sábado, 23 de junho de 2012

" O Coração dos Discípulos os Solos da Alma Humana "

Os inimigos e os amigos o desconheciam 
Envolvidos pelos sonhos de Jesus , os jovens discípulos tiveram a coragem de virar a página da sua história e segui-lo . Deixaram o futuro que haviam traçado para trás . João Batista o havia colocado nas alturas . Pensaram que seguiriam alguém capaz de arregimentar o maior de todos os exércitos , alguém que exercitasse sua força para que o mundo se dobrasse aos seus pés . Mas ficavam pasmados com suas palavras . Elas penetravam-lhes o cerne do ser . Tudo o que fazia quebrava os paradigmas e os conceitos de vida . Ele revelava um poder descomunal , mas preferia dar ênfase à sensibilidade . Ele discursava sobre a eternidade , parecia tão superior aos homens , mas tinha a coragem de se dobrar aos pés de pessoas simples . Ele preferia a inteligência à força , a sabedoria ao poder . Quem era ele ?
Jesus era um homem econômico nas palavras . Nós exageramos no discurso , falamos em excesso , mas ele era ponderado . Sabia das limitações intelectuais dos discípulos em compreender seu projeto , suas idéias , seus sonhos . Por isso , nutria-lhes lentamente a alma e o espírito como uma mãe que acalenta seus filhos . Ele tinha uma grande ambição : transformar os seus incultos discípulos e torná-los tochas vivas que pudessem incendiar o mundo com seus projetos e sonhos .
Ele não falava claramente sobre sua personalidade e objetivos . Grandes debates eram feitos pelos mais próximos sobre sua identidade . Seus inimigos ficavam atordoados com seus gestos . Seus amigos ficavam fascinados com suas palavras . Inimigos e amigos tinham suas mentes embriagadas de dúvidas .
Os inimigos não sabiam a quem perseguiam e os amigos não sabiam a quem seguiam . Só sabiam que era impossível ficar indiferente a ele .
A parábola do semeador , o mais excelente educador 
Ele era brilhante contador de histórias . Suas parábolas educavam , possuíam um conteúdo espetacular . O mestre dos mestre conseguia resumir assuntos que poderiam ser discutidos em vários livros em uma simples história .
Certa vez , ele contou uma parábola belíssima que sintetizava a sua grande missão : a parábola do semeador . Ele simbolizou e classificou o coração humano em vários tipos de solos . O que impressiona é que nessa história ele não usou parâmetros dos erros , acertos , sucessos ou fracassos para nos classificar . Ele classificou o coração emocional e intelectual do ser humano pela sua receptividade , desprendimento e disposição para aprender .
Ele tinha uma visão diferente da psique comparada à da educação atual . Para ele , suas palavras não eram informações lógicas nem a memória era um depósito dessas informações . A memória era um solo que deveria receber sementes que , uma vez desenvolvidas , deveriam frutificar .
Frutificar onde ? No território da emoção e no anfiteatro dos pensamentos . Frutificar o quê ? Amor , paz , segurança , sensibilidade , solidariedade , perdão , mansidão , a capacidade de se doar , habilidade de pensar antes de reagir . Ele conquistava o espírito das pessoas , o cerne do ser humano gerando inspiração , desejo ardente de mudança , criatividade e arte de pensar . Ele atingia algo que a educação clássica almeja , mas não atinge . Ele queria produzir pensadores .
Seu desejo não era corrigir comportamentos nem produzir pessoas que reagissem como robôs bem comportados . Ele plantava sementes nos solos conscientes e inconscientes da memória de seus seguidores objetivando que elas transformassem suas personalidades ao longo da vida . Sua tarefa era gigantesca , pois seus discípulos tinham uma estrutura emocional e intelectual avariada e sem alicerces profundos .
Sua visão sobre educação e transformação da personalidade foi proferida há vinte séculos , mas é atualíssima , capaz de chocar a educação moderna .
Os solos da alma humana : o coração dos discípulos 
Durante trinta anos , Jesus pesquisou atenta e silenciosamente o processo de formação da personalidade . Era um especialista em detectar nossas dificuldades . Sabia que ferimos as pessoas que mais amamos , que perdemos facilmente a paciência , que somos governados por nossas preocupações . Ao invés de nos acusar , ele nos estimula a pensar . Queria que as multidões fizessem o mesmo .
