminoso resplendor da luz sem cor da Vacuidade " , que diz ser " o teu verdadeiro eu " . Esse portal abre-se apenas por um momento muito breve e , a menos que você tenha encontrado a dimensão do Não-Manifesto durante a sua vida , é provável que também não se aperceba dele nesse momento . A maioria das pessoas transporta consigo demasiada resistência , demasiado medo , demasiado apego às experiências sensoriais , demasiada identificação com o mundo manifesto . Portanto , quando vêem esse portal afastam-se dele , aterrorizadas , e depois perdem a consciência .
Grande parte daquilo que acontece a seguir é involuntário e automático . E acabará por haver um outro ciclo de nascimentos e de mortes . As pessoas a quem isto sucede não têm uma presença suficientemente forte para atingirem a imortalidade consciente .
Portanto , passar por esse portal não significa aniquilação ?
Como acontece com todos os outros portais , a sua natureza verdadeira e radiosa permanecerá , mas a sua personalidade não . De qualquer forma , tudo o que é real ou tem verdadeiro valor na sua personalidade é uma manifestação da sua verdadeira natureza . Isso nunca se perde . Nunca se perde nada que tenha valor , que seja real .
A aproximação da morte e a morte em si , a dissolução da forma física , são sempre oportunidades para a realização espiritual . Oportunidades , que na maior parte das vezes , são desperdiçadas , pois vivemos numa cultura que é quase totalmente ignorante a respeito da morte , como também é quase totalmente ignorante a respeito de tudo o que é verdadeiramente importante .
Cada portal é um portal da morte , a morte do falso eu . Ao passar por ele , você deixará de basear a sua identidade na sua forma psicológica , obra da mente .
Compreenderá então que a morte é uma ilusão , exatamente como a sua identificação com a forma era uma ilusão . O fim da ilusão - a morte é apenas isso . Só é dolorosa se você se agarrar à ilusão .
Texto :Eckhart Tolle
Deixe o seu Comentário .