O mestre dos mestres era um plantador de sementes . Sabia que a personalidade não muda num passe de mágica . Era um educador de princípios . Era um pensador perspicaz , arguto e detalhista . Por que ele se posicionou como um semeador e comparou o coração psicológico a um solo ? Porque ele não queria dar meros ensinamentos , regras de comportamentos e normas de conduta .
No Velho Testamento , as leis tentaram corrigir o homem , discipliná-lo , fazê-lo ter uma convivência social saudável , mas falharam . Apesar das leis serem normas de conduta excelentes , a agressividade , o egoísmo e as injustiças nunca foram extirpados , ao contrário , afloraram-se .
A lei e as regras de conduta tentam mudar o ser humano de fora para dentro , as sementes que o mestre da vida queria plantar objetivava mudá-lo de dentro para fora . Não há figura mais bela para um educador do que ser um semeador . Um educador que semeia é um revolucionário . Ele nunca mais tem controle sobre o que planta . As sementes terão vida própria e poderão mudar para sempre o ecossistema emocional e social .
Era isso que Jesus almejava . Ninguém sonhou mudar tanto o mundo como ele . Mas ele não usou de qualquer tipo de violência e pressão para isso . Ele sabia que a mudança só seria real se ele mudasse a ecologia da alma e do espírito humanos .
Os quatro tipos de solos que ele descreveu em sua parábola representam quatro tipos de personalidades distintas ou quatro estágios da mesma personalidade . No caso dos jovens discípulos , eles representam principalmente quatro estágios do desenvolvimento de suas personalidades na encantadora , sinuosa e intrigante caminhada com o mestre dos mestres .
O primeiro tipo : o solo que representa um caminho
Ele descreveu o primeiro tipo de solo como uma terra à beira do caminho . Esse solo estava compacto , endurecido e impermeável . As sementes que ali foram lançadas não penetraram nele e , portanto , não encontraram condições mínimas para germinar . Que tipo de pessoa essa terra representa ?
Representa as que têm seu próprio caminho , as que não estão abertas para algo novo , não estão dispostas a aprender . Elas se fecham dentro do seu mundo . Foram contaminadas pelo orgulho , não conseguem abrir o leque das possibilidades dos pensamentos . Suas verdades são eternas e absolutas . O coração psicológico delas é compacto como a terra de uma estrada . São rígidas e fechadas . Quando põem uma coisa na cabeça ninguém consegue removê-la .
Quantas pessoas não conhecemos que possuem essas características ? Quantas vezes não reagimos assim ? Somos turrões , teimosos , não permitimos que nos questionem . O mundo tem de girar em torno do que pensamos . Os jovens discípulos possuíam uma personalidade compactada , encarcerada
As dores , as perdas e as decepções deveriam funcionar como arados para sulcar o coração emocional , mas muitas vezes somos tão rígidos que não permitimos que elas penetrem nos compartimentos mais profundos do nosso ser . Continuamos os mesmos .
As reflexões sobre as experiências difíceis que os outros passam deveriam funcionar como a chuva serôdia , mansa e suave , para irrigar o território da nossa inteligência .
Entretanto , muitas vezes , ele está tão solidificado que se torna impermeável . Não aprendemos com os erros dos outros . Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros , uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros .
As pessoas que reagem assim repetem os mesmos comportamentos , erram os mesmos erros . Nada as tira do seu caminho . Ninguém consegue levá-las a rever seus paradigmas . Ninguém consegue semear em seus corações .
Ser rígido , fechado , preconceituoso não é fruto da falta de cultura acadêmica . Há muitos intelectuais , filósofos , psicólogos , médicos que são fechados dentro de si mesmos .
Eles não podem ser contrariados , têm medo de se abrir para outras possibilidades . São infelizes . E , o que é pior , deixam as pessoas que mais amam também infelizes .
A sabedoria requer que estejamos sempre abertos às novas lições . A humildade é a força dos sábios ; e a arrogância , dos fracos . Nem Jesus , com suas mais belas sementes da sabedoria e do amor , conseguia fazer germinar num solo compacto à beira do caminho .
Por quê ? Porque ele não invadia a psique de nenhum ser humano . Ele só trabalhava na alma dos que lhe permitiam .
Jesus tinha em alta conta o livre arbítrio das pessoas . Era necessário que elas se abrissem e reconhecessem seu orgulho , rigidez , arrogância , para que ele pudesse ajudá-las .
Os jovens discípulos , embora inflexíveis , abriram seu ser a ele .
Ao ouvir as suas palavras e contemplar , fascinados , os seus gestos , o solo do coração deles foi sulcado e preparado para receber as sementes . Eles tinham enumeráveis defeitos , mas eram pessoas simples . O orgulho deles não tinha raízes tão grandes , por isso Jesus os escolheu .
Agora entendemos um pouco mais porque eles foram escolhidos . Apesar de serem tão complicados e agressivos , eles eram mais fáceis de ser trabalhados do que os fariseus .
Estes , embora cultos e dosados , embora fossem aparentemente muito melhor do que os jovens galileus , estavam profundamente contaminados pelo orgulho . O orgulho é um vírus psíquico altamente destrutivo de todo e qualquer tipo de personalidade .
Os jovens discípulos começaram a sua jornada com Jesus como um solo compacto à beira do caminho . Todos passaram por esse estágio , porque eram impulsivos , ansiosos , agressivos . Do meu ponto de vista , a única exceção foi Judas . Ele era o melhor dos discípulos . O território da sua emoção e dos seus pensamentos não era tão impermeável .
Judas tinha mais cultura e era mais sensato . Quando Jesus o encontrou , ele já estava no estágio seguinte . Era de se esperar que ele brilhasse mais do que os outros , mas teve um trágico fim .
No " Mestre da Sensibilidade " , comentei que o maior favor que podemos fazer a uma semente é sepultá-la . Uma vez sepultada , ela morrerá , mas se multiplicará . As sementes que não penetram na terra são comidas pelas aves do céu , perdem a sua função . Infelizmente , a maioria das sementes que recebemos não germina .
Como está o terreno da sua psique ? Você consegue ser ajudado pelas pessoas que o rodeiam ? Seus amigos , filhos , colegas de trabalho conseguem falar ao seu coração ? Seus erros e sofrimentos conseguem sulcar a sua terra e torná-la apta para que as mais nobres sementes possam crescer ?
O segundo tipo : o solo rochoso
O solo rochoso é o segundo tipo de coração que Jesus simbolizava nessa parábola .
Era um solo melhor do que o que estava à beira do caminho . As sementes nele lançadas encontram condições mínimas para germinar . Elas logo nasceram , visto que a terra era pouca . Porém , logo veio o calor do sol e elas não suportaram , já que suas raízes eram superficiais .
Quem é representado por esse tipo de solo ? Como o próprio Jesus disse , ele representa todos os que receberam rápida e alegremente a sua palavra . Eles fizeram festas para ele . Compraram seus belos sonhos . O júbilo era incontido . Mas , um dia , os problemas chegaram , as perdas surgiram , as perseguições bateram à porta . Ficaram confusos .
Perceberam que o mestre dos mestres não eliminava todos os obstáculos que eles encontravam pelo caminho . Ficaram assustados . Entenderam que não estavam livres de decepções . Creram que todas as suas orações seriam rapidamente atendidas . Pensaram que segui-lo era viver um céu sem tempestade , relações sem desencontros , trabalhos sem fracassos . Mas se enganaram .
Jesus nunca fez essas promessas . Prometeu , sim , força na fragilidade refrigério nos fracassos , coragem nos momentos de desespero . Eles viram o próprio Jesus passar por tantos problemas e correr risco de morrer . Essas cenas os abalaram . Será que é ele o Messias ? Será que vale a pena segui-lo ? Será que seus sonhos não são delírios ? Essas perguntas os atormentavam . Desanimados , muitos desistiram de segui-lo .
Creio que todos os jovens seguidores de Jesus passaram por esse estágio . Eles não eram gigantes , como nenhum ser humano o é . Todos nós temos nossos limites . Às vezes , uma pequena pedra para alguém , fácil de ser contornada , representa uma grande montanha para outrem e vice-versa . Não é tão fácil suportar o calor dos problemas , mas é necessário .
O medo dos problemas intensifica a dor . Enfrentá-los é uma atitude inteligente .
Mas qual é a melhor maneira de enfrentá-los ? Lançando raízes nos solos da nossa psique . As raízes de uma árvore são o segredo de seu sucesso , de sua capacidade de suportar o calor do sol , as tempestades e o frio . As raízes dão sustentabilidade às plantas , suprem-nas com nutrientes e água .
O segredo do sucesso de um estudante , de um executivo , de um profissional liberal , de um esportista também está nas suas raízes . Muitos observam os resultados e ficam fascinados , mas não percebem que seus segredos são a coragem , a humildade , a simplicidade , a determinação , o desejo ardente de aprender enraizados nos solos de sua emoção e de seus pensamentos .
Se você não se preocupa em cultivar raízes internas , não espere encontrar águas profundas nos dias de aridez . As plantas que suportam a angústia do sol e os períodos de sequidão não são as mais belas , mas as que têm raízes mais profundas . Elas atingem o lençol freático . Encontram as águas profundas .
Um dia , as dificuldades e os problemas aparecerão , mesmo para alguém que sempre teve uma rotina tranquila . Os amigos vão embora , a pessoa que mais amamos não nos suporta , os filhos não nos compreendem , o trabalho vira um tédio , o dinheiro fica escasso , os sintomas aparecem .
O que fazer ? Entrar em desespero ? Não ! Aproveitar as oportunidades para lançar raízes . Jesus demonstrou que , para lançar raízes , é necessário remover as pedras , o cascalho do nosso ser . Como ? Andando por ares nunca antes respirados . Percorrendo os labirintos do nosso ser . Correndo riscos para conquistar aquilo que realmente tem valor . Aceitando com coragem as perdas que são irreparáveis . Reconhecendo falhas , pedindo desculpas , perdoando , tolerando , tirando a trave dos nossos olhos antes de querer remover o cisco do olho de alguém .
Os perdedores perturbam-se com o calor do sol , os vencedores usam suas lágrimas para irrigar o solo do seu ser . Não tenha medo das turbulências da vida , tenha medo de não ter raízes .
Certa vez , Jesus fez um discurso para testar seus ouvintes . Ele chocou-os dizendo que eles deviam comer da sua carne e beber do seu sangue . Ele , na realidade , queria dizer que suas palavras é que eram um verdadeiro alimento para nutrir os solos do espírito e da alma deles . As pessoas que ouviram a primeira parte do seu discurso ficaram perplexas . Como poderiam comê-lo ? Escandalizados , vários discípulos o abandonaram .
Então , ele fitou os jovens discípulos e desferiu uma pergunta inesperada . Deu-lhes liberdade para que eles o abandonassem . Um momento de silêncio reinou . Em seguida , Pedro tomou a dianteira e , em outras palavras , disse que ele e seus amigos não tinham para onde ir , pois Jesus tinha as palavras da vida eterna . Eles haviam crido e sonhado o sonho de Jesus .
Os jovens galileus passaram por muitos testes . Esse foi mais um deles . A cada teste lançavam raízes mais profundas . Os problemas e os sofrimentos eram ferramentas que os faziam garimpar outro dentro de si mesmos .
O terceiro tipo : o solo com espinhos
O terceiro tipo de solo representa uma terra melhor do que temos visto até o momento . O solo era adequado . Não era compactado , não havia pedras no seu interior . As sementes encontraram um excelente clima para crescer . Lançaram raízes profundas , conseguiram atingir águas submersas , suportaram o calor do sol e as intempéries . Elas cresceram com vigor e entusiasmo .
Os problemas exteriores não conseguiam destruí-las . Junto com as pequenas plantas geradas pelas belas sementes cresceram , sutilmente , os espinhos . No início , os espinhos aparentavam ser gramíneas frágeis e inocentes . Havia espaço para todas as plantas , poderiam conviver juntas . Entretanto , os meses se passaram e as plantas e os espinhos cresceram . Então , algo imprevisível aconteceu . O espaço que era tão grande começou a ficar pequeno . Iniciou-se uma competição .
Os espinhos começaram a competir com as plantas pelos nutrientes , oxigênio , água e raios solares . Como estavam mais adaptados , deram um salto . Cresceram rapidamente e começaram a sufocar as plantas . Elas clamavam pelos nutrientes e pelos raios solares para fazer a fotossíntese , mas os espinhos controlavam seu desejo de viver . Assim , apesar de ter raízes profundas e de conquistar um bom porte , as plantas não frutificaram , não sobreviveram .
Que grupo de pessoas ou que estágio da personalidade esse tipo de solo representa ? Representa as pessoas mais profundas e sensatas , que permitiram o crescimento das sementes do perdão , do amor , da sabedoria , da solidariedade e de todas as demais sementes do plano transcendental do mestre dos mestres 
Elas suportaram as incompreensões , as pressões , as dificuldades externas . Viram Jesus sofrer oposição e perseguição , mas não desanimaram . Ficaram amedrontados quando ele , por diversas vezes , quase foi apedrejado , mas não o abandonaram . Nenhuma crítica , rejeição , doença , decepção ou frustração parecia roubar-lhes o desejo de segui-lo .
Dia a dia tornaram-se fortes para vencer os problemas do mundo . Os anos se passaram e elas pareciam imbatíveis . Entretanto , não estavam preparadas para superar os problemas do seu próprio mundo , que cresciam sutilmente no âmago do seu ser . Jesus disse , nessa parábola , que os espinhos representam as preocupações existenciais , os cuidados do mundo , as ambições , a fascinação pelas riquezas .
Quem não tem preocupações ? Freqüentemente , somente as pessoas irresponsáveis estão livres de preocupações . Quem não antecipa situações do futuro e vive no passado ?
Quem não se perturba com as incertezas do futuro ? Quem não tem ambição ? Mesmo o mais humilde dos homens tem ambição , ainda que ela seja para conservar sua timidez e não expressar suas idéias . Quem não é seduzido pelas riquezas ? Há inúmeros tipos de riquezas que fascinam o ser humano : possuir dinheiro , ser admirado , ser reconhecido , ser maior do que os outros .
Os grandes problemas , como doenças ou risco de morrer , não destruíam os discípulos . Agora teriam de passar no teste dos pequenos problemas que cresciam no solo da sua alma e competiam com as plantas oriundas das sementes do mestre dos mestres . A arrogância competia com o perdão , a intolerância competia com a compreensão , a necessidade de poder competia com o desprendimento , a raiva e o ódio competiam com o amor .
Um dos maiores problemas que sufoca as plantas não é o fracasso , mas o sucesso . O sucesso profissional , intelectual , financeiro e até o espiritual , se não forem bem administrados , paralisam a inteligência , obstruem a criatividade , destroem a simplicidade .
Seu sucesso o tem paralisado ou libertado ?
Muitos líderes espirituais dão uma atenção especial para cada um dos seus ouvintes , se preocupam com a dor que eles sentem , quando o número deles é pequeno . Todavia , após conquistarem milhares de ouvintes , perdem o encanto por eles , pois se tornam apenas números . Jesus disse que ele era o bom pastor . A fama jamais o fez perder o contato íntimo com as pessoas . Ele conhecia cada ovelha pelo seu nome , se preocupava com cada uma das suas necessidades .
Muitos cientistas , no começo da carreira , são ousados , criativos e aventureiros . Mas , à medida que sobem na hierarquia acadêmica , sufocam sua capacidade de pensar , se tornam estéreis de idéias . Muitos executivos , quando estão no auge da carreira , sufocam sua coragem , perspicácia e sensibilidade . Têm medo de correr riscos , não exploram o desconhecido . Perdem a capacidade de enxergar os pequenos problemas que causarão grandes transtornos no futuro .
As sementes dos espinhos estavam presentes desde a mais tenra formação da personalidade dos discípulos , portanto , estavam ecologicamente adaptadas . Algumas preocupações são legítimas , como a educação dos filhos , ter segurança , uma boa aposentadoria , um bom plano de saúde . O problema ocorre quando essas preocupações nos controlam , roubam nossa tranquilidade e capacidade de decidir . Muitas pessoas são diariamente assaltadas por pensamentos perturbadores . Elas são maravilhosas para os outros , mas são escravas dos seus pensamentos . Não sabem cuidar da sua qualidade de vida .
Eu moro no interior de uma mata . Um lugar belíssimo . Não é fácil plantar uma flor neste lugar , pois ela não está adaptada ecologicamente . As formigas a atacam com grande voracidade e os espinhos e outras plantas crescem rapidamente competindo com ela . É preciso cultivar diariamente , arrancar as ervas daninhas , afofar a terra , irrigar e suprir com nutrientes .
Do mesmo modo , precisamos cuidar do ecossistema do coração psicológico .
Diariamente , temos de remover o lixo que se acumula nos terrenos da nossa emoção . Temos de reciclar os pensamentos negativos e perturbadores que sutilmente são produzidos .
Judas foi assaltado pouco a pouco por pensamentos perturbadores e não os superou .
Nos primeiros anos , ele jamais pensara que trairia Cristo . Judas queria que ele virasse a mesa dos fariseus , mas Jesus era paciente com seus inimigos . Judas queria que ele tomasse o trono político de Israel , mas ele queria o trono do coração humano . Ele admirava Jesus , mas não o entendia , não o amava . Estudaremos esse assunto quando abordar o desenvolvimento da personalidade dos discípulos . Os espinhos , no secreto da alma de Judas , cresceram .
Como ele não os tratou , eles sufocaram os belos ensinamentos do mestre dos mestres .
Perdemos simplicidade à medida que a vida ganha complexidade . O homem do mundo moderno é mais infeliz do que o do passado . A ciência aumentou , a tecnologia deu saltos , as necessidades expandiram-se e , assim , a vida perdeu sua singeleza e poesia .
Pais e filhos tornaram-se técnicos em falar de coisas que não dizem respeito a eles , mas não sabem falar de si mesmos . Não sabem chorar e sonhar juntos . Amigos ficam anos sem se visitar ou dar sequer um telefonema um para o outro . Não temos tempo para as coisas importantes , pois estamos entulhados dentro de nós mesmos . Se não temos problemas exteriores , nós os criamos .
Jamais devemos nos esquecer de que o registro das experiências psíquicas é automático , produzido pelo fenômeno RAM . Se não tratarmos as nossas angústias , preocupações com doenças , medo do futuro , reações ansiosas , eles vão se depositando nos solos da memória tornando-os ácidos e áridos . As flores não suportam tal acidez , mas os espinhos a adoram .
Quem não tem esse cuidado vai se entristecendo e adoecendo lentamente , ao longo da vida , mesmo que tenha tido uma infância saudável . Chega ao ponto da vida ficar tão amarga que a pessoa não entende por que é infeliz , impaciente , tensa ou por que possui doenças psicossomáticas . Não há problemas exteriores , não atravessa crises familiares , financeiras e sociais . Tem todos os motivos do mundo para viver sorrindo , mas está angustiada . Por quê ? Porque não cuidou das ervas daninhas do seu interior . A parábola do semeador contada por Jesus é altamente psicoterapêutica . Devemos estar alertas .
Que tipo de solo você é ? Você tem cuidado das principais plantas da sua vida ? Você tem plantado flores nos solos de sua memória ou os tem entulhado de lixo e preocupações sociais ?
O último tipo de solo : a boa terra
Chegamos à boa terra , o solo que o mestre da vida queria para plantar e cultivar as mais importantes funções da personalidade . Jesus ansiava por mudar o ecossistema da humanidade , mas ele precisava do coração humano para realizar essa tarefa . O coração psicológico que representa a boa terra foi o que removeu as pedras , suportou as dificuldades da vida , lançou raízes profundas nos tempos de aridez , debelou os problemas íntimos e , assim , criou um clima favorável para frutificar com abundância .
Quem representa a boa terra ? O próprio Jesus disse que são os que compreenderam a sua palavra , refletiram sobre ela , permitiram que ela habitasse no seu ser . Comportaram-se como sedentos ansiosos pela água , como o ofegante ávido pelo ar , como crianças famintas pelo leite . Não eram movidos pelo entusiasmo das boas novas , mas pela disposição desesperada de aprender .
Devo ressaltar que esse grupo privilegiado de pessoas não era o mais inteligente , culto , puro e ético . Muitos membros desse grupo eram complicados , tinham enormes defeitos , fracassaram inúmeras vezes , mas superaram seus conflitos , deram valor ao que realmente importava , abriram seu coração ao vendedor de sonhos e aplicaram a sua palavra dentro de si mesmos .
Alguns deles foram longe nos seus erros . Caíram no ridículo e ficaram decepcionados consigo mesmos , como Pedro . Entretanto , tiveram coragem de perceber suas limitações e de se esvaziar para aprender as mais profundas lições nas mais incompreensíveis falhas . Não tiveram medo de chorar e começar tudo de novo .
Os jovens galileus entenderam , ao longo dos meses , que não bastava admirar Jesus .
Não bastava aplaudi-lo e considerá-lo filho do Deus Altíssimo . Entenderam que segui-lo e amá-lo exigia um preço . O maior de todos os preços era reconhecer as próprias misérias . Era enfrentar o egoísmo , o individualismo , o orgulho que contaminava diariamente o território de sua emoção . Era aprender a amar incondicionalmente , a dar a outra face e a não desistir de si e de ninguém , por mais que falhassem . . .
Para o mestre dos mestres os solos não eram estáticos . Um tipo de solo poderia se transformar em outro . Jesus usava várias ferramentas para poder corrigir os solos dos seus discípulos . Ao andar com eles , ele os colocava em situações difíceis , fazia-os entrar em contato com seu medo , ambição , conflitos . Ele os treinava constantemente a " arar " a alma , a esfacelar os torrões , a corrigir a acidez e a repor nutrientes . O resultado ninguém conseguia prever . Era uma tarefa quase impossível . Jesus tinha tudo para falhar .
Passado mais de um ano , os discípulos apresentavam reações agressivas e egoístas .
No segundo ano , ainda perpetuavam as competições , uns queriam ser maiores do que os outros . No terceiro ano , o individualismo ainda tinha fortes raízes . No final da sua jornada , logo antes da sua crucificação , o medo ainda encarcerava os discípulos . Jesus parecia derrotado . Mas ele persistia como se fosse um artesão da inteligência humana . Ele confiou completamente nas suas sementes !
Ele não era apenas um vendedor de sonhos , mas também um vendedor de esperança .
As pessoas podiam cuspir no seu rosto , esbofeteá-lo , negá-lo e até traí-lo , mas ele não desistia delas . Ele acreditava no genoma das suas sementes e nos solos que cultivara . Será fascinante descobrirmos o que aconteceu .
Para o mestre da vida , nenhum solo era inútil ou imprestável . Uma prostituta poderia ser lapidada e ter mais destaque do que um fariseu . Um coletor de impostos corrupto e dissimulado poderia ser transformado a tal ponto que superaria no seu reino um líder espiritual puritano e moralista . Um psicopata inumano e violento poderia reciclar a sua vida a tal ponto que seria capaz de recitar poesias de amor , ter sentimentos altruístas e correr riscos para ajudar os outros .
Raramente alguém acreditou tanto no ser humano . Nunca alguém entendeu tanto das vielas da nossa emoção e desejou transformar o teatro da nossa mente num espetáculo de sabedoria . . .
Texto : Augusto Cury ( do livro O Mestre Inesquecível )
Deixe o seu Comentário .  
   






sexta-feira, 1 de junho de 2012

" POR KEN WILBER "

" Eu tenho o meu corpo , mas não sou o meu corpo . Posso ver e sentir o meu corpo , e aquilo que é visto e sentido não é o verdadeiro observador . Meu corpo pode estar cansado ou excitado , doente ou são , pesado ou leve , mas isso nada tem a ver com meu interior . Eu tenho um corpo , mas não sou o meu corpo " .
" Eu tenho desejos , mas não sou meus desejos . Posso conhecer meus desejos , e o que pode ser conhecido não é o verdadeiro conhecedor . Os desejos vão e vêm , flutuando através de minha consciência , mas eles não afetam meu interior . Eu tenho desejos , mas não sou os meus desejos " .
" Eu tenho emoções , mas não sou minhas emoções . Posso sentir minhas emoções , e o que pode ser sentido não é a verdadeira pessoa que sente . As emoções passam através de mim , mas não afetam meu interior . Eu tenho emoções , mas não sou minhas emoções " .
" Eu tenho pensamentos , mas não sou meus pensamentos . Posso conhecer e intuir meus pensamentos , e o que pode ser conhecido não é o verdadeiro conhecedor . Os pensamentos vêm até mim e me abandonam , mas não afetam meu interior . Eu tenho pensamentos , mas não sou meus pensamentos " .
" Não existem fronteiras no universo . As fronteiras são ilusões , produtos da não realidade , mas da maneira pela qual traçamos mapas e arrumamos a realidade " .
" Sabedoria é transcender as perspectivas , compaixão é abraçá-las todas " .
Texto : Ken Wilber ( do livro A Consciência sem Fronteiras )
Deixe o seu Comentario